é realmente o profissional estuda anos de sua vida, investe pra caramba em formaçao e depois tem que trabalhar por migalhas… :lol:
Re:Sobre o tal "Apagao da mao de obra"
62 Respostas
É por isso que sempre digo. Se queremos melhores salários, não adianta nada tentar criar uma lei estabelecendo um piso salarial. Se ninguém precisa do nosso emprego, ninguém vai pagar por ele.
Se quisermos melhores salários, precisamos é descobrir por que as empresas pequenas não crescem e por que é tão difícil sobreviver no mercado. Só com empresas crescendo e se desenvolvendo, teremos aumento da demanda por nossas profissões e, consequentemente, melhores salários.
Muito bom o artigo 
O único apagão que tem é o apagão de bom senso em muitos gestores, que querem só lucrar sobre o funcionário.
Será que na Europa e nos EUA é diferente ou acontece a mesma coisa que aqui no nosso Brasil ?
Muito bom o artigo![]()
O único apagão que tem é o apagão de bom senso em muitos gestores, que querem só lucrar sobre o funcionário.
Será que na Europa e nos EUA é diferente ou acontece a mesma coisa que aqui no nosso Brasil ?
Não, é exatamente disso que se trata o artigo. Nos EUA e Europa a situação do desenvolvedor pode parecer melhor, mas lá a demanda também é maior, além de que a média salarial da população também é maior. Mas se compararmos a diferença entre lucro e salários ela será ainda maior. Lá, times pequenos de desenvolvimento são 30 a 50 dev’s. Aqui esse número já é ingerenciável :lol:
Quando o assunto é mão de obra qualificada, há de fato um apagão. 
Não. Não existe apagão nenhum.
O que existe são muitos folgados querendo jogar nas costas dos empregados as despesas dos cursos e livros.
Quandos aqui trabalham com uma tecnologia nova em seus trabalhos e podem dizer:
Aqui na minha empresa tem um livro de referência sobre a tecnologia que estamos utilizando.
Existem muitas linguagens, muitos frameworks, tecnicas etc… Quem vai conseguir estudar exatamente o conjundo desejado para aquela vaga?
É uma loteria vc achar alguem que saiba tudo o que algumas empresas pedem e o pior, se achar pode estar colocando na vaga alguem ruim.
O pessal quer contratar seniors por preço de estagiarios. Hehehehe.
Todo mundo que entra pra faculdade e se dedica a ela tem o mínimo para ser um bom profissional.
Se tá faltando alguem para trabalhar com alguma rebimboca de parafuseta, porque então não treina algum estagiario para isso?
Será que vc realmente precisa daquele framework com elevada curva de aprendizado?
Eu tenho 2 primos formados em Ciencias da Computação.
1 Fez concurso para PM porque o salario era melhor.
O outro se cansou de procurar emprego e abriru uma escola de informatica.
Se querem utilizar frameworks fodasticos, para de chorar e dê o treinamento vc mesmo para algum estagiário.
Bons profissionais estão em falta, o que há de fato é muita porcaria no mercado. 
A existencia de profissionais ruins sempre vai ser maioria em relação aos bons em qualquer area.
Podemos fazer uma estatistica?
Quandos aqui trabalham com uma tecnologia nova em seus trabalhos e podem dizer:
Aqui na minha empresa tem um livro de referência sobre a tecnologia que estamos utilizando.
digam sim ou não.
A existencia de profissionais ruins sempre vai ser maioria em relação aos bons em qualquer area.
Quandos aqui trabalham com uma tecnologia nova em seus trabalhos e podem dizer:Aqui na minha empresa tem um livro de referência sobre a tecnologia que estamos utilizando.
digam sim ou não.
Sim
Sim.
aqui tem google, pdf e referencia online em inglês =)
onde trabalho nao tem nenhum livro, e de verdade mesmo, acho internet melhor
agora isso que você comentou, você tem total razão…
eu ficaria muito feliz, se a empresa me pagasse um treinamento, mesmo que fosse em excel =P.
ja ouvi falar de empresas que pagam curso de ingles, curso de pós, cursos no exterior, cursos extra-curricularas…
digam vocês:
“A EMPRESA JA PAGOU ALGUM CURSO QUE ACHARAM MUITO INTERESSANTE”
Não.
