Qual seria o melhor banco de dados free?

83 respostas
R

Galera vou iniciar em um projeto no qual o banco sera free nao vou poder pagar um banco como o oracle, sqlserver e assim vai, dentre os bancos gratuitos qual seria o melhor eu tenho uma lista em minha mente e a ordem seria mais ou menos assim por favor digam em suas opiniões qual seria a mlehor ordem.

1º oracle(versão gratuita)
2ºmysql
3ºaccess
4º os restantes que nunca trabalhei.

83 Respostas

A

Eu recomendo PostGreeSql.

Abraço

N

1º oracle(versão gratuita) - Limite de 4GB e 1 processador, se não for problema recomendo.
2ºmysql - Muito rápido, mas limite de tabelas de no máximo 2GB
3ºaccess - Isso não é banco de dados, é um arquivo organizado(acho que deve ser organizado)

4º PostGreeSql - A principio sem limitações(desconheço), o único problema que poderia existir seria quanto ao suporte devido a ser open, mas acredito essa ser a melhor escolha Free.

T

MS-Access nunca foi “free” ou mesmo gratuito. Nunca, absolutamente nunca mesmo (a menos que você acredite que “free” é usar uma ferramenta pirateada).
O que a Microsoft disponibiliza como gratuito (mas não “free” ou “open-source”, que é palavrão na Microsoft) é o MS SQL Server Express e o MSDE.

C

Cara, levando-se em conta que o Oracle em sua versão gratuíta possui algumas limitações e que não sei quem tamanho seu banco pode atingir ou em que ambiente de hardware ele vai rodar, recomendo sem dúvida que use o PostgreSQL. Além de ser bastante confiável e robusto, sua licensa é menos restritiva que a do MySQL.

A

nbluis:

4º PostGreeSql - A principio sem limitações(desconheço), o único problema que poderia existir seria quanto ao suporte devido a ser open, mas acredito essa ser a melhor escolha Free.

Eu no momento não estou usando o postgreeSql mas quando eu usava eu participava de uma lista que era show de bola os cara la manja muito.

http://www.postgresql.org.br/

Abraço

A

thingol:
MS-Access nunca foi “free” ou mesmo gratuito. Nunca, absolutamente nunca mesmo (a menos que você acredite que “free” é usar uma ferramenta pirateada).
O que a Microsoft disponibiliza como gratuito (mas não “free” ou “open-source”, que é palavrão na Microsoft) é o MS SQL Server Express e o MSDE.

E tb quem disse que Banco de dados ? dizem aqui na empresa que arquivo de banco de dados!!! agora eu num sei classificar!!!

abraço

N

thingol:

Talvez você não tenha entendido, ou não saiba. Mas creio que a questão se baseia em usar arquivos mdb, formato do MS-Access como maneira para guardar os dados. Isso é totalmente gratuito uma vez que não é necessário o uso da ferramenta paga.

Apesar de não ser um banco de dados, por isso não colocaria o formato access como opção.

R

thingol:

O arquivo.MDB e nativo do windows nao preciso ter a office instalado para gerar arquivos MDB por isso digo que e free

N

Eu serializo objetos mas não uso access.
Hhuaiahuia

A

Dai o problema é como editar o arquivo .MDB

Sei la!!!

F

Eu também recomendo o PostgreSQL.
Muito bom, robusto, até hoje sempre guentou o tranco (ele é usado aqui onde eu trabalho desde 2001).

R

andredeividi:
rodolfogs8 :

O arquivo.MDB e nativo do windows nao preciso ter a office instalado para gerar arquivos MDB por isso digo que e free

Dai o problema é como editar o arquivo .MBD

Sei la!!!

MDBPLUS ferramenta gratuita, sua propria linguagem seja ela qual for vc consegue criar,alterar, inserir e excluir informações em seu banco

N

Eu continuo com meus objetos dentro de arquivos.

A

Opa ai o negocio fica diferente!!! ponto pro ce!!!

T

De qualquer maneira, você ainda precisa de comprar uma licença do MS Office Professional, ou do MS Visual Studio, para poder desenvolver corretamente com o MS-Access.
No caso do MS SQL Server Express e do MS Visual Studio Express, o que você gasta é apenas com a conexão com a Internet.

