Quanto um MAC vale mais do que um Note Win ou Linux?

147 respostas
L

Olá

Estou com uma dúvida e peço ajuda dos amigos para tentar resolver.

O MAC é lindo, está na moda, tem valor de revenda e tudo o mais. Mas será que vale tanto assim a mais do que um note com Win 7 (ou Ubuntu 9.10)

Minha dúvida está entre:

[color=darkblue]MAC Book Pro, 15,4"[/color]
Core 2 Duo, 2.8 GHz, L2 cache 6MB, HD 500 Gb, 4Gb RAM, NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT with 512MB, 2 USBs, , Bat.até 7 horas, peso 5,5 Lbs (2,5 Kg), [color=red]preço US $ 2.299[/color]

[color=darkblue]Sony Vaio 14"[/color]
Core 2 Duo 2.8 GHz, L2 Cache 6Mb, HD 500Gb, 8GB RAM, NVIDIA® GeForce® GT230M GPU (512MB VRAM), 4 USBs, Bat. até 6 horas, [color=red]Blu-ray Disc playback/burning[/color], peso 5,3 Lbs, [color=red]preço US $ 1679,99[/color]

E agora? Duas máquinas de mesmo processador mas o Vaio tem o dobro da memória, gravador Blu-ray e custa 620 dólares a menos.

1. Alguém tem alguma outra sugestão de marca de notebook para comprar nos States?
  2. O VAIO é bom?
  3. Ainda vale a pena um HP? (Dell não consegui entrar na loja deles nos States)

O que fariam no meu lugar para desenvolver Java, Ruby, instalar bancos de dados tipo MySQL, CouchDB, MongoDB, servidores como Apache, nginx, usar Lucene, SOLR, enfim, estas coisas que usamos quase todos por aqui.

Obrigado pelas dicas

[]s
Luca

147 Respostas

M

N entendi o esquema de ter 2 placas de vídeo… se tiver é por isso q o preço é tão mais caro.

D

As duas marcas são excelentes, para mim, pode acreditar, como desenvolvedor odeio tela de 14", se vc já está acostumado ok, pode parecer que não, mas para mim 1,4 pol faz falta. Eu elevaria a capacidade do MAC para 4GB Ram e ficaria com ele. O cache L1/L2 é igual neles ?

F

da uma olhada em http://www.alienware.com

Fernando

D

Desculpe, elevaria para 8GB Ram :oops:

F

Cara, quanto aos HP’s eu não recomendaria não. Eu tenho um Dv 2000 e o bicho esquenta tanto que as vezes eu fico com medo dele explodir e desligo hehehe. Parte desse problema de aquecimento ach oque deve-se ao processador AMD dele. Mas é isso aí, eu estou vislumbrando um MAC a muito tempo, planejo comprar um e também gostaria de saber a opnião dos colegas sobre essas duas configurações aí.

T

fala luca! então eu tenho um vaio ja faz bastante tempo… nunca me deu problema algum… eu acho MAC muita facada pra pouca diferença…

abs!

L

Olá

Sim, os caches são idênticos, ambos usam o mesmo chipset. E o MAC já é o top de linha. Não tem a opção de vir com 8 Gb e com gravador Blu Ray.

As únicas diferenças são:

• Tamanho da tela do MAC,
  • Memória do Vaio
  • gravador Blu ray do Vaio
    Duração da bateria do MAC
    Valor de revenda maior do MAC (mas não pretendo vender mas dizem que o MAC é mais bem fabricado)
    Preço do VAIO

Tá duro escolher!

[]s
Luca

T

Luca:
Olá

Sim, os caches são idênticos, ambos usam o mesmo chipset. E o MAC já é o top de linha. Não tem a opção de vir com 8 Gb e com gravador Blu Ray.

• Memória do Vaio
    Valor de revenda maior do MAC (mas não pretendo vender mas dizem que o MAC é mais bem fabricado)
    Preço do VAIO

Tá duro escolher!

[]s
Luca

ah e quanto à bateria, o meu tb chegou a durar umas 6 ou 7 horas quando era novo hehehe

E

Eu tenho um Vaio (FZ350AE) e dele não tenho queixas. Só que ele é bem mais fraquinho que o que você quer comprar.

Acho que foi você que disse uma vez que tinha comprado um notebook pesado e estava louco para comprar um Vaio porque tinha aprendido a lição sobre o peso dos notebooks. (Como você usa óculos fortes, talvez seja melhor um Vaio de 15.4" em vez de um de 14", mas aí ele fica mais pesado :frowning: )

O que não gosto no meu Vaio é o tamanho do carregador, que é o dobro do tamanho (e quase o dobro do peso) do carregador do HP (tenho também um HP dv6245us, que esquenta um bocadinho). Sei lá se os Vaios americanos usam carregadores menores… (comprei o meu Vaio aqui no Brasil mesmo).

A

Luca:

• Memória do Vaio
    Preço do VAIO

E o Sistema Operacional do Mac, que é 11 (numa escala de 0 a 10).

Eu sempre sonhei com um Mac. Estou pensando seriamente no que fazer pra comprar um zerado. E pode ter certeza que se o valor de um outro notebook for muito mais barato, com configuração superior, ainda vou de Mac. Acho que o acabamento do Mac também é melhor.

L

Olá

Disse mesmo porque meu Compaq Presario R3000 é bem pesadinho em relação a estes mais novos.

Já usei por um bom tempo notebook Toshiba de 14". Não era ruim. Mas é claro que um de 15,4" é melhor para usar e pior de carregar. A portabilidade não é meu principal objetivo mas um trambolho como o meu não é bom.

Hoje em dia todo mundo quer MAC. Eu também quero. Só não sei se compensa pagar tanto pela grife e se depois não me arrependerei por não poder instalar um Linux no mínimo dual boot. A tal de virtualização com VM ware, Parallels, virtual box, etc. me assusta um pouco. Pelo menos enquanto uso esta minha máquina atual que é de 2004.

[]s
Luca

E

Quem estiver acompanhando esta thread, estejam certos que estamos nos referindo a um computador Sony Vaio, não ao “celular MP10 vaio” que às vezes pode ser comprado na Santa Ifigênia:

Obviamente tal celular não é fabricado pela Sony e o logo é uma imitação grosseira do logo do Vaio.

L

Olá

Hahaha, não conhecia isto.

Para a comparação, ambas as máquinas foram cotadas nos sites oficiais da Apple e da Sony nos States.

Quanto ao Mac há uma esperança de que lance alguma coisa nova com processador i7 do novo iMac mas por enquanto não há nada oficial e nem sei se sai para este Natal.

Será que o Snow Leopard roda realmente tudo que um desenvolvedor acostumado a usar Open Source precisa?

[]s
Luca

A

Luca:
Hoje em dia todo mundo quer MAC. Eu também quero. Só não sei se compensa pagar tanto pela grife e se depois não me arrependerei por não poder instalar um Linux no mínimo dual boot. A tal de virtualização com VM ware, Parallels, virtual box, etc. me assusta um pouco. Pelo menos enquanto uso esta minha máquina atual que é de 2004.
Luca

Mas acho que dá pra fazer o Dual Boot com Linux sim (o BootCamp não resolve isso?). Eu li em algum lugar que tinha gente até com ‘triple boot’.

R

Uma diferença de $620 só pelo sistema operacional, e ainda com hardware inferior. É isso que me impede de comprar um Mac.

Estou tão acostumado com o Ubuntu(como você também deve estar) que não vejo e nem conseguiram ainda me explicar quais reais vantagens eu teria que valem esses $620

Como o SO que eu uso hoje atende a TODAS as minhas necessidades, eu iria de Vaio e tentava colocar um Hackintosh nele só pra testar o SO.

D

A pergunta de sempre, antes de comprar ? O que você fará com o MAC que não fará com o VAIO e vice-versa. Eu compraria o MAC se tivesse dinheiro, principalmente porque não tenho o menor conhecimento sobre MAC OS e seria uma excelente oportunidade de aprender e expandir o leque. Mas lembre, pelo custo, o MAC terá que fazer alguma coisa bem melhor que o outro, senão acredito que seja apenas gasto amais.

A

Blz Luca…

Já que você comentou sobre Ruby também, lhe digo que mac é excelente.
Trabalhar com Textmate é incrivelmente bom.

Mas em geral dependo do gosto de cada um…

Vlw.

J

Entre os dois eu fico com o Vaio…

Levando em consideração que o Linux e o MacOS se equivalem… Vc tá pagando mais pelo “status” em detrimento de ter uma máquina melhor.

D

Vai mais das suas necessidades. Acredito que deve valer a pena pra quem não vive sem o Textmate, quer desenvolver pro Iphone ou precisa mexer em programas que não rodam no Linux, tipo softwares gráficos da adobe, etc…
Todas essas ferramentas de desenvolvimento que vc usa são fáceis de instalar no linux. Acho que nem precisa de considerar o windows nessa sua pesquisa, desenvolver em rails no windows é muito ruim. E eu nem gosto de pensar na idéia de alguém compilando binários do couchdb, mongodb ou outra coisa mais experimental pra rodar no win.

Eu compraria um outro notebook qualquer, com hardware superior e instalaria linux.

R

Luca,

Estou usando tanto Java como RoR no Snow Leopard sem nenhum problema.

Sobre a escolha acho que o que mais pesa pro lado do vaio é o bluray.
Mas ainda assim voto no Mac!

L

Bom Luca, eu não tenho um MAC mas pretendo ir na Apple Store e pegar um pra mim essa semana ou semana que vem.

Não será esse modelo exatamente (o que eu quero é um 2.66ghz, com 4gb etc), mas algumas coisas que tu podes levar em consideração é:

• SO (óbvio)
  • Teclado com backlight
  • Touchpad com sensor de movimento/multtouch (isso tem uma diferença ABSURDA MESMO)
  • Tela de LED, não LCD

Tu tá nos states? Vá pra uma apple store, tu podes ficar mexendo e instalando qualquer coisa só pra ver como funciona.

Quando eu fui, na hora baixei o eclipse só pra ver como funciona e assim por diante. Eu poderia colocar mais N fatores aqui, mas como não conheço a fundo, coloquei os mais básicos que eu sei.

Mas use um pouco pra você ver como funciona, é a melhor coisa a fazer.

F

Vai de Vaio que tu sabe onde ta pisando, sabe o que vai poder instalar ou nao, nao tem arrependimento depois. Eu nao pagaria $600 por uma maçã na tampa do note :twisted:

L

Olá

Para quem quiser conhecer o VAIO que já está a venda no Brasil:

Bluetooth, saída HDMI e Multi Touch Pad, que permite aplicar zoom e rolar páginas com os dedos.

E mais do site http://www.sonystyle.com/webapp/wcs/stores/servlet/CategoryDisplay?catalogId=10551&storeId=10151&langId=-1&categoryId=8198552921644659494&N=[telefone removido]

Tela: It features ultra-bright LED backlighting for crisp image detail and brilliant colors that really pop. And with its anti-glare technology, you can enjoy clearer views even in bright sunlight.

Cacildis, quanto mais leio sobre o VAIO mais duro fica optar pelo MAC. Acho que só se sair o Intel Core I7 por preço accessível… aí o MAC vira o jogo

[]s
Luca

L

Eu honestamente não curto tela antiglare, acho mais feio, sei lá, as cores não ficam tão vivas

quando comparei antiglare com glossy, eu preferi o glossy, mesmo sendo mais barato

A

Legal esse tópico… eu também estou pensando em comprar um Mac e gostaria de saber mais sobre a questão do Dual Boot.

abracos

D

Gostei do tópico pq to com uma dúvida idêntica. Passagem marcada pros EUA, pela empresa, ficar uns 2 meses lá ajudando equipe e com muuuuuuuito tempo pra olhar tudo e escolher. Tava vendo exatamente essas comparações: HP, Vaio e Mac. O Mac tem máquina inferior aos demais, só o OS que é esquema (não que isso me impediria de tê-lo de outro modo, mas como sou honesto…). Enfim, sempre achei que o Mac OS aproveita bem o processador, coisa que o Windows não faz. Porém, não testei o Windows 7, acho o Ubuntu um tanto lento e ainda sou da era Slackware e configs na unha.
Mas a decisão pesa muito com relação a hardware do Vaio e HP perto do coitado do Mac que apenas é belo, mas com hardware já antiguinho. Mas como vou ficar 2 meses, quem sabe a Apple toma vergonha e lança algo bom mesmo, desde que não seja uma facada.
[PIADA]
Será que rola dizer que a maçã tá comida pra ter um desconto?
[/PIADA]

L

djemacao:

[PIADA]
[/PIADA]

A

Pena q os preços em R$ não é apenas multiplicar por ~ R$1.80 :frowning:

F

Apenas algumas consideracoes:

• Nao leve tanto em conta a questao de placa de video, pois com certeza vc nao vai ficar jogando em notebook e se o fizer sera um disperdicio de dinheiro, pois sao bem inferiores aos modelos desktop.

