O que eu faço? =/

67 respostas
P

Olá turma, tudo bom com vocês?

Pois é, estou com uma puta decisão para tomar, e gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Vou contar um pouco o que me aconteceu, e depois falar qual o rolo.

Eu estudo na USP, em um curso não muito concorrido, o BMAC.
BMAC = bacharelado em matemática aplicada e computacional.
Pois bem, ele deve estar em torno de uns 5 por vaga na fuvest, com uma nota de corte meio baixa.

Bom, eu andava meio desanimado com o curso, pq eu fiz um tempo física, e mudei para esse, só que “zuou” a grade de horarios, ou seja, eu estou fazendo matérias de semestres nada distintos… =’(

Em outubro no ano passado, cai de paraquedas no mundo sap, aonde consegui uma certificação, e estou ganhando um salário de R$2000,00 não é um mega salário, mas para quem tem 22 anos tb n está mto ruim…

Acontece, que trabalhar e estudar é foda, porém na epóca que eu apenas estudava, n estava dando certo, pq n me dava animo, e então eu n rendia no curso.

Então fui calcular o tempo que falta para mim terminar o curso, e tive um susto… 3 anos se TUDO DER CERTO…
ou seja, 3 anos se eu não bombar mais em nda, e ainda fazer o TCC.

Ai eu tive uma ideia doida.
Eu preciso de um diploma de ensino superior de qualquer jeito, e infelizmente na minha idade, n se pode brincar mto.
Estou pensando em trocar a USP pela FATEC, devido ao fato de n saber quando vou me formar, devido ao tempo q falta e o grau de dificuldade das matérias.

O que vcs fariam no meu lugar?
Vcs acham válido essa mudança?

67 Respostas

V

Faça uma facul particular. Pelo menos elas garantem que sua grade horária não vai ser zoada.

S

Cara, tem que ver se vc mudando, vc vai poder aproveitar as materias que vc ja pagou na Usp, tem que ver a grade e a carga horária, Pode ser que se vc passar pra FATEC sua carga horaria aumente e vc tenha que passar um tempo a mais na faculdade, se eu fosse vc iria na FATEC e veria a grade para analisar as matérias que vc pode ou não reaproveitar pra depois tomar uma decisão!

E

Trocar USP pela Fatec não é um bom negócio…A não ser que vc queira só o diploma mesmo, ai então te aconselho a fazer como o Vini disse, uma facul particular
:wink:
E mew…vc tem só 22 anos, vc vai se formar com 25 e nem é tão velho assim.

P

Obrigado pelas respostas por enquanto.

Respondendo: Eu já vi a grade, falta conversar com um pouco mais de pessoas, mas resumindo: aparentemente, vão ser 3 anos que eu vou ter q dar uma estudada, porém com previsão de se formar, e com mais facilidade tanto de conteúdo, como de distância.

Já na USP, além da distância, tem umas matérias MTO fodas de passar, e eu n sei quando vou me formar.

M

Te aconselho a terminar o curso que vce começou por que o diploma pesa e é USP. da fatec se eu não estiver engando o diploma é de tecnlogo e o da usp é bacharel.

Pense Bem por que vce pode se arrepender mais tarde vce é novo ainda. Termina esse Curso que vce inicializou. Esta é a minha opinião . flw

P

Acrescentando informação

Em julho faço 23 anos…

P

E para o mercado conta a faculdade de onde vc veio??

Pq eu n vejo mto essa diferença na pratica.

V

Eu acho que a idade não é um fator que vc deva usar para decidir. Se formar com 25 ou 26 anos não é problema nenhum, principalmente pq vc está empregado.
Você só tem que ver se os horário da USP permitem que vc se forme. Algumas universidades federais não estão nem aí se vc trabalha ou não, e podem colocar aulas em qualquer horário do dia ou da noite.

Se for fazer uma facul particular, pegue uma boa faculdade, com um bom nome. Senão não será mesmo bom negócio trocar de facul.

P

Pagar faculdade é fora de cogitação.

Sobre a USP, eu penso que se for para ficar, eu tenho que passar em tudo, mas sem bombar, oq é MTO dificl, entãão, eu teria que ficar lá, mais uns 4 anos ou mais!!

E isso, se eu conseguir passar certinho em tudo.

Isso que é o problema.!!

