Tópicos de ALTÍSSIMO Nível Técnico

27 respostas
P

É lindo vir tópicos de altíssimo nível técnico sendo discutidos aqui, não?

Que tal se cada um de nós sugeríssemos alguns tópicos que valem a leitura?

Minha primeira contribuição:

O mito da superior produtividade do .net em relação ao Java é real?

E vocês, que tópicos de altíssimo nível técnico sugerem? :wink:

27 Respostas

H

OBS.: pensei sobre muito no que escrever aqui e a melhor frase que pensei em colocar sem ofender foi aquela. Sério mesmo? O GUJ como você mesmo já disse tá cheio de tópico com problema e esse aqui acrescenta oq?

J

Eu tenho uma sugestão: Tópicos de ALTÍSSIMO Nível Técnico

H

josenaldo:
+1
Tinha pensado em fazer o mesmo…

D

Já participei de fóruns em que, quando o usuário avacalhava, ficava suspenso por um período. Se voltasse a avacalhar, era expulso.
Creio que o guj deveria considerar o modo xiita…

V

Discussão de alto nível agora é no Google Plus!

https://plus.google.com/115250422803614415116/posts/hMT5kW8LKJk

A

Eu procuro bons tópicos olhando nos favoritos e nas mensagens dos usuários.

G

jakefrog:
josenaldo:
+1

Bom dia,

Eu concordo, sempre mais do mesmo, teria que se falar mais de assuntos ‘labo b’, que realmente nos tirassem dessa zona de conforto, que mechessem com o nosso intelecto, etc.

[]'s

A

jakefrog:
josenaldo:
+1

+2

D

vcs viram maldade no tópico que o rapaz criou?

Posso até ser ingenuo por isso, mas eu não vi não.
Vi alguns comentários de uma galera que eu não espera ver.

Se não tem nada para acrescentar no tópico, então pq
perder o tempo para criticar? …Se fosse algo tipo:
“CAPS LOCK NO TITULO” , ou postar códigos sem usar a tag code…
ou se o cara estivesse incentivando a pirataria…

A

d34d_d3v1l:

acho que nem é caso de maldade mas sim de tópicos inuteis mesmo, o guj tem muita coisa boa mas se não tomarem uma atitude vai virar uma grande lata de lixo.

normal, muita coisa aqui eu não esperava ver.

a mais coisas envolvidas do que você citou.

D

d34d_d3v1l:

A questão é que, com ou sem maldade (que eu também não vi), não é preciso criar uma thread para isto.
Basta ver na lista de threads, aquelas com maior número de respostas e/ou que possui a gif do sino se movendo, ela indica que uma discussão está bem movimentada.

Além do mais, esse conceito de interessante é relativo e pessoal. Eu não curto games, logo, não me interessa esse tipo de discussão.

G

d34d_d3v1l:

Oi amigo, tudo bem?

Eu tambem não vi maldade no tópico criado pelo pcassiano , inclusive, eu pensei que ele tivesse seguido a mesma linha de raciocínio que eu - a de pedir questões de cunho mais técnico.

[]'s

D

getAdicted:
d34d_d3v1l:

Oi amigo, tudo bem?

Eu tambem não vi maldade no tópico criado pelo pcassiano , inclusive, eu pensei que ele tivesse seguido a mesma linha de raciocínio que eu - a de pedir questões de cunho mais técnico.

[]'s

Por que pedir e não criar tópicos mais técnicos?
Por que não trazer a discussão?
Por que depender dos demais?
Do it yourself!

G

drsmachado:
getAdicted:
d34d_d3v1l:

Oi amigo, tudo bem?

[]'s

Por que pedir e não criar tópicos mais técnicos?
Por que não trazer a discussão?
Por que depender dos demais?
Do it yourself!

Touchê, na mosca, meu caro drsmachado.

Falta mesmo iniciativa e tempo, acredito que para a maioria, por exemplo, eu estou postando aqui e conversando com o Analista ao mesmo tempo. Mas você está certíssimo. Vou me organizar e trazer algumas idéias. :wink:

[]'s

S

Vamos ver se esse aqui vai dar samba: http://www.guj.com.br/java/282165-quem-aqui-manja-de-sistemas-distribuidos-via-mensagens-assincronas-mq-

:lol:

L

tem esse aqui:

Um montão de gente tem interesse e sabe da importância disso, mas ninguém sabe ou quer falar.