• Notebooks (todos eles) tem um serio problema de super-aquecimento, isso independe de AMD / Intel. Ja vi muito Intel fritar por ai tanto qtos os AMD. Da uma testada em qual deles esquenta menos (a arquitetura dele influencia) isso pode fazer diferenca.

Eu iria de Sony Vaio.

L

Só pra lembrar… um Mac em termos de hardware não se resume a quantidade de RAM, tamanho do HD e etc, tem muito mais coisas num note Apple que valem pontos em termos de hardware.

Só existe uma marca (infelizmente) para quem não quer um Mac, é o Sony Vaio mesmo.

Agora, Luca, mude sua pergunta, pergunte pra quem tem um Mac Book Pro e pra quem tem um Vaio, quem esta mais satisfeito com seus notes, isso sim é muito mais válido em termos de respostas reais com base em experiência real de uso.

Se fizer isso, e optar pelo Vaio, eu pago ele 100% pra vc, é sério, pode me cobrar.
:slight_smile:

[]s

L

Se for no Vaio compra o Azul que achei lindo

M

Se o note é só pra rodar jogos eu iria de Sony Vaio, mas em termos de experiencia de uso nada compara com ter um hardware + SO feitos um para o outro. :wink:

G

Você realmente precisa de um note?

Pq com esse dinheiro eu monto uma máquina com monitor de 22" que estupra os dois e isso sem sair do Brasil.

Não vejo vantagens em se ter um note a não ser que realmente você precise de um computador que o acompanhe.

C

Cara, só com um note é que é possível se fazer LANs instantâneas. Tipo, tu tá no GTalk, ou MSN, e resolve perguntar pra um camarada teu: Jogar Rise of Nations?
Dai é só jogar na mochila e ir de bike até lá… fala isso com mais uns 2 caras e pronto!!! LAN montada…

E pra quem quer note pra jogar, dá uma olhada nos notes da ASUS. Camarada meu tem um e não se arrepende nada da compra.

S

Eu só compraria o Mac se for pra rodar MacOS. Como acho que você usa Linux, ficaria com o Vaio. Tirando as placas de vídeo, que não sei qual é melhor, o Vaio parece melhor em tudo.

E uma diferença que você não citou é o número de USBs. Eu pelo menos sempre uso mouse, então só sobraria uma porta no Mac.

L

Olá

Pois é, estive hoje na FNAC e examinei bem as 2 marcas (e mais algumas outras)

Uma coisa é gritante:

O VAIO esquenta um pouco (não tanto quanto o meu atual) e o MAC não esquenta nada.

Outra coisa: aqui no Brasil a midia Blu ray de 25 Gb custa 40 reais e é difícil de achar. Um DVD se acha em qualquer lugar, cabe de 4 Gb e se custar 4 reais, com 40 reais tenho mais espaço de armazenamento. A tal vantagem de ter Blu ray ainda não tão grande no Brasil, principalmente para quem não viaja muito.

Isso, quem tem VAIO me diga please diga se seu note esquenta muito.

[]s
Luca

L

Luca:
Olá

Pois é, estive hoje na FNAC e examinei bem as 2 marcas (e mais algumas outras)

Uma coisa é gritante:

O VAIO esquenta um pouco (não tanto quanto o meu atual) e o MAC não esquenta nada.

Outra coisa: aqui no Brasil a midia Blu ray de 25 Gb custa 40 reais e é difícil de achar. Um DVD se acha em qualquer lugar, cabe de 4 Gb e se custar 4 reais, com 40 reais tenho mais espaço de armazenamento. A tal vantagem de ter Blu ray ainda não tão grande no Brasil, principalmente para quem não viaja muito.

Isso, quem tem VAIO me diga please diga se seu note esquenta muito.

[]s
Luca

Oi Luca,

to usando o meu MacBook Pro, que é da linha mais nova atualmente, e pode ter certeza, ele está beeeeeem quente! :smiley: A temperatura da CPU está em 67 graus celsius(vi pelo iStat) e com isso a carcaça dele está quente.

Mas mesmo assim, não troco meu Mac por nenhum vaio!

A

Eu tenho um VAIO e ele não esquenta tanto assim não. Já deixei ele ligado durante dias e até uso no colo às vezes. (Tudo bem que antes eu usava um HP que esquentava horrores…)

O maior problema que eu tenho com ele é que a Sony não disponibiliza os drivers x64 de forma decente (é uma página gigante com os links e uma lista enorme de modelos suportados, mas nada sobre o dispositivo do driver, somente aquele nome lindo que mais parece encriptado).

Como o que você está vendo tem 8Gb de RAM eu duvido que eles vão fazer a cagada de colocar um SO de 32 bits…

Outra coisa que eu fico muito p## com meu note é o teclado, o formato dele fica horrível pra usar Linux porque a ‘/’ é acionada ou com o NumLock+0 ou com Ctrl+Alt+Q, e quando o NumLock está ativado não tem como digitar o ponto porque ele vira vírgula mas a vírgula não vira ponto (apesar deste problema existir nos teclados de outros notes na versão brasileira).

De resto eu não tenho nada a reclamar. Eu teria, sim, outro VAIO, porém com o teclado americano.

D

Aqui em Sampa custa 2.80 reais DL da Ridata ou 3.20 reais Verbatim DL (não sei se sabe a diferença).
Blu ray é mais raro porque não tem mercado ainda, mas com essa onda de novos notes e drivers, vai ficar barato logo logo.

Esquenta sim. Mas MacBook tb esquenta e bem.

D

Luiz Aguiar:

Se fizer isso, e optar pelo Vaio, eu pago ele 100% pra vc, é sério, pode me cobrar.

[]s

Cara, abre seu MacBook e verá uma arquitetura Intel, então não tem segredo em termos de processador e placa mãe. Se está se referindo ao Mac OS, isso sim é o diferencial, mas não é o suficiente quando se exige bastante do bichinho, já que ele depende também da memória, processador e claro, HD.

L

djemacao:
Luiz Aguiar:

[]s

Cara, abre seu MacBook e verá uma arquitetura Intel, então não tem segredo em termos de processador e placa mãe. Se está se referindo ao Mac OS, isso sim é o diferencial, mas não é o suficiente quando se exige bastante do bichinho, já que ele depende também da memória, processador e claro, HD.

Eu não entendo muito de hardware, mas acredito que embora realmente hj o Mac seja tudo Intel, deve ter diferenças entre o que vai em um Mac e o que vai em um pc comum. Imagina que o Mac é feito pra funcionar com uma arquitetura bem definida, já um pc tem que estar pronto pra funcionar com qlq placa que quiserem instalar nele, ou seja, tem [telefone removido] possibilidades, no Mac só tem uma, então é impossível que a Apple não use isso pra extrair o máximo de cada componente e da integração entre eles.

J

lavh:
djemacao:
Luiz Aguiar:

[]s

Eu não entendo muito de hardware, mas acredito que embora realmente hj o Mac seja tudo Intel, deve ter diferenças entre o que vai em um Mac e o que vai em um pc comum. Imagina que o Mac é feito pra funcionar com uma arquitetura bem definida, já um pc tem que estar pronto pra funcionar com qlq placa que quiserem instalar nele, ou seja, tem [telefone removido] possibilidades, no Mac só tem uma, então é impossível que a Apple não use isso pra extrair o máximo de cada componente e da integração entre eles.

Não gosto de Mac, pra mim ele é muito mais status que qualquer coisa.

Mas concordo plenamente com o que vc disse, a Apple deve “programar orientada a hardware” ou seja consegue extrair o máximo de um hardware específico.

Mas mesmo assim não troco meu Linux por nada, pra mim o MacOS não vale tanto assim.

B

Não sei se isso é possível, mas se vc não tiver com pressa, experimente comprar o que você conhece menos (no caso o Mac), e depois se não gostar, venda! :slight_smile:

Muitas pessoas falam bem do Mac, outros são fanáticos, mas ele tem lá seus benefícios. Eu tenho um colega que ajuda o projeto KDE e trabalha com arte e design, ele mesmo não se imagina usando outra coisa que não seja o Mac, pelas excelentes ferramentas que ele oferece.

Eu ainda não testei o Mac o bastante para mudar a minha opinião dele ser apenas um FreeBSD bonitinho, mas eu já vi um Hackinstosh num Dell de um colega e não vi muitas coisas também…

E

Hum… pelo menos até pouco tempo atrás (hoje em dia não sei) a Sony não habilitava na BIOS o bit de virtualização de hardware.

Você precisa fazer um “hack” para isso e não é muito garantido (basicamente é necessário bootar o notebook com um FreeDOS e rodar um programa para setar alguns valores da CMOS. O problema é que essa posição depende de alguém ser corajoso suficiente e achar o endereço correto da CMOS para habilitar o recurso, já que depende da versão da BIOS e do seu equipamento.)

Eu, por exemplo, ainda não tive coragem de fazer isso.

Sony Confirms No Hardware Virtualization on Vaio Computers Past, Present or Future

R

Bom não tenho VAIO, mas tenho Mac a quase dois anos e estou super satisfeito obviamente realizei dois upgrades coloquei 4 GB de RAM e troquei o meu HD para 7.200 RPM, não optei pelo Linux prq ainda acho não tão maduro para usuário final apesar que Ubuntu está fantástico.
Qndo usava o Leopard o processador esquentava bastante devido ao bug no aslmanager(o log manager do mac) do Mac que usava 99% da CPU: http://reviews.cnet.com/8301-13727_7-10329979-263.html?tag=mfiredir, depois q migrei para Snow alem da maquina ficar mais rapida e nao esquenta qnto Leopard.

Luca o que gosto do Mac:

:arrow: Organização de arquivos/documentos e afins é unica gde diferença com relação ao Linux, o SpotLight+Quicksilver= produtividade
:arrow: Ilife que é bem legal principalmente Iphoto e Keynote Iwork.

E

Na minha opnião existem coisas que devem ser analisadas de forma separadas.

Acredito sim, que o Mac OS tenha otimizações para que funcione mais “redondo” no hardware que eles fornecem, mas se eu tiver por exemplo, um DELL na mão com Ubuntu/Kubuntu com algumas alterações pra extrair melhor o hardware, não vejo ganho no MacOS.

A unica diferença é que você esta pagando 600 dollares pra fazerem esse “tunning” pra você.

Se recompilarmos o kernel com itens que melhoram a performance do DELL a diferença de desempenho pode ser muito grande.

Se compararmos com o windows, ai o MacOS ganha de pedalada, uma vez que o windows tem um mal gerenciamento de memória e tem como foco atingir a “grande massa” dos fabricantes de hardware e etc. O principal é que o hardware funcione e não que funcione com alta performance.

Um dos pontos que eu ponderei quando fui trocar meu note, foi a possibilidade de não conseguir me adaptar com o Mac OS. ( isso você resolve instalando uma versão HACK do MacOS no seu note atual).

Agora pensando tambem no dia em que você quiser passar pra frente o seu Mac, você não irá perder tanto e possivelmente venda rapido, visto que existem muitas pessoas que se interessam em comprar. Ja com um outro note, você vai precisar que um familiar seu compre, porque achar alguem pra ter dar R$ 3000,00 em um note usado vai ser dificil :lol:

No final das contas, a escolha é muito pessoal e eu quando pensei em comprar o meu, acabei optando pelo hardware ao invés da grife.

[]'s

L

Olá

Amigos, pois é minha dúvida ainda não foi resolvida.

Para mim um dos grandes diferenciais do MAC é que é o único que tem valor de revenda. Como disse o Boaglio, posso revender e talvez até com lucro.