M

http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Access:

Genre: RDBMS
License: Proprietary EULA…

Sério, procure um DB de verdade. Pode ser o PostgreSQL, MySQL, JavaDB, H2, Firebird etc, menos essa meleca de Access. Acesso por ODBC é um caos.

Até!

N

Fala sério…
Colocar um banco de dados dentro de um arquivo.

Se for um programinha local de cadastro tudo bem…

Mas com as opções que temos não justifica cogitar isso.

J

Não seria bom colocar Oracle e outras versões grátis de bancos famosos na lista pois não são livres. São grátis.

Access também não vale pois não é banco. É tamburete. rsrsrsrs

Os melhores livres hoje são Postgree e MySQL. Além deles tempos firebird, JavaDb, e muitos outros citados aqui…

M

postgre ou mySQL

T

Com certeza o PostGreSQL… Os foruns são bastante frequuntedos, documenteçao em portugues, altamente customizavel, principalmente em ambientes linux. praticamente não ha restrições para esse SGBD.

P

Postgres para aplicações um pouco mais parrudas e Mysql para aplicações Web simples.

A

Na Ordem:

• H2, quando estou livre de legado e posso bater cabeça com a sintaxe de algumas coisas que ainda não entendi :slight_smile:
  • Derby, quando quero prototipar para depois escalonar
  • PostgreSQL, quando sei que já vou começar com uma carga decente de cargos^H^H^H^H^H^Hdados
  • MySQL, quando vou lidar com anaprodéguas (Analista, Programador, e Filha Duma Égua) PHP
  • SQL Server, quando sei que vou interagir com legado e/ou .NET
F

brother pra mim o PostGreeSql eh 100%.

M

+1 voto pro PostgreSQL.

Muito, muito bom :wink:

M

Se for free recomendo o PostgreSQL.
Mas se gratuito for uma opção, fico de Oracle XE. Pelo menos pra mim, na prática não vejo muita diferença de grátis e free. É um ótimo banco de dados, na minha opinião um dos melhores do mercado.

M

Se for open PostgreSQL.
Mas se for gratis da uma olhada na versão free dos proprietarios. Entre esses fico com o DB2, que não é apenas robusto, mas que na minha opinião tem algumas vantagens sobre os outros da categoria. Se não me engano nessa versão são 4 GB de limite de memória no servidor e o DB não tem limite de tamanho. Mas vale confirmar a informação.

flw.

E

Usa isto e tu vai esquecer do resto, resolve todos teus problemas:

http://www.h2database.com

Mas se prefere algo q precise instalar e com mais de 1MB, FireBird!

:twisted:

R

Uma opção que eu senti meio “esquecida” por aqui é o Firebird.
Há alguns anos eu o utilizo e só tenho bem a falar.

Tem versões para Linux e Windows.

Oracle é nota 10! Mas eu recomendaria para um ambiente maior, em que haja pelo menos uma máquina dedicada para servidor.

J

PostgreSQL é o melhor.

“The world’s most advanced open source database”

M

eduveks:
Usa isto e tu vai esquecer do resto, resolve todos teus problemas:

http://www.h2database.com

Mas se prefere algo q precise instalar e com mais de 1MB, FireBird!

:twisted:

H2 é bom mesmo. Estou usando e não tenho o que reclamar. :smiley:

T

PostgreSQL concordo que é o melhor

M

Em se tratando de um projeto open-source ou pessoal ou ainda que não necessite de um suporte profissional, vá de PostgreSQL. Se tu (ou tua empresa) precisa ou pode precisar de suporte profissional para o banco, pensa no MySQL.

Também tem o Ingres que é excelente e tem opção de suporte (se for necessário, mas o suporte é caro): http://www.ingres.com

M

Ou se precisar, existem boas opções de suporte pago:

http://www.postgresql.org/support/professional_support
http://www.dextra.com.br/postgres/
http://www.dbexperts.com.br/

Não é porque é opensource que não tem suporte profissional. :?

Até!

