Re:Decepção

50 respostas
R

Não se prenda apenas a certificações, procure saber o que o mercado está precisando no momento, ou do que ele precisará futuramente. Estude outras tecnologias além de Java, pois muitas empresas levam em conta esse interesse extra do candidato.

50 Respostas

A

Oi,

Sempre fui “contra”, a esse desespero atrás de certificado… Claro que certificado não é garantia de nada, pessoal acorda!

X

Paciência cara, certificação tem seu valor, mas não é a última coca-cola do deserto. Principalmente se a gestão da empresa for madura nisso. Um gerente maduro sabe que um cara super-certificado não é necessariamente um super-profissional.

Procure aprender mais e participar de projetos open source. Isso TAMBÉM tem valor.

:):slight_smile: Não fique triste…

R

Certificação é apenas um plus no seu currículo. Antes da certificação a empresa vai valorizar se você tem curso superior, ou está cursando e se tem alguma experiencia.
É só acompanhar as vagas oferecidas aqui no painel do GUJ. Sempre é exigido em 1° lugar Curso Superior na área, depois experiencia e as vezes certificação.

G

Bom Dia,

Rapaz, certificação é mais valorizada em empresas que alocam seus funcionários dentro dos clientes, isso porque esses clientes que receberão os profissionais costumam supervalorizar certificações (obviamente não todos, mas boa parte dos que conheço e foi onde consegui ver um diferencial real por ter certificação).

Procure enviar seu CV para empresas que se encaixem nesse perfil, creio que aumentará suas chances.

O que as empresas mais valorizam, e agora falo como o responsável pelas contratações da empresa que trabalho, é experiência. Sei que isso cai naquele velho papo “mas se eu não consigo emprego não consigo experiência”, para quebrar esse círculo vicioso você pode participar de projetos Open Source ou fazer um trabalho voluntário.

Da mesma forma que o diploma por si só não garante emprego, certificação também não o faz, é um ‘adicional interessante’ mas está longe de ser o único fator avaliado pra uma contratação.

HTH

F

Seguinte, se nem diploma garante nada, certificação tbm está indo no msm caminho.
Mas msm assim não desanime, não jogue a toalha não. Fé em Deus q ele é justo, luta q tu consegue…
Veja meu exemplo. Fui técnico informática, programador Clipper, Delphi, VB, Python e agora Java…Formado em Sistemas e agora fazendo Engenharia Civil…kkk !!! Veja as mudanças. Se adeque. Mas não pare de estudar.
Como eu na minha classe na faculdade de Engenharia Civil, tem mais 2 ex. programadores que estão procurando outros rumos tbm.

kkk !!!

é isso ae, não desista…Tente outra vez, como dizia Raulzito. !

t+ e boa sorte.

A

Certificação é bom para consultorias que vendem os serviços e claro vendem o profissional certificado, mas o fato de vc ter o certificado não te garante nada , fazendo uma analogia …não é pq sei jogar bola bem que virei um atleta profissional …rs…
Portanto estude , não desanime e mande seu cv para muitas empresas , a probabilidade de vc receber algumas propostas daqui para frente é grande …enfim boa sorte …

Lekão

M

Mercado é bastante heterogêneo, ainda mais se for comparar cidades diferentes. Tem empresas que valorizam mais certificação, outras não liga. Conheço empresas que a certificaçao é pré-requisito, outras até olham contra.

Pesando os fatores, é o que o pessoal falou: é um diferencial, com certeza, mas não é o único nem o principal. Outra coisa, é você não se acomodar na OCJP, prossiga com as próximas certificações, que possuem peso maior.

W

Anime:
Oi,

Sempre fui “contra”, a esse desespero atrás de certificado… Claro que certificado não é garantia de nada, pessoal acorda!

Exatamente.

Eh bem ter certificacoes?? Sim, absolutamente! Porem, se a empresa quer alguem com experiencia a certificacao por si soh nao te da melhores chances.
Eu vejo as certificacoes mais como um complemento pra deixar o curriculo mais “bonitinho” e com conteudo.