Uma coisa que já percebi é o que disse o entanglement: o VAIO não é muito amigo do Linux. Já li sobre várias dificuldades inclusive o que ele citou.

Sei que o Ubuntu ainda é muito sofrido para um usuário comum. Ontem atualizei para o 9.10 e ele fez um monte de perguntas técnicas que nunca um usuário comum responderia. E hoje ainda estou com várias coisas para verificar.

Voltando ao meu problema… O pior é que agora achei uma outra opção muito mais poderosa.

Ao procurar pelo DELL Alienware, achei o DELL STUDIO tela de led 15" com procesador Core I7, HD de 500, 6 Gb de RAM, placa de vídeo 512MB ATI Mobility Radeon, Win 7 prof.,Office Student e mais uma pancada de coisas por 1967 doletas. O peso é praticamente igual ao do MAC e do VAIO.

Quem tem DELL, o que acha?

Tenho que decidir esta semana. Só estou dando um tempo para ver se sai o MAC com Core I7 que aí resolveria minha dúvida caso o preço não subisse muito.

[]s
Luca

L

Luca:
Olá

Estou com uma dúvida e peço ajuda dos amigos para tentar resolver.

O MAC é lindo, está na moda, tem valor de revenda e tudo o mais. Mas será que vale tanto assim a mais do que um note com Win 7 (ou Ubuntu 9.10)

Minha dúvida está entre:

[color=darkblue]MAC Book Pro, 15,4"[/color]
Core 2 Duo, 2.8 GHz, L2 cache 6MB, HD 500 Gb, 4Gb RAM, NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT with 512MB, 2 USBs, , Bat.até 7 horas, peso 5,5 Lbs (2,5 Kg), [color=red]preço US $ 2.299[/color]

[color=darkblue]Sony Vaio 14"[/color]
Core 2 Duo 2.8 GHz, L2 Cache 6Mb, HD 500Gb, 8GB RAM, NVIDIA® GeForce® GT230M GPU (512MB VRAM), 4 USBs, Bat. até 6 horas, [color=red]Blu-ray Disc playback/burning[/color], peso 5,3 Lbs, [color=red]preço US $ 1679,99[/color]

E agora? Duas máquinas de mesmo processador mas o Vaio tem o dobro da memória, gravador Blu-ray e custa 620 dólares a menos.

1. Alguém tem alguma outra sugestão de marca de notebook para comprar nos States?
  2. O VAIO é bom?
  3. Ainda vale a pena um HP? (Dell não consegui entrar na loja deles nos States)

O que fariam no meu lugar para desenvolver Java, Ruby, instalar bancos de dados tipo MySQL, CouchDB, MongoDB, servidores como Apache, nginx, usar Lucene, SOLR, enfim, estas coisas que usamos quase todos por aqui.

Obrigado pelas dicas

[]s
Luca

Oi,

Estou pensando em trocar meu Sony, e achei esses preços interessantes.
Onde tem isso pra vender? se possível, passar o link =)

Tchauzin!

E

Alguns modelos de Dell (acho que são os Inspiron) são feitos para serem à prova de usuários descuidados (ou seja, aguentam qualquer porrada). Costumam ser meio pesadinhos por causa disso também.
Eles não costumam ter essa frescura de ter o bit de “hardware virtualization” desabilitado (é perfeitamente possível configurar isso na BIOS sem problemas), mas aí é bom conferir se o processador suporta essa função. (Por exemplo, o T8100 suporta isso mas o T6570 não suporta).

J

Luca,

Eu já tive macs desde do G3 até agora os novos da Intel. Recentemente tive um Vaio (fgn alguma coisa) que é bem bom, mas não trocaria por nenhum dos macbooks que tenho hoje.

As diferenças de hardware podem parecer significativas hoje, mas daqui alguns meses não terão sentido algum, ainda mais no seu caso, que com certeza ficará um bom tempo com o notebook.

O blu-ray é uma diferença significativa em nível de hardware, nesse caso, se você pretende usar/gravar bastante blu-ray essa será uma dor de cabeça mesmo.

Excluindo todas as diferenças que já citaram neste post, eu optaria pelo mac pela simplicidade e facilidade de uso. Windows eu não consigo mais usar. Linux, por mais que eu goste sempre tem muitas dores de cabeça com modelos de notebook muito novos, você terá alguns meses chatinhos até os drivers, softwares e etc ficarem legais.

G

Comprei meu primeiro MacBook há 15 dias e não me arrependo.

É difícil explicar o porque do MacBook com um hardware visivelmente inferior a um pc notebook, ser melhor. Você tem que usar para entender.

E não estou falando do Mac OS, que pra mim nem é o grande diferencial.

Faça uma pesquisa, se a garantia americana for válida aqui no Brasil compre um Mac e se ficar insatisfeito venda-o, você vai ganhar dinheiro na venda e com certeza achará comprador. (esse mac na store.apple.com/br está mais de R$7500,00)

A

Eu tenho DELL, gosto muito, o problema foi que ele queimou em apenas 30 minutos de uso hahahah
Mas trocaram por um novo no mesmo dia.

Cara so o que eu vim falar aqui é que até hoje, eu instalei o ubunto 9.1 (ainda não fiz upate) um fedora e um conectiva e incrivelmente ele reconheceu todo o HW (cara nunca teste a webcam, não tenha placa de video boa) e eu nunca tive problema nenhum.

Note DELL é amigo do Linux.

F

ovelha:
Eu tenho DELL, gosto muito, o problema foi que ele queimou em apenas 30 minutos de uso hahahah
Mas trocaram por um novo no mesmo dia.

Cara so o que eu vim falar aqui é que até hoje, eu instalei o ubunto 9.1 (ainda não fiz upate) um fedora e um conectiva e incrivelmente ele reconheceu todo o HW (cara nunca teste a webcam, não tenha placa de video boa) e eu nunca tive problema nenhum.

Note DELL é amigo do Linux.

30 minutos!?! hahahaha…

Pior é queimar depois de um ano e um pouquinho… quando não tem mais garantia, como aconteceu comigo

M

Eu tenho um Dell e estou totalmente satisfeito. pra mim que ando com o note o dia todo, fiz aquela garantia contra danos imprevisiveis, cobre tela quebrada, café no teclado, cara, não tenho preocupação nenhuma.

O meu dell ta com o ubuntu 9.10, só tive um problema com o driver da placa de rede wireless, que precisei conectar na rede com cabo pra baixar, já que o driver é propietário. O problema dos dells era com o ubuntu 8.10, tinha um bug que o teclado e o mouse não funcionavam no boot, mas já foi resolvido no 9.10. Vou instalar rails nele no final de semana, apesar de saber que o textmate é imbativel, tenho certeza q vou me virar muito bem com gedit.

no seu caso, eu ficaria entre dell e vaio, pq a diferença de hardware é muito gritante. se o hardware fosse igual, eu aceitaria pagar uns 300 dolares a mais pelo Mac. mais que isso já acho que não vale tanto a pena assim.

[]'s

T

Eu tenho um mac. comprei aqui no Brasil. 6.900,00 na FNAC. O modelo antigo. A performance dele com o MAC OS X é excelente. Supera e muito os notes com windows com mesma configuração. Eu acho q vale a pena compra o MAC e no novo modelo reconhece os 8GB de RAM. essa RAM toda no windows acho q nao reconhece. pelo menos ate o vista. O meu mac tem 4GB de RAM, Proc Intel Core 2 Duo 2.4GHz, 200GB HD, Pl video Nvidia 256MB.

Agora o SNOW LEOPARD matou o NetBeans 6.7.1

A

Luca me tira uma dúvida…

Você vai trazer dos EUA certo? e a carga de impostos de importação + frete fica quanto? Ainda assim compensa?

abraço!

L

andrerios:
Luca me tira uma dúvida…

Você vai trazer dos EUA certo? e a carga de impostos de importação + frete fica quanto? Ainda assim compensa?

abraço!

Se ele vai trazer dos EUA provavelmente não haverá frete, já que vai trazer consigo.

Eu não sei como é nos EUA, aqui você paga uns 13% de imposto no ato da compra e, quando chegar no Brasil, se tu declarastes o produto, terás que pagar 50% do valor excedente a U$ 500.00. Se tu não declarar e a alfandega te pegar, é 100% do valor do produto.

A

Não nesse sentido… trazer que eu disse seria importar dos EUA…

Dependendo do valor do frete, se ele importar ainda sai mais barato que comprar aqui no Brasil…

[P… da vida] Essa carga de impostos do Brasil é uma vergonha… o video game da tec toy que é fabricado aqui no Brasil custa R$150,00 mais barato se for comprado no México!!![/P… da vida]

R

Luca compra a Info deste mês, tem uma reportagem sobre notebooks bem legal, compararam vários modelos…

F

Luca, eu optaria pelo Mac por alguns motivos:

-Você pode usar o Linux, o Windows E a cereja do bolo, que é o Snow Leopard (Foi isso que eu mais gostei)
-A bateria é o grande diferencial. (Em alguns casos, pode durar até 8 horas).
-O teclado é iluminado, tem um sensor perto da webcam, etc…
-Existe esse “capricho” da Apple com relação a integração Hardware X Software
-A tela é de LED, não LCD.
-Pra quem usa Skype, MSN, essas coisas… para falar com parentes via webcam, etc… ele simplesmente FUNCIONA… E pra quem não conhece, o iChat põe o MSN Messenger no Chinelo.

Como o propósito da sua compra é para trabalho, não acho que o Blu-ray seja um diferencial, e além disso, meu MacBook Pro de 15,4’’ chegou faz 2 semanas, tem 4 gbs de memória e não cheguei a usar nem 2. Ai você pode analisar o resto dos fatores.

Eu tinha um MacBook branco com tela de 13,3’ com 1 GB de ram… também podia fazer qualquer coisa com ele, nunca tive problemas.

Além disso, não dá pra negar que tem o fator de estar na moda, etc.

Optaria pelo Mac sem sombra de dúvidas, mas não tiro o mérito do Vaio. Se não fosse um Mac, com certeza hoje compraria um Vaio.
Espero ter ajudado.

F

Falando em diferença de preço:

Windows 7: R$ 819,00
Snow Leopard: R$ 79,00

Fonte: Submarino

Será que o Windows 7 tem tanta vantagem assim pra custar R$ 740,00 mais caro?

G

cara pela sua comparaçao ai, como nao sou um especialista no assunto,

em questao de preço axo q o 7 ta esse preço todo devido ao seu recente lançamento, porem como todos sabemos o windows tem seus bugs poderosos bugs, entao se o seu bolso esta acessivel optaria a vc compra o Mac,

Um dia eu vou ter um Mac, ainda estou na Windows ¬¬

mais é isso ai essa eh minha opinião

L

Olá

Ajudou sim.

Do Blu ray já desencanei porque o preço da midia é muito caro. Tela de LED todos que estou vendo também tem. Mas vendo nas lojas o LED do Mac é mais bonito do que o LED do VAIO e do DELL.

Na verdade tudo que uso de um computador pode ser feito com o Linux menos uma coisa: editor de texto. Cada dia que passa detesto mais o editor do OpenOffice. Se comprar o MAC, vou querer um editor de texto. Poder ser que opte pelo Office para MAC. Não sei se o TextMate serve como substituto para o Word

Uma pergunta: como fica a instalação do MySQL no MAC?

Quanto aos preços acho que os R$ 79 do Snow é para update. O preço do Win 7 para update também é menor.

Na verdade a máquina será comprada nos States por alguém que irá trabalhar comigo. Quando ela vier de mudança e trouxer todas as suas coisas, trará esta máquina.

[]s
Luca

B

tranquilo, um pacote que com dois cliques vc instala tudo! ai pra startar ele eh soh ir numa especie de painel de controle do sistema, sem contar com o gadget q fica facinho acompanhar a performance do banco… sem contar com o unix que esta por baixo dos panos, mas ai vc ja sabe como eh.
o chato eh que o mysql tools ainda esta bugado, o query browser por exemplo nao da nem pra usar direito.

D

Pessoal, uma dúvida em relação ao Mac/Java:

Quem disponibiliza a JVM/JDK é a Apple né?
Como é que fica os updates? Porque se não me engano, demorou um pouco pra chegar o Java 6 pro Mac.
E a performance do Java no Mac?

Abraços!