Quandos aqui trabalham com uma tecnologia nova em seus trabalhos e podem dizer:Aqui na minha empresa tem um livro de referência sobre a tecnologia que estamos utilizando.
digam sim ou não.
Não, já trabalhei para três instituições diferentes e infelizmente nunca houve, se quer, uma ajuda profissional desse tipo. Dentre as empresas que trabalhei estão a I.A (Inclusive com CMM5 não sei como)que fica no Ceará e a USIX hoje IBIX. Tudo que refere a treinamentos era jogado para algum estagiário fodido ,no bom sentido, (se é que existe) que tava na cara que o coitado tinha, na noite anterior, decorado todos os slides. Resultado… Treinamentos de péssima qualidade. Porém, como aconteceu já faz certo tempo, espero que isso tenham mudado nessas empresas que citei. Pelo menos espero. Por que ambas as empresas eram bastante exigentes e não pagam lá essas coisas.
Para falar a verdade eu fico puto com aqueles treinamentos fajutos bancados pelas empresas onde o treinador não passa nenhum confiança e deixa mais dúvidas que certezas. Ou seja, a empresa quer fazer de conta que tá fazendo a sua parte. Isso sempre me tirou e me tira ainda fora do sério!!! Sem falar que logo que acaba o falso treinamento lá vem pau de cobrança.
Mas tu só reclama na internet ou já pensou em falar pro seu gestor que o treinamento foi bom/ruim?
Empresas que investem na caoacitação do profissional são poucas ou até mesmo raridade. 
é um “custo” que não da retorno…logo o cara vai embora e a empresa tem q treinar outro…ou a empresa poderia ter um plano de carreira bom para manter os funcionarios…raro tbm rs
treinamento nunca fiz, mas aqui o pessoal banca JustJava e JavaOne (hotel + viagem + evento), e na época, bancava o SunTechDays.
Mas tu só reclama na internet ou já pensou em falar pro seu gestor que o treinamento foi bom/ruim?
Já sim, não falei porque o treinador era peixada do dono, logo teria perdido o emprego :lol: :lol: :lol: :lol:
aqui tem google, pdf e referencia online em inglês =)onde trabalho nao tem nenhum livro, e de verdade mesmo, acho internet melhor
eu ficaria muito feliz, se a empresa me pagasse um treinamento, mesmo que fosse em excel =P.
ja ouvi falar de empresas que pagam curso de ingles, curso de pós, cursos no exterior, cursos extra-curricularas…
digam vocês:
Essa é a melhor idéia de todas.
Não dá pra fazer todos os cursos que aparecem pela frente.
A empresa quem deve moldar o funcionario do jeito que ela quer.
uma coisa eh fato meu caro, o instrutor quase sempre é um cara que a empresa deu uma apostila meia boca pra ele ler e o cara nao domina o material o suficiente pra responder suas perguntas na pratica.
por isso que estes treinamentos não servem pra nada na maioria das vezes.
fui em um treinamento tempos atras que o instrutor sabia menos que a galera que tava sendo treinada. :lol:
digam sim ou não.
Não, já trabalhei para três instituições diferentes e infelizmente nunca houve, se quer, uma ajuda profissional desse tipo. Dentre as empresas que trabalhei estão a I.A (Inclusive com CMM5 não sei como)que fica no Ceará e a USIX hoje IBIX. Tudo que refere a treinamentos era jogado para algum estagiário fodido ,no bom sentido, (se é que existe) que tava na cara que o coitado tinha, na noite anterior, decorado todos os slides. Resultado… Treinamentos de péssima qualidade. Porém, como aconteceu já faz certo tempo, espero que isso tenham mudado nessas empresas que citei. Pelo menos espero. Por que ambas as empresas eram bastante exigentes e não pagam lá essas coisas.
Eu te digo como a empresa é CMM5. Pelo simples fato que não existe EMPRESA com CMMI.
O CMMI é voltado para uma área ou em alguns caos em um tipo de produto/projeto, o marketing da empresa que coloca como a empresa X tem maturidade nível 5 em CMMI. É totalmente inviável financeiramente adotar o CMMI em toda uma empresa, embora na teoria isto possa acontecer.