V

Se você não quer investir o dindim que vc conseguiu em educação de qualidade por uns anos, então fica na USP mesmo.

pedro.parreira:

Sobre a USP, eu penso que se for para ficar, eu tenho que passar em tudo, mas sem bombar, oq é MTO dificl, entãão, eu teria que ficar lá, mais uns 4 anos ou mais!!
E isso, se eu conseguir passar certinho em tudo.
Isso que é o problema.!!

Paciência. Todo mundo tem que sofrer para fazer uma boa faculdade.
Trate de estudar.

J

Só esclarecendo que bacharel não é melhor que técnologo, são só focos diferentes.

Acredito que USP não pesa muito em mercado não, mas para pesquisa sim.

Agora falando sobre você, se quer só diploma vai pra particular e tals como o Viny falou. Fatec é um bom curso e puxado, dependendo da Fatec, também.

Não que faculdade Particular seja fácil e sem dificuldade, mas pela variedade devem ter para todos os gostos!

E quanto a sálario e carreira, eu acabei de dar o pé na bunda de ABAP(3 anos de experiência), ganhava 2500 reais e morava no interior, vim pra Java e pra São Paulo :wink: Posso ser doido, mas essas coisas de carreiras ae e não sei o que nunca me motivaram…

(essa última frase eu quis dizer se você acredita que a faculdade é melhor para você, vale o esforço :slight_smile: )

P

Até que concordo com vc.

Mas a questão é, vale a pena todo esse sacrificio?
Ou o mercado não olha tanto a sua faculdade, e talvez eu tendo mais tempo livre poderia cuidar melhor da minha carreira?

P

Sim, a fatec é puxada e um bom curso, mas nda comparado as demonstrações matemáticas de um curso de matemática da usp.

Bom… 2500 por 3 anos de ABAP é bem pouco, vc poderia ganhar muito mais hein

V

pedro.parreira:
Mas a questão é, vale a pena todo esse sacrificio?
Ou o mercado não olha tanto a sua faculdade, e talvez eu tendo mais tempo livre poderia cuidar melhor da minha carreira?

Em mais de uma empresa grande que trabalhei, o primeiro corte nos currículos de júniores num processo de seleção era a faculdade.
Pode não ser um excelente critério, mas tem sempre que lembrar que uma grande empresas as vezes recebe dezenas de currículos para uma única vaga, e o contratador dificilmente terá tempo de entrevistar um-a-um.

Além disso, a maior parte das empresas de TI grandes hoje em dia fazem alguma espécie de provinha. Então cuidado com a filosofia de empurrar uma facul com a barriga.

P

Vini.

É como vc disse, júniors…

acho que com o passar do tempo isso se torna menos relevante.

FATEC é menos reconhecida que a USP, sim!
Porém é mais reconhecida que a UNIBAN, UNIP e etc.

D

Na minha opinião se vc já está trabalhando não precisa ter pressa pra se formar.

J

pedro.parreira:
Vini.

É como vc disse, júniors…

acho que com o passar do tempo isso se torna menos relevante.

FATEC é menos reconhecida que a USP, sim!
Porém é mais reconhecida que a UNIBAN, UNIP e etc.

Eu ganhava relativamente pouco mesmo, sabia disso. Quando saí todo mundo achou que era por causa de sálario e tals.

Mas sobre o papo de faculdades que você citou. Realmente é complicado, eu ouço todo tipo de coisas, desde que o “mercado” não se preocupa com formação até que algumas vagas exigem saber suas notas da faculdade. Nunca saquei isso. Mas ter conhecimentos sólidos e uma boa formação com certeza abre muitas oportunidades!

W

eu fiz fatec, se pudesse voltar no tempo e consiguir passar em curso desses como o o seu na USP, não pensaria duas vezes.

P

Puts, que decisão foda! =’(

O problema é q se eu n consegui me formar??

Se eu ficar bombando, e bombando as matérias

P

Cara, meu cursp é fácil de passar, 5 por vaga.
Se fosse engenharia, ou ciência da computação, até entenderia…

o_o

W

o_o

mas a fatec tb é fácil de passar, quando fiz vestibular eram 9 por vaga, agora está menos que isso aqui em Jundiai… mas lembro que na minha classe tinha dois casos parecidos com o seu, só que eram da Unicamp, em um deles o cara desistiu da engenharia da computação pq tinha arrumado um trampo, e foi de fatec mesmo, infelizmente para ele, o trabalho continuou comendo o tempo e ele nem terminou o curso ainda…

P

o_o

mas a fatec tb é fácil de passar, quando fiz vestibular eram 9 por vaga, agora está menos que isso aqui em Jundiai… mas lembro que na minha classe tinha dois casos parecidos com o seu, só que eram da Unicamp, em um deles o cara desistiu da engenharia da computação pq tinha arrumado um trampo, e foi de fatec mesmo, infelizmente para ele, o trabalho continuou comendo o tempo e ele nem terminou o curso ainda…

Engenharia seria outra história, pq é concorrido mesmo, já o meu, é só 5 por vaga, com uma nota de corte, relativamente baixa.