M

danielbadawi:

Como é que fica os updates? Porque se não me engano, demorou um pouco pra chegar o Java 6 pro Mac.

Abraços!

Voce esta esperando o Java 7? :shock:

M

Como o Luca explicou ele vai mandar trazer, mas a dica que deixo pra quem for comprar note dell é pedir um desconto pela licensa do windows caso seja pra utilizar ubuntu claro.

D

A questão não é o Java 7. E sim ficar dependendo da Apple pra poder usar as últimas versões do Java.
Dei como exemplo o Java 6 porque na época que lançou um amigo meu que usa Mac ficou “incompatível” com um projeto novo que estávamos desenvolvmento com os recursos novos da versão.

Aliás, existe alguma razão pela ser a Apple responsável pelo Java no Mac?

Abraços!

L

Luca:
Olá

Do Blu ray já desencanei porque o preço da midia é muito caro. Tela de LED todos que estou vendo também tem. Mas vendo nas lojas o LED do Mac é mais bonito do que o LED do VAIO e do DELL…

[]s
Luca

Fala Luca tudo bem?

Bom, na última sexta-feira, comprei aqui numa apple store um MacBook Pro, 2.66ghz, 4gb ram, GeForce 9600GT, 320HD etc etc

Apesar de já fazer uma semana que estou usando ele, vou lhe passar algumas conclusões (talvez precipitadas?) sobre ele.

Legais:

Uma das coisas que eu achei bem legal é o “Outlook do MacOS” ou “Mail” :stuck_out_tongue: É muito fácil e prático de configurar, principalmente se tu lidas com GMail. Fui executar o programa na primeira fez só pra ver como funciona e, foi ridiculamente fácil: coloquei meu e-mail e a senha e, automaticamente ele já detectou o pop3/smtp e já criou várias pastas como no gmail. Sabe quando tu defines um label no gmail? Ele cria as pastas com aqueles labels e o mais legal é que as regras funcionam exatamente iguais.

Quando tu falou que o VAIO tinha multitouch, sinceramente custei a acreditar. O meu Dell Mini também falava que era multitouch, mas não sei exatamente o que eles queria falar com isso. No mac isso funciona perfeitamente, é inacreditável. Por exemplo, usando 4 dedos pra baixo, tu consegue ver todas as janelas abertas, pra cima vai pro destktop. Usando 2 dedos como click ele faz a função do botao direito do mouse. Dois dedos funciona como scroll também. Além de várias aplicações que funciona com o esquema de girar. Tu já viu os vídeos no site da apple? Até World of Warcraft é possível de ser jogado usando o touchpad (mas eu prefiro mouse do mesmo jeito rs)

Ruby e Java já vem instalados por default no MacOS.

O iWork é muito legal também. Desde que mudei do MSOffice pra OpenOffice, eu perdi o preconceito de outros Office Suites que não fossem da MS. Depois que me mostraram o iWork funcionando, admito que tem feito a minha cabeça. É muito produtivo e bonito.

As luzes no teclado são outra utilidade :stuck_out_tongue: Ah, e falando em utilidade, a bateria dura por MUITO tempo, nunca ví um notebook com tal bateria. Funciona muito bem e é bem duradoura.

Coisas chatas/probleminhas:

MSN Messenger é um lixo, já vou avisando. A microsoft criou uma versão pra mac e é BEM palha. Não funciona webcam/microfone, os aliases pra nicks não funcionam, não vem fotos etc. Não testei os outros modelos de IMs, mas o da m$ não é legal.

Não consegui atualizar a minha versão do Ruby :frowning: ainda é a 1.8.7

Estranhamente, alguns sites simplesmentes não abrem no meu mac, nessa rede da minha homestay pelo menos, não rola, mesmo reiniciando o modem. Por exemplo, o site do ruby não vai (e no meu Dell ele abre)

Se eu lembrar de mais coisas estarei postando amanhã, tenho que terminar umas coisas aqui, abração

T

Não sei vocês, mas nestes casos eu gosto de utilizar VM. Nessa VM então você instala todos os db’s e seus web clients que lhe interesse, como por exemplo, o phpmyadmin e/ou phppgadmin. Eu pelo menos, quando possível, já pego a VM pronta no bitnami.org

J

Luca, eu tenho um vaio e tem uma grande vantagem de ser bem leve e tem uma aparência bacana. Porém tive uma experiência péssima, meu teclado parou de funcionar as teclas direcionais, o teclado foi condenado e ficou R$ 700,00 pois teria que importá-lo.

E uma reclamação que acompanhei em diversos lugares na net, que o vaio dá muito problema em teclado e a reposição é bem cara.

F

Na verdade vc disse sobre o TextMate Luca, eu não consideraria não um editor de texto para substituir o Word. Usaria mais como um substituto ao EditPlus, TextPad do Windows, etc… Tem o Office para Mac que é muito bom, mas é carinho… e tem também o iWork que tem o seu editor de Texto, o Pages.

Estou bem satisfeito com meu MacBook Pro de 15, comprei uma licença do TextMate quando estava estudando Ruby e Rails, gostei bastante.

Tenho usado o Office 2008 e gosto bastante, aliás, muitos dizem que as versões do Office para o Mac são até melhores que as do Windows.
Ainda não tive tempo de usar o Pages, mas parece legal também.

Acho que vai ser difícil essa sua conclusão. Os argumentos de ambos os lados são bons.
Vai na verdade agora de “gosto”… sei lá.
Mas eu te digo. É bem capaz, se vc comprar o Mac, de você não querer nunca outro computador.

B

O MAC sai em vantagem nos seguintes itens:

• Duas placas de Vídeo
  • Bateria de 7hs
  • Case em monobloco de Alumínio
  • Teclado retroiluminado.
  • Tela LED maior polegada.
  • Trackpad de vidro tem mais funçãos evitando o uso de um mouse
  • Leopard

O Vaio tem vantagens nos seguintes itens:

• 8GB memória (embora seja é exagero para um pc e para programar)
  • BlueRay (legal se você quiser só ver filmes ligando o note em uma TV Full HD já que a tela do note não suporta a resolução, talvez seja melhor comprar um PS3)
  • 4 usbs (geralmente 2 são suficientes)

Leve em consideração que programar no OSX é bem melhor por ser mais leve e estável que win, ainda mais se você quiser programar em Java ou Rails.
O snow leopard tem a tecnologia Grand Central Dispatch e que sera usada no FreeBSD
http://en.wikipedia.org/wiki/Grand_Central_Dispatch

O preço de atualização do windows é maior.

Outra desvantagem além disso a atualização do Windows é muito mais cara que a do OSX.

R

danielbadawi:

Abraços!

Extamente quem disponibiliza a JDK é apple, hj estou com duas jvm 1.5 e a 6 e nenhum problema
O java 6 demorou um pouquinho mesmo, tanto que vem junto com Snow.
Questão de performance não a de se preocupar…

S

Aproveitando o tópico, gostaria de algumas opniões sobre este notebook e a empresa.(É uma empresa de importação, a garantia é de 1ano)

http://www.techpass.com.br/loja/produto.php?loja=102692&IdProd=1864

A

Fiz a seguinte configuração no site da dell (estou propenso a comprar um)

Notebook Inspirion 15
Processador Intel® Core?2 Duo P8700 (2.53 GHz, 3 MB L2 cache, 1066 MHz FSB) - BRH4558
Windows® 7 Home Premium Original 64-bit em Português
Memória 4GB DDR2 800MHz (2x2GB)
Disco Rígido SATA de 500GB (5400RPM)
Gravador de DVD/CD (Unidade DVD+/- RW 8x)
Bateria de 6 células

Acessórios
Mouse Óptico Microsoft 3000
Pendrive Kingston DataTraveler 8GB
Roteador Wireless N D-Link DIR-635
Mochila para Notebook Danka - Azul e Preta
Soundblaster X-Fi Hi Def Audio - Software

Total R$ 3090,00 em 12 x sem juros no cartão de crédito

PS: o pen driver e a mochila já vem incluidas nessa promoção

B

Aí entra o ponto que eu mais odeio no Mac.
Quem usa Windows em geral está feliz com Windows XP até hoje, mesmo já tendo saído Vista, Windows 7, etc.

Já quem usa Mac se vê praticamente obrigado a atualizar quando sai versão nova (nova de verdade, vou desconsiderar o caso do Snow Leopard). Isso porque as versões mais atualizadas dos aplicativos que você usa normalmente não saem para o sistema operacional antigo. Java, por exemplo, se você quer atualizar precisa atualizar o sistema operacional inteiro, porque por mais que inventem uns hacks para rodar na versão anterior do SO, sempre dá problema. Como a API do SO sempre muda muito, os desenvolvedes param de suportar as versões antigas. Às vezes nem software livre você consegue atualizar. Até recentemente eu estava com Tiger e usava o MacPorts para ter programas de Linux rodando no meu Mac, mas aí um belo dia resolveram que para compilar alguns desses softwares eu ia precisar do XCode novo, que só rodava no Leopard.

M

Sinceramente,… compre o VAIO e coloque um Win7 nele, fica muito rápido…
Se bem que vc tenque desenvolver programações nele, então pode deixar o xp, caso tenha algum conflito.
O MAC tem seu sex-appeal, mas é muita grana só por marca,
Qual a diferença entre Coca-Cola e Max-Cola? Tá bom, essa foi exagerada… mas quero dizer que o vaio tem um potencia igual(ou maior) que aquele mac…
Então pra que pagar “mais por menos”, digamos assim.
Minha opnião ainda é o VAIO, até pq jah estou de olho em um algumas semanas…

Z

hauhauahuahuahua :stuck_out_tongue:

na boa…a única coisa diferente no mac que realmente vale a pena é o mac osx…

minha opinião!

[]'s

B

Mannes:
Sinceramente,… compre o VAIO e coloque um Win7 nele, fica muito rápido…
Se bem que vc tenque desenvolver programações nele, então pode deixar o xp, caso tenha algum conflito.
O MAC tem seu sex-appeal, mas é muita grana só por marca,
Qual a diferença entre Coca-Cola e Max-Cola? Tá bom, essa foi exagerada… mas quero dizer que o vaio tem um potencia igual(ou maior) que aquele mac…
Então pra que pagar “mais por menos”, digamos assim.
Minha opnião ainda é o VAIO, até pq jah estou de olho em um algumas semanas…

A questão é que estão comparando bananas com laranjas. Na comparação entre o Dell de 13" e o apple 13" o apple sai mais em conta.
O dell 13" é R$ 4.499
http://www1.la.dell.com/br/pt/domesticos/Portáteis/laptop-studio-xps-13/pd.aspx?refid=laptop-studio-xps-13&s=dhs&cs=brdhs1
Se pegar o mac abaixo e mudar pra 4GB de RAM e 320GB de hd para ficar equivalente ao Dell, no total ele sair por R$ 4.267,00 e além do mais é um computador de alumínio e com mais processador.
http://store.apple.com/br/configure/MB990BZ/A?mco=MTM4MTAzOTQ

A mudanças de APIs do SO acontece em qualquer lado:
Aconteceu na atualização do XP pro Vista onde vários softwares deixaram de funcionar.
Já vi acontecer com o KDE também.

Agora qual é melhor? Pagar R$ 100 por um S.O. mais rápido ou R$ 600,00 por um que parece não ter diferença nenhuma do anterior.

Em último caso se tiver que usar o windows para rodar algo bem específico você pode instalar o virtualbox (Sun) / Parallels / VMWare fusion.

V

Luca,

Quanto vale uma hora de sua vida?

O Mac é para quem prefere trocar alguns dolares por mais tempo.

Essa listinha aqui é muito mais simples prá quem tem um MAC:

• Instalações
  • Backups
  • Configurações (wifi, RAID, etc)
  • Ferramentas de automação
  • Ferramentas de recuperação de dados, particionamento de HD
  • Assistente de migração de uma máquina para outra
  • Ferramenta de sincronização entre desktop, notebook e iphone
  • E muitas outras tarefas chatas

Não gastará mais tempo rodando desfragmentador de disco, antivirus, antispyware, etc…

O MAC OS vem com muito mais aplicativos. Inclusive edição de vídeos!