L
Sem dúvida que atualmente o DB2 UDB Express-C da IBM da um pau em qualquer outro banco free.

http://www-306.ibm.com/software/data/db2/express/

M

O postgresql não tem suporte profissional dos “criadores”, ou seja, caso ocorra um bug no código, estas empresas de suporte dificilmente disponibilizariam um patch de correção para ti, por exemplo. Precisaria esperar a correção da comunidade. Esse tipo de suporte, até onde eu sei, o postgresql não tem, e era o que eu me referia.

Eu sei que às vezes as correções da comunidade são mais rápidas que as mantenedoras de um produto, mas isso não é suficiente em alguns casos…

M

Eu sinceramente fugiria destas versões free “capadas” dos grandes bancos comerciais. De repente tu começa a precisar de mais recursos e o foge do limite free do banco… eu acho que seria melhor começar logo com um open-source.

M

Grande parte das empresas listadas no próprio site do PostgreSQL, para se estar lá, devem contribuir ativamente com o projeto e não simplesmente pagar. E sim, algumas empresas tem um conhecimento suficiente para devolver um patch em tempo hábil e depois disponibilizar para a comunidade. O problema de colocar “criadores” é que os “criadores” são tantas pessoas e ninguém em específico que fica complicado você pedir isso.

Até!

L

No caso do DB2, vc poderia citar algum recurso que eu pudesse precisar e ele não teria disponivel por ser a versão gratuita? Vc já usou? Eu uso ele no dia-a-dia e nunca precisei de qualquer recurso que só estivesse disponível na versão enterprise. Seria bom vc dar sua opinião sobre algo que vc usou. :lol:

L

postgresql ftw!!111

M

Calma pessoal! Não estou dizendo que os produtos não são bons, pelo contrário. :slight_smile:

A respeito dos “criadores” a palavra foi errada mesmo… substitua por “mantenedor” que fica melhor. Quanto aos patchs, contatei as empresas de suporte do postgres no Brasil que constavam no link de suporte profissional do postgres mas nenhuma me garantiu este tipo de suporte. Isso faz um tempo, é verdade, talvez a situação tenha alterado.

Quanto ao DB2 Express (ou Oracle ou Sqlserver ou outro), tem algumas limitações de número de processadores, memória e algumas funções. O DB2 Express-C até é bem generoso, mas pode ser uma limitação em alguns casos, então deve ser considerada:

Eu poderia inverter a pergunta: teria alguma funcionalidade nos bancos express (ou lite) que não teria nos open-source?

M

Quanto a de repente vc precisar de mais recursos do database… eu axo q a análise é feita antes tb para definir esse tipo de coisa.
Ressalto q não to atacando ninguem, o povo no guj ultimamente anda com os nervos a flor da pele. Só defendendo o meu ponto de vista e o bd. :slight_smile:

flw.

E

mutano:
O postgresql não tem suporte profissional dos “criadores”, ou seja, caso ocorra um bug no código, estas empresas de suporte dificilmente disponibilizariam um patch de correção para ti, por exemplo. Precisaria esperar a correção da comunidade. Esse tipo de suporte, até onde eu sei, o postgresql não tem, e era o que eu me referia.

Eu sei que às vezes as correções da comunidade são mais rápidas que as mantenedoras de um produto, mas isso não é suficiente em alguns casos…

Meu no caso do H2DataBase tenho aqui no meu GTalk o Thomas Mueller, q é o lider do projeto, e já encontrei bugs nas primeiras versões a quase um ano, e ele resolveu o bug na mesma hora, e me mandou as Classes compiladas para eu substituir no Jar, num instante, tem melhor suporte q este?

Sempre q tenho dúvidas de como fazer melhor e talz, falo com ele, mas como ele nao costuma ter muito tempo o ideal é por e-mail, mas actualmente são raras as vezes q preciso falar com ele, dado a estabilidade do projeto, esta mesmo muito bom.

Quanto a problemas com suporte, no H2DataBase senti-me bem servido, mas acredito q nas outras DBs frees também é assim, o problema é q a maioria das pessoas q utilizam não se preocupam em fazer contato com os desenvolvedores, se fizerem isto tenho certeza q consiguirão um bom suporte, q acredito q eles estejam sempre dispostos a dar uma mãozinha.