Opa… essa história me interessa, será que você poderia falar mais sobre ele, por favor?

J

A USP tem um “bom nome”.

Mas o curso que voce esta fazendo vai satisfazer sua necessidade profissional ? tanto quanto uma faculdade que vai te dar uma visao mais “micro” da tecnologia que voce usa?

Voce disse que: tem uma materias muito complicadas na USP…nao sabe quando vai terminar…(parece uma coisa sem objetivo…sei la),

Seja qual for sua decisao, voce tenha na mente que, é preciso estudar a fundo o que voce for escolher, seja uma estadual ou uma particular. Estude algo que vai aplicar, algo que tenha “a ver com voce”.

Se for ficar na USP, nao fique por causa do “nome”…

abraços

W

o_o

Engenharia seria outra história, pq é concorrido mesmo, já o meu, é só 5 por vaga, com uma nota de corte, relativamente baixa.

Opa… essa história me interessa, será que você poderia falar mais sobre ele, por favor?

o resumão da história é essa ai, o cara estudava engenharia com o agravante de ter que estudar o dia todo, nesse meio tempo arrumou um trabalho em uma multinacional americana e teve meio que desistir, deve ter tentado ir levando com a barriga a unicamp, mas acabou jubilando e então tentou a fatec. Como eu disse no caso dele não deu muito certo, pq ele ainda nao conseguiu se formar.

P

o_o

o resumão da história é essa ai, o cara estudava engenharia com o agravante de ter que estudar o dia todo, nesse meio tempo arrumou um trabalho em uma multinacional americana e teve meio que desistir, deve ter tentando ir levando com a barriga a unicamp, mas acabou jubilando e então tentou a fatec. Como eu disse no caso dele não deu muito certo, pq ele ainda nao conseguiu se formar.

Hummm…

Ele trabalha com oq, vc sabe??

W

pedro.parreira:
Hummm…

Ele trabalha com oq, vc sabe??

Hoje ele não trabalha mais naquela multinacional, mas até a última vez que falei com ele, estava como gerencia de projeto… mas não cheguei a entrar em detalhes

R

Não acho boa idéia trocar USP por FATEC. Mesmo porque pode ser que na FATEC você também encontre dificuldades para se formar, e algumas empresas não consideram tanto a formação de tecnólogo.

A

Oi,

Menino, você está fazendo confusão… :roll:

Faltam mais ou menos 3 anos para terminar, vai trocar pela Fatec, que é uma ótima opção também, mas são no mínimo mais 3 anos, isso se vc não reprovar, quem disse que na Fatec não reprova? E lá também não é facil, vai ter que absorver muito conteúdo em pouco tempo… Como eu dizia para os meus colegas, rapadura é doce mas não é mole não… :stuck_out_tongue:

Boa sorte!

A

Roger75:
e algumas empresas não consideram tanto a formação de tecnólogo.

Melhor ler do que não saber ler… :roll:

P

Anime:
Oi,

Faltam mais ou menos 3 anos para terminar, vai trocar pela Fatec, que é uma ótima opção também, mas são no mínimo mais 3 anos, isso se vc não reprovar, quem disse que na Fatec não reprova? E lá também não é facil, vai ter que absorver muito conteúdo em pouco tempo… Como eu dizia para os meus colegas, rapadura é doce mas não é mole não… :stuck_out_tongue:

Boa sorte!

Vamos por partes, eu não disse que séria fácil, mas seria menos dificil que a usp.

Eu acho que conseguiria levar melhor lá, posso estar errado também.

A

pedro.parreira:
Anime:
Oi,

Boa sorte!

Vamos por partes, eu não disse que séria fácil, mas seria menos dificil que a usp.

Eu acho que conseguiria levar melhor lá, posso estar errado também.

Sinceramente, não tem como alguém falar pra você faça isso ou aquilo, coloque tudo na balança, vc comentou sobre a distância, enfim leve tudo em consideração.
Agora esse negocio de dizer que na x você será mais reconhecido do que se fizer na y, isso pra mim é conversa, não é a escola que faz o aluno… :wink:

Boa sorte!