O mundo Mac tem muitos detalhes que fazem muita diferença no nosso tempo. Alguns exemplos:

• O Itunes permite apagar músicas duplicadas.
  • A agenda do Mac permite você agrupar contatos duplicados, realizando merge!
  • O Safari é mais rápido do que IE, Firefox, Chrome e Opera.
  • Com o Itunes você não precisa nem saber o que é um coded.
  • As ferramentas de GTD do MAC são incrivelmente melhores

É tudo no Mac é muito mais simples. Não apenas no sistema operacional. A maioria de aplicativos também herdam essa filosofia. E nada de, recompilar kernel, compatibilidade entre pacotes, distros, etc.

Não, ao contrário do que muitos Apple Xiitas dizem, o MAC não é perfeito. Tem bugs sim. Trava sim.
Mas é muito, muito, MUUUIIIIITOOOO superior ao Ruindows. E muito mais fácil, coerente e conciso que qualquer distribuição Linux.

Nas primeiras semanas, existe sim um esforço para se adaptar. Mas prá quem já tentou sair do Windows para o Linux, se adaptar com o Mac é apenas uma coceirinha.

O principal:
Acredito que todo desenvolvedor deveria conhecer o máximo de sistemas operacionais possíveis. E estar atendo às diferenças.
Ser um desenvolvedor multi-paradigma vai muito além de saber meia dúzias de linguagens e bancos de dados.
Utilizando o auto-atendimento do Itaú, por exemplo, aprendi que não precisa existir botão de OK após digitar a senha. Aprendi muito de interface
utilizando Palm e Linux. Mas com MAC minha noção de usabilidade virou ao avesso.

Outras observações:

• Desenvolver em Mac dá na mesma. Nenhuma grande diferença. A menos que sua linguagem de programação seja BASIC. :wink:

• A Suite do Microsoft Office para Mac é muito boa. Só deveriam incluir o Microsoft Project.

• Você vai sentir falta de ter mais uns 2 USB. Mas com um hub dá prá suportar essa má decisão da Apple. Não troco um MAC por 10 portas USBs :slight_smile:

• Com BootCamp, sua migração pode ser em etapas. Você pode rodar MAC OS, Windows e Linux, um boot por vez. Ou usar uma máquina virtual como o VMWare para emergências. No início usei ambos. Hoje sou 100% MAC.

Com o hardware é possível fazer certos upgrades. Blu-ray ainda não está na moda. Dá para esperar. Até lá você já vai comprar seu segundo MAC.
Na pior das hipóteses, comprará um driver blu-ray externo USB.

Ter um MAC é uma experiência que não dá prá adiar. Vale qualquer centavo. Conheço raríssimos usuários que se arrependem. A grande absurda maioria os usuários MAC amam a Maçã e tudo o que vem nela.

Quanto comprar seu MAC, nos avise. :wink:

H

Re-ativando o topico…

Eu tenho um Dell XPS M1710 (fazem uns 4 anos ±) funciona lindamente com Ubuntu 10 e Windows 7 ( muuuito rapido ) mas começou a dar uns probleminhas ai chegou a hora de trocar…

Optei por um Alienware 17’’ o top do top (± 15k ) … chegou em casa, liguei não funcionava, ligava… do nada desligava sozinho, entre outros problemas. Devolvi no mesmo dia e peguei o dinheiro de volta (a propósito ele é pesado pakas e risca muuuuito fácil).

Eu queria ele pelos games ( duas placas de video dedicadas de 1GB cada + blueray burner + Core i7 extreme + 8GB 1333Mhz + 1.2 TB de disco RAID )

Mas pensei direito e desisti se quiser jogar eu compro um video game.
Quanto ao BlueRay, se precisar compro um driver externo. Por enquanto eu mau preciso de um DVD.

Agora estou pensando seriamente em pegar um MacBook Pro 17’’ e as minhas motivações são :

• Só com Mac eu posso desenvolver para iPhone e iPad (me corrijam se eu estiver errado) e é um mercado que está super aquecido e predendo investir pesado. Ok segundo a galera tem o tal hackintoch que eu poderia instalar o MAC OS no pc (só fico com uma duvida leiga…funciona tudo direitinho ? updates, compilacoes, etc ? )
  • Eu posso continuar a desenvolver para Android, Java, Ruby, etc
  • Tenho todo o poder do shell a disposição ( o que nao acontece num Windows )
  • Tem Office ( o que nao gera problemas de formatacao que geralmente eu encontro em docs e ppts de open office para MSOffice ) isso pra desenvolvedor nao importa mas pro cliente sim. Por muitas vezes aconteceu comigo…você configura tudo bonitinho no Open Office faz aquela apresentacao primorosa…quando o cliente abre no Office… aff uma garça toda troncha.
  • Tem Photoshop pra recortar PSD e fazer interface - o que no linux nao tem. Tem gimp mas nao eh a mesma coisa e dependendo do arquivo eh totalmente impraticavel. Principalmente no quesito fontes.

CONTRA

• preco ( preco alto e muito menos do que eu levaria de hardware num alienware )
  • no meu caso só fica devendo a porcaria do IE ( e ai pra ter certeza mesmo de que esta funcionado preciso virtualizar ou usar boot camp ) nao confio muito em versoes adaptadas de ie (tipo ie4mac ) e os snapshots de browser nao pegam problemas de script e outros que vc soh pega usando no browser mesmo.

De resto Mac ( até o momento ) parece suprir todas as minhas necessidades.

Agora uma pergunta quanto a trazer de fora… rola trazer na mochila numa boa ? Tipo sem pagar mais impostos por isso ?

Pq a configuracao que nos EUA sai US$ 5200 > (chutando 1.8 = R$ 9400) ± aqui ta saindo… quase R$ 17000 ( o dobro zuou! isso sem o office ainda )

Vou ficar uns três meses fora e queria trazer como bagagem de mão alguém sabe se rola numa boa ?

Abs.

S

MAC Book Pro, 15,4"
Core 2 Duo, 2.8 GHz, L2 cache 6MB, HD 500 Gb, 4Gb RAM, NVIDIA GeForce 9400M + 9600M GT with 512MB, 2 USBs, , Bat.até 7 horas, peso 5,5 Lbs (2,5 Kg), preço US $ 2.299

Sony Vaio 14"
Core 2 Duo 2.8 GHz, L2 Cache 6Mb, HD 500Gb, 8GB RAM, NVIDIA® GeForce® GT230M GPU (512MB VRAM), 4 USBs, Bat. até 6 horas, Blu-ray Disc playback/burning, peso 5,3 Lbs, preço US $ 1679,99

aloca o dinheiro para a compra do mac ( 2.229)
e compra o sony vaio + um portatil barato qualquer
o sony é muito melhor cara. na minha opiniaõ

T

sulito:

Deixa eu te perguntar você já utilizou o MAC por um tempo consideravel e mesmo assim continua com a sua opinião formada? Ou você ainda não utilizou o MAC? Por que questão de valores realmente vale muito mais apena o VAIO, mas antes mesmo teria que saber qual é o melhor para usar no dia a dia… Trabalhar com qual é melhor?

C

sulito:

ainda bem q é so sua opiniao…rsrsrs

nao troco mais mac por outra maquina…

é mto show…principalmente para mexer com 3d…

L

Olá

Bem… abri o tópico… então tenho direito a um pitaco…

Na época estava em dúvida entre um Dell, um Vaio e um Mac.

• Dell é muito bom, mas sei de um monte de gente que teve problema. Se fosse para comprar aqui poderia trocar facilmente mas lá fora seria difícil

• Vaio também é muito bom mas entre ele e o Mac acabei optando pelo Mac mesmo sendo bem mais caro e mais limitado nas especificações.

Antes de optar pelo Mac perguntei a um monte de gente qual seria a vantagem do Mac. Alguns disseram: melhor qualidade do hardware, sistema operacional mais evoluído. Eu duvidei. Não sou lá muito abonado e a diferença de preço é dinheiro que me faz falta. Pensei 300 vezes se valia a pena pagar mais.

Já uso o Mac de 13" há pouco mais de 6 meses. Não me arrependo nadica de ter pago mais. O Mac é realmente muito melhor do que tudo que já tinha usado antes. A qualidade da tela e a definição das letras é excepcional. Isto é ótimo para mim que uso óculos e que leio muito PDF. O touchpad é anos luz a frente do melhor windows ou melhor linux. O sistema operacional NÃO é intuitivo. Exige um pouco de estudo. Precisa ler algum livro e principalmente um blog do Akita em que ele dá dicas para o Mac. Sem isto é impossível aproveitar o que o OSX tem de bom.

Na comparação anterior a duração da bateria dos novos Macs é maior do que 7 horas (só pode fazer 300 cargas). O Vaio só tem a duração citada se comprar a bateria mais cara (o que aliás é muito bom porque o Vaio fica com um degrau atrás para a bateria maior e não esquenta a mesa - era o que eu ia comprar)

Se eu fosse comprar de novo outra máquina… não teria mais nenhuma dúvida… Mac… e de novo o de 13"… no máximo o de 15 se fossa para ter o processador Core I7

[]s
Luca

F

cs.santos0:
sulito:

ainda bem q é so sua opiniao…rsrsrs

nao troco mais mac por outra maquina…

é mto show…principalmente para mexer com 3d…

ainda bem que é so sua opniao…rsrsrs

nao troco mais meu hp por outra maquina

é muito show…principalmente pra mexer com jogos 3D…show minha plaquinha de 1GB.
:lol: :lol: :lol:

G

bom, no começo do tópico eu já tinha quase certeza que ficaria com o Mac, nunca vi uma pessoa ficar na dúvida e não comprar rsrs… e nunca vi uma pessoa se arrepender…

quase certo que comprarei o meu daqui duas semanas, porém tenho uma dúvida, para quem programa Java… qual o futuro? vai rolar ou n…

S

Bah pessoal,

Sinceramente, na minha opinião, pagar 620 dólares a mais em um produto só por causa da marca é por dinheiro fora.

Se ambos os notes possuíssem especificações semelhantes e o valor fosse mais próximo eu acho que até justificaria (tipo o mac ser no max uns $ 80,00 a mais).

o vaio tem mais memória, inclui um bluray, possui mais portas usb…
a única desvantagem seria o tamanho do monitor.

qto ao sistema operacional, não diria que um é melhor que o outro, apenas são diferentes, aí depende do gosto.
mac vem com o Leopard, vaio vem com o windows 7, nao precisa gastar dineiro a mais aqui.

qto a duas placas de vídeo do mac, nao se engane, ele vai usar uma ou outra dependendo da carga 3D.
Apresentará vantagem de economia de energia (nesse ponto isso é muito bom) mas nao em performance.

a placa do vaio (GT230M) está na mesma classe de desempenho da 9600M segundo o site www.notebookcheck.net e possui
a vantagem de o chip ser fabricado no processo de 40 nm contra os 65nm da 9600M GT (esquenta menos).

qto a estabilidade, mac tbém trava como ja disse um colega aqui, mas trava menos, isso por que a variação do hardware
é menor e os componentes são bons: processador intel, GPU da nVidia, etc. Eu diria que PC nao trava mais que o mac,
se vc possuir um PC com componentes de qualidade semelhante aos do mac (como é o caso desse vaio). É lógico que
componentes de baixo custo como pcchips, sis, via, etc e seus drivers podres vão causar travamentos.

resumindo… são 620 doletas pagas por marca ou por estilo.

sei que alguns vão querer me apedrejar :slight_smile: mas vc pediu opiniões, segue aí a minha :stuck_out_tongue:

Update: Ubuntu 10.10 ta da hora! :slight_smile:

S

Tecnoage:
fala luca! então eu tenho um vaio ja faz bastante tempo… nunca me deu problema algum… eu acho MAC muita facada pra pouca diferença…

abs!

caracas! eu tenho um HP com processador i7, 4GB de memória, mais um monte de recursos e nunca tive problema com o HP… e nunca tive problemas com esquentar ou coisa parecida…

Agora! NUNCA que eu compraria um mac com a configuração parecida com meu PC só pq o note é bonito e está na moda!

MUITA FACADA PRA POUCA DIFERENÇA!

e acrescentando:

MUITA MODINHA TBEM… artigo p/ hipsters da programação! :smiley:

L

Alguém pode citar qualquer trecho que alguém disse que comprou um Mac só por que esta na moda ou é mais bonito?

