Quais empresas trabalham com jogos em São paulo?

38 respostas
S

Ola gente,
Alguém sabe quais as empresas que trabalham com jogos <- Programação em SP ?

Dei uma Pesquisada aqui, mas queria saber as que contratam, ou as que eu tenho chance de entrar.
:smiley:

ahh, e pra nao desperdicar o tópico, o que devo ter de conhecimento pra pelo menos entrar de estagiário

38 Respostas

D

No google Play tem os nomes das empresas nao tem? pelo nome seria interessante que estivesse visivel no google.

M

Empresas de Games

B

Interessante seu tópico. Estou respondendo pois quero acompanhar.

Aproveitando, qual livro é recomendado para iniciar no desenvolvimento de Jogos ?

R

Opa,
também gostaria de saber.

R

Tem um link legal com vários livros divididos por assunto:

http://my.safaribooksonline.com/book/-/9781457167515

M

bestlinux:

Aproveitando, qual livro é recomendado para iniciar no desenvolvimento de Jogos ?

Se for usar java.

Killer Game Programming in Java

Fontes aqui:

Code for Killer Game Programming in Java

A

bestlinux:

Uma vez comecei a ler este

http://www.litec.com.br/produto/555-programacao-de-jogos-com-c-e-directx

nunca terminei :frowning: , mais por falta de tempo mesmo pois estava me dedicando a outras coisas na época. Não tenho experiência suficiente pra dizer se é um livro bom ou não, mas o autor (André Santee) é muito bom.

S

Metaleiro:
bestlinux:

Se for usar java.

Killer Game Programming in Java

Fontes aqui:

Code for Killer Game Programming in Java

Estou lendo ele, muito Bom.
Eu li também o matemathics and physics for programmers :smiley:

V

O André já não recomenda mais o livro dele, está bem desatualizado.

No Ponto V, temos uma biblioteca onde recomendamos livros:
http://www.pontov.com.br/site/livrosv

Estão divididos por área.

Para quem quiser desenvolver jogos profissionalmente no Brasil, fique longe do java. A menos, claro, que seu interesse seja mobile - o que te dará uma pequena chance de trabalhar com android. Digo pequena pois a maioria das empresas tem preferido APIs multi-plataforma, como a Unity (Monster Cube) ou a Ethanon, do André Santée (Magic Portals).

No caso do Brasil, a Unity tem se tornado uma alternativa extremamente popular, nesse caso, recomendo a leitura do Unity Game Development Essentials, do Will Goldstone. É uma boa se aprofundar também em C# (embora seja possível criar games com JavaScript e Boo na Unity, o C# é disparado a linguagem preferencial).

Caso você queira ir desenvolver fora, e um dia trabalhar com algum grande estúdio, não tem como fugir do C++. Nesse caso,  diversas recomendações do C++ e livros relacionados. Você certamente terá que se focar em algum aspecto, como desenvolvimento de engines, computação gráfica, física, redes ou game play. Outra possibilidade é tornar-se um bom desenvolvedor de ferramentas. Ou seja, ao invés de fazer o game em si, você faz bibliotecas para que os desenvolvedores de games possam usar. Para quem é desenvolvedor essa alternativa tem as seguintes vantagens:

a) Você não depende de desenhistas, designers, músicos. Pode criar sozinho;

b) O custo de produção é mais baixo e o risco é menor;

c) Você não precisa aprender C++.

d) As principais engines tem lojas, o que permite que do Brasil você ataque facilmente o mercado internacional.
S

O meu plano é aprender a desenvolver jogos em java e depois mudar pra C++ ou C#

V

Seria interessante você procurar também o site das IGDAs. No Brasil, temos 3 chapters: Curitiba, Rio e Recife.

O Moacyr Alves, do Jogo Justo, participa dos 3.

R

Tem um outro livro que estou lendo, não é sobre games, mas sobre computação gráfica. Dependendo do que vc quer estudar talvez seja legal:

http://www.americanas.com.br/produto/205924/livro-computacao-grafica-geracao-de-imagens

os exemplos são em c utilizando opengl.
Pra quem não conhece muita coisa desta área como eu acho que é um bom livro.

V

Esse livro é muito bom. E é dividido em dois volumes.
É uma das literaturas que comendo nas minhas aulas de computação gráfica.

B

ViniGodoy:

Para quem quiser desenvolver jogos profissionalmente no Brasil, fique longe do java. A menos, claro, que seu interesse seja mobile - o que te dará uma pequena chance de trabalhar com android. Digo pequena pois a maioria das empresas tem preferido APIs multi-plataforma, como a Unity (Monster Cube) ou a Ethanon, do André Santée (Magic Portals).

