Quais as vantagens e desvantagens da OO(Orientação Objetos) em relação a OA(Orientação Aspectos)

17 respostas
E

Quais as vantagens e desvantagens da OO(Orientação Objetos) em relação a OA(Orientação Aspectos).
Porque usar OA?

17 Respostas

M

Para mim, programação orientada a aspectos trabalha em cima de OO.

A

na verdade OO e OA não são “concorrentes”.

podem ser usadas juntas.

E

mais pode ser usada individualmente?
posso criar um sitema somente com OA

A

pode… mas você não fez essa escolha em detrimento a OO.

E

Intendi Obrigado, mais alguem tem um exemplo de um sistema de cadstro de pessoa básicao OA, , eu não tenho noçao de como fazer um sistema de classe Objeto e tals

F

Até onde eu entendo OO e OA podem ser complementares.

E o tema que a OA trata está presente na maioria dos sistemas independente de serem contruidos utilizando OO ou não.

OA, como o próprio nome já diz, lida com os aspectos de um sistema.

Como todo exemplo OA cito os aspectos sobre segurança, logs, transações e outros mais que surgirem na sua frente. São coisas que vc consegue implementar utilzando OO ou qualquer outra tecnologia. Mas ao utlizar a OA você “polue” menos o código.

flws

E

Mais segundo o aeciovc
pode se criar um sistema somente OA

T

erickfm8:
Mais segundo o aeciovc

Eu nunca vi um software implementado somente com POA. O paradigma veio para cuidar de alguns aspectos que são mais difíceis de tratar com OO pura.

erickfm8, comece a estudar sobre o assunto. Leia artigos, estude alguma implementação - como o AspectJ. Só assim você começará a entender.

A

Mais segundo o aeciovc

pode sim!

cara… entenda uma coisa, OA é usado para um objetivo específico.

como fantomas falou… exemplo: logs, transações.

se você ler um pouco sobre OA vai ver que ela não é concorrente da OO. tbm pensei isso quando ouvi falar a uns 2 anos atrás.

dá uma olhada ai:

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0210483_04_cap_02.pdf
http://imasters.uol.com.br/artigo/5134/por_que_orientacao_a_aspectos
http://www.guj.com.br/posts/list/22100.java
http://www.guj.com.br/posts/list/125943.java

J

Aspectos surgiu para ajudar em problemas que usando OO pura seria dificil de resolver. Um exemplo clássico é a geração de LOG.

Aconselhe entender o funcionamento de ambos e entender onde cada uma se encaixa, senão vai programar em pseudo-OO, aquelas classes com milhões de linhas, sem coesão, com alto acoplamento, etc etc etc. (quem já não fez isso que atire a primeira pedra :lol: )

T

Então você está dizendo que eu posso criar um software usando apenas (veja bem, APENAS) aspectos?

E

aeciovc então eu entendi, sei que é usado paralelo com OO e que não são concorrentes, porem não consigo intender como é possivil desenvolver um sistema SOMENTE com OA sem usar nada de OO, mais muito Obrigado, vou ler mais rsrs.

Abraços

T

Creio que não seja possível. Mas sei lá, estão falando que sim com tanta convicção que tô começando a acreditar :stuck_out_tongue:

E

Lê algumas coisas e ainda não cheguei a conclusão se tem como ou não desenvolver um sistema completo usando OA pura

J

Você diz usar Aspecto sem OO? Se sim, em Java não é possível, pois um simples Hello World requer uma classe 8)

O que o aeciovc quis dizer, no meu entendimento, é que você pode sim usar Aspecto em qualquer projeto OO, pois eles não são concorrentes e sim complementares.

E

Se for isso eu intendi ;D

F

Para quem ainda estiver com dúvida sobre o assunto faço a seguinte sugestão:

Pergunte a si mesmo PORQUE inventaram tal coisa chamada ORIENTAÇÂO A ASPECTOS. Para que exatamente ela serve?

Você verá que ao entender o propósito dela as coisas irão começar a ficar bem mais claras.

flws

Criado 23 de setembro de 2010
Ultima resposta 24 de set. de 2010
Respostas 17
Participantes 6