O CMMI normalmente é muito benéfico para a empresa mas os clientes estão cada vez mais atentos, nos EUA já aconteceu caso da empresa pagar multa por ter CMMI, simplesmente porque atrasou o projeto. O cliente alegou que acreditou que o projeto seria entregue no prazo ou acordado o prazo, que é uma das prerrogativas do CMMI já no nível 2 e isto não aconteceu.
O pior é quando a empresa que tem um setor/produto com CMMI possui uma matriz funcional ou matricial fraca, a diferença de maturidade em projetos entre os diferentes setores torna-se absurdo, claro que isto tende a melhorar a maturidade dos setores mais baixos, mas é bem diferente quando o processo é feito visando uma melhoria de processo com foco num modelo que é amplamente avaliado a cada 3 anos.
aqui tem google, pdf e referencia online em inglês =)onde trabalho nao tem nenhum livro, e de verdade mesmo, acho internet melhor
digam vocês:
Vários.
Vocês estão vendo o tanto de gente que acha que a própria empresa é que tem de correr atrás de treinar, comprar livro, capacitar, etc? Se existe a necessidade de capacitação, é porque estão admitindo que não estejam capacitados pra tarefa.
O profissional tem a obrigação primária disso, a empresa pode até ajudar, mas não é sua obrigação.
Acredito que falta mão de obra capacitada sim, só o fato da empresa precisar pagar mais pra conseguir alguém é uma prova disso, porque se houvesse gente desempregada e boa no mercado, elas não precisariam aumentar o investimento.
Sim! E a maioria são meus, ou seja, foi eu quem comprou. 
Seria uma boa idéia que as empresas tivessem bibliografia de referência para ser consultada por parte da equipe, porém demandaria algum tempo para filtrar quais seriam relevantes no âmbito do projeto. 
Antes de falarmos quem é e quem não é capacitado deveriamos ter condições de interpretar um texto.
Se eu já sei o que é um IoC, só por exemplo, e o que eu prefiro é o Spring (quando não utilizo o meu proprio IoC), por que eu pagaria por um curso ou um livro de Picocontainer?
Se algum empregador estiver interessado em algum CV de programador Java, certamente ele visualizará muitos posts do indivíduo no Forum.
Certamente ele procurará um programador com iniciativa e não um programador adestrado.
O pessoal q faz recrutamento mal sabe a importancia de cada sigla…na descrição das vagas…imagina se dar a td esse trabalho de procurar em foruns
Se algum empregador estiver interessado em algum CV de programador Java, certamente ele visualizará muitos posts do indivíduo no Forum.
Certamente ele procurará um programador com iniciativa e não um programador adestrado.
O pessoal q faz recrutamento mal sabe a importancia de cada sigla…na descrição das vagas…imagina se dar a td esse trabalho de procurar em foruns
Então realmente não faz nenhum sentido dizerem que falta mão de obra, pois não sabem o que querem.
Muito bom o artigo![]()
tanto que estão em crise até agora
O que eu acho um absurdo é falta de catilogencia da maioria das empresas que citam como requisitos para os cargos as tecnologias e frameworks que eles trabalham…certo, até aí tudo bem! Porem se esquecem de comparar as tecnologias e frameworks que nós conhecemos e trabalhamos, ou seja, a maioria destas tecnologias tem o mesmo propósito e segmento! O que muda é apenas questões de gosto e sintaxe!
Ex.: Quem trabalha com IDE’s como o Netbeans e nunca trabalhou no Eclipse…qual a diferença? Pra mim, particularmente Nenhuma!!! Questão de gosto!
Quem trabalha com Spring e nunca trabalhou com EJB…de novo…qual a diferença? Já li muito sobre Spring e vi muitas coisas legais e parecidas com EJB.
EclipseLink ou Hibernate e assim vai…
Resumindo:
Vc sabe desenvolver em Java ou em alguma linguagem que tenha os mesmos paradigmas que o Java, meu amigo? Qual sua experiência com frameworks e tecnologias?
Até hoje, só conheci uma empresa que me fez estas perguntas…me aceitaram pq realmente conhecem de tecnologias e frameworks.
Ou seja, a maioria das empresas é q não entendem do assunto!
Cara, passa na farmácia e compra um SE-VIROL, toma ele, e se vira meu amigo! 