No caso do Brasil, a Unity tem se tornado uma alternativa extremamente popular, nesse caso, recomendo a leitura do Unity Game Development Essentials, do Will Goldstone. É uma boa se aprofundar também em C# (embora seja possível criar games com JavaScript e Boo na Unity, o C# é disparado a linguagem preferencial).

Caso você queira ir desenvolver fora, e um dia trabalhar com algum grande estúdio, não tem como fugir do C++. Nesse caso,  diversas recomendações do C++ e livros relacionados. Você certamente terá que se focar em algum aspecto, como desenvolvimento de engines, computação gráfica, física, redes ou game play. Outra possibilidade é tornar-se um bom desenvolvedor de ferramentas. Ou seja, ao invés de fazer o game em si, você faz bibliotecas para que os desenvolvedores de games possam usar. Para quem é desenvolvedor essa alternativa tem as seguintes vantagens:

d) As principais engines tem lojas, o que permite que do Brasil você ataque facilmente o mercado internacional.

</blockquote>

Vinny, sabe onde posso conseguir este livro aqui no Brasil ?

Game Programming Gems Vol. 1

R

REMOVIDO: Pirataria

V

Se quer o livro, pode comprar pela Amazon ou qualquer outra loja virtual. Eu já comprei de lá, serviço costuma a ser muito bom.

M

ViniGodoy:

</blockquote>

Game Programming Gems Vol. 1, qual linguagem ele utiliza ?

V

C++

S

Devo aprender C antes de aprender C++ ou nao tem nada a ver?

R

Desculpe pelo link :slight_smile:
Já comprei livros na amazon, não tem impostos de importação como outros produtos, é só ter cartão de crédito internacional.

V

Nada a ver, um não é pré-requisito de outro. Na verdade, é até mais fácil aprender C++ sem estudar C antes.

R

Outro local que vc consegue ver é no google books, só que eles bloqueiam algumas páginas:

http://books.google.com.br/books?id=hiBFUv_FT0wC&printsec=frontcover&dq=game+programming+gems&hl=pt-BR&sa=X&ei=S1eiUM3zF8zI0AHenIDwDg&redir_esc=y#v=onepage&q=game%20programming%20gems&f=false

M

Peço desculpas porém não consegui encontrar essa informação.

Game Programming Gems Vol. 1, quanto ao “CD” que vem com o livro, ele utiliza algum ambiente próprio de desenvolvimento ?

Exemplo:

Engine
JDK ou SDK (sei lá)
IDE de desenvolvimento.

E mais coisas do genêro, se alguém puder me responder desde já agradeço :smiley:

V

Geralmente vem uma pasta com os .cpps e .hs e outra pasta contendo um projeto do Visual Studio.

Mas os códigos normalmente podem ser compilados em compiladores GNU também.

M

PRIMEIRO CENSO NACIONAL MAPEIA MERCADO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL

S

Pascal é uma linguagem boa para jogos Single Player?

Eu pergunto isso porque já vi alguns jogos muito bem feitos (em 16 bits) que foram escritos em Pascal.

Eu sei que é uma linguagem que está saindo do mercado mas gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens dessa linguagem para jogos.

V

Sem_Nome:
Pascal é uma linguagem boa para jogos Single Player?
Eu pergunto isso porque já vi alguns jogos muito bem feitos (em 16 bits) que foram escritos em Pascal.
Eu sei que é uma linguagem que está saindo do mercado mas gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens dessa linguagem para jogos.

O pascal foi uma linguagem popular no passado. Ele é uma linguagem compilada e não gerenciada, com uma sintaxe um pouco mais amigável que a do C.
Hoje em dia, não vejo vantagens em desenvolver games em pascal.

Se for single player que roda em browser, eu iria de ActionScript e Flash se fosse lançar um game hoje. Ou de HTML5 caso quisesse estudar a tecnologia para lançar um game no futuro.

Se for para rodar na máquina, fazendo um game em plataforma, eu provavelmente optaria pelo C++ com alguma API portável, como a SDL, SMFL ou a Cocos-X. Se for ter uma física melhorzinha, como no caso do Limbo, uma boa seria integrar também a Box2D.

Mas o maior problema, para mim pelo menos, é achar um bom artista e um músico.

S

Entendo. Obrigado pela atenção. Apenas fiquei com uma dúvida. O que seria uma linguagem não gerenciada?

ViniGodoy:

Mas o maior problema, para mim pelo menos, é achar um bom artista e um músico.

Também estava pensando nisso. Acredito que a maioria dos bons artistas não ficam por aqui já que o mercado ainda é pequeno (comparado com outros paises).

V

É uma linguagem sem garbage collector. Nesse tipo de linguagem, tudo o que o programador cria com new, ele é obrigado a deletar manualmente, com um comando como delete (ou free, no caso do Pascal).