P

A dúvida central é: seria mto prejuízo mudar da usp para a fatec na minha atual situação?

A

Sei que não é essa a resposta que está esperando mas…

Infelizmente não tem como prever.

J

Roger75:
Não acho boa idéia trocar USP por FATEC. Mesmo porque pode ser que na FATEC você também encontre dificuldades para se formar, e algumas empresas não consideram tanto a formação de tecnólogo.

Quais? Eu sempre fui bem recebido por ter me formado na FATEC. Talvez tenha sido sorte, mas tive professores de mercado e outros mais teóricos e ambos me ajudaram muito!

Sei que existem concursos que não aceitam Técnologos, como o da Petrobrás.

[]'s

A

Olha como eu já disse não posso chegar aq e dizer pra vc faça isso, não tenho esse direito. Mas vou dar minha opinião, ainda tem um tempo para o vestibular vai pensando até lá, faça o vest. e se passar, ai sim tome uma decisão.

L

Só esclarecendo que bacharel não é melhor que técnologo, são só focos diferentes.

Acredito que USP não pesa muito em mercado não, mas para pesquisa sim.

Agora falando sobre você, se quer só diploma vai pra particular e tals como o Viny falou. Fatec é um bom curso e puxado, dependendo da Fatec, também.

Não que faculdade Particular seja fácil e sem dificuldade, mas pela variedade devem ter para todos os gostos!

E quanto a sálario e carreira, eu acabei de dar o pé na bunda de ABAP(3 anos de experiência), ganhava 2500 reais e morava no interior, vim pra Java e pra São Paulo :wink: Posso ser doido, mas essas coisas de carreiras ae e não sei o que nunca me motivaram…

(essa última frase eu quis dizer se você acredita que a faculdade é melhor para você, vale o esforço :slight_smile: )

Abap por 2500? :shock: muito pouco pra sap… ja ouvi falar de consultor sap que ganha 250 a hora…

R

Jesuino Master:
Roger75:

Quais? Eu sempre fui bem recebido por ter me formado na FATEC. Talvez tenha sido sorte, mas tive professores de mercado e outros mais teóricos e ambos me ajudaram muito!

Sei que existem concursos que não aceitam Técnologos, como o da Petrobrás.

[]'s

Sim, a Petrobras é um dos exemplos a que eu me referia.

L

Vc pretende seguir carreira como matematico? se a resposta for não então mude de curso… se não vai se foder em algo que nunca vai usar na vida…

J

Sabe o que você tem que fazer? Tem que colocar tudo no papel. Custos, distâncias, tempo… enfim, tudo o que te aborrece e o que te alegra.
Agora, se você vai ser melhor sucedido na USP do que na FATEC ou na Faculdade Botequim da Esquina, a gente não tem como prever.

Você está desanimado porque o curso na USP deve ser difícil. Eu fiz FATEC, achei bem puxado. Tive um professor (de cálculo) que fez o mesmo que você, é de desanimar mesmo.

Mas se quer um conselho, dê uma sossegada na sua vida: fique na USP, tente terminar o curso, fique de boa no trampo que tudo se encaixará. Você é novo cara. Pense que esse curso vai estar no seu currículo. E que pode te trazer muitas felicidades.
Agora, se você não quiser nada de matemática, só quiser desenvolver e analisar pro resto da vida… FATEC.

J

Essa decisão sua de trocar de faculdade é bem pessoal.
Mas tome cuidado, em tornar um hábito, começar alguma coisa e parar no meio sem nunca completar nada.

Pense daqui à 50 anos, quando você estiver imaginando que você no passado abandonou uma oportunidade porque
estava cansado e com medo de não conseguir finalizar. O esforço que você fizer hoje será lembrado por toda a sua vida.

P

Eu sei que USP é USP.

Mas como eu estava dizendo com meu amigo, a essa altura do campeonato, eu com 22 anos, empregado, vale mais um diploma da FATEC, do que uma carteirinha de eestudante da USP, em um curso não muito concorrido, vcs n acham?