O que eu acho um absurdo é falta de catilogencia da maioria das empresas que citam como requisitos para os cargos as tecnologias e frameworks que eles trabalham…certo, até aí tudo bem! Porem se esquecem de comparar as tecnologias e frameworks que nós conhecemos e trabalhamos, ou seja, a maioria destas tecnologias tem o mesmo propósito e segmento! O que muda é apenas questões de gosto e sintaxe!Ex.: Quem trabalha com IDE’s como o Netbeans e nunca trabalhou no Eclipse…qual a diferença? Pra mim, particularmente Nenhuma!!! Questão de gosto!
Quem trabalha com Spring e nunca trabalhou com EJB…de novo…qual a diferença? Já li muito sobre Spring e vi muitas coisas legais e parecidas com EJB.
EclipseLink ou Hibernate e assim vai…Resumindo:
Vc sabe desenvolver em Java ou em alguma linguagem que tenha os mesmos paradigmas que o Java, meu amigo? Qual sua experiência com frameworks e tecnologias?
Até hoje, só conheci uma empresa que me fez estas perguntas…me aceitaram pq realmente conhecem de tecnologias e frameworks.
Concordo plenamente
O que eu acho um absurdo é falta de catilogencia da maioria das empresas que citam como requisitos para os cargos as tecnologias e frameworks que eles trabalham…certo, até aí tudo bem! Porem se esquecem de comparar as tecnologias e frameworks que nós conhecemos e trabalhamos, ou seja, a maioria destas tecnologias tem o mesmo propósito e segmento! O que muda é apenas questões de gosto e sintaxe!Ex.: Quem trabalha com IDE’s como o Netbeans e nunca trabalhou no Eclipse…qual a diferença? Pra mim, particularmente Nenhuma!!! Questão de gosto!
Mas isso daí nunca foi problema, é um engano do pessoal. A empresa sempre vai citar tudo que trabalha mesmo, isso é fato, é o parâmetro delas. Mas se você trabalhou com ferramentas e frameworks similares e acredita que consegue produzir com o ambiente dela, pode ir à entrevista que vai ter a vaga. Exemplo: se a empresa coloca na vaga que usa primefaces mas você trabalha com richfaces ou icefaces, não significa que não serve, a não ser que você faça questão de trabalhar somente com o prime. O mesmo pra Eclipse e netbeans.
Mas eu não disse que este é o problema…
“empresas que citam como requisitos para os cargos as tecnologias e frameworks que eles trabalham…certo, até aí tudo bem!”
O que eu digo é por parte da maioria (não todas) das empresas não conhecer a tecnologia que nós conhecemos, e acabar não contratando por conta disso…
Olhando como candidato, tudo bem!!! Já pelo lado da empresa…são poucas que comparam tecnologias…infelizmente.
EMPRESA DIZ: Nós daremos oportunidade primeiramente para os que conhecem nossos requisitos…as vezes dou tanta risada, pq só faltam pedir para o cara flutuar com o pensamento!!! Huahuahuhauahuauhaaaa…tsc tsc tcs…
uma coisa é arquiteto e outra é desenvolvedor. são perfis diferentes.
infelizmente querem que o desenvolvedor saiba tanto quanto o arquiteto ai fudeu de vez.
Ueh! nao sabia que um arquiteto flutuava com pensamento…zuando…kkkkkk
Olhando como candidato, tudo bem!!! Já pelo lado da empresa…são poucas que comparam tecnologias…infelizmente.EMPRESA DIZ: Nós daremos oportunidade primeiramente para os que conhecem nossos requisitos…as vezes dou tanta risada, pq só faltam pedir para o cara flutuar com o pensamento!!! Huahuahuhauahuauhaaaa…tsc tsc tcs…
Claro que a prioridade será sempre quem já conhecer seus requisitos, o que não significa que não vão contratar quem não conhecer. Você faria diferente? Se você trabalha com Scrum e aparecer dois candidatos no mesmo nível, um que conhece Struts e outro que só conhece JSF, qual pegaria?? Não acredite que a equipe seja idiota a ponto de ignorar um bom técnico por um outro leigo apenas porque o leigo sabe um pouco de uma ferramenta mas seja um asno.
Fosse isso verdade, eles já estariam quebrados e nós é que seríamos os milhonários.