S

Entendi. Muito obrigado.

N

Vini, o que seria considerado um bom artista ou músico?

V
Ele tem que:

a) Ter técnica (saber fazer bons desenhos, elaborar bons sons ou músicas);

b) Saber lidar com limitações técnicas - inclusive montando imagens e sons adequados a essas limitações;

c) Entender o que são prazos.
G

ViniGodoy:

Estou imaginando a cena… “caaaaara, essas picuinhas corporativas não tem vez comigo não, eu sou um artista, man!” :slight_smile:

Brincadeira à parte, a questão do trabalho artístico/visual é realmente um limitador quando se trata de produzir um jogo de qualidade sozinho, ou com uma pequena equipe de desenvolvedores. Eu costumava subestimar esse trabalho, até começar a projetar um jogo… a tarefa do artista é imensa, criar cada sprite do jogo, texturas, mais as animações de introdução, e etc. (e dependendo da plataforma tudo tem que ser replicado para diferentes tamanhos de tela)

Quanto à música dá para se virar. Primeiro porque um jogo (pelo menos um jogo casual) tem poucas músicas, e segundo porque tem vários sons “open source” por aí, e alguns programas que permitem que até mesmo leigos criem músicas legais.

S

gomesrod:
ViniGodoy:

Estou imaginando a cena… “caaaaara, essas picuinhas corporativas não tem vez comigo não, eu sou um artista, man!” :slight_smile:

Brincadeira à parte, a questão do trabalho artístico/visual é realmente um limitador quando se trata de produzir um jogo de qualidade sozinho, ou com uma pequena equipe de desenvolvedores. Eu costumava subestimar esse trabalho, até começar a projetar um jogo… a tarefa do artista é imensa, criar cada sprite do jogo, texturas, mais as animações de introdução, e etc. (e dependendo da plataforma tudo tem que ser replicado para diferentes tamanhos de tela)

Quanto à música dá para se virar. Primeiro porque um jogo (pelo menos um jogo casual) tem poucas músicas, e segundo porque tem vários sons “open source” por aí, e alguns programas que permitem que até mesmo leigos criem músicas legais.

se for olhar com essa visão, com as sprites também tem muita coisa free ai, não menospreze o músico :frowning:

G

Não to menosprezando não, se tiver algum aqui que entendeu isso me desculpe!
Em um jogo de alta qualidade (por exemplo os feitos para console) é fundamental a presença de um músico/compositor/maestro excelente. A música faz parte da imersão no jogo, e dificilmente o jogador vai ficar com a música desligada.

Só que na minha resposta eu acabei me direcionando mais para jogos casuais, aqueles que programadores costumam fazer sozinhos ou com alguns amigos. Nesse caso a música não costuma ter taaaaanta atenção assim, não tem problema colocar algo muito simples em loop o jogo inteiro. Só que os sprites não tem jeito, o jogo acaba acontecendo em cima deles e não tem como fugir.

S

Em um jogo de alta qualidade (por exemplo os feitos para console) é fundamental a presença de um músico/compositor/maestro excelente. A música faz parte da imersão no jogo, e dificilmente o jogador vai ficar com a música desligada.

Só que na minha resposta eu acabei me direcionando mais para jogos casuais, aqueles que programadores costumam fazer sozinhos ou com alguns amigos. Nesse caso a música não costuma ter taaaaanta atenção assim, não tem problema colocar algo muito simples em loop o jogo inteiro. Só que os sprites não tem jeito, o jogo acaba acontecendo em cima deles e não tem como fugir.

É isso é verdade, sobre o mercado em SP, já vi um ou dois projetos precisando de gente, mas se você quer mesmo trabalhar com jogos acredito que a melhor alternativa e ficar bom no inglês e programação, claro, e se aventurar ai no exterior, mandar alguns currículos, tem muita equipe de jogo indie também, é legal pra pegar experiência.

L

Vinny com o kinect para windows vc será que é uma boa estudar a api para fazer algo para tal? Seria algo lucrativo apostar no kinect para windows?

W

Ola, com certeza.

Eu sou musico (alem de desenvolvedor) e hoje em dia o mercado de games abriu muitas possibilidades de trabalho, nao somente para programadores e designers, mas para escritores, musicos, marketing e etc. Eu tenho muito contato com musicos e um conhecido que trabalhava fazendo trilhas sonoras e jingles para comerciais comecou a migrar para o mercado de games.

Um downsize disso eh que as vezes tem muita gente trabalhando na area que nem gosta de games, um caso recente foi a escritora do Mass Effect disse em uma entrevista que ela nem curte games.

//Daniel

Criado 13 de novembro de 2012
Ultima resposta 19 de nov. de 2012
Respostas 38
Participantes 14