Pessoal,
Vou iniciar o desenvolvimento de um sistema de gestão de documentos! Preciso de agiliade e qualidade pq estarei desenvolvendo sozinho, sendo assim qual metodologia devo utilizar???
aguardo retorno.
att.
Pessoal,
Vou iniciar o desenvolvimento de um sistema de gestão de documentos! Preciso de agiliade e qualidade pq estarei desenvolvendo sozinho, sendo assim qual metodologia devo utilizar???
aguardo retorno.
att.
Você pode usar os dois, ao contrário elas se complementam. O número 29 da MundoJ tem um artigo muito bom sobre isso.
Pesquisando algo pela internet a fora, achei esses dois sites interessantes, espero que lhe seja útil:
http://www.scribd.com/doc/22681297/XP-e-Scrum-Sob-Uma-Abordagem-Comparativa
e
http://www.slideshare.net/gchapiewski/desenvolvimento-gil-com-xp-e-scrum-presentation
Abraços e boa sorte no projeto!
Estamos finalizando um projeto que foi gerenciado baseado no Scrum. Posso lhe dizer que vamos entregar este projeto antes do prazo (coisa dificil de se ver nessa area).
Qual metodologia usavam antes ??
Qual metodologia usavam antes ??
Cara, na verdade, muitas das vezes acabavamos por não utilizar nenhuma, mas ja nos “aventuramos” no XP, que foi interessante também, mas o Scrum foi quase um voto global da equipe. :-o
Interessante, scrum é parace ser uma evolução do xp.
Mas… Qual caracteristica do metodologia scrum foi essencial para o sucesso do projeto? o que posso aproveitar do scrum para agilizar meu projeto?
na sua opinião o poderia melhorar no scrum???
att.
Interessante, scrum é parace ser uma evolução do xp.Mas… Qual caracteristica do metodologia scrum foi essencial para o sucesso do projeto? o que posso aproveitar do scrum para agilizar meu projeto?
na sua opinião o poderia melhorar no scrum???
att.
Bom, acho que toda metodologia é boa, porém, precisa ter “mão” para saber usar. É a mesma coisa de você dar uma Ferrari na mão de um cara que sempre usou um Fusca, ou seja, ele não vai saber nem dirigir o carro.
Em relação a caracteristica, o essencial foi o controle das prioridades das tarefas, utilizamos da seguinte maneira: PostIt Vermelho: Atividades Prioritaris, Amarelo Atividades Medianas, Verde Atividade Tranquilas. Cada desenvolvedor tinha sua “Coluna e Linha” no quadro. Conforme esse desenvolvedor ia acabando a sua tarefa, a mesma pulava para outro quadro, que seria o quadro das tarefas já finalizadas.
Essa foi a maneira que fizemos, por fim, tinhamos um controle de todos os Casos de Uso que precisavam ser feitos, inclusive a prioridade de cada um. Todo dia de manha fazemos uma reunião e organizamos os PostIt de cada recurso envolvido no projeto, ou seja, Analistas e Desenvolvedores.
“o que posso aproveitar do scrum para agilizar meu projeto?”
O que posso dizer ? Use a criatividade.
No caso, essa foi a opção que o nosso GP usou neste projeto…funcionou e como disse, vamos entregar o projeto antes do prazo.
Espero agregar algo… http://www.giullianomorroni.com/blogs/11
Pelo pouco que sei Scrum e XP são coisas para serem utilizadas por equipes, no caso da XP no mínimo 2 componentes. Como vc disse que está SOZINHO neste barco a coisa talvez tenha que mudar um pouco de figura.
Dá uma lida sobre as duas e veja o que dá para aproveitar sendo o único componente da equipe, como estabelecer prioridades, contato com o usuário, organizar o projeto e etc… Como elas visam grupos de pessoas muito provavelmente algumas coisas vc não irá utilizar.
flws
Como você vai desenvolver sozinho, estou sentindo que essa necessidade de “agilidade” é, na verdade, uma preguiça de escrever documentos camuflada. Estou aqui me perguntando como você vai fazer o standup meeting, manter o seu dashboard, etc., fazendo tudo sozinho =)
Em tempo: a qualidade de tudo que você desenvolve sozinho é sempre a maior possível, posto que, se ninguém mais vai colocar a mão no seu código, você sempre vai entender do que se trata a codificação, certo? Acho que, na verdade, você está buscando por algo como TDD, não necessariamente uma metodologia ágil.
[]´s
Esse livro é muito bom e free
Até onde sei, Scrum é metodologia ágil para Gerenciamento de projetos, e XP é para desenvolvimento, ambas podem ser usadas juntos e ambas precisam de equipe.
Já que você vai fazer sozinho, acho que o que o asaudate disse, esta bem de acordo, da uma olhada em TDD.
Abraços,
Até onde sei, Scrum é metodologia ágil para Gerenciamento de projetos, e XP é para desenvolvimento, ambas podem ser usadas juntos e ambas precisam de equipe.
Abraços,
Oi,
Perfeita colocação.
Tchauzin!
Scrum promove práticas de GERENCIAMENTO.
XP promove práticas de GERENCIAMENTO + ENGENHARIA.
Acho que o melhor cenário que vejo pra quem vai desenvolver sozinho (ou um par pelo menos) é TDD/BDD + Kanban.
De uma pesquisada em Kanban.
[]s