M

Minha opinião: termine seu curso. Com o diploma na mão você pode tentar uma pós graduação em engenharia de software ou outra coisa que você goste. Mudar de curso não vai trazer vantagem pra você. Você disse que não é muito concorrido seu curso, mas isso não faze dele um mal curso. Além do mais você já está empregado e é jovem. Se você mudar pra outra faculdade talvez você nem se forme em 3 anos, demore até mais…
E sobre seu curso ser difícil eu também sei o que é isso. Atualmente eu trabalho o dia todo como desenvolvedor e faço engenharia da computação em uma federal à noite. Beeeeeem puxado por sinal. Eu poderia muito bem trocar minha faculdade por um curso mais light e me formar logo (tô no segundo ano de 6…), mas sei que uma universidade de qualidade irá me propiciar uma base mais sólida do que uma particular qualquer. Além do mais esse seu curso, pelo que eu vi me pareceu muito interessante. Na sua situação atual eu continuaria nele. Até porque são só 3 anos, passa bem rápido :wink:

P

matheuslmota:
Minha opinião: termine seu curso. Com o diploma na mão você pode tentar uma pós graduação em engenharia de software ou outra coisa que você goste. Mudar de curso não vai trazer vantagem pra você. Você disse que não é muito concorrido seu curso, mas isso não faze dele um mal curso. Além do mais você já está empregado e é jovem. Se você mudar pra outra faculdade talvez você nem se forme em 3 anos, demore até mais…
E sobre seu curso ser difícil eu também sei o que é isso. Atualmente eu trabalho o dia todo como desenvolvedor e faço engenharia da computação em uma federal à noite. Beeeeeem puxado por sinal. Eu poderia muito bem trocar minha faculdade por um curso mais light e me formar logo (tô no segundo ano de 6…), mas sei que uma universidade de qualidade irá me propiciar uma base mais sólida do que uma particular qualquer. Além do mais esse seu curso, pelo que eu vi me pareceu muito interessante. Na sua situação atual eu continuaria nele. Até porque são só 3 anos, passa bem rápido :wink:

Concordo em partes com oq vc diz…

Não sei qual federal que vc faz, nem sua idade, nem a situação sua no curso.
É realmente tem MTOS fatores contra eu fazer lá, por exemplo, a grande distância entre minha casa e a faculdade.

A Fatec é boa, é pública também, não estou chutando o pau da barraca, só estou querendo garantir um diploma de ensino superior, algo que eu tenha ctz q irei me formar.

M

Mas aí eu pergunto: de que adianta você querer estudar apenas para quere o diploma? Todo sacrificio vale a pena por uma educação de qualidade. Eu também moro muito longe da minha Universidade. Todo dia saiu de casa às 06:30h da manhã e chego à noite às 23:30h. Quando chego ainda passo cerca de 1 ou 2 horas estudando. Reitero: tudo é válido por uma formação de qualidade.
Não vejo nenhum motivo grande para trocar sua faculdade, você já está empregado, ruim seria se o curso lhe empedisse de conseguir uma colocação profissional, o que não é seu caso.

P

matheuslmota:
Mas aí eu pergunto: de que adianta você querer estudar apenas para quere o diploma? Todo sacrificio vale a pena por uma educação de qualidade. Eu também moro muito longe da minha Universidade. Todo dia saiu de casa às 06:30h da manhã e chego à noite às 23:30h. Quando chego ainda passo cerca de 1 ou 2 horas estudando. Reitero: tudo é válido por uma formação de qualidade.
Não vejo nenhum motivo grande para trocar sua faculdade, você já está empregado, ruim seria se o curso lhe empedisse de conseguir uma colocação profissional, o que não é seu caso.

Qual sua idade cara?

Eu saio as 6 e volto meia noite e meia cara.

Mas acho q vc deve AMAR seu curso tb, e eu nem tanto o meu né.

M

Se você não gosta mesmo do curso aí são outros 500. Gosto não se disculte. Agora ainda não consegui entender seu problema com a idade. Pra mim, você com 22 anos está novo, se formar com 25 não é nada mal. Isso não fará de você um mal profissional. Além do mais, não sei se você já parou para pensar, você pode terminar esse curso e entrar como graduado em outro curso/instituição. formado em matemática, você com certeza irá aproveitar muitas cadeiras para o novo curso. Pense bem antes de desistir da USP. Mas, só você pode decidir. Boa sorte na sua escolha.

J

Priorize o conhecimento e esqueça de diploma, diploma não serve para nada no trabalho, conhecimento sim.

Em relação ao esforço de trabalhar e estudar, é inevitável que tenhamos que nos esforçar.