S

o mais engraçado é que fecharam um tópico de fone de ouvido mais ainda não fecharam esse :smiley:

D

saoj, pelo seu nível de discussão no fórum, conhecimento em java para web, conhecimento de técnologias, você possúi um conhecimento onde não se aprende em apostilas ou livros.

creio que eu, como outros no fórum, gostariam de saber qual foi a sua tragetória de estudos(quais fontes),cursos (onde), desafios (de que tipo), projetos iniciais(em qual linguagem), tragetória de carreira(como começou), quantos anos em desenvolvimento, para ter alcançado esse nível de conhecimento…

muitas vezes eu estudo coisas inúteis, e sinto que poderia aplicar melhor meu tempo…

S

douglaskd:
saoj:

Vamos ver se esse aqui vai dar samba: http://www.guj.com.br/java/282165-quem-aqui-manja-de-sistemas-distribuidos-via-mensagens-assincronas-mq-

:lol:

saoj, pelo seu nível de discussão no fórum, conhecimento em java para web, conhecimento de técnologias, você possúi um conhecimento onde não se aprende em apostilas ou livros.

creio que eu, como outros no fórum, gostariam de saber qual foi a sua tragetória de estudos(quais fontes),cursos (onde), desafios (de que tipo), projetos iniciais(em qual linguagem), tragetória de carreira(como começou), quantos anos em desenvolvimento, para ter alcançado esse nível de conhecimento…

muitas vezes eu estudo coisas inúteis, e sinto que poderia aplicar melhor meu tempo…

Cara, obrigado pelo sincero elogio. Me manda o seu email via mensagem privada que podemos trocar umas idéias.

Tudo se resume a motivação. Se você está realmente motivado em relação a alguma coisa vc fica em cima dela até dominá-la. Eu me considero obssessivo e acho isso mais vantajoso do que a genealidade preguiçosa. :slight_smile:

Por exemplo, se estou envolvido com alguma coisa, o meu cérebro continua trabalhando / processando informações, mesmo quando desligo o computador. Ele fica martelando: como poderíamos fazer aquilo melhor e de forma mais simples? ou Aquela parte do sistema não ficou boa, como podemos melhorá-la? As vezes até durante o sono o cérebro continua trabalhando. Então a solução surge quando estou no trem voltando pra casa, tomando banho, etc. Ë o tal do Eureka. Mas a maioria das vezes o processo criativo se dá em frente ao computador mesmo, experimentando várias alternativas até encontrar a ideal.

Faz uma lista de perguntas aí e se algum blog / revista se interessar eu posso respondê-las sem problemas.

R

Acredito que esse aqui seja lendário:

E sinceramente não entendi o pq do tópico ter levado tanta pedrada…tem muita coisa boa espalhada pelo fórum e aqui poderia funcionar como um agrupador pra todos esses.

K

raf4ever:

E sinceramente não entendi o pq do tópico ter levado tanta pedrada…tem muita coisa boa espalhada pelo fórum e aqui poderia funcionar como um agrupador pra todos esses.

Pelo que eu pude entender, o criador do tópico criou o mesmo com fins de deboche, pelo menos eu acredito foi essa a interpretação da maioria.

Me desculpe se falei bobagens

W

kmunga:
raf4ever:

Pelo que eu pude entender, o criador do tópico criou o mesmo com fins de deboche, pelo menos eu acredito foi essa a interpretação da maioria.

Tambem acho, pior que o carinha que criou o topico eh um verdadeiro caipira noob que eu to ligado. :slight_smile:

//Daniel

P

Mar num é?

A

soaj,

Eu trabalho no Itau e sou responsável pela area de TI que atende a corretora de valores (Bolsa). Quando comecei a atender a area (2007) tinha uma visão muito diferente de performance. Hoje trabalhamos extraindo o máximo de performance da aplicação (normalmente pessoa física não tem tanta exigência). A maioria que exige uma performance muito considerável é em clientes institucionais (por utilizarem algoritimos).