Ok Valew! 
o que mais eu vejo é vaga que pede ingles e espanhol fluente e quando vai ver não precisa disso pra nada, nem precisa ficar conversando com ninguem e só desenvolver.
ai pra que pedir essa merda?
Claro q vai existir apagão de desenvolvedores,
quem vai querer ficar anos e anos se matando de estudar,
conhecer mundos e fundos de TI,
ter de ser uma pessoa diferenciada (muito inteligente, pro ativo, com vontade e garra, etc),
se estressar pra caralho com chefes burros e incompetentes e analistas que só sabem SQL + ou -
e chegar e olhar pras vagas de emprego e ver salários ridículos e que estão anos luz do que merecemos,
e ver que existe um cartel das empresas pra não subir salários. [color=red]Sim, pq se existe falta de mão de obra, naturalmente as ofetas salariais tem de subir, mas estranhamente não sobem um centavo.[/color]
Quem vai querer seguir carreira nesse mar de lama de merda?
Se o apagão de mão de obra qualificada não existe, então os veículos de comunicação são mentirosos? 
Claro q vai existir apagão de desenvolvedores,quem vai querer ficar anos e anos se matando de estudar,
conhecer mundos e fundos de TI,
ter de ser uma pessoa diferenciada (muito inteligente, pro ativo, com vontade e garra, etc),
se estressar pra caralho com chefes burros e incompetentes e analistas que só sabem SQL + ou -
e chegar e olhar pras vagas de emprego e ver salários ridículos e que estão anos luz do que merecemos,
e ver que existe um cartel das empresas pra não subir salários. [color=red]Sim, pq se existe falta de mão de obra, naturalmente as ofetas salariais tem de subir, mas estranhamente não sobem um centavo.[/color]Quem vai querer seguir carreira nesse mar de lama de merda?
Mas está subindo, só que isso é gradual. Porque pra uma empresa pagar mais, tem de cobrar mais pelo serviço, o cliente precisa pagar mais, é um processo em cascata. E só o fato de tanta gente estar reclamando de salário é porque todos estão empregados, o que significa que eles estão com razão quando falam que falta mão de obra.
Sem falar o tanto de perna de pau que está aí no mercado, mas as empresas tem de contar com eles porque não acham gente qualificada.
Esse cara eh o dono da verdade…credo!
Poderia dar um contra exemplo então?
Poderia dar um contra exemplo então?
Já entendi! Vc deve ser dono de empresa.
É por isso que sempre digo. Se queremos melhores salários, não adianta nada tentar criar uma lei estabelecendo um piso salarial. Se ninguém precisa do nosso emprego, ninguém vai pagar por ele.Se quisermos melhores salários, precisamos é descobrir por que as empresas pequenas não crescem e por que é tão difícil sobreviver no mercado. Só com empresas crescendo e se desenvolvendo, teremos aumento da demanda por nossas profissões e, consequentemente, melhores salários.
Bill Gates disse no filme Piratas do Vale do Silício: “Sabe como se sobrevive? Faça com que precisem de vc…sobreviva, fazendo com o que precisem do que vc tem! Então ninguem terá mais pra onde ir”
Amém…hip hip uha!!!
Vocês estão vendo o tanto de gente que acha que a própria empresa é que tem de correr atrás de treinar, comprar livro, capacitar, etc? Se existe a necessidade de capacitação, é porque estão admitindo que não estejam capacitados pra tarefa.O profissional tem a obrigação primária disso, a empresa pode até ajudar, mas não é sua obrigação.
Acredito que falta mão de obra capacitada sim, só o fato da empresa precisar pagar mais pra conseguir alguém é uma prova disso, porque se houvesse gente desempregada e boa no mercado, elas não precisariam aumentar o investimento.
Realmente, é um absurdo! As empresas deveriam ter PhDs disponíveis em quantidades enormes, passando fome ou armazenados em containers refrigerados, aguardando que algum benévolo empresário os convoque para ajuda-lo a realizar seu empreendimento. Uma empresa de Tecnologia da Informação ter que investir em qualificação para os seus profissionais? Utter nonsense!
só sei que exigir esse tanto de porcarias e pagar merreca é que não dá.
O número de exigências por parte das empresas é alto, grande parte do que é pedido não é e nunca será utilizado no dia-a-dia dentro da empresa.