Eu lembro que na minha primeira chance de trabalhar na área(estágio) eu tive que me sacrificar, para ganhar experiência e aprender.
No meu estágio(que aprendi muito) eu saia de casa(Sorocaba) todo dia às 05:10 para pegar fretado para chegar na zona sul de são paulo às 7:45(Santo Amaro),
quase 120 km de viagem ida e volta, e chegava de volta de viagem em sorocaba às 19:30 para ir direto para faculdade de engenharia, normalmente chegando sempre atrasado. Depois da faculdade ia para casa e chegava às 00:20 para dormir 3 horas de sono. E nos finais de semana eram apenas para trabalhos da faculdade e estudos de provas.
Todo esse esforço valeu a pena, pois continuei estudando numa boa faculdade, e trabalhando em um bom emprego e aprendendo muito(mesmo ganhando pouco).

Então, aproveite a oportunidade de estudar em uma instituição que pode te dar uma excelente base de conhecimento, e não fique buscando diploma.

P

johnny quest:
Priorize o conhecimento e esqueça de diploma, diploma não serve para nada no trabalho, conhecimento sim.

Em relação ao esforço de trabalhar e estudar, é inevitável que tenhamos que nos esforçar.

Eu lembro que na minha primeira chance de trabalhar na área(estágio) eu tive que me sacrificar, para ganhar experiência e aprender.
No meu estágio(que aprendi muito) eu saia de casa(Sorocaba) todo dia às 05:10 para pegar fretado para chegar na zona sul de são paulo às 7:45(Santo Amaro),
quase 120 km de viagem ida e volta, e chegava de volta de viagem em sorocaba às 19:30 para ir direto para faculdade de engenharia, normalmente chegando sempre atrasado. Depois da faculdade ia para casa e chegava às 00:20 para dormir 3 horas de sono. E nos finais de semana eram apenas para trabalhos da faculdade e estudos de provas.
Todo esse esforço valeu a pena, pois continuei estudando numa boa faculdade, e trabalhando em um bom emprego e aprendendo muito(mesmo ganhando pouco).

Então, aproveite a oportunidade de estudar em uma instituição que pode te dar uma excelente base de conhecimento, e não fique buscando diploma.

vc fez faculdade aonde?

E

concordo com o vinny.
faculdade federal é foda…
o horário é pouco flexível e ainda zoam.
to fazendo particular que é mais simples de se formar.
não que não exista dificuldade nas matérias como dizem por ai, mais por que você pode “exigir” alguma coisa.

B

Eu fiz o BMAC em 3 anos (peguei a habilitação da ECA, que tinha mais flexibilidade de horário). Mas realmente tentar fazer o BMAC enquanto trabalha provavelmente vai aumentar seu tempo de formatura.

E se você está pensando em largar uma faculdade de bacharelado em matemática pra ir pra uma de tecnólogo de processamento de dados, deve ser porque você não curte muito matemática mesmo, então não adianta ficar lá sofrendo com as matérias difíceis. Você já tem seu primeiro emprego, e ao que me parece no mercado atual experiência é mais importante do que diploma. Aliás, digo mais, se sair a tal lei do Analista de Sistemas, o BMAC não vai te ajudar em nada a exercer a profissão.

P

Bani:
Eu fiz o BMAC em 3 anos (peguei a habilitação da ECA, que tinha mais flexibilidade de horário). Mas realmente tentar fazer o BMAC enquanto trabalha provavelmente vai aumentar seu tempo de formatura.

E se você está pensando em largar uma faculdade de bacharelado em matemática pra ir pra uma de tecnólogo de processamento de dados, deve ser porque você não curte muito matemática mesmo, então não adianta ficar lá sofrendo com as matérias difíceis. Você já tem seu primeiro emprego, e ao que me parece no mercado atual experiência é mais importante do que diploma. Aliás, digo mais, se sair a tal lei do Analista de Sistemas, o BMAC não vai te ajudar em nada a exercer a profissão.

Nossa, não sei como você passou em Prog. Lin. de primeira. :stuck_out_tongue:

Pois é, eu GOSTO de matemática, mas não AMO.
Acho que se falta-se pouco para me formar, eu teria mais vontade de fazer. =/

B

Eu fiz melhor do que passar de primeira, passei na vez “-1” :stuck_out_tongue:
Como eu sabia das chances de não passar na matéria, eu fiz com a turma da computação, em semestre ímpar, já pensando na possibilidade de ter que refazer com a minha turma, mas no fim fui uma das cinco pessoas que passou com o Humes naquele semestre… hehe

P

Eu fiz melhor do que passar de primeira, passei na vez “-1” :stuck_out_tongue:
Como eu sabia das chances de não passar na matéria, eu fiz com a turma da computação, em semestre ímpar, já pensando na possibilidade de ter que refazer com a minha turma, mas no fim fui uma das cinco pessoas que passou com o Humes naquele semestre… hehe

NOSSA… passar com o Humes é mto foda, vc chegou a ir para a rec?