Não adianta, quem nunca usou pelo menos uma semana inteira, 8hs por dia, um Mac, jamais vai entender as vantagens, principalmente por achar que simplesmente comparando as configs de hardware da pra saber qual tem melhor ou pior performance.

[]s

J

Luiz Aguiar:
Alguém pode citar qualquer trecho que alguém disse que comprou um Mac só por que esta na moda ou é mais bonito?

Não adianta, quem nunca usou pelo menos uma semana inteira, 8hs por dia, um Mac, jamais vai entender as vantagens, principalmente por achar que simplesmente comparando as configs de hardware da pra saber qual tem melhor ou pior performance.

[]s

Vc acha que vale a pena pagar quase o dobro por um MAC?

PS: Não estou querendo discordar de vc, apenas receber uma opinião, afinal, nunca tive um MAC. E nem é nada contra a Apple tbm…

S

Luiz Aguiar:

[]s

Luiz,

da forma como falei pareceu que eu estava generalizando né…
mas agora sem generalizar:

• que tem muita gente comprando por status tem. e que poderia ser mais barato tbem poderia :smiley:
M

Também não se pode comparar um mac com “qualquer” notebook. O mac é concorrente do vaio e os preços são parecidos, mac não chega a ser o dobro.
Comprei um mac ha uns 4 meses e não me arrependo. E querer comparar o macOS com o windows não da.

J

malokas:
Também não se pode comparar um mac com “qualquer” notebook. O mac é concorrente do vaio e os preços são parecidos, mac não chega a ser o dobro.
Comprei um mac ha uns 4 meses e não me arrependo. E querer comparar o macOS com o windows não da.

Tenho Vaio + Ubuntu, acho que a comparação fica mais justa, hehe. Windows não dá.

R

j0nny:
malokas:

Tenho Vaio + Ubuntu, acho que a comparação fica mais justa, hehe. Windows não dá.

Tenho um Vaio + Windows 7 há 1 ano e tb não trocaria por MAC . Nunca travou e nunca tive problema. Peguei o vaio pq a empresa pagou uma parte. Realmente não volto mais para HP ou Acer ou outra marca. Quem sabe um dia compro um Mac só para comparar :lol:

Infelizmente ou não, agora não tenho tempo pra aprender outro OS e ficar caçando ferramenta alternativa para desenvolver… :lol:

[]s

J

renzonuccitelli:
j0nny:
malokas:

Tenho um Vaio + Windows 7 há 1 ano e tb não trocaria por MAC . Nunca travou e nunca tive problema. Peguei o vaio pq a empresa pagou uma parte. Realmente não volto mais para HP ou Acer ou outra marca. Quem sabe um dia compro um Mac só para comparar :lol:

Infelizmente ou não, agora não tenho tempo pra aprender outro OS e ficar caçando ferramenta alternativa para desenvolver… :lol:

[]s

Ubuntu é simples, mas como vejo que vc é desenvolvedor Flex, a Adobe descontinuou o Flex para Linux, particularmente, achei uma palhaçada, e por isso, pessoalmente, escolho outras tecnologias para View.

I

Caraca, vc é masoquista, Luca.Não consigo ler direito nada, numa tela de 13". Eu tô com um vostro 3500 aqui com tela de 15.6" e acho pequena.A soma da minha miopia com astigmatismo tá pegando… :smiley:
Fico feliz que vc se deu bem com um Mac, mas ainda acho ele meio “overpriced”.O note que estou usando custou 2950reais(corei5 520m,4GB,GF310M,500GB7200rpm HD, com teclado iluminado) veio com WinPro Original,Antivírus + 1 ano de completcare.Achei “justo”, considerando que eu uso ele pelo menos 10h-12h/dia.
O painel do macbook é bom, mas é apenas um TN com um filme para melhorar a visibilidade.Sinto falta de um painel IPS ou VA nos notes.
Meu conselho para quem quiser comprar um note agora, é esperar até o lançamento dos intel sandybridge(janeiro), que fará com que os preços dos coreiX em estoque caiam muito.

B

Luca:
Olá

Bem… abri o tópico… então tenho direito a um pitaco…

Na época estava em dúvida entre um Dell, um Vaio e um Mac.

• Dell é muito bom, mas sei de um monte de gente que teve problema. Se fosse para comprar aqui poderia trocar facilmente mas lá fora seria difícil

• Vaio também é muito bom mas entre ele e o Mac acabei optando pelo Mac mesmo sendo bem mais caro e mais limitado nas especificações.

Antes de optar pelo Mac perguntei a um monte de gente qual seria a vantagem do Mac. Alguns disseram: melhor qualidade do hardware, sistema operacional mais evoluído. Eu duvidei. Não sou lá muito abonado e a diferença de preço é dinheiro que me faz falta. Pensei 300 vezes se valia a pena pagar mais.

Já uso o Mac de 13" há pouco mais de 6 meses. Não me arrependo nadica de ter pago mais. O Mac é realmente muito melhor do que tudo que já tinha usado antes. A qualidade da tela e a definição das letras é excepcional. Isto é ótimo para mim que uso óculos e que leio muito PDF. O touchpad é anos luz a frente do melhor windows ou melhor linux. O sistema operacional NÃO é intuitivo. Exige um pouco de estudo. Precisa ler algum livro e principalmente um blog do Akita em que ele dá dicas para o Mac. Sem isto é impossível aproveitar o que o OSX tem de bom.

Na comparação anterior a duração da bateria dos novos Macs é maior do que 7 horas (só pode fazer 300 cargas). O Vaio só tem a duração citada se comprar a bateria mais cara (o que aliás é muito bom porque o Vaio fica com um degrau atrás para a bateria maior e não esquenta a mesa - era o que eu ia comprar)

Se eu fosse comprar de novo outra máquina… não teria mais nenhuma dúvida… Mac… e de novo o de 13"… no máximo o de 15 se fossa para ter o processador Core I7

[]s
Luca

Depois de ler esse post fiquei com muita vontade de comprar um mac. Comprei um HP dv7-4190US recentemente com um processador i7, monitor de 17.3, 2 HDs de 500GB cada, 6GB de memória e placa ATI Mobility Radeon HD 5650 de 1GB. A configuração dele é ótima, mas infelizmente só tem me trazido problemas. Eu formatei ele e fui no site da HP baixar alguns drivers que o windows 7 não instalou, mas nenhum dos drivers que a HP fornece para wireless pro modelo do meu notebook funcionaram aqui, e as vezes eu tenho alguns problemas com o vídeo também.

G

Sinceramente, odéio ter que ficar reabrindo tópico, para ser sincero, não me recordo da última vez que fiz isso, mas bem, achei oportuno continuar nesse do que criar uma vada threat.

Estou com essa dúvida da compra de um notebook, mesmo eu não sendo muito adepto de notebooks, tables, mobile, netbooks e cia. Mas me sinto na necessidade de tal, ficar lendo ebooks, programar e organizar minhas coisas na cama e poder levar um aparelho como esse para outros locais.

Então, sou mais exigente do que o normal (acredito que a maioria aqui assim o é) no que tange a compra de computadores. Meu último PC, paguei 8 mil reais, e me valeu a pena. Então, se for para pegar um note, que seja um notebook que atenda ao menos a maioria das demandas que tenho, e como tal, estou pensando em pegar um Mac. Não nego que também isso é um efeito da marca, do poder que ela exerce, a outra coisa seria poder utilizar aplicativos que no Windows e Linux não se encontra disponíveis, outra questão é a vontade de sentir uma experiência diferente de usabilidade de SO, e acredito que o Mac irá me proporcionar algo diferente.

Outra coisa importante, o Mac já vem configurado com diversos aplicativos que podem minimar a procura do usuário pelos mesmos em outros sistemas operacionais. Eu sinto a necessidade de gravação de vídeos, e a maioria dos aplicativos em Windows para tal acho meio ruins ou ?complexos?. Mesmo sendo o Camtasia ou CamStudio. O gravador de vídeo para Mac parece ser excelente, isso é bastante importante para mim.

Claro que o preço é muito salgado, mas acho que a pessoa está levando um produto de alta qualidade, não somente pelo peso da marca, que realmente deixá-lo mais caro, mas também a qualidade do SO, a optimização com o hardware e recursos exclusívos. Além do que, os MacBooks estão vindo o padrão thunderbolt, que me pareceu também interessante.

O que me preocupa é, e que talvez, os usuários de MacBook possam me ajudar. No tocante a tela de 13’ (já que a de 15’ está fora do meu orçamento atual), ela se torna proibitiva se você quiser programar? Não sou designer e jamais iria usar um notebook para tal, mas programo em diferentes ambiente e diferentes linguagens e quero um note que me atenda também bem nesse aspecto, mas será que ela é muito impactante? E se puderem dizer suas experiências com o Mac também ficaria muito grato.

A

Cada vez que leio esse tópico fico com um pulga ainda maior atrás da orelha…

Um amigo comprou recentemente um MAC 13" Core 2Duo com 4GbRam e tbm me disse a mesma coisa… Não quer mais outra coisa nessa vida.

Ele sempre me pareceu uma pessoa centrada e quando disse que a vantagem do MAC não é somente a Blz, mas sim o “jeito MAC de ser” te colocando em uma nova experiência de usabilidade percepção da tua máquina…

Enfim, to juntando grana, até lá decido se vai um Vaio com um Hardware maior ou um Mac, pra descobrir como é o “jeito MAC de ser”.

Abs []

G

Sinceramente, odéio ter que ficar reabrindo tópico, para ser sincero, não me recordo da última vez que fiz isso, mas bem, achei oportuno continuar nesse do que criar uma vada threat.

Estou com essa dúvida da compra de um notebook, mesmo eu não sendo muito adepto de notebooks, tables, mobile, netbooks e cia. Mas me sinto na necessidade de tal, ficar lendo ebooks, programar e organizar minhas coisas na cama e poder levar um aparelho como esse para outros locais.

Então, sou mais exigente do que o normal (acredito que a maioria aqui assim o é) no que tange a compra de computadores. Meu último PC, paguei 8 mil reais, e me valeu a pena. Então, se for para pegar um note, que seja um notebook que atenda ao menos a maioria das demandas que tenho, e como tal, estou pensando em pegar um Mac. Não nego que também isso é um efeito da marca, do poder que ela exerce, a outra coisa seria poder utilizar aplicativos que no Windows e Linux não se encontra disponíveis, outra questão é a vontade de sentir uma experiência diferente de usabilidade de SO, e acredito que o Mac irá me proporcionar algo diferente.

Outra coisa importante, o Mac já vem configurado com diversos aplicativos que podem minimar a procura do usuário pelos mesmos em outros sistemas operacionais. Eu sinto a necessidade de gravação de vídeos, e a maioria dos aplicativos em Windows para tal acho meio ruins ou ?complexos?. Mesmo sendo o Camtasia ou CamStudio. O gravador de vídeo para Mac parece ser excelente, isso é bastante importante para mim.

Claro que o preço é muito salgado, mas acho que a pessoa está levando um produto de alta qualidade, não somente pelo peso da marca, que realmente deixá-lo mais caro, mas também a qualidade do SO, a optimização com o hardware e recursos exclusívos. Além do que, os MacBooks estão vindo o padrão thunderbolt, que me pareceu também interessante.

O que me preocupa é, e que talvez, os usuários de MacBook possam me ajudar. No tocante a tela de 13’ (já que a de 15’ está fora do meu orçamento atual), ela se torna proibitiva se você quiser programar? Não sou designer e jamais iria usar um notebook para tal, mas programo em diferentes ambiente e diferentes linguagens e quero um note que me atenda também bem nesse aspecto, mas será que ela é muito impactante? E se puderem dizer suas experiências com o Mac também ficaria muito grato.

G

É verdade que o Ç (C cedilha) não existe como tecla única, sendo necessário pressionar OPTION C para conseguir fazer? Essa informação ainda procede nos modelos récem lançados da Apple?

W

Leozin:
djemacao:

[PIADA]
[/PIADA]

Boa!
HAHAHAHA essa piada foi muito A praca e nossa! :smiley:

K

Sim apertando OPTION+C faz o “Ç” - acabei de usar. :slight_smile:
Nao sei se existe um modelo do Mac com o teclado ABNT2.

Por aqui o Mac Book Pro 13" custa 1.9k - no Brasil 3.6k, ouch! :?

