Quais são as alternativas do JSP?

16 respostas
A

Já vi gente programar java web mas não usa JSP… por que acham que é lento e talz!!!

Qual é a opnião de vcs??

Quais são outras alternativas???

Obrigado desde já!

16 Respostas

B

JSP tem seus prós e contras…

Trabalhei algum tempo com JSP, até achava legal, a parte ruim eram os scriplets … o negocinho ruimmm rs … porem quando conheci o JSF nunca mais utilizei JSP hehe

L

Não acho lento… Lento é a produtividade…
Hj tem framework para quase tudo…
E eles aumentam muito a produtividade…

Alternativas para o servlet tem várias… JSF, Struts, Wicket, VRaptor
Aí juntos com eles vc pod usar JPA/Hibernate
Tem tbm os EJB, Spring…

A

Mas saberiam dizer tipo quais é melhor usar em certos casos???

J

Acredito que hoje com o JSF e outros frameworks, a utilidade do JSP foi decaindo. A questão não é ocasião e sim escolha!

K

blanka:
JSP tem seus prós e contras…

Trabalhei algum tempo com JSP, até achava legal, a parte ruim eram os scriplets … o negocinho ruimmm rs … porem quando conheci o JSF nunca mais utilizei JSP hehe

Caro Jovem,

Gostei muito do seu cover de blanka, retomando o assunto proposto sim JSF e uma saída muito interessante afinal fornece uma rica quantidade de implementação de componentes que tornam desnecessário o uso de scriptlets.

Em relação a substituição da JPS você pode utilizar páginas .xhtml

Lembrando que também podemos utilizar JSP sem a utilização de Scriptlets, basta utilizar JSTL, e para impedir os scriptlets você pode configurar o web.xml da aplicação.

Abs,

L

HTML + CSS + JQuery

Ps: scriptlet já foi banido das práticas de desenvolvimento Java há quase 10 anos, se alguém ainda usa deveria ser demitido por justa causa.

[]s

J

[2]

A

Luiz Aguiar:
HTML + CSS + JQuery

Ps: scriptlet já foi banido das práticas de desenvolvimento Java há quase 10 anos, se alguém ainda usa deveria ser demitido por justa causa.

[]s

Blz… HTML + CSS + JQuery… é bem isso que eu quero fazer… mas dae e a parte lógica ou seja o java… como vou jogar informações que ele buscou para uma página HTML???

B

Luiz Aguiar:
HTML + CSS + JQuery

[]s

Se todo mundo que não utiliza de boas práticas for demitido por justa causa não teremos mais profissionais no mercado.

G

Luiz,

Será que você poderia falar mais sobre essa abordagem?
Sou um grande fã de jQuery, mas sempre usei em conjunto com JSP (+ framework MVC) para renderização das views.

É possível eliminar o uso de JSP com HTML + CSS + JQuery ?

K

Luiz Aguiar:
HTML + CSS + JQuery

[]s

Jovem,

Não leve a sério oque o colega acima disse, o ideal e não utilizar scriptlets isso e fato, mas isso vai depender do projeto e do cliente em questão, o mesmo pode muito bem solicitar um projeto simples utilizando JSP + Servlet sem nenhum tipo de componentização. Nesses casos oque você vai fazer ? abandonar o projeto ?

Como diria meu pai um grande promotor de justiça por sinal “Cada caso é um Caso”.

Abs,

G

Luiz Aguiar:
HTML + CSS + JQuery

[]s

Concordo plenamente, mas vem falar isso aqui pros caras que desenvolveram um dos sistemas daqui… rsrsrs

F

HTML + CSS + JQuery + alguma engine de template JS
E no server controller VRaptor retornando JSON.

Nunca usei em produção, mas acho uma boa alternativa.

L

gomesrod:
Sou um grande fã de jQuery, mas sempre usei em conjunto com JSP (+ framework MVC) para renderização das views.

Exato, pode-se usar assim sem problemas, o que vai precisar utilizar de taglibs é muito pouco, como mencionado, com VRaptor por exemplo que é fácil trabalho com JSON facilita muito mais as coisas.
http://vraptor.caelum.com.br/documentacao/view-e-ajax/

[]s

B

Cuidado com o Luis aguiar, se ele for seu chefe um dia, existir um sistema com scriplet, é melhor vc nao dar manutenção nele, faça um sistema do zero que é mto melhor, visando as boas praticas … cada uma viu … não me conformo.

L

Oi,

Eu adotei o modelo: HMTL + CSS + jQuery com VRaptor ou Servlet (ou RoR).

Não estou usando JSP. Quanto à template engine em JS, tem uma discussao que fiz com Milfont aqui:

http://www.guj.com.br/java/237333-view-com-framework-javascript

A integração é feita com JSON.

Estou muito satisfeito.

Criado 14 de junho de 2011
Ultima resposta 14 de jun. de 2011
Respostas 16
Participantes 10