B

Nem, o Humes deu tipo meio ponto a mais ou algo assim pra quem tinha feito as listas e aí com isso minha média ficou uns 5.3 e passei direto - com a segunda maior nota da sala… hahaha :smiley:

P

Nem, o Humes deu tipo meio ponto a mais ou algo assim pra quem tinha feito as listas e aí com isso minha média ficou uns 5.3 e passei direto - com a segunda maior nota da sala… hahaha :D

kkkkkkkkkkkkkk

Poxa, parabéns!

Você devia gostar muito do curso né.

P

No seu lugar não largaria a USP por nada.

O que é um ano a mais ou um ano a menos se você não tá “pagando pelo curso”… A menos que você tenha algum compromisso inadiável…

Eu penei pra terminar meu curso estudando e trabalhando…

O TCC parecia uma cruz, mas comecei a fazer bem cedo e cumprindo sempre os prazos dele.

Dificuldades sempre vai encontrar… mas tem que ir em frente.

V

Respondendo o seu outro tópico, depende muito do que você chame de MERCADO.

Se você está considerando possibilidades de carreira e contratação, sim faz muita diferença. Uma vez que o seu diploma na FATEC não é de bacharel, você está simplesmente dando as costas para toda a área acadêmica, e está se prejudicando na possibilidade de prestar um concurso público. Além disso, seu curso atual é bastante adequado à indústria.

Agora, se mercado para você restringe-se apenas ao comércio, então, talvez a FATEC possa te garantir alguma vantagem competitiva. Principalmente se você engatar uma pós logo em seguida.

Cara, está mais parecendo que você quer vir aqui no GUJ e, de alguma forma, conseguir apoio para sua decisão. Infelizmente, o pessoal não vai te apoiar, pois trocar a USP pela FATEC sempre vai parecer insensato.
Porém, você tem que analisar a sua condição. Se você não quer seguir a carreira com matemática, e seu lance é só programar computadores, então, saia o quanto antes da USP, pois será pior se você gastar anos aí para, só no final do curso, decidir que não seguirá carreira na área. De um ponto de vista frio, o bacharelado sempre parecerá a melhor opção. Mas do ponto de vista pessoal, levando em consideração como vc está se sentindo na faculdade ou com o que você quer trabalhar, nem sempre será.

P

Bom… depois de MTO pensar, decidi que vou realmente continuar na USP, pq tenho vontade de fazer engenharia depois também.

E na boa, eu curto estudar, vou trabalhar apenas para sobreviver e sem medo de ser “feliz”.

J

Cara, o que vejo aqui são radicalismos. Que fique claro que você vai aprender o básico na sua faculdade. Não importa qual seja.

Simplesmente, não existe essa de trocar USP por FATEC é insensato. Ou faça uma particular por causa da grade, pra mim esse tipo de opinião não agrega nada.

O que falar dos programadores que não possuem faculdade nenhuma? Já conheci diversos programadores, que não fizeram superior e programavam melhor que qualquer programador da USP que conheci. E eram reconhecidos por isso e recebiam salários compatíveis Isso só mostra que faculdade não conta tanto assim.

E no mercado, importa muito mais os projetos que você participou do que faculdade. E em termos de mercado, as duas faculdades são vistas da mesma forma. Já participei de processos seletivos com CEOs e sempre é visto primeiro os conhecimentos e projetos que a pessoas sabe, inglês e só depois a faculdade e nunca vi candidato ser melhor pontuado por USP ou por FATEC.

O que vale sim, é ver a grade das duas faculdades e ver qual você prefere aprender. Quais matérias você se identifica, porque é garantido que você vai ter que correr atrás de tudo isso por fora para aprender melhor e realmente usar no mercado.

Tome sua decisão nas suas preferências, e não nas opiniões mágicas dos outros.

Abraço

A

javablue:
Cara, o que vejo aqui são radicalismos. Que fique claro que você vai aprender o básico na sua faculdade. Não importa qual seja.