G

keller:
Grinvon:

É verdade que o Ç (C cedilha) não existe como tecla única, sendo necessário pressionar OPTION C para conseguir fazer?

Obrigado Keller! :wink:

Bom, apesar desse “inconveniente”, ainda vou de Mac!

G

keller:
Grinvon:

É verdade que o Ç (C cedilha) não existe como tecla única, sendo necessário pressionar OPTION C para conseguir fazer?

Nossa, agora que lembrei de você! Batíamos papo no MSN! Você morava em Curitiba, tem o mesmo nome do meio que o meu.

J

Meu Sony Vaio dos EUA tbm é assim :slight_smile:

K

Sim, eu programo aqui no meu.
Objective-C, Java, RoR.

Respondi logo acima, nao? :slight_smile:

Hahahah, sim acho que em 2003! Quando era mais ativo no GUJ.
So’ errou de cidade mas sou sim do sul - SC. Agora to longe…

S

Grinvon,

Já comprei 4 Macs aqui pra casa: um MacBook Black 13’’ que me acompanhou durante 3 anos, um iMac 20’’ (aliás, to vendendo hehehe), um MacBook Pro 13’’ que agora é minha máquina diária e um MacBook Air 11’’ (da minha esposa). Quanto a tela, eu sempre preferi notes menores e mais leves, mesmo antes dos Macs (meu note 5 anos atrás era um Vaio de 13’’ já). Acho 13’’ o tamanho perfeito para programar e ainda ter mobilidade.

Uso o Air de 11’’ da minha esposa para navegar as vezes, mas nao sei se trabalharia o dia todo nele. Em compensação, tem duas pessoas aqui na Caelum que usam o Air de 11’’ o dia todo e programam neles.

Sobre os programas e a adaptação, você vai sofrer um pouco no começo. Mas só no começo mesmo, e o legal é que tem muito MacManíaco por aí pra te ajudar com prazer. Tem programa pra tudo, nunca senti falta de nada.

Você não parece ser dos que choraminga por ser um pouco mais caro igual outros aqui, então vai de Mac que você não se arrepende.

Abraços

F

Só pra constar (porque fui um dos primeiros a responder o tópico em 2009 rsrs).

Demorou um pouquinho, mas eu comprei meu Mac. E estou extremamente satisfeito.

O SO, o hardware (que na minha opnião, tem um desempenho melhor, mesmo sendo a mesma especificações, ou inferior, de PC’s), a usabilidade.

Único problema é o $$ msm, mas se a pessoa disponibiliza dessa grana a mais, garanto que não irá se arrepender.

Eu acho q o mac une a configurabilidade (isso existe?) do linux (pelo fato do MAC OSX ser um SO baseado em UNIX), com a usabilidade do windows para tarefas cotidianas.

A

Existir, eu ‘acho’ que não existe, mas a comuicação é algo tão acima de línguas formais que eu entendi o que você quis dizer, ou seja, a palavra Configuração não caberia ao que você quis falar… Heuheueehue

To me convencendo de ter meu Mac tbm…

Abs []

P

foxpv:
Só pra constar (porque fui um dos primeiros a responder o tópico em 2009 rsrs).

Demorou um pouquinho, mas eu comprei meu Mac. E estou extremamente satisfeito.

Desculpa a pergunta, mas quanto vc pagou/modelo ?

Para quem pretende fazer um Hackintosh não vale a pena ? Digo, tudo bem q o hardware é superior e talz, mas queria só o SO por causa do XCode…

Também estou interessado em comprar um Notebook e estou nesta dúvida Hackintosh x Mac

Se eu comprar um Mac e me arrepender do SO, posso instalar Windows belezão nele (kkk) ?
Num Mac, consigo colocar a interface de rede em modo promíscuo, e existem estes utilitários de rede tanto quanto existem para Linux e Windows ?
Quanto ao teclado com backlight, isto eu quero para poder usar no escuro, o MAC tem ?

Só consigo comprar um Mac na loja oficial ou existe outro jeito de comprar (pelo mesmo preço ou mais barato) ?

Desculpem as perguntas, mas estou pensando em fazer uma compra acertada e gostaria de avaliar se um Mac me cai bem para programar e talz.

Inicialmente eu estava pensando em pegar um Dell ou HP. Após ver este tópico, agora entrou no páreo o Mac.

M

Tem gente que usa um mac, apaixona.

Eu já trabalhei com um e nunca me seduziu, tem algumas tarefas que são mais fáceis, outras mais rápidas, e outras é trocar 6 por meia dúzia.

Sei lá, acho que SO hoje em dia não tem muita vantagem de um pra outro. Poderia ser aplicações, mas pro que eu mexo, até o Linux tem aplicações e sobra.

M

A Apple é a empresa que mais investe em inovação tecnológica, o valor agregado de seus produtos é muito maior do que de outros fabricantes de tecnologia.
Pretendo comprar um Mac para mim no final do ano, é o tipo de investimento que vale a pena. :wink:

E

Na boa as vantagens que tive com Mac:
Formatei ele 3x apenas, a primeira pq um macmaniaco disse q quando chega é bom formatar pq tem testes e bla bla bla, n sei se era verdade mas o fiz.
como o Sergio falou no comecinho vc n entende direito instalar SW e quando aprende pega um monte de besteira e n sabe remover kkkk dai formatei a vez 2.
A terceira vez que formatei foi quando comprei o snow Leopard, já tem + de um ano e até agora nada dele ficar lento, nem travar, está tudo legal.

O Windows de 6 em 6 meses recomendo formatar…

Quanto a SW, vc tem tudo no Mac que tem pra Windows.

faz 3 anos q peguei meu macbook e quando comprar outro note, vai ser macbook com certeza.

Mac só tem 1 defeito, akele branco bonito do track e do teclado encarde e nao sai… pelo menos n consegui tirar com nada, parece sujo kkkkk
De resto 100% :smiley:

P

A diferença se chama MAC OS.

P

Isso pra mim é lenda urbana.
Não lembro de ter reinstalado nos últimos 10 anos, a não ser para novas versões.
Eu uso regularmente ferramentas de otimização de discos e de “limpeza” do registro, e só.

C

Não lembro de ter reinstalado nos últimos 10 anos, a não ser para novas versões.
Eu uso regularmente ferramentas de otimização de discos e de “limpeza” do registro, e só.

depende em qual rede conecta;
eu usando na rede da facul, a cada fim de semestre tenho q formatar, pq ta cheio de virus :roll:

R

tá 620$ dolares a mais pela SLI, e mesmo assim não vale a pena

abraços

R

Sim, é possivel criar uma particao e ter os dois em dual-boot usando bootcamp.
Uma outra opção seria usar uma VM.

O macbook pro reconhece a luminosidade do ambiente e automaticamente ajusta o brilho da tela e a intensidade da iluminação do teclado.

Comprar em lojas aqui sai muito caro, o ideal é comprar com algum vendedor que traz de fora ou até mesmo um usado (com a chegada dos novos modelos, vi várias pessoas vendendo seus Macs para pegar o modelo novo. Até eu estou pensando em vender o meu :smiley: ).

Eu uso mac desde 2008 se não me engano, comecei com o macbook white e hoje uso um macbook pro 15" e não me arrependo da grana investida.

R

Eduardo Bregaida:

Mac só tem 1 defeito, akele branco bonito do track e do teclado encarde e nao sai… pelo menos n consegui tirar com nada, parece sujo kkkkk

Eu usava uma esponja da 3M (branca e azul) com um pouco de água e sabonete.
Ficava igual novo, mas tinha que fazer essa “lavagem” todo mês. :smiley:

G

Obrigado, Sérgio pela resposta!

Acabei comprando o Macbook Pro 13’, o modelo mais novo com i5, peguei ele com um HD maior (o default é de 320gb, escolhi de 500) e com aquele mouse da rodinha central (adorei esse mouse, achei melhor do que o magic).

Pena que tudo isso deva chegar daqui há um mês mais ou menos. Ahh e ainda comprei o TaxteMate sem ao menos testar (loucura, não é?).

Sei que o Mac tem produtos excelentes, acho que os de gravação de vídeo dele para fazer screen devem ser muito bons, e ele ?puro? já vem com uma boa gama de programas que já quebra o galho para as coisas mais básicas. A minha preocupação era na questão da tela, se o de 13’ poderia atrapalhar para desenvolver, mas pelo visto, parece que não, e também a questão do teclado por ser o padrão US.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a questão da tela ser LED, possuir já o thunderbolt e a bateria ter uma suposta duração média de 7h para uma quantidade boa de recharges. Esses pontos do hardware também foram importantes. Fora que por ele ser i5 deve rodar quase tudo de forma maravilhosa (claro, tirando os jogos que não é meu foco principal com o note).

foxpv,

Verdade, é caro mas é algo que você poderá passar um bom tempo sem se preocupar com outro computador, inclusive, acho que poderei até me dar o luxo de vender meu PC desktop se quiser pois em termos de potência o mac consegue cubrir (porém gosto muito do meu PC atual).

Eu acho que a questão de ele ter um desempenho melhor pode ser a integração do hardware com o software, talvez o MacOS seja um pouco leve, tudo isso auxilia no resultado final.

boone,

“Se eu comprar um Mac e me arrepender do SO, posso instalar Windows belezão nele (kkk)?”

Pode sim, existe uma opção interna nos Macs modelos Intel que permite o boot de um outro SO, essa opção se chama Bootcamp. Porém vi relatos dizendo que a ?estabilidade? não é totalmente garantida, e o recomendável me parece que é usar um sistema mais antigo, como o XP em detrimento do Vista. Mas sinceramente, quem vai comprar um Mac a última coisa que deverá pensar é usá-lo para Windows, se você está comprando um é porque justamente quer algo diferente.

marcosalex,

“Eu já trabalhei com um e nunca me seduziu, tem algumas tarefas que são mais fáceis, outras mais rápidas, e outras é trocar 6 por meia dúzia.”

Sem dúvida, acho que as pessoas que são fundamentalistas só tendem a perder. Dizer que o Mac é o rei da cocada preta e que Windows é coisa do satan chega ser tão ridículo que a pessoa não tem fundamental para discutir nada. Acho que cada qual tem seus prós e contras, e com certeza há coisas que são mais fáceis e melhores no Mac assim como há coisas que ficam melhores no Windows, é mais uma questão de gosto e necessidade. E hoje, o Windows está bem evoluído, bem estável é um sistema operacional bom e prático de se usar.

P

Beleza…tô quase seduzido…mas onde você comprou e quanto foi ?

Preciso me preparar para a cassetada, pois não vi ninguém dizendo aqui que é barato e tampouco o preço…rs

G

Peguei no próprio site oficial:

Paguei o total de R$ 3.938,00. Sendo o note customizado com um Apple Mouse.

Configuração:

2.3GHz Dual-core Intel Core i5
4GB 1333MHz DDR3 SDRAM - 2x2GB
500GB Serial ATA Drive @ 5400
8x Double-Layer SuperDrive
No iWork preinstalled
No Final Cut Express preinstd
No Aperture Preinstalled
No Logic Express Preinstalled
No FileMaker Preinstalled
No MSO preinstalled
Keyboard/Users Guide-BRA
Country Kit-BRA

E

depende em qual rede conecta;
eu usando na rede da facul, a cada fim de semestre tenho q formatar, pq ta cheio de virus :roll:

Quando não é vírus, é de ficar instalando e removendo coisas, cada vez + e + lento.

Bom XP própria, eu trabalho com Windows na empresa, tenho um LeNovo aqui e o bicho tá lerdo, formata fica rápido, vai usando e fica lento…meu Mac não acontece nisso sendo que ele é um Dual Core e 4 GB com um HD quase lotado. Mas vai de cada um, já vi gente comprando Mac e instalando Windows, daí é melhor comprar um Vayo ou outro + em conta. 8)

E

rlazoti:
Eduardo Bregaida:

Eu usava uma esponja da 3M (branca e azul) com um pouco de água e sabonete.
Ficava igual novo, mas tinha que fazer essa “lavagem” todo mês. :D

Água e sabonete? n estraga o trackpad?
Akele lá de branco tá uma cor cinza, no meu prox macbook vou usar luvas e meter um plástico pra não sujar kkkkk :lol:

G

Aproveitando o tópico, alguém aqui usa o TextMate? Qual a sua experiência com ele, o que achou? Daria para substituir outras IDEs (se bem que TM não é uma propriamente uma IDE)?

