Macros do Excel - Vale a pena Aprender?

13 respostas
D

Vale a pena aprender Macros no excel ? profissionalmente falando…

vejo o pessoal do adiministrativo com tanta dificildade no excel, perdendo + de 50% do tempo com trabalhos manuais, e acredito que o macro possa resolver isso

alguem usa ? considera muito util ?..se sim, onde eu poderia encontrar material bom para iniciantes, e qual o requisito minimo.

Obrigado

13 Respostas

B

Já utilizei e deu pra ajudar muita gente do setor de adm aqui da empresa…conhecimento a mais é sempre bem vindo…acabei dando até treinamento em outros lugares R$R$R$R$…

Rapaz, quando iniciei peguei muita coisa no youtube

:slight_smile:

R

Se as pessoas usam muito Excel e gastam tempo demasiado para fazer tarefas repetitivas, sim.

P

se utilizarem mto ai onde vc trabalha e vc tiver saco pra mexer com vb… as vezes tenho q fazer umas macros em vb6 ¬¬’ mas odeio

K

Vale mais à pena do que você imagina.

Vou te contar minha experiência pessoal: trabalhava em uma empresa de engenharia desenvolvendo em Java/VB/C/O que você imaginar, mas em diversos momentos, em que estava frente à frente com a diretoria, o que REALMENTE resolvia o problema na hora era uma combinação de teclas muito fácil de aprender no Office: ALT + F11. Abria a IDE do VBA e conseguíamos soluções rápidas para problemas imediatos em tempo recorde. É impressionante: você pode fazer práticamente QUALQUER COISA com VBA.

(profissionalmente, devo muito ao VBA :slight_smile: )

Claro: você não vai desenvolver sistemas com isto (apesar de conhecer alguns surpreendentemente bons), mas é uma ferramenta fantástica para o seu dia a dia e, em situações limítrofes como esta que contei, são o que decidem se você vai crescer profissionalmente ou não.

É algo que há demanda no mercado? Não: nunca vi uma vaga para “programadores VBA”, mas é uma ferramenta poderósíssima. Infelizmente, alguns anos atrás escutei alguns rumores de que a Microsoft estaria pensando em abandonar o recurso (no Office pra Mac, por exemplo, já não vem mais), mas mesmo assim é uma ferramenta pro seu cinto de utilidades que convém DEMAIS ter.

D

Eu me sinto completa e terrívelmente amedrontado sempre que falam em macros.
Uma coisa que não sai da minha cabeça é que, se a MS desenvolveu um sistema que precisa de gambiarras para aumentar a própria produtividade, este jambre não pode ser coisa boa.
É a minha opinião, simples.
Mas detestaria ter que abdicar de programas de verdade, em java, PHP ou o que for, em prol de vba…

K

drsmachado:
Eu me sinto completa e terrívelmente amedrontado sempre que falam em macros.
Uma coisa que não sai da minha cabeça é que, se a MS desenvolveu um sistema que precisa de gambiarras para aumentar a própria produtividade, este jambre não pode ser coisa boa.
É a minha opinião, simples.
Mas detestaria ter que abdicar de programas de verdade, em java, PHP ou o que for, em prol de vba…

É uma opinião bem furada.

Não chamaria de “gambiarra” uma DSL, muito pelo contrário. Se a empresa desenvolveu uma linguagem para que você, usuário, possa ampliar a sua funcionalidade, não é negativo, mas positivíssimo!
O mesmo argumento se aplicaria portanto ao Auto CAD, no qual você tem o Lisp pro mesmo objetivo? Aliás, AutoCAD tem suporte a VBA também. Isto faz dele uma ferramenta ruim? Pelo contrário, mostra versatilidade.
Aliás, o mesmo argumento se aplica a qualquer sistema que possua uma DSL.

E o papinho de “programas de verdade são feitos em linguagem X…”. Bom: isto o tempo cura com a maturidade (se esta aparecer). :slight_smile:

P

http://www.ceviu.com.br/buscar/empregos?level=2&labelTipoVaga=&realTipoVaga=&labelData=&qtDias=&labelCidade=&labelCargos=&labelSalario=&faixaSal=&termoPesquisa=&ordenar=data+desc&itensPagina=10&ini=0&pages=0#boxVaga8

:stuck_out_tongue:

K

perdeu:

Programador Baixa Plataforma (1 vaga)

Cargo:

Descrição:
Programador VBA Excel

Elaboração de documentação de Design (simplificada);

Desenvolvimento de macros para Excel, VBA;

Elaboração de plano de testes (simplificado);

Superior completo ou cursando;

Inicio imediato.

Salário: A combinar
Empresa: DTS LATIN AMÉRICA vagas

:P

QUE LEGAL! :smiley:

D

vou dar uma pesquisada…

M

Como o kicolobo disse, não é uma ferramenta para você fazer algo demasiadamente grande. Eu já utilizei esse recurso em um lugar que trabalhava e foi bastante útil e rápido e nessa época eu tinha ainda menos conhecimento do que agora sobre programação.
Para mim, na época como usuário “não técnico” foi muito útil mesmo, acho que seria uma boa carta na manga para qualquer um.

D

Acredito que seja útil sim, mas é aquela coisa. Você não vai querer ensinar VBA para a atendente, administrativos, etc.
Cairia na mão de um programador mesmo, ou de alguém que tenha facilidade em aprender VBA.

[]'s

C

Aí, acho que vale a pena sim, quando se tem um bom motivo, quando trabalhava em um banco, via o sofrimento do pessoal com aquelas infinidades de planilhas todas sendo preenchidas de forma manual…

Agora senão tiver um bom motivo, acho que não vale a pena ocupar a cabeça com algo que nunca usará, pessoal de T.I tem mania de querer saber tudo, e não usar nada que sabe (ou pelo menos acha q sabe)!

[size=24]BJUNDAS.[/size][color=red] [/color]

W

Macro do excel é feito em VB (não sei se nas novas versões, foi pra VB.NET pois faz tempo que não uso isso).
Tendo uma noção da sintaxe (que acho que ainda é em VB), crie algumas macros com o botão de gravação e depois leia o código que, IMHO, é bem simples.

Depois começe a sofisticar o código :wink:

Criado 2 de março de 2012
Ultima resposta 2 de mar. de 2012
Respostas 13
Participantes 10