Simplesmente, não existe essa de trocar USP por FATEC é insensato. Ou faça uma particular por causa da grade, pra mim esse tipo de opinião não agrega nada.

O que falar dos programadores que não possuem faculdade nenhuma? Já conheci diversos programadores, que não fizeram superior e programavam melhor que qualquer programador da USP que conheci. E eram reconhecidos por isso e recebiam salários compatíveis Isso só mostra que faculdade não conta tanto assim.

E no mercado, importa muito mais os projetos que você participou do que faculdade. E em termos de mercado, as duas faculdades são vistas da mesma forma. Já participei de processos seletivos com CEOs e sempre é visto primeiro os conhecimentos e projetos que a pessoas sabe, inglês e só depois a faculdade e nunca vi candidato ser melhor pontuado por USP ou por FATEC.

O que vale sim, é ver a grade das duas faculdades e ver qual você prefere aprender. Quais matérias você se identifica, porque é garantido que você vai ter que correr atrás de tudo isso por fora para aprender melhor e realmente usar no mercado.

Tome sua decisão nas suas preferências, e não nas opiniões mágicas dos outros.

Abraço

Também conheço excelentes programadores autodidata…

http://www.urubatan.com.br/que-qualidades-fazem-um-bom-programador-eu-acredito-que-estas/

U

Anime:

Também conheço excelentes programadores autodidata…

http://www.urubatan.com.br/que-qualidades-fazem-um-bom-programador-eu-acredito-que-estas/

Gstei do, precisa ser preguiçoso !kkkkkkkkkkkk

A

UMC:

precisa ser preguiçoso

Já tinha ouvido falar isso, mas só entendi depois de ler o post dele e faz sentido… :stuck_out_tongue:

U

Anime:
UMC:

precisa ser preguiçoso

Já tinha ouvido falar isso, mas só entendi depois de ler o post dele e faz sentido… :stuck_out_tongue:

hehehehehe, o post e bom.

vou chegar no trabalho amanha dizendo isso.
depois eu mostro o post.
kkkk

J

Se os programadores não fossem preguiçosos, não existira OO e nem frameworks. Rs

Ah e só pra comentar, vi um episódio do Simpsons em que a Liza tentava mostrar ao Nelson a importância de fazer faculdade e listou alguns nomes famosos e (muito) bem-sucedidos.

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs…

Imaginem a cara dela né? rs

P

Talvez essa decisão seja mais filosofica do que outra coisa.

Na verdade tenho que decidir o que quero da vida.

K

Sei que o tópico é velho, mas fica aqui uma dica : Na Fatec (Pelo menos na fatec de Ourinhos ASTI) se aprende de tudo a unica coisa que não se aprende é a programar, justamente o que mais precisamos aprender =/

Se você for bom de algoritmo o que você leva 3 a 4 anos para aprender na faculdade leva 1 mes para aprender com video aulas, eles conseguem enrolar modelagem de banco de dados por 1 ano. Para se ter uma ideia quando entrei na Fatec ensinaram loop, declara variaveis e umas coisinhas que eu ja sabia 1 ano e meio depois, ainda estamos na mesma coisa.

Os Slide de banco de dados são datados de 1998 cheguei a conclusão que faculdade é para pegar diploma, falar que você irá sair dali programando é mentira tanto é que a ultima leva de programadores foram contratados e a empresa local teve que ensinar eles a programar. Acho isso ridículo, em fim vai entender, sempre tem gente (GADO) que protege essas instituições.

M

javablue:
Se os programadores não fossem preguiçosos, não existira OO e nem frameworks. Rs

Ah e só pra comentar, vi um episódio do Simpsons em que a Liza tentava mostrar ao Nelson a importância de fazer faculdade e listou alguns nomes famosos e (muito) bem-sucedidos.

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs…

Imaginem a cara dela né? rs

So faltou falar que 2 faziam harvard(Gates e Zuckerberg) e saíram da faculdade por fundar a empresa e outro(jobs) mesmo depois que saiu pela condição financeira e mesmo assim continuou a frequentar as aulas.

Outra coisa: mesmo sendo um programador fodão não significa que vai conseguir uma vaga boa, pois faltará a visão integrada da computação.

alias, pense que mais para frente você poderá se interesar em fazer um mestrado/especilização/MBA que tem como requisito um Bacharelado …

Criado 15 de abril de 2011
Ultima resposta 13 de out. de 2011
Respostas 67
Participantes 22