Qual metodologia utilizar Scrum x XP?

16 respostas
H

Pessoal,

Vou iniciar o desenvolvimento de um sistema de gestão de documentos! Preciso de agiliade e qualidade pq estarei desenvolvendo sozinho, sendo assim qual metodologia devo utilizar???

aguardo retorno.

att.

16 Respostas

R

Você pode usar os dois, ao contrário elas se complementam. O número 29 da MundoJ tem um artigo muito bom sobre isso.

T

Pesquisando algo pela internet a fora, achei esses dois sites interessantes, espero que lhe seja útil:
http://www.scribd.com/doc/22681297/XP-e-Scrum-Sob-Uma-Abordagem-Comparativa
e
http://www.slideshare.net/gchapiewski/desenvolvimento-gil-com-xp-e-scrum-presentation

Abraços e boa sorte no projeto!

B

Estamos finalizando um projeto que foi gerenciado baseado no Scrum. Posso lhe dizer que vamos entregar este projeto antes do prazo (coisa dificil de se ver nessa area).

E

Qual metodologia usavam antes ??

B

Qual metodologia usavam antes ??

Cara, na verdade, muitas das vezes acabavamos por não utilizar nenhuma, mas ja nos “aventuramos” no XP, que foi interessante também, mas o Scrum foi quase um voto global da equipe. :-o

H

Interessante, scrum é parace ser uma evolução do xp.

Mas… Qual caracteristica do metodologia scrum foi essencial para o sucesso do projeto? o que posso aproveitar do scrum para agilizar meu projeto?

na sua opinião o poderia melhorar no scrum???

att.

B

hvivox:
Interessante, scrum é parace ser uma evolução do xp.

Mas… Qual caracteristica do metodologia scrum foi essencial para o sucesso do projeto? o que posso aproveitar do scrum para agilizar meu projeto?

na sua opinião o poderia melhorar no scrum???

att.

Bom, acho que toda metodologia é boa, porém, precisa ter “mão” para saber usar. É a mesma coisa de você dar uma Ferrari na mão de um cara que sempre usou um Fusca, ou seja, ele não vai saber nem dirigir o carro.

Em relação a caracteristica, o essencial foi o controle das prioridades das tarefas, utilizamos da seguinte maneira: PostIt Vermelho: Atividades Prioritaris, Amarelo Atividades Medianas, Verde Atividade Tranquilas. Cada desenvolvedor tinha sua “Coluna e Linha” no quadro. Conforme esse desenvolvedor ia acabando a sua tarefa, a mesma pulava para outro quadro, que seria o quadro das tarefas já finalizadas.

Essa foi a maneira que fizemos, por fim, tinhamos um controle de todos os Casos de Uso que precisavam ser feitos, inclusive a prioridade de cada um. Todo dia de manha fazemos uma reunião e organizamos os PostIt de cada recurso envolvido no projeto, ou seja, Analistas e Desenvolvedores.

“o que posso aproveitar do scrum para agilizar meu projeto?”

O que posso dizer ? Use a criatividade. :wink: No caso, essa foi a opção que o nosso GP usou neste projeto…funcionou e como disse, vamos entregar o projeto antes do prazo.

G

Espero agregar algo… http://www.giullianomorroni.com/blogs/11

F

hvivox:
Vou iniciar o desenvolvimento de um sistema de gestão de documentos! Preciso de agiliade e qualidade pq estarei desenvolvendo sozinho, sendo assim qual metodologia devo utilizar???

Pelo pouco que sei Scrum e XP são coisas para serem utilizadas por equipes, no caso da XP no mínimo 2 componentes. Como vc disse que está SOZINHO neste barco a coisa talvez tenha que mudar um pouco de figura.

Dá uma lida sobre as duas e veja o que dá para aproveitar sendo o único componente da equipe, como estabelecer prioridades, contato com o usuário, organizar o projeto e etc… Como elas visam grupos de pessoas muito provavelmente algumas coisas vc não irá utilizar.

flws

A

Como você vai desenvolver sozinho, estou sentindo que essa necessidade de “agilidade” é, na verdade, uma preguiça de escrever documentos camuflada. Estou aqui me perguntando como você vai fazer o standup meeting, manter o seu dashboard, etc., fazendo tudo sozinho =)

Em tempo: a qualidade de tudo que você desenvolve sozinho é sempre a maior possível, posto que, se ninguém mais vai colocar a mão no seu código, você sempre vai entender do que se trata a codificação, certo? Acho que, na verdade, você está buscando por algo como TDD, não necessariamente uma metodologia ágil.

[]´s

L

Esse livro é muito bom e free

W
R

Até onde sei, Scrum é metodologia ágil para Gerenciamento de projetos, e XP é para desenvolvimento, ambas podem ser usadas juntos e ambas precisam de equipe.

Já que você vai fazer sozinho, acho que o que o asaudate disse, esta bem de acordo, da uma olhada em TDD.

Abraços,

L

rodrigoK:
Até onde sei, Scrum é metodologia ágil para Gerenciamento de projetos, e XP é para desenvolvimento, ambas podem ser usadas juntos e ambas precisam de equipe.
Abraços,

Oi,

Perfeita colocação.

Tchauzin!

L

Scrum promove práticas de GERENCIAMENTO.
XP promove práticas de GERENCIAMENTO + ENGENHARIA.

L

Acho que o melhor cenário que vejo pra quem vai desenvolver sozinho (ou um par pelo menos) é TDD/BDD + Kanban.

De uma pesquisada em Kanban.

[]s

Criado 24 de julho de 2010
Ultima resposta 28 de jul. de 2010
Respostas 16
Participantes 13