Quanto cobrar numa loja virtual?

9 respostas
M

Vou desenvolver uma loja virtual que de inicio o sistema de pagamento será do pagseguro da uol e utilizaria as tecnologias/frameworks: JSF + Hibernate + AJAX + MySQL e mais alguma coisa que ainda não defini.

A minha dúvida é: quanto comprar nessa loja virtual? Vou cobrar um valor para o desenvolvimento do projeto e uma mensalidade.

9 Respostas

B

Olá.
Você cobra na faixa de uns R$600,00 a 1200… ja vi essa faixa em alguns anúncios… ai depois de os sistema estar feito, vc cobra pela manutenção.

M

bsatrianim:
Olá.
Você cobra na faixa de uns R$600,00 a 1200… ja vi essa faixa em alguns anúncios… ai depois de os sistema estar feito, vc cobra pela manutenção.

Cara só isso? Tem certeza? Pensei na faixa de 5.000,00 + 2.000,00 por mes!

D

Nem adianta cobrar caro se a loja for de empresa pequena. Mesmo porque, há o OSCommerce que já tá na mão com tudo integrado.
Agora, eu, no seu lugar, cobraria um valor X e depois manutenção pequena mais porcentagem sobre vendas. Isso vai dar a loja a oportunidade de pagar pouco para manter o site e, em contrapartida, vc vai ganhar mais na medida que a loja for obtendo mais clientes. Quando a loja começar a vender bem, vc com certeza vai tirar muito mais por mês que 2k. É a política do “ganha-ganha” :smiley: .

M

djemacao:
Nem adianta cobrar caro se a loja for de empresa pequena. Mesmo porque, há o OSCommerce que já tá na mão com tudo integrado.
Agora, eu, no seu lugar, cobraria um valor X e depois manutenção pequena mais porcentagem sobre vendas. Isso vai dar a loja a oportunidade de pagar pouco para manter o site e, em contrapartida, vc vai ganhar mais na medida que a loja for obtendo mais clientes. Quando a loja começar a vender bem, vc com certeza vai tirar muito mais por mês que 2k. É a política do “ganha-ganha” :smiley: .

A loja é grande e tem várias filiais. A questão é que a região não tem muitas opções com relação a compra online e nem tem esse costume (eu acho). Mais essa de ganhar comissão por venda não seria nada mal, só não sei se eles vão gostar da idéia por ser uma empresa “grande”.

Vou conversar com eles a respeito…

Obrigado!

K

mfl0101:
Vou desenvolver uma loja virtual que de inicio o sistema de pagamento será do pagseguro da uol e utilizaria as tecnologias/frameworks: JSF + Hibernate + AJAX + MySQL e mais alguma coisa que ainda não defini.

A minha dúvida é: quanto comprar nessa loja virtual? Vou cobrar um valor para o desenvolvimento do projeto e uma mensalidade.

Há algumas interpretações sobre custo e lucro. Desenvolver uma loja e cobrar somente pelo desenvolvimento, não configura lucro e sim venda pelo custo. Você pode optar em pagar por uma solução pronta e revender ou construir a sua. À partir do ponto que você revende a solução, aí começa a lucrar, pois o custo inicial foi “bancado” por um ou mais clientes.

Se sua estratégia é apenas retirar o “custo” de produção, podes usar uma métrica baseada em UCP - Use Case Points, ou quebrar em histórias e mensurar com PERT o tempo que levaria para concluir cada etapa, dividindo em iterações.

Com isso você tem estimado o “tempo” aproximado para conclusão do trabalho. Não se esqueça de acrescer uma “gordura”, pois o prazo pode ser para mais ou para menos, assim não fica no prejuízo.

Depois que chegou ao coeficiente do tempo estimado, aplique o valor hora que deveria custar. Esse cálculo leva em conta o seu valor hora para a atividade ou de um profisisonal equivalente no mercado. Após isso aplique o percentual de “lucro” que desejas ter em cima da solução, razoável de 15 à 20% e por fim inclua os impostos.

Assim tem o parâmetro de negociação :slight_smile: .

PS: Esqueci de contabilizar os custos fixos + variáveis como alguel de sala, custo de depreciação de máquina, energia , condomínio e por aí vai, normalmente esses são contabilizados como uma parcela % do custo adicional ao custo do projeto.

Agora falando em manutenção, você precisa definir o que irá cobrar. Suporte, modelos se será atendimento em horário comercial, suporte onsite, 24x7, o que será de fato o suporte e por aí vai…

V

Leia um pouco sobre pontos de função.

C

Kenobi mandou bem na ideia, obrigado por compartilhar.

M

Valeu galera, obrigado!

D

mfl0101:
djemacao:

A loja é grande e tem várias filiais. A questão é que a região não tem muitas opções com relação a compra online e nem tem esse costume (eu acho). Mais essa de ganhar comissão por venda não seria nada mal, só não sei se eles vão gostar da idéia por ser uma empresa “grande”.

Vou conversar com eles a respeito…

Obrigado!

Não tinha visto sua resposta. Eu ainda não conheci uma loja grande que quisesse algo assim de mim, mesmo porque, ou eles tem equipe própria ou contratam uma empresa de peso no mercado de e-commerce, já com bom portifólio.
Neste caso, o Kenobi tem razão, há muito a se pesar na hora da avaliação de preço. E sai muito caro. Por isso estranho o fato, geralmente empresas de renome pegam esse tipo de cliente.

Criado 23 de agosto de 2008
Ultima resposta 4 de set. de 2008
Respostas 9
Participantes 6