Pelo menos foi assim no H2DataBase, e como o código do H2DataBase esta muito bem estruturado, eu mesmo já andei fuçando e fazendo uns ajustes na mão, por isso pra mim esta é a melhor DB, pois consigo fazer tudo q preciso com ela. Além do suporte a Clusters, Client/Server, Emedded.

M

maul:
Quanto a de repente vc precisar de mais recursos do database… eu axo q a análise é feita antes tb para definir esse tipo de coisa.

Concordo plenamente, maul! A escolha do bd depende da situação, do tipo de projeto e, ainda, gosto pessoal. Eu ainda prefiro um db open-source neste caso, conforme post acima, porque às vezes as coisas fogem um pouco do planejamento inicial. Outra coisa que me preocupa e a continuidade da versão… sabe-se lá até quando seria vantajoso manter as versões express ou lite para essas grandes empresas… mas isso é opinião pessoal. :wink:

W

Eu sinceramente fugiria destas versões free “capadas” dos grandes bancos comerciais. De repente tu começa a precisar de mais recursos e o foge do limite free do banco… eu acho que seria melhor começar logo com um open-source.
Creio que vc. está se referindo ao DB2-Express C, que na realidade vem com todos os recursos de um verdadeiro SGBDs, no seu caso do “mais”, pediria para instalar e avaliar as versões e os referidos recursos do DB2-Express C e do Oracle XE, para depois emitir a sua opinião.
Dê uma olhada nesses links e depois retorne com sua opinião ok.
http://db2expressc.blogspot.com/
http://www-128.ibm.com/developerworks/db2/library/techarticle/dm-0602hutchison/#launchpad
http://www-128.ibm.com/developerworks/db2/library/techarticle/dm-0606khatri/?ca=dgr-lnxw57Migrate2Express-C#download
sds.

M

WilliamSilva:
Creio que vc. está se referindo ao DB2-Express C, que na realidade vem com todos os recursos de um verdadeiro SGBDs, no seu caso do “mais”, pediria para instalar e avaliar as versões e os referidos recursos do DB2-Express C e do Oracle XE, para depois emitir a sua opinião.

Tenho certeza que iria atender para o meu desenvolvimento, sem dúvida. Mas talvez para uma empresa não. E isso que eu mencionei no meu post anterior, dê uma olhada. A minha intenção foi apenas fornecer algumas variáveis que podem pesar numa escolha, haja vista que existem algumas limitações sim, que também coloquei no post anterior. Como o autor do post não foi específico em qual ambiente ele pretende usar o bd, achei importante comentar.

Mas como eu disse são ótimos bancos, sem dúvida.

W

Mas talvez para uma empresa não
Bem, acho que se vc. observar tem uma rede de supermercado em RS que usa DB2-Express. Já efetuei implantação do Express em empresas que eles nem estão mais preocupados com alguns eventos que em outros Databases exigiam um administrador “namorando” a aplicação.
Mais isso é outra História.
sds

F

Java + Firebird :wink:

M

fabiocsi:
Java + Firebird :wink:
x2 :wink:

E

Java + H2DataBase :stuck_out_tongue:

Mas se prefirir…

Java + Firebird :lol:

As duas melhores soluções, na minha opinião :roll:

M

Firebird eu achei ruim comparado ao PostgreSQL e ao MySQL ( com InnoDB ), mas eu usei faz mais de ano, pode ser tenha mudado.
H2 é bem legal e rápido mas não consegui explorar tudo o que ele diz oferecer.
Ainda acho que o melhor grátis é o PostgreSQL ( se usar hibernate, melhor ainda ).

Até!

E

maquiavelbona:
Firebird eu achei ruim comparado ao PostgreSQL e ao MySQL ( com InnoDB ), mas eu usei faz mais de ano, pode ser tenha mudado.
H2 é bem legal e rápido mas não consegui explorar tudo o que ele diz oferecer.
Ainda acho que o melhor grátis é o PostgreSQL ( se usar hibernate, melhor ainda ).

Até!

O FireBird hoje é outra coisa:

http://www.dbfreemagazine.com.br/new/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=2

O H2, para quem não o explorou ainda, não sabe o que esta perdendo, tudo o q ele diz q oferece, oferece mesmo :lol:

M

rdgc:
marciosantri:
Mas se gratuito for uma opção, fico de Oracle XE. Pelo menos pra mim, na prática não vejo muita diferença de grátis e free. É um ótimo banco de dados, na minha opinião um dos melhores do mercado.

A diferença básica é que o grátis vc apenas não paga, mas o código é fechado, e o free vc pode alterar o que desejar (de acordo com a licença que foi utilizada). Mais informações aqui

Na verdade quis dizer que pra mim não faz diferença isto que vc citou. Pra que vou ficar mexendo no código no PostgreSQL? Alguém aqui já fez isso?

F

maquiavelbona:
Firebird eu achei ruim comparado ao PostgreSQL e ao MySQL ( com InnoDB )

Postgre nunca usei… entao nao tenho como comparar, pode ser que seja melhor…

MySql, ate onde eu sei, nao é free pra se usar em produção.

H

MySQL sem menor duvida…

Não tem essa de licensa restritiva e nunca vi isso de no maximo 2 gb, isso é o limite de de arquivo do sistema operacional com sistema de arquivos como oo FAT32…

H

Lendo melhor os post, povo daqui é expremamente ignorante… SIM, MySQL é livre pra se usar em produção

M

mutano:
WilliamSilva:

Tenho certeza que iria atender para o meu desenvolvimento, sem dúvida. Mas talvez para uma empresa não. E isso que eu mencionei no meu post anterior, dê uma olhada. A minha intenção foi apenas fornecer algumas variáveis que podem pesar numa escolha, haja vista que existem algumas limitações sim, que também coloquei no post anterior. Como o autor do post não foi específico em qual ambiente ele pretende usar o bd, achei importante comentar.

Mas como eu disse são ótimos bancos, sem dúvida.

Muitos de nossos clientes podem utilizar sim um Oracle XE ou DB2-Express C. No caso do DB2 tem até menos limitações que o Oracle. A vantagem é que estes bancos normalmente estão na frente em questões tecnológicas (sem desmerecer os outros) e permite uma migração para a versão paga sem traumas. Muitos programadores querem independência de banco e eu já prefiro extrair o máximo deles. Confio mais na Oracle e na IBM que em projetos OpenSource, apesar da qualidade deles serem compravada. A Oracle, por exemplo, tem parcerias de troca de tecnologia com a Novell o que faz o banco ser mais otimizado se instalado no SLES. Temos um cliente que tem 3 lojas + 1 centro de distribuição, funcionando em 2 cidades, faturando alto e utiliza o Oracle XE. Tivemos que otimizar o banco de acordo com o cenário e se vc conhece mais sobre um determinado banco faz muita diferença. Mas uma coisa é certa: em menos de 2 anos ele terá que comprar a versão paga. Mas não vejo isso como fim do mundo e sim como negócio.

E

Não é “Povo”, pois não sao todos, e somente as vezes um fala sem saber muito, mas é uma opinião pessoal sem base ou falta de um conhecimento maior, e deve ser respeitada… mas neste caso… o ignorante é TU!

http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm

http://www.mysql.com/company/legal/licensing/

O maior ignorante é quem chama outro de ignorante!

Este caio do cavalo de cara no chão heee…

E eu uso MySql, tenho projetos internos antigos que foram migrados para o MySql 5, e na boa, é bom, mas tem outros tão bom quanto, e com mais recursos.

Como o H2DataBase, e o FireBird, não usamos MySql em nenhum projeto novo, pois o H2DataBase tem nos servido muito bem, além do suporte a Cluster.

MySql é bom, mas para quem se contenta… até o PostgreSQL anda superando em muitos aspectos o MySql, o PostgreSQL perdia muito em performace, mas nas últimas versões melhoraram muito.

E como MySql tem q ter licença paga para uso em projetos voltados a comercialização, mais um impecilio, para optar por outras DBs, que no caso o H2DataBase tem superado as espectativas.

M

Não é “Povo”, pois não sao todos, e somente as vezes um fala sem saber muito, mas é uma opinião pessoal sem base ou falta de um conhecimento maior, e deve ser respeitada… mas neste caso… o ignorante é TU!

E eu uso MySql, tenho projetos internos antigos que foram migrados para o MySql 5, e na boa, é bom, mas tem outros tão bom quanto, e com mais recursos.

Como o H2DataBase, e o FireBird, não usamos MySql em nenhum projeto novo, pois o H2DataBase tem nos servido muito bem, além do suporte a Cluster.

MySql é bom, mas para quem se contenta… até o PostgreSQL anda superando em muitos aspectos o MySql, o PostgreSQL perdia muito em performace, mas nas últimas versões melhoraram muito.

E como MySql tem q ter licença paga para uso em projetos voltados a comercialização, mais um impecilio, para optar por outras DBs, que no caso o H2DataBase tem superado as espectativas.

Isto pra mim realmente é novidade. Obrigado pela informação.

H

http://www.mysqlbrasil.com.br/licenca

E vou pegar o mesmo site q vc pegou:

Quando eu preciso de uma licença ?

Se você unir um programa, que não é software livre, com código do MySQL server ou clientes que tem o direito autoral baseado na GPL vai precisar comprar uma licença

Quando isto ocorre ?

Isto acontece por exemplo quando você usa o MySQL como um servidor embutido nas suas aplicações ou quando você adiciona extensões não livres para o servidor MySQL.

H

Nçao levei em consideração servidor embutido, pq quase ninguem usa!!!

H

Tem uma grande diferença entre usar o MySQL e pegar o codigo do mysql e socar dentro da sua aplicação…

Nem le o povo sabe e fica informando errado o pessoal!!!

G

x3 :wink:

Uso o MySQL no trampo, mas prefiro o FireBird por ser mais robusto…

Até.

F

faça um software comercial nao livre, leia os links que te passaram e veremos quem é o ignorante, se sou eu ou vc.

H

faça um software comercial nao livre, leia os links que te passaram e veremos quem é o ignorante, se sou eu ou vc.

le meus post anteriores… 3 acimas …

Nivel desse lugar ta lá embaixo

J

Boa noite aos programadores do guj !

Minha opinião pessoal sobre o Melhor Banco é esta :

NÃO EXISTE  O MELHOR, MAIS SIM O QUE ATENDE AS MINHAS NECESSIDADES !

Todos os Bancos tem defeitos e qualidades, como nos seres humanos, logo eles são feitos por seres humanos, tem alguns com fama outro não, alguns lerdos outros não. isso prova que existe várias necessidades no mercado, e vários gostos, eu particulamente uso qualquer um, mais tenho afinidade pelo Mysql, por ser muito difundido no mundo Linux. é como mulher todo mundo prefere de um geito!

Lista de bancos de dados mostra aplicativos que gerenciam banco de dados:

* Ants
* Caché
* Derby
* Dataflex
* DB2
* Firebird
* HSQLDB
* H2
* Informix
* Ingres
* InterBase
* MaxDB
* MSDE
* Microsoft SQL Server
* MSAccess
* MySQL
* Oracle
* PostgreSQL
* SmallSQL
* SQLite
* Sybase
* Virtuoso

OBS:
agora referente ao ( fabiocsi ) ele não é só Ignorante como muito mau humorado, mais como todo ser humano tem defeitos e aceitável !

M

Hal Jordan:

Se você unir um programa, que não é software livre, com código do MySQL server ou clientes que tem o direito autoral baseado na GPL vai precisar comprar uma licença

Quando isto ocorre ?

Isto acontece por exemplo quando você usa o MySQL como um servidor embutido nas suas aplicações ou quando você adiciona extensões não livres para o servidor MySQL.

Errado.

Quando você está utilizando o MySQL, você precisa usar o driver do MySQl, que é uma biblioteca open source pela licença GPL e você só pode usar uma biblioteca GPL se o seu software também for GPL. Então, se você dstribuir o seu software com o Driver do MySQL e não colocar o código fonte com ele também seguindo as regras da GPL você está sim infringindo a licença do software.

W

* Dataflex
Dataflex não é banco de dados e sim uma linguagem de programação “interpretada” que possui um banco de dados “proprietário” embutido.
http://www.dataaccess.com/support.asp?pageid=771
sds

K

1º PostgreSQL
2º MySQL
3º Neodatis ODB

H

Maurício Linhares:
Hal Jordan:

Quando isto ocorre ?

Errado.

Quando você está utilizando o MySQL, você precisa usar o driver do MySQl, que é uma biblioteca open source pela licença GPL e você só pode usar uma biblioteca GPL se o seu software também for GPL. Então, se você dstribuir o seu software com o Driver do MySQL e não colocar o código fonte com ele também seguindo as regras da GPL você está sim infringindo a licença do software.

Se vc distribuir o driver modificado, sim, vc deve distribuir o codigo fonte da sua MODIFICAÇÃO NO DRIVER junto com o binario… A propaganda microsoft anti-gpl dá seus frutos mesmo

H

VAMOS LÁ CAMBADA:

http://www.groklaw.net/article.php?story=20031214210634851

[size=24]
A license like the GPL, on the other hand, which is a true license by intent, and which, if you remember the original definition, is a permission to do what otherwise you could not legally do, fits the definition of license precisely. So when you hear that the GPL is viral and can force proprietary code to become GPL, which a couple of lawyers have been saying, you’ll know that isn’t true. [/size]

H

Engraçado q a propaganda Microsoft anti software livre caiu direitinho no pessoal de Java…

Ai meu deus!!!

H
Z

Hal Jordan:

http://www.sitepoint.com/article/public-license-explained

Muito bom!

Concordo com você sobre os “ignorantes”…

:shock:

E tenho dó desse povo que acha que fórum de discussão é lugar para se aprender 100% sobre um assunto. É como se fosse telefone sem fio.

Z

Opa esqueci!

1º - Oracle Express
2º - MySQL 5
3º - Resto…

M

Concordo com o (juniorsatanas) não existe melhor banco e sim o melhor para suas necessidades…

Quanto ao mysql na minha opnião não é melhor que o Firebird (para minha necessidade) e tbm por não ter uma ferramentar de gerenciamento tão boa quanto o IBExpert que para min é um dos melhores gerenciadores :wink:

E pelo que sempre vi até a versao 4 do mysql (A 5 esta realmente interessante) o codigo sql era meio que “gambiarra” não tendo inner joins, views, procedures… etc … por isso sempre optei pelo Firebird

e (Hal Jordan) tente colocar tudo em um único Post e não postar a cada 5 minutos … use editar se precisar complementar … :wink:

H

maniacs:
Concordo com o (juniorsatanas) não existe melhor banco e sim o melhor para suas necessidades…

Quanto ao mysql na minha opnião não é melhor que o Firebird (para minha necessidade) e tbm por não ter uma ferramentar de gerenciamento tão boa quanto o IBExpert que para min é um dos melhores gerenciadores :wink:

E pelo que sempre vi até a versao 4 do mysql (A 5 esta realmente interessante) o codigo sql era meio que “gambiarra” não tendo inner joins, views, procedures… etc … por isso sempre optei pelo Firebird

e (Hal Jordan) tente colocar tudo em um único Post e não postar a cada 5 minutos … use editar se precisar complementar … :wink:

Desculpa!!! Foi empolgação :oops: :oops: :oops: :oops:

L

MySQL é mais rapido q o postgree. O postgre roda sobre um emulador o mysql nao.

C

Nao tenho a menor ideia de onde vc tirou isso, mas nao tem o menor cabimento.

M

"

B

maniacs:

Concordo com Maniacs. Banco varia muito com a necessidade, verifique antes que tipo de banco no seu aplicativo necessita.
Mas eu acho interessante é elaborar uma aplicação dando a liberdade de poder alterar de banco, sem a necessidade de uma revisão ou manutenção futura. Para mim, isto é que é a grande vantagem do Java (até então estava programando em PHP).

M

Na minha opinião: Oracle XE e PostgreSQL. :wink:

L

na minha opinião deveriam deletar este tipo de topicos da base do guj para ngn ficar revivendo os mortos…

R

marciosantri:

A diferença básica é que o grátis vc apenas não paga, mas o código é fechado, e o free vc pode alterar o que desejar (de acordo com a licença que foi utilizada). Mais informações aqui

Criado 16 de julho de 2007
Ultima resposta 16 de jul. de 2007
Respostas 83
Participantes 41