Com relação a remuneração, deveria ser compatível com as exigências para ocupar o cargo ofertado, mas não é o que acontece. 
Eu acho que é um pouco disso também.
Acredito que a variação também possa acontecer pela região.
Tenho notado que cidades das regiões litoraneas pagam melhor que as mais interiores ao País.
Se o apagão de mão de obra qualificada não existe, então os veículos de comunicação são mentirosos?![]()
Não todos, mas sugiro que quem tiver tempo dê pelo menos uma olhada nos trabalhos de Theodor adorno e Max Horkheimer sobre industria cultural.
A cartelização poderia estar mesmo ocorrendo e estarem utilizando a midia para isso.
Teoria da conspiração? Não duvido, mas suspeito que isso esteja realmente ocorrendo pois temos outros exemplos como o do nosso amigo abaixo:
Eu, assim como outros que já comentaram, também não acho que falte mão de obra e que o problema é que as empresas não querem pagar o que o profissional vale (e não o que ele acha que deveria ganhar).
Entretanto, contudo, todavia, o grande problema MESMO é que quem tá insatisfeito só fica de #mimimi, que a empresa não me valoriza, que a empresa não paga o que eu valho, que não tem benefício, e blablabla.
Oras, não tá satisfeito, vá abrir a sua própria empresa!!! Hoje, para você montar um serviço web e vender esse tipo de serviço, vc tem praticamente só os custos de impostos. Não precisa de maquinário, não precisa contratar dezenas de funcionários, gerentes, supervisores… Não precisa de armazém, não precisa de estoque. Seu serviço pode ter abrangência global sem sair do seu próprio quarto. É só a pessoa se agitar e fazer acontecer.
Se você aí, que reclama do seu salário e das condições de trabalho da sua empresa atual, junte-se com alguém que entenda de negócios e abra a SUA empresa, com a SUA filosofia de trabalho.
Reclamar sem agir é o grande problema do brasileiro.
Para você nenhuma, mas para a empresa tem diferença sim. Toda empresa tem que homologar os softwares que devem ser utilizados, pois devem ter condições de dar suporte aquela tecnologia, além de conhecer possíveis problemas de compatibilidade e aplicação no cliente, então não deveria ser livre a utilização de netbeans ou eclipse como IDE para programar em um ambiente de trabalho. Sem contar empresas que tem gerenciamento de configuração e tem que garantir uma entrega estável, esquece usar 200 ferramentas diferentes pra mesma coisa.
Isto também ocorre com o sistema operacional, bd. Trabalho não é questão de ferramenta por gosto e sim por necessidade da empresa, nesta hora sua preferência pessoal não deveria contar.
Se você achar ferramenta X melhor que a usada atualmente, deveria conversar, expor o motivo, benefícios mensuráveis para o projeto para que a empresa passe a adotar a ferramenta X. Então a empresa pode usar como critério de escolha a IDE que o cara desenvolve, mas normalmente a curva de aprendizado é muito pequena para outra IDE, então a empresa acaba contratando da mesma forma e o cara tendo que migrar.
Amigo,
Eu não disse em nenhum momento que eu deva desenvolver na tecnologia que eu sei ("Gosto"), disse que existem empresas que não sabem fazer comparações entre as tecnologias que elas requerem com as que o candidato sabe, sendo que, na maioria das vezes, têm similaridades (Tecnologia Empresa = Tecnologia Candidato) e, por conta disso, não contratam...só isso! :?
É lógico que se eu me candidatei à vaga, quer dizer q eu comparei o que eu sei com o que eles querem! Porem, ao contrário, infelizmente não são muitas que sabem ou fazem isso!
Repassando a notícia que li.
Estudo prevê que faltarão 45 mil profissionais de TI até 2014
Segundo a matéria apenas Bahia, Minas Gerais e Pernanbuco terão condição de suprir a necessidade de profissionais.
Segundo a matéria apenas Bahia, Minas Gerais e Pernanbuco terão condição de suprir a necessidade de profissionais.
Até por que a demanda la é bem inferior ao eixo SP/RJ e BSB.
Segundo a matéria apenas Bahia, Minas Gerais e Pernanbuco terão condição de suprir a necessidade de profissionais.Até por que a demanda la é bem inferior ao eixo SP/RJ e BSB.