Aqui no forum, alguns (ate por interesses profissionais ou massagear o proprio ego) fazem um certo “hype” em volta das certificacoes java, mas pra falar a verdade, elas nao servem pra muita coisa nao.

//Daniel

V

Ter uma certificação irá ser uma boa num critério de desempate. Mas algumas certificações são mais importantes, como aquela que uma faculdade dá ao final do curso.

Alguns GUJnautas ficam tão fissurados por certificações que as vezes chegam a priorizar a SJCP ao diploma universitário.

M

ViniGodoy:
Ter uma certificação irá ser uma boa num critério de desempate. Mas algumas certificações são mais importantes, como aquela que uma faculdade dá ao final do curso.

Alguns GUJnautas ficam tão fissurados por certificações que as vezes chegam a priorizar a SJCP ao diploma universitário.

Tenho o mesmo pensamento. Minhas duas certificações prioritárias: a da graduação e a do mestrado :stuck_out_tongue:

D

tirar certificação é foda, se for iniciante as vezes é melhor nem dizer que tem

por que se você diz que nao sabe nada e nao faz nada tudo bem,

agora se chega na empresa e diz: eu sei tanto que tenho até certificação!!!, ai os caras vao te dar as tarefas meio fodas e você vai ter dificuldades como qualquer iniciante,

só que iram pensar, “putz o cara tem certificação e nao sabe fazer isso, deve ter conseguido passar usando testkiller”…foda velho…

o melhor é cursar um superior, e realmente ver se existem vagas por ai, e se esta procurando no lugar certo…

uma idéia é você procurar emprego em curitiba ou SP, se você não tiver responsabilidades, filhos, esposa, etc…e tiver ajuda da familia

X

Assim como certificação, diploma também não prova muita coisa; e se você for colocar o tempo demandado por cada um, ai fica mais dificil ainda comparar. Pense, se você passar 4 anos estudando e tirando certificações, o que será que teria mais “valor” no mercado? Por isso não dá pra ficar comparando certificação com diploma.

Pra mim tudo depende de um contexto, um funcionário com muitas certificações terá seu valor dado de acordo com o contexto. Por isso, se você procurar ser super-certificado, procure um contexto onde suas certificações sejam “mais necessárias” pois, nesse contexto, você conssequentemente será mais valorizado.

Acredito que formação é o mais genérico do seu conhecimento, e certificações já entram em um contexto bem mais específico, cabe ao desenvolvedor achar locais onde esse contexto específico seja mais valorizado.

M

xdraculax:
Assim como certificação, diploma também não prova muita coisa; e se você for colocar o tempo demandado por cada um, ai fica mais dificil ainda comparar. Pense, se você passar 4 anos estudando e tirando certificações, o que será que teria mais “valor” no mercado? Por isso não dá pra ficar comparando certificação com diploma.

Pra mim tudo depende de um contexto, um funcionário com muitas certificações terá seu valor dado de acordo com o contexto. Por isso, se você procurar ser super-certificado, procure um contexto onde suas certificações sejam “mais necessárias” pois, nesse contexto, você conssequentemente será mais valorizado.

Acredito que formação é o mais genérico do seu conhecimento, e certificações já entram em um contexto bem mais específico, cabe ao desenvolvedor achar locais onde esse contexto específico seja mais valorizado.

Sei não viu. Se o cara for graduado em Ciência da Computação em uma boa universidade acho que o certificado dele vale mais que 4 anos de certificações, que apenas prova o conhecimento em uma tecnologia que pode morrer amanhã, enquanto que o bacharel tem base forte pra aprender a tecnologia que ele quiser, mais rápido que alguém com 15 certificações.

X

Pois é cara, mas como falei, depende do contexto.

Para ser desenvolvedor, qual você contrataria?
Para ser professor, qual você contrataria?
Para ser gerente de projeto, qual você contrataria? (nenhum dos dois, hehehe :P)

Você num acha não?