Com isso descobri que trafegar 5 mil mensagens por segundo não é suficiente. Hoje a propria bolsa, quanto o Mercado trafega 8 ou 10 mil mensagens por segundos ela começa abrir o bico, mas está em fase de testes um novo sistema capaz de comportar muitos mais mensagens.

Hoje em um pregão trafegamos gigas e gigas de informações e forma tão rápida que é quase impossivel pensar em melhorar, mas aí surge uma idéia, uma forma de trabalho que muda tudo.

Aprendi algumas coisas bastante interessantes (Commet, Long Pooling, conheci uma framework Signal-R), esquema de assinaturas de serviços, enfim? com isso foi necessário alguns conhecimentos do time como um todo (utilizamos C#, C++ e algumas coisas em Java).

Banco de dados é uma coisa que utilizamos apenas para guardar a informação (espero que nenhum DBA leia isso), pois não é performático abrir e fechar uma conexão, mas para isso é necessário uma arquitetura de alta disponibilidade (servidores ativo-ativo, contingencia), enfim…

Hoje temos mais de 150 servidores que trabalham em alta potência, já vi aplicações consumirem 32 gigas de memória ram (por utilizarem recursos de cache para criação de gráficos) o que é muito importante para um cliente que tem como objetivo a analise gráfica.

Enfim, performance só sabe mesmo como utilizar quem realmente precisa dela (20 milisegundos pode ser uma eternidade, dependendo da sua necessidade).

Agora estamos desenhando a arquitetura do futuro (previsao para 2015), sera algo totalmente inovador…

S

AlexandreMinato:
soaj,

Eu trabalho no Itau e sou responsável pela area de TI que atende a corretora de valores (Bolsa). Quando comecei a atender a area (2007) tinha uma visão muito diferente de performance. Hoje trabalhamos extraindo o máximo de performance da aplicação (normalmente pessoa física não tem tanta exigência). A maioria que exige uma performance muito considerável é em clientes institucionais (por utilizarem algoritimos).

Com isso descobri que trafegar 5 mil mensagens por segundo não é suficiente. Hoje a propria bolsa, quanto o Mercado trafega 8 ou 10 mil mensagens por segundos ela começa abrir o bico, mas está em fase de testes um novo sistema capaz de comportar muitos mais mensagens.

Hoje em um pregão trafegamos gigas e gigas de informações e forma tão rápida que é quase impossivel pensar em melhorar, mas aí surge uma idéia, uma forma de trabalho que muda tudo.

Aprendi algumas coisas bastante interessantes (Commet, Long Pooling, conheci uma framework Signal-R), esquema de assinaturas de serviços, enfim? com isso foi necessário alguns conhecimentos do time como um todo (utilizamos C#, C++ e algumas coisas em Java).

Banco de dados é uma coisa que utilizamos apenas para guardar a informação (espero que nenhum DBA leia isso), pois não é performático abrir e fechar uma conexão, mas para isso é necessário uma arquitetura de alta disponibilidade (servidores ativo-ativo, contingencia), enfim…

Hoje temos mais de 150 servidores que trabalham em alta potência, já vi aplicações consumirem 32 gigas de memória ram (por utilizarem recursos de cache para criação de gráficos) o que é muito importante para um cliente que tem como objetivo a analise gráfica.

Enfim, performance só sabe mesmo como utilizar quem realmente precisa dela (20 milisegundos pode ser uma eternidade, dependendo da sua necessidade).

Agora estamos desenhando a arquitetura do futuro (previsao para 2015), sera algo totalmente inovador…

Tudo bem Alexandre? Muito interessante a sua experiência. Entre em contato comigo por email (sergio.oliveira.jr at gmail.com) para trocarmos algumas idéias. Te mandei uma mensagem privada tb.

R
A maioria que exige uma performance muito considerável é em clientes institucionais (por utilizarem algoritimos).

Não entendi.

R

kmunga:
raf4ever:

Eu não vi dessa forma,mas de qualquer forma seria bom o mesmo vir aqui e esclarecer o objetivo do tópico.

Criado 11 de setembro de 2012
Ultima resposta 13 de set. de 2012
Respostas 27
Participantes 17