E

Eu tenho, brinco com RoR nele, é a melhor, mas pra Java vai ser sempre Eclipse kkkk, mas é excelente o TM no Mac.

H

Eu tenho usei o trial e depois comprei a licença. Eu gosto mas não tenho a mãnha de decorar todos os atalhos.

Sempre desenvolvi em ambiente Windows, depois passei a criar dual boot com Ubuntu, e em Setembro/2010 comprei o meu Macbook Pro 15’’.
Não me arrependo de absolutamente nada. Além de muito estável a experiência/usabilidade é muito boa é que não consigo explicar os detalhes só usando pra saber.
Fora o fato de que as coisas simplesmente, funcionam. Muitas vezes no Windows tive problemas de drivers e coisas que ou não são reconhecidas ou reconhecem mas travam no meio da utilização, enfim. O Windows 7 melhorou muito a minha opinião sobre Windows e pelo visto o Windows 8 vem melhor ainda principalmente em termos de usabilidade (veja o link http://www.youtube.com/watch?v=p92QfWOw88I). Posso estar errado mas algo que percebi é que a maioria das pessoas que compram mac dificilmente voltam a comprar um computador com Windows. Outra coisa muito boa no mac é o shell. Só de saber que eu posso usar shell script na hora de fazer qq tipo de script já me deixa muito mais confortável/seguro.

Quanto as configurações quando comprei peguei o seguinte pacote:

Hardware:
Processador : Core i7 2.66
Memória: 8 GB Mem
Tela: 15’’ com antiglare
HD: 512GB Solid State Drive

Software:
FinalCut
Aperture
Office/iWork

E de acessórios:
incase hard case
apple remote
teclado wireless
magic track pad
magic mouse
conector para hdmi/cabo hdmi (cabo que aliás é bem fininho o que faz dele um carinha fácil de carregar caso precise)
HD Lacie 512GB (firewire 800 melhora bem a performance comparando com usb 2.0)

I

OMFG!!! :shock:
Tu comprou um com um SSD de 512GB.Fala pra mim, custou um rim! :lol:
Eu tô protelando até montar um desktop na espera dos benchs do Bulldozer e a Intel lançar SSD´s de 256GB mais baratos… :roll:

A

Acho que algumas pessoas viajam ou tem dinheiro para jogar fora, antes de comprar a super maquina deve-se pensar, eu preciso disso realmente. Na maioria das vezes é mais uma questão de ego… :roll:

E

Grinvon:
boone,

“Se eu comprar um Mac e me arrepender do SO, posso instalar Windows belezão nele (kkk)?”

Pode sim, existe uma opção interna nos Macs modelos Intel que permite o boot de um outro SO, essa opção se chama Bootcamp. Porém vi relatos dizendo que a ?estabilidade? não é totalmente garantida, e o recomendável me parece que é usar um sistema mais antigo, como o XP em detrimento do Vista. Mas sinceramente, quem vai comprar um Mac a última coisa que deverá pensar é usá-lo para Windows, se você está comprando um é porque justamente quer algo diferente.

1. O BootCamp nos MacBooks Pro mais novos só aceita Windows 7. (Se quiser economizar um pouco, pode tentar comprar a versão “Upgrade para 3 computadores” em vez da versão completa). Casualmente tinha em casa mais 2 computadores com Windows Vista (argh) e só não fiz a atualização ainda por falta de tempo.)

2. O MacBook de 13" tem uma placa gráfica muito ruim, não dã para rodar joguinhos do Windows direito. Compre um de 15" ou um de 17".

3. Na prática, eu vi que é melhor comprar uma cópia do Parallels e rodar uma VM do Windows. Aí você pode rodar a versão do Windows que quiser (digamos que você tenha de usar um software de contabilidade que só roda no XP :frowning: ).

(Eu uso o Oracle VirtualBox, porque é de graça, mas ele é um bocadinho lento, comparado com o Parallels.)

Outra coisa que é aconselhável é comprar uma cópia de um software que possibilite usar NTFS no Mac (o NTFS3G é de graça mas é muito lento). isso permite o uso de partições ou discos externos NTFS.

T

entanglement:
Grinvon:
boone,

1. O BootCamp nos MacBooks Pro mais novos só aceita Windows 7. (Se quiser economizar um pouco, pode tentar comprar a versão “Upgrade para 3 computadores” em vez da versão completa). Casualmente tinha em casa mais 2 computadores com Windows Vista (argh) e só não fiz a atualização ainda por falta de tempo.)

2. O MacBook de 13" tem uma placa gráfica muito ruim, não dã para rodar joguinhos do Windows direito. Compre um de 15" ou um de 17".

3. Na prática, eu vi que é melhor comprar uma cópia do Parallels e rodar uma VM do Windows. Aí você pode rodar a versão do Windows que quiser (digamos que você tenha de usar um software de contabilidade que só roda no XP :frowning: ).

(Eu uso o Oracle VirtualBox, porque é de graça, mas ele é um bocadinho lento, comparado com o Parallels.)

Outra coisa que é aconselhável é comprar uma cópia de um software que possibilite usar NTFS no Mac (o NTFS3G é de graça mas é muito lento). isso permite o uso de partições ou discos externos NTFS.

Tenho que discordar do amigo… comprei um Macbook Pro 13"… e virtualizo o Win7 Ultimate 64 bits através do Parallels… rodo tranquilo, inclusive alguns joguinhos… claro que se a pessoa quiser jogos, compre um Desktop com placa de vídeo de 1GB…

Pra programação não há nada melhor que um Mac… antigamente era quase que obrigatório formatar uma máquina windows de tempos em tempos, o meu até agora nada… tudo rodando como zero…

[]s

M

Estava pensando atualizar meu notebook DELL que já tem 4 anos, mas programar no Mac é muito cheio de frufru, prefiro muito mais Ubuntu (uso emacs, IDE é pra code monkey).

M

titanius:

Pra programação não há nada melhor que um Mac… antigamente era quase que obrigatório formatar uma máquina windows de tempos em tempos, o meu até agora nada… tudo rodando como zero…

Nesse ponto eu discordo. Comecei a usar um mac pra desenvolvimento. Eclipse, Netbeans rodam legal, tirando que as atualizações do Java pra plataforma demoram um pouco mais pra saírem, inclusive de segurança, ele tem uma performance boa. PHP então, é tranquilo.

Mas senti falta de ferramentas auxiliares:

• uma ferramenta de modelagem no nível do Racional Rose, Power Designer ou Erwin, por exemplo.
  • uma ferramenta de gerência de projetos no nível do MS Project, Tempo ou Primavera, só achei o Omniplan que é bem mais fraco.

E outras ferramentas menores. Não são nada que te impeçam de trabalhar, mas tinha hora que faziam falta ou exigia um esforço maior.

T

marcosalex:
titanius:

Nesse ponto eu discordo. Comecei a usar um mac pra desenvolvimento. Eclipse, Netbeans rodam legal, tirando que as atualizações do Java pra plataforma demoram um pouco mais pra saírem, inclusive de segurança, ele tem uma performance boa. PHP então, é tranquilo.

Mas senti falta de ferramentas auxiliares:

• uma ferramenta de modelagem no nível do Racional Rose, Power Designer ou Erwin, por exemplo.
  • uma ferramenta de gerência de projetos no nível do MS Project, Tempo ou Primavera, só achei o Omniplan que é bem mais fraco.

E outras ferramentas menores. Não são nada que te impeçam de trabalhar, mas tinha hora que faziam falta ou exigia um esforço maior.

Realmente concordo em partes… mas temos que ver que o percentual de uso do MAC está aumentando, então acredito que venha a ter algum desses sistemas para MAC ou mesmo um equivalente.

M

Tem trocentos aplicativos para essa finalidade na App Store.

M

Não achei nenhum que presta ou que esteja no mesmo nível dos citados. Se puder citar algum, terei o prazer de testar e dar opinião.

L

Tirando .Net eu realmente acho muito difícil alguém achar melhor desenvolver pra qualquer linguagem/plataforma no Windows do que num Mac.

Ex: Python, Ruby, Java, Objective-C, o ambiente como um todo é muito melhor no Mac, pode usar ferramentas de “console” ajuda muito, alias, ter um console realmente funcional é fundamental pra desenvolver qualquer coisa, mesmo que se use uma IDE.

Com linux se consegue praticamente o mesmo ambiente também, vai do gosto e de necessidades mais específicas, como softwares diversos que muito vezes não tem pra Linux e pra algumas pessoas pode fazer falta.

[]s

F

Olá Pessoal, tópico interessante para quem está a adquirir um Mac, eu fiquei na dúvida entre criar um novo tópico, mas decidi aproveitar esse.

Bom, li todos os comentários com data deste ano, e é claro procurei achar respostas a minha dúvida no google também, não cheguei a uma conclusão específica, mas vamos lá.

Estou com uma oportunidade de pegar um MacbookPro, e a única dúvida pra mim é quanto ao Java, sei que as atualizações demoram um pouco a sair, ou diante dos últimos acontecimentos demoravam heheh, mas agora ficará por conta da Oracle disponibilizar o Java para o MacOS. Até onde sei nada está muito definido, mas eu acredito que a Oracle vá disponibilizar, assim como já o faz para Windows, Linux e Solaris.

Bom, quanto a programas isso e aquilo, tenho certeza que me viro e me acostumo, dou um jeito, mas o Java é o que me preocupa, mas pelo visto a galera toda que programa em Java, usa sem maiores dores de cabeça.

Resumindo, existe o Java, da maneira como sempre foi para MacOS, meio demorado, mas saia uma versão, agora é a nova dúvida quanto a Apple deixar nas mãos da Oracle as atualizações do Java.

Aguardo relatos e opiniões.
Abraço a todos

L

Pode comprar de boa que Java não será problema algum.

[]s

L

Oi,

Dá pra desenvolver tranquilo com Macbook Air? Rodar IDE, App Server, DB, etc? A configuração dela é inferior ao Pro.

Só que o Leitor de DVD do Pro me encomoda. Leitor de DVD é museu.

E

O update 26 para o JDK 1.6.0 saiu umas 2 semanas depois da versão Windows/Linux/Solaris, e foi disponibilizada via Apple Software Update.

Entretanto, como a versão 7 não será mais mantida pela Apple, irá demorar um pouco até que saia uma versão 7 da própria Oracle. Você pode ver o progresso dessa versão em:

http://openjdk.java.net/projects/macosx-port/
http://wikis.sun.com/display/OpenJDK/Mac+OS+X+Port+Project+Status

A

Cara, eu uso os dois.

Tenho um note dell aqui que deixo como Desktop rodando Win7 com tela de 26" e do lado fica um macbook rodando Snow Leopard e o Backtrack Linux no VMWare (que é mto superior ao VirtualBox).

Eu normalmente faço testes no Dell, o Dell é meio que o que uso pra testes. Eu uso o macbook apenas pq ganhei numa jogada aí que fiz e umas coisinhas a mais que faço (testes com ObjectiveC, etc)…

Bom, o teclado e o mousepad do mac me incomodam muito, acho improdutivo. Prefiro o meu teclado + mouse wireless da microsoft… O que eu achei ruim demais no mac foi o suporte a codecs e vídeos com vários formatos, e áudio. Sem contar que pro Mac, qualquer appzinha que você quiser tem que pagar. Eu sinto que existe muito mais coisa free pra windows. Ao menos das que uso…

Enfim, mac é legal e tal, mas não acho que vale o preço que cobram. Mas que o bicho é performático, ah isso é, e muito. Nunca formatei e tem coisa a dedéu instalada.

G

Eu gosto bem do teclado e do trackpad do macbook, acho melhores do que os dos notes para PC. Entretanto, em questão de codecs e players de vídeo, o mac peca e muito em relação aos mesmos para Windows.

S

Então, eu pretendia comprar um MacBook e rodar o Mac OS em dual boot com um Slackware. Existe alguma dificuldade/empecilho quanto a isso? A performance do meu Linux ficaria comprometida de alguma forma?

Criado 5 de novembro de 2009
Ultima resposta 11 de nov. de 2009
Respostas 147
Participantes 81