Oi Everson
Sua dúvida com certeza pode gerar discussões interessantes, pois não existe unanimidade! Salários e cargos na área de desenvolvimento variam de empresa para empresa. Já me deparei com analistas sr. que não sabiam de metade do que um estagiário sabia de programação web, no entanto, o analista sr. possuia experiência. Cada cargo exige um perfil diferente! Se é justo ou não, é outra história!
Minha sugestão é dar um olhada no que o mercado anda pedindo, por exemplo no http://netcarreiras.com/ podemos ter uma boa idéia!
Uma forma grosseira de medir o conhecimento é exigir o SCJP do analista jr. A certificação de web ou developer do pleno, e o analista sr. deve ser capaz de desempenhar a função de arquiteto.
Como vc está entrando no mercado agora, estou curioso de ouvir sua conclusão!
Boa sorte!
Re:Programador JR tem que saber o que?
7 Respostas
Olá pessoal! Acho que a dúvida do Everson tb é minha dúvida, estou estudando Java há bastante tempo e a 2 semanas consegui obter a certificação SCJP. Terminei meu curso superior agora tb. Porém, nunca tive a oportunidade de trabalhar em alguma empresa da área. Já fiz alguns sistemas pra micro-empresas da minha região em VB6 e mantenho a manutenção de alguns desses sistemas até hoje. Só que em Java minha experiência profissional é zero por enquanto, só fiz sistemas em casa pra teste. O problema é que aqui na minha região o mercado de desenvolvimento é fraquíssimo, quase nulo. Portanto vou partir pra busca de trabalho em cidades maiores do estado e tb tô na dúvida se me apresento como Programador Jr ou Estagiário. Ou seja, a mesma dúvida do nosso amigo: o que é preciso p/ ser considerado um programador java jr?
Eu diria que um bom conhecimento dos princípios de OOP, livre dos paradigmas que por ventura possam trazer de outras linguagens (Delphi, VB6), já é um bom começo.