Oi Everson
Sua dúvida com certeza pode gerar discussões interessantes, pois não existe unanimidade! Salários e cargos na área de desenvolvimento variam de empresa para empresa. Já me deparei com analistas sr. que não sabiam de metade do que um estagiário sabia de programação web, no entanto, o analista sr. possuia experiência. Cada cargo exige um perfil diferente! Se é justo ou não, é outra história!
Minha sugestão é dar um olhada no que o mercado anda pedindo, por exemplo no http://netcarreiras.com/ podemos ter uma boa idéia!
Uma forma grosseira de medir o conhecimento é exigir o SCJP do analista jr. A certificação de web ou developer do pleno, e o analista sr. deve ser capaz de desempenhar a função de arquiteto.
Como vc está entrando no mercado agora, estou curioso de ouvir sua conclusão!
Boa sorte!
Re:Programador JR tem que saber o que?
7 Respostas
Olá pessoal! Acho que a dúvida do Everson tb é minha dúvida, estou estudando Java há bastante tempo e a 2 semanas consegui obter a certificação SCJP. Terminei meu curso superior agora tb. Porém, nunca tive a oportunidade de trabalhar em alguma empresa da área. Já fiz alguns sistemas pra micro-empresas da minha região em VB6 e mantenho a manutenção de alguns desses sistemas até hoje. Só que em Java minha experiência profissional é zero por enquanto, só fiz sistemas em casa pra teste. O problema é que aqui na minha região o mercado de desenvolvimento é fraquíssimo, quase nulo. Portanto vou partir pra busca de trabalho em cidades maiores do estado e tb tô na dúvida se me apresento como Programador Jr ou Estagiário. Ou seja, a mesma dúvida do nosso amigo: o que é preciso p/ ser considerado um programador java jr?
Eu diria que um bom conhecimento dos princípios de OOP, livre dos paradigmas que por ventura possam trazer de outras linguagens (Delphi, VB6), já é um bom começo.
Como empregador, eu não aposto as minhas fichas num kra que só sabe soletrar as letrinhas dos nomes dos frameworks. Ficou comum a galera destacar as listas com uma série de requisitos, mas já me deparei com empregadores que não conheciam o que pediam; Eu falava de persistência objeto-relacional, e ele esperava pescar “Hibernate” em algum ponto da entrevista 
Em outras palavras, ao invés de se ater a uma listinha dessas, tenha certeza de que você conhece bem a linguagem, e que sua curva de aprendizado para qualquer nova tecnologia que precise aprender não seja muito longa. Assim, um empregador terá a tranquilidade de saber que você vai se virar e aprender o que precisar em um tempo razoável, e com qualidade.
E como já foi dito, é inútil insistir na listinha, porque os requisitos dos cargos variam de empresa para empresa; Aqui, como desenvolvemos para a web, nosso “Programador Jr” precisa conhecer o básico de JSP, Servlet API, e estar disposto a aprender EJB conosco. Swing pode ser dispansável, por exemplo.
Rodrigo
básico:
Java, tem que conhecer java muito bem
OOP
e lógica de programação …
de resto tu pega o que a empresa que tu for trabalhar estiver utilizando …
Acho que um Programador Jr. não precisa ter experiência, ou se tiver, basta algum estágio.
Conhecimentos técnicos: Sintaxe da Linguagem Java, Apis Básicas. Conceitos de O.O., Lógica, e também SQL. Acho que o principal disso tudo é lógica.
Sou formado em Engenharia Elétrica, mas minha paixão pela programação falou mais forte na hora de escolher um emprego no fim do curso. Definivamente, um programador (Java ou não) não precisa sair decorando APIs. Na minha opinião, é preciso ser ágil, flexível e persistente. O conhecimento sobre APIs específicas e afins vem com o tempo.
Quero programar em JAVA e gostaria de saber o que realmente é preciso um iniciante saber…
Ja fiz o curso de JAVA Basico/Avançado.
Vou iniciar o Java/Web
O que é basico para um programador JR?
JSF
JSTL
Lazlo
STRUTS
VRaptor
Velocity
Hibernate
…
Me dedicar a tudo isso sem estar na area ou ter retornos é complicado…
Vlw
Se vc terminou a facul vc num pode ser estagiario…
Eu termino esse ano e ai fica dificil estagia em curto tempo