M

xdraculax:
Pois é cara, mas como falei, depende do contexto.

Para ser desenvolvedor, qual você contrataria?
Para ser professor, qual você contrataria?
Para ser gerente de projeto, qual você contrataria? (nenhum dos dois, hehehe :P)

Você num acha não?

É, depende mesmo do contexto. Eu entendi seu ponto de vista e acho que você entendeu o meu.

V

A certificação de uma faculdade tem tanto valor que:

• É critério de decisão em diversas entrevistas de emprego;
  • É requisito para diversos tipos de concursos públicos;
  • É requisito para entrada em qualquer especialização, seja lato ou strictu sensu;
  • É o que norteia boa parte das políticas públicas envolvendo a área (conselhos de classe, pisos salariais, etc) - sorte que nossa área não tem disso.
X

Não disse que diploma não é importante Vini, tem valor, e sou formado - antes que achem que não sou formado e estou criticando quem é.
Mas não retira o que eu disse, depende do contexto, e se eu não quero seguir carreira em nada que dependa do governo? Quero abrir minha empresa de desenvolvimento de software? E não preciso nem falar dessas histórias de empreendimentos de pessoas sem formação acadêmica.

Tudo tem seu valor dependendo do contexto, e diploma não foje a regra. No contexto da sua vida o diploma tem um valor - supondo que você deseja ingressar em algum desses caminhos que envolve o governo, apenas supondo. Na minha vida, já tem outro peso, diferente do seu.

História da vaca… uma vaca teu um valor aqui, e outro na Índia hehehehe

C

Programei em Delphi e PHP por 6 anos…

Não conseguia vaga para atuar com Java por não ter experiência.
A certificação me valeu como uma prova aos entrevistadores que eu tinha experiência sim com Java.
Menos de 1 mês depois da certificação peguei emprego como Analista/Programador Java.

pra mim valeu

X

carlos.scuna:
Programei em Delphi e PHP por 6 anos…

Não conseguia vaga para atuar com Java por não ter experiência.
A certificação me valeu como uma prova aos entrevistadores que eu tinha experiência sim com Java.
Menos de 1 mês depois da certificação peguei emprego como Analista/Programador Java.

pra mim valeu

Então, certificação teve um valor maior na sua vida de que na vida do companheiro que abriu esse tópico. Provavelmente, o gestor responssavel pela empresa que você entrou tem uma visão diferente sobre certificações.

V

Tudo depende do contexto.

Mas acho simplificar assim é ver o diploma de maneira muito restrita. Quem disse que, depois de abrir sua empresa, ela não irá quebrar, vc sofrerá uma grande decepção e vai tentar ser funcionário novamente, ou tentará carreira pública? Quem disse que daqui a 30 anos, após sua empresa ter sucesso, vc não sinta necessidade de compartilhar suas experiências numa faculdade? Ou mesmo terá a necessidade de fazer uma pós em gestão?

Sem o diploma, vc estará impedido de fazer essas coisas.

A grande diferença é que o diploma universitário vale para a vida toda, e você dificilmente conseguirá prever hoje o contexto daqui a 20 ou 30 anos.
A falta do diploma é critério de exclusão em diversos contextos.

No contexto que vc falou, de empreendedor, não é necessário nem certificação, nem diploma. Mas é um contexto muito restrito e bastante arriscado (embora o com maiores chances de enriquecimento).

X

Bem… o fato é que se eu fosse o companheiro criador do tópico, ou procuraria adquirir os atributos exigidos pelas empresas que ele deseja ingressar, ou procuraria por empresas que valorizem meus atuais atributos.

D

Caros, boa tarde!

Na época em que eu era estagiário perguntei ao arquiteto da empresa se ele achava importante a certificação para contratar alguém e ele me disse que era importante apenas para estagiário/júnior…

De pleno pra cima ele dava mais importância a experiência da pessoal pois ele me disse “De que me adianta uma certificação se a pessoa chega aqui e não sabe nem montar o ambiente com Maven, Jboss e etc…”…

Nisso eu concordo com ele, a maioria das empresas só dão importância a certificação se forem consultorias (Para vender isso ao cliente, como já foi dito aqui no tópico) ou para CMMI (Que é o caso da empresa na qual trabalho)…

Abç…

J

Certificação na minha visão é como um plano de estudos. Seria como um caminho que o profissional deve conhecer para ficar mais qualificado a cada dia. No dia a dia muitas das coisas que estão nas certificações acabamos não vendo por completo, mas se acaso surgir uma situação inesperada, que precise de conhecimento técnico profundo, com toda a certeza o conhecimento adquirido nas certificações irão ajudar.

Certificação não substitui experiência e nem conclusão de uma faculdade, e conforme a grande maioria disse, certificação é como uma cereja em cima do bolo, mas mesmo assim é necessário ter o bolo.

Se você tirou a primeira certificação, e ainda não arrumou algum emprego na área, te diria para ter um pouco mais de paciência que a oportunidade irá surgir. E ao mesmo tempo te diria para continuar estudando, aprendendo design patterns, refactoring, implementando algum projetinho, estudando JEE.

A dica é não desanimar. :wink:

A

Danillo_Moreno:
Caros, boa tarde!

Na época em que eu era estagiário perguntei ao arquiteto da empresa se ele achava importante a certificação para contratar alguém e ele me disse que era importante apenas para estagiário/júnior…

De pleno pra cima ele dava mais importância a experiência da pessoal pois ele me disse “De que me adianta uma certificação se a pessoa chega aqui e não sabe nem montar o ambiente com Maven, Jboss e etc…”…

Nisso eu concordo com ele, a maioria das empresas só dão importância a certificação se forem consultorias (Para vender isso ao cliente, como já foi dito aqui no tópico) ou para CMMI (Que é o caso da empresa na qual trabalho)…

Abç…

up… concordo…

A

johnny quest:
Certificação na minha visão é como um plano de estudos. Seria como um caminho que o profissional deve conhecer para ficar mais qualificado a cada dia. No dia a dia muitas das coisas que estão nas certificações acabamos não vendo por completo, mas se acaso surgir uma situação inesperada, que precise de conhecimento técnico profundo, com toda a certeza o conhecimento adquirido nas certificações irão ajudar.

Certificação não substitui experiência e nem conclusão de uma faculdade, e conforme a grande maioria disse, certificação é como uma cereja em cima do bolo, mas mesmo assim é necessário ter o bolo.

Se você tirou a primeira certificação, e ainda não arrumou algum emprego na área, te diria para ter um pouco mais de paciência que a oportunidade irá surgir. E ao mesmo tempo te diria para continuar estudando, aprendendo design patterns, refactoring, implementando algum projetinho, estudando JEE.

A dica é não desanimar. :wink:

up… concordo tb.

G

Porque você pensou certificação de OCJP como algo fim, mas não é. Ela de fato não é garantia de nada, mas ainda penso, apesar dos pesares, antes tê-la do que não ter.

Lembre-se que, não existe uma receita de bolo, um livro único e um curso bam-bam-bam que lhe trará tudo, o que conta é junção de tudo.

A

Oi,

Outro ponto importante, não se prenda a uma linguagem ou tecnologia… :wink:

http://www.guj.com.br/java/204729-para-mim-os-sistemas-no-futuro-serao-poliglotas

L

Comigo já foi contrário.

Eu não sou formado na área de TI (sou formado em ADM). Hoje estou prestando a 4º- certificação Java. Se não fosse a dedicação em estudar e obtê-las, eu não tinha conseguido o conhecimento que tenho hoje e emprego como desenvolvedor sênior e professor de Java.

Não estou supervalorizando as certificações e diminuindo a importância da graduação. Mas que aprendi muito estudando pra certificação, é fato.
Engraçado é ver pessoas que não conseguiram passar na prova de certificação e agora fica criticando ou desvalorizando (aqui mesmo no guj).

Problema não são certificações em si, mas a forma com que o mercado olha pra ela. Desvalorizando ou valorizando demais.

Quanto ao colega que criou o tópico, você tirou certificação e está esperando chover empresas atras de você? Cara, vai atrás, não fique esperando. Amplie o seu network. Duvido que você não consiga uma vaga.

A

Oi,

Como você sabe que fizeram a prova e não conseguiram passar… :roll:

L

Anime:
lucasmurata:

Engraçado é ver pessoas que não conseguiram passar na prova de certificação e agora fica criticando ou desvalorizando (aqui mesmo no guj).

Oi,

Porque eles me relataram oras.

A

lucasmurata:

Sei… :stuck_out_tongue:

A

Se me permite…

Vc poderia estudar ABAP SAP… Se eu estivesse começando na área eu iria encarar de cabeça…
E derrepente, em paralelo Java tb… Ja avaliou a possibilidade de outra linguagem?

abs,

A

lucasmurata:
Anime:
lucasmurata:

Oi,

Minha opinião:

Tudo é questao de ponto de vista, e o tempo nos dá experiencia para firmar isso. Eu pelo menos “hoje” nao
acho que muitas das certificações Java existentes (algumas) valham a pena… O conhecimento sim! O papel “certificação” nao… Qdo engrecei na area eu estudava para a certificacao pois achava o máximo… O conhecimento por exemplo que adquirí nesta fase do aprendizado foi incrível e tanto que eu costumo recomendar fortemente a certificação para “pessoas que estao começando do zero”…

Olha só:

1 - O atendimento da Oracle é um LIXO;

2 - O reconhecimento da maioria das certificações Java no mercado INFELIZMENTE

é sabido que nao é muito bom

3 - Muitas das coisas que vemos na certificação nao aplicamos na pratica (nem todas)

Mesmo assim vc acha a certificação boa? Por favor, justifique…

L

andredecotia:
lucasmurata:
Anime:
lucasmurata:

Oi,

Minha opinião:

Tudo é questao de ponto de vista, e o tempo nos dá experiencia para firmar isso. Eu pelo menos “hoje” nao
acho que muitas das certificações Java existentes (algumas) valham a pena… O conhecimento sim! O papel “certificação” nao… Qdo engrecei na area eu estudava para a certificacao pois achava o máximo… O conhecimento por exemplo que adquirí nesta fase do aprendizado foi incrível e tanto que eu costumo recomendar fortemente a certificação para “pessoas que estao começando do zero”…

Olha só:

3 - Muitas das coisas que vemos na certificação nao aplicamos na pratica (nem todas)

1 - Nunca tive problema com Atendimento Oracle, alíás nem nunca precisei entrar em contato com eles pra comprar voucher, marcar prova ou realizar prova.

2 - Muitas empresas desvalorizaram a certificação por causa de muitos candidaros à vaga que tentam tirar certificação e valorizaram o papel e não o verdadeiro conhecimento e experiencia. Por isso muitos que tiram certificação, só conseguem se recorrerem à Brain Dumps e estudar questões vazadas, isso é fato. Mereceram a desvalorização.

3- Pode até não aplicar na prática. Mas até hoje não conheci ótimos programadores sem profundo conhecimento teórico, que por sua vez, a prática não oferece.

Eu continuo estudando para certificação Java e não estou preocupado em conseguir emprego com títulos. Hoje trabalho em 2 lugares. Mas mesmo assim quero sempre me aprofundar em Java e vejo certificação como um dos caminhos. Menos JSF que é um verdadeiro lixo. E gosto sim de outras linguagens tanto quanto Java, principalmente Javascript, RoR.

Abraço.

F

andredecotia:
lucasmurata:
Anime:
lucasmurata:

Oi,

Minha opinião:

Olha só:

Claro que é boa. Se a empresa é idônea e o mercado reconhece, há a percepção que a pessoa com uma certificação detém o conhecimento (do nível da certificação que fez) sobre determinado framework, tecnologia ou etc.

Ela nunca vai conseguir medir a habilidade, mas isso nem graduação em Harvard faz. O mais próximo são as certificações como PMP que exigem prova de milhares de horas de experiência formal em transcrição juramentada em gerenciamento de projetos.

No meu caso, fiz administração, eng. da computação e MBA em gerenciamento de projetos mesmo com experiência na área, era desvalorizado em relação aos demais com PMP, Itil, Cobit, Prince2. As certificações me obrigaram a estudar ainda mais e conhecer mais a fundo o que eu já vivenciava (claro que eu já conhecia o PMBOK, PRINCE2, já tinha lido os manuais, mas outra coisa é se preparar pra certificação).

Certificação me mostra que além de deter um determinado conhecimento, esta pessoa teve a iniciativa de estudar e buscar uma qualificação, mas claro que ela é melhor acompanhada de uma graduação, pós e etc. E não são exclusivas e sim complementares.

A

Complicado… :roll:

Ninguém disse que não é bom, só que não é garantia de nada…
Antes de começar o curso na ETEC, ficava encantada com a propaganda que dizia, quem faz ETEC tem emprego garantido, depois descobri que não é bem assim, mas nem por isso vou dizer que é ruim, muito pelo contrário, recomendo… Mas não é garantia de nada também…

A

Anime:

Antes de começar o curso na ETEC, ficava encantada com a propaganda que dizia, quem faz ETEC tem emprego garantido, depois descobri que não é bem assim, mas nem por isso vou dizer que é ruim, muito pelo contrário, recomendo… Mas não é garantia de nada também…

Legal todas as opiniões, gostei…

lucasmurata, concordo principalmente com o item 3 q vc escreveu… eh putz justo a de JSF q eu gostaria de tirar rs…

felipefranz, kra, eu n falei genericamente de certificações e sim das de Java (algumas)… vou tentar ilustrar a partir do q vc falou, o q q eu tentei dizer:
Certificação Java = Plus / Algo a mais
Certificação PMP = Diferencial…

abs,

A

Brother, com certeza, 100% de certeza, se você vier a São Paulo conseguirá uma oportunidade de júnior com sua certificação, bastará você começar uns estudos focados em Struts, JSF e banco dados prioritariamente… Daí já vai dar para você tirar uns 3k como PJ… Não desiste não…

Quanto à SCWCD, kra, se eu fosse você estudaria focadamente Struts e JSF, AGIR com foco é a melhor direção nesse estagio que voce está… :D…

E

Que exagero … o cara tira a certificação.
Menos de um mês depois da prova se diz decepcionado por não ter lhe sido oferecido o emprego dos sonhos.

Quem dera a vida fosse fácil assim.

A

Cara,

A questão é igual consumo. Você deve estar atento e imparcial. Se quer tirar, não se empolgue pq a mulher do livro falou “ah, vá, corra para as montanhas e tire a sua certificação!”. Lembre-se, isso tb alimenta o mercado dela. O que tô falando é que você tem que ser imparcial na hora de fazer qualquer coisa.

Eu tenho algumas e te digo: tire pra si. Tire pra aprender, isso sim vale a pena…

?Believe nothing, no matter where you read it or who has said it, not even if I have said it, unless it agrees with your own reason and your own common sense.? ? Buddha (isso resume tudo)

[]'s

X

É complicado isso de acreditar em propagandas do tipo: “é emprego certo”, “o mercado exige isso”, “seja valorizado”…
Esse tipo de propaganda é normalmente criada por quem é beneficiado direto com a venda do produto. Certificação TAMBÉM é um produto das empresas de tecnologia, e como produto, eles querem vender, e como já ouvi falar, “o marketing sempre vende muito mais do que o produto é”.

Assim como cursos de certas empresas ai, é preciso confirmar se realmente o curso/certificação é realmente exigido e valorizado no mercado. Como? Vendo as vagas, as exigências, perguntados a pessoas que já estão no mercado. A empresa que fornece curso ou certificação não deve ser usada como único critério pra decidir se é ou não importante no mercado.

Outra coisa é a história de estudar certificações pra aprender, isso, realmente acho válido, tirei SCJP, SCWCD e aprendi muito - aprende-se muita coisa inútil também, mas fazer o que - o conteúdo bom é descente.

R

Rapaz, 1 ano de exp de trabalho, vale pelos 4 ou 5 anos da faculdade…
Não encare a Certificação como a salvação da pátria, mas, como um passo na frente dos outros…
Agora na Real, ser certificado é diferente de saber programar, e outra coisa que prejudica a SCJP, existem mocks que são idênticos a prova, é só decorar as perguntas.

Observando o mercado, percebe-se que as certificações de “Gerência” (ITIL,PMI,COBIT entre outras) que agregam o Q a mais no currículo.

F

Nietzsche:
Nao é da dificuldade ou facilidade que tou reclamando…,somente a pressão que K. Sierra coloca no livro dela com o Bert!!
Fiquei decepcionado com isso…;do jeito que ela fala quem tira a certificação se torna “Ôh” programador!!
E com todos os beneficios de ser foda,salario alto,reconhecimento,bla bla bla
Mas falar que em nada me valeu,estaria sendo ingrato!!Sei mais de Java do que eu sabia quando comecei a caminhada pra certificação,
mas nao era o que eu esperava!!!
Enfim…, =]

Já que vc não “se tocou” da lição que está a sua frente, vou lhe dar o “toque”: Você QUER aprender e se tornar um profissional efetivo no mercado já a K. Sierra QUER É VENDER LIVROS, consegue perceber a diferença de objetivos?

Ela “vende” livros didaticos, vc acha que ela iria dizer o quê?

E não malha ela porque se vc estivesse no lugar dela vc provavelmente iria fazer a mesma coisa kkkkkk.

P.S Ser o fóda, valores monetarios incriveis, reconhecimento (este é dificil) e bla, bla, bla são valores transitórios. Aprenda o que vc ainda não sabe e que seja de seu interesse, sem esquecer de ser uma pessoa melhor a cada dia.

flws

A

AUser:
Eu tenho algumas e te digo: tire pra si. Tire pra aprender, isso sim vale a pena…

?Believe nothing, no matter where you read it or who has said it, not even if I have said it, unless it agrees with your own reason and your own common sense.? ? Buddha (isso resume tudo)

Concordo plenamente…

Lembro que estudei a primeira vez para a certificação e o conhecimento adiquirido foi incrível… Eu pensei que sabia Java…

Quando terminei de estudar, tava andando com alguns Rubystas que me convenceram a não fazer, que isso não era fundamental e tals…

Realmente, concordo com eles, não é a certificação que faz o profissional… Sabe o que eu fiz ??? Estudei de novo e fui fazer a prova, não pra me chamar de certificado ao mercado, mas pra mim mesmo, pra eu ver como eu me saía.

Resultado, 1 semana depois de certificado, consegui um emprego em Java… hueheueheueheueheueheuehue

E olha que a certificação foi primordial, ganhei de um outro candidato que não tinha. Mas meu conselho contnua sendo pra tirar sem se preocupar com o resultado e sim pelo desafio. Nada de decorar TestKillers e outras coisas mais, faça os Tests WEB, mas para aprendizado e exercício, não para decoreba.

Abs []

M

Faça faculdade, pq se nao te ajudar em Java ou qualquer outra area de tecnologia, vc ainda poderá prestar um concurso publico para as vagas de nível superior, e os salarios costumam ser interessantes.

Att.

M

Fiz o SCJP,um cara falou pra mim a anos atras que tinha empresas em recife que bastava saber disso e bla bla bla
Ta,tirei a certificacão e até agora nada me valeu…
Alguem pode compartilhar o exp???Eu meio que botei minhas esperanças todas na prova,e
parece que nao serviu de nada!!

W

Danillo_Moreno:
Bem, eu discordo parcialmente da visão do tal arquiteto.
Alguém pleno ou senior não deveria, necessariamente, saber montar um ambiente com Maven e JBoss mas sim, ser capaz de realizar isso mesmo sem conhecimento prévio. Ou seja, ser capaz de pegar uma documentação, compreendê-la e implementá-la rapidamente. Exemplo: Caso o ambiente TENHA que mudar, teria que mandar todo mundo embora e contratar novas pessoas que saibam montar o novo ambiente? Creio que não :wink:
E também não vejo a certificação como importante nem para juniores ou estagiários. Me chamaria a atenção sim, mas testaria se o conhecimento é verdadeiro. Pra mim, é diferencial a capacidade de evolução, não há certificação para isso.
Tirei a minha após 6 anos de desenvolvimento em Java e me meio que me arrependi de ter feito isso, tirei correndo, meio “nas coxas”. Acabei decepcionado com o resultado.

Ao Nietzsche, recomendo buscar auxilio do networking. Esse sim é um caminho que pode funcionar (é, geralmente, mais poderoso que ter uma certificação na mão).

M

Desculpa a demora…pego o sinal do vizinho e por algum motivo sobrenatural so consigo captar de noite,
um cara logo acima falou que a empresas nao vao correr atras de mim;eu tou tentando…até consegui alguma coisada!!
Mas quando eu trabalhava de garçom eu ganhava mais…
15 reais a hora como professor…,já é alguma coisa!!
Katy Sierra pega o cajado e fala no preparatorio"-Corram…,liguem para Neide e comprem seu vouchers…"
Pensei que tinha alguma garantia nisto tudo,que alem do professor de estrutura de dados babando meu ovo teria um pouco de grana tb…
Mas enfim,vou aprender banco de dados+fj-21+Use a Cabeça Servlets & JSP+ingles e se nao rolar trampo depois da scwcd desisto de TI
e tento medicina,menos estudo mais grana…
Conheço médicos que após a faculdade nao abriram mais a poha do livro;os caras mechem com gente…wtf???
Eu tou mechendo com um raio de uma maquina que pisca umas luzinhas…né foda?
Vc tem um filho,passa no jornal da Globo,TI ta em alta…desliga a tv e manda ele fazer medicina!!
humpf…lá vou eu de novo…,tou com um medo do caralho da SCWCD ser igual a SCJP,enfim…

Anime:

A ETEC aprendeu com Katy Sierra :twisted:

M

andredecotia:

Legal todas as opiniões, gostei…

lucasmurata, concordo principalmente com o item 3 q vc escreveu… eh putz justo a de JSF q eu gostaria de tirar rs…

felipefranz, kra, eu n falei genericamente de certificações e sim das de Java (algumas)… vou tentar ilustrar a partir do q vc falou, o q q eu tentei dizer:
Certificação Java = Plus / Algo a mais
Certificação PMP = Diferencial…

abs,

SCWCD == plus,algo a mais tb???Sem valor nenhum??

M

emanuelCruz:
Que exagero … o cara tira a certificação.
Menos de um mês depois da prova se diz decepcionado por não ter lhe sido oferecido o emprego dos sonhos.

Quem dera a vida fosse fácil assim.

Nao é da dificuldade ou facilidade que tou reclamando…,somente a pressão que K. Sierra coloca no livro dela com o Bert!!
Fiquei decepcionado com isso…;do jeito que ela fala quem tira a certificação se torna “Ôh” programador!!
E com todos os beneficios de ser foda,salario alto,reconhecimento,bla bla bla
Mas falar que em nada me valeu,estaria sendo ingrato!!Sei mais de Java do que eu sabia quando comecei a caminhada pra certificação,
mas nao era o que eu esperava!!!
Enfim…, =]

Criado 18 de agosto de 2011
Ultima resposta 20 de ago. de 2011
Respostas 50
Participantes 27