Sim, sim. Bom apesar que não vejo uma evasão de 87% nos cursos na nossa área e pelo que vejo com relação ao salário descrito parece que está fiel a média para as grandes capitais, pois a tabela que postaram aqui com aqueles salários acima da média.
rsrs quer dizer q vai subir o salario ate 2014?
Segundo o UOL, aumentou a demanda:
30/11/2011 - 07h08
País precisará de 78 mil profissionais de TI em 2014
DE SÃO PAULOSão Paulo é o local que mais carece de profissionais de TI (tecnologia da informação), mostra estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). No Estado, a contratação de profissionais por ano chega a 14 mil, mas as escolas formam 10 mil estudantes anualmente.
Outros Estados, como Rio Grande do Sul e Paraná, também necessitam de mão de obra especializada, mas em menor proporção.
Foram analisados São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul no estudo, elaborado pela RCR Consultoria e Gestão Empresarial, a partir da análise de dados da movimentação do mercado de trabalho nas funções associadas a TI, a oferta de profissionais para esse segmento e a participação do mesmo nos setores econômicos.
A avaliação indica que serão precisos 78 mil profissionais em 2014, mas 33 mil concluirão os cursos.
A carência de mão de obra reflete-se no salário, mostra o estudo. A área de TI tem salário acima da média - R$ 2.950 – quase o dobro da nacional (R$ 1.499).
Eu, assim como outros que já comentaram, também não acho que falte mão de obra e que o problema é que as empresas não querem pagar o que o profissional vale (e não o que ele acha que deveria ganhar).Entretanto, contudo, todavia, o grande problema MESMO é que quem tá insatisfeito só fica de #mimimi, que a empresa não me valoriza, que a empresa não paga o que eu valho, que não tem benefício, e blablabla.
Oras, não tá satisfeito, vá abrir a sua própria empresa!!! Hoje, para você montar um serviço web e vender esse tipo de serviço, vc tem praticamente só os custos de impostos. Não precisa de maquinário, não precisa contratar dezenas de funcionários, gerentes, supervisores… Não precisa de armazém, não precisa de estoque. Seu serviço pode ter abrangência global sem sair do seu próprio quarto. É só a pessoa se agitar e fazer acontecer.
Se você aí, que reclama do seu salário e das condições de trabalho da sua empresa atual, junte-se com alguém que entenda de negócios e abra a SUA empresa, com a SUA filosofia de trabalho.
Reclamar sem agir é o grande problema do brasileiro.
Eu também concordo com vc.
Quem aqui é de Goiânia?
Manda uma MP pra gente trocar uma ideia sobre isso.
Procuro pessoas que sejam boas de Programação
Devem saber apenas:
- Java e javascript puro e se possivel Flash.
- o que são annotations, OO, MVC, IoC e um pool de conexões.
Conhecer frameworks NÃO é importante pois foco é o raciocinio lógico e matemático.
Se for vendedor, melhor ainda.
Guia Salarial 2011-2012
Os salários médios praticados pelo mercado brasileiro, segundo Robert Half.
http://www.roberthalf.com.br/guia-salarial
Este parece estar mais realista.
a verdade é que a maioria reclama de barriga cheia.
Eu comecei a programar exatamente por ler sobre a falta de mão de obra na área de tecnologia.
Era pobre e não poderia nem pagar minha faculdade, ganhava 500 por mes. Hoje 3 anos depois ganho um bom salário
e não tenho medo de ficar desempregado pois a demanda é grande por bons profissionais. Quem vive a realidade desse país
sabe que a área de T.I é ótima e uma grande oportunidade pra mudar de vida.
Cursos como Engenharia e Medicina não são acessíveis a População mais pobre e T.I tem essa acessibilidade e a demanda por profissionais
até de nivel tecnico é bem grande.
a Realidade do Brasil é salário de 545 reais pra maioria das pessoas
Segue artigo publicado na revista veja sobre Apagão de mão de obra por Claudio de Moura Castro
Acho que e bem por ai mesmo, abaixo segue o texto completo.
Esclarecedor o artigo.
O que faltam mesmo sao profissionais super especializados e experientes que trabalhem por uma ninharia.
Pow Vini, procurei o “like” para o seu post mas nao encontrei! :lol: