Recomendação de distro linux

26 respostas
D

Galera faz uns bons anos que não uso Linux, a última vez foi com o Kubuntu 6.

Eu to querendo instalar algum aqui em uma VM, basicamente para coisas relacionadas a desenvolvimento java, ruby e c++.

Para navegação e uso pessoal o Windows me atende mesmo embora eu também não descarte uma distro que ofereça uma experiência boa ao usuário.

Instalei aqui o Ubuntu 11 no Virtual box e to dando umas fuçadas, mas como to em fase de testes e com tempo, gostaria de experimentar outras distros tmb.

valeu

26 Respostas

M

estam usando muito o Linux Mint(baseado no ubuntu);
Eu troquei o ubuntu(Unity) pelo Fedora 16 (gnome3), e to gostando.

Acho que Ubuntu, Linux Mint, Fedora 16, Mandriva 2011 são boas opções.

A

eu venho da familia redhat, Fedora Core melhor distro linux que existe, tudo funciona, a anos não preciso do windows para nada.

L

Amigo utilizo linux mint uns 4 anos, ja usei varias outras. Considero mint a melhor distro para desktop

D

Olhei o site desse linux mint e vi que tem o Linux Mint 12 e Linux Mint Debian.

Qual a diferença? Na verdade sei que é uma é família debian, ou seja, a pergunta na verdade é o que esse linux mint 12 tem de diferente?

A

Como sempre, recomendo o Debian.

C

Ha bem pouco tempo eu recomendaria Ubuntu para quem quer iniciar mas essas ultimas versoes estao muito instaveis de modo que se for para usa-lo o ideal seria pegar a versao 10.04 que é LTS e bem estável. Estou aguardando anciosamente a versao 12.04 que tambem sera LTS. Quem sabe com ela o Ubuntu volte ao topo da minha lista de recomendacao. Usei por um tempo Debian e gostei bastante porem tive uns problemas beeeeem especificos de incompatibilidade com um dispositivo entao acabei voltando pro ubuntu 10.04.

Enfim, por hora acredito que Debian possa ser uma boa. Se for usar ubuntu fuja das ultimas versoes pq pode passar por algumas situacoes desagradaveis.

L

Uso desde do Ubuntu 5.0.
Para acessar a internet as vezes uso o live CD do 9.10 que é mais rápido.
Atualmente eu uso o Ubuntu 11.
São as melhores distros.
Prefiro usar o Linux como raiz e utilizo XP no VirtualBox apenas para o caso de trabalahr com o Flash e as vezes o C# com o SharpDevelop.

Para as cituações desagradaveis talvez vc possa escapar delas se mudar para o modo classico antes da inicialização de sua sessão.

D

Mint com certeza! Estou com o Mint Katia em casa e no trabalho.

L

Vejo que tem um monte de gente aqui utilizando o Mint.
Alguem que também conhece o Ubuntu poderia me falar das vantagens do Mint?
Fiquei curioso. Vale apena testar?

M

atualizeu meu ubuntu para a ultima versao (unity) e estou odiando, lenta, nao deixa fazer quase nada, tem varios bugs com a barra de programas e é feio.

nunca usei o mint, mas depois de tantas recomendações acho que vou fazer um drop no meu hd nesse final de semana.

D

Cara também não to gostando muito desse ubuntu 11 não.

E

No trabalho uso Ubuntu 10, distro controlada pela empresa. E com o Virtual Box uso quase todo tipo de distribuição para testar. Já em casa prefiro o Debian, para quem é desenvolvedor é uma distribuição bem estável.
Mas lendo o fórum, vou dar uma olhada nesse tal de Mint.

L

Pra tentar resolver o problema da lentidão, no momento que vou logar parece uma combobox que me dá a opção de mudar o layout para o modo classico. Isso diminui muito o problema.

D

Daniel_MV:

Qual a diferença? Na verdade sei que é uma é família debian, ou seja, a pergunta na verdade é o que esse linux mint 12 tem de diferente?

Bom vou baixar esse Linux Mint Debian Edition, no caso, nunca usei o xfce, alguém me recomenda? Ou é melhor ir de gnome?

E

Daniel_MV:
Daniel_MV:

Bom vou baixar esse Linux Mint Debian Edition, no caso, nunca usei o xfce, alguém me recomenda? Ou é melhor ir de gnome?

Baixei do site brasileiro http://www.linuxmint.com.br/modules/mydownloads/ mas a versão é a Isadora. No oficial o 12 é Lisa.

Já usei o xfce, mas acho o Gnome melhor. Se a máquina tiver pouca memória daí é melhor o xfce.

A

Uso Ubuntus LTS (Long Term Support, suporte de 3 anos, 5 com o próximo [12.04]), obviamente usando o 10.04 aqui.

M

Open Suse.

M

Uso o ubuntu há um bom tempo, e não consigo sair dele, hj em dia estou usando o ubuntu 11.10 com GnomeShell ta perfeito. Porém como dito antes, a versão 12.04 promete mto, estou ansioso para testar essa versão qdo estiver beta.

Vlw

A

To usando ubuntu 11.04 mas não gostei, travando o note algumas vezes, vou aguardar a 12.04 e vez se fica mais estavel.

Falha do SO pq o mesmo note não trava no win7, prefiro o linux pela liberdade e leveza, win com o tempo parece q junta lixo e começa a pesar, ai tem de formatar a cada 1 ou 2 anos.

Sou ex-user do debian … saudades

A

uso o ubuntu faz uns 3 anos, e essa versão 11.04 fico “cagada” ¬¬
tive q ir pro win7
:frowning:
tenso…

agora fiquei sabendo desse “mint”
será que compensa? eh bom?

V

Fedora !

J

Para quem não sabe o kubuntu foi descontinuado pela canonical no começo do mês passado. Eles focarão agora somente na distro principal com unity.
Desde o ano passado não consigo usar nenhum ubuntu. Muitos bugs e esse shell que é difícil de engolir.
Tenho preferencia agora pelo fedora ou mint.

A

juliocbq e outros usuários do Mint.

se for possível postem uma opinião sobre o Mint.

Eu usava o ubuntu até 10.04, passei para win7 quando veio o 11 e agora estou pensando em usar este Mint, já várias pessoas me recomendaram…

J

alandiniz:
juliocbq e outros usuários do Mint.

se for possível postem uma opinião sobre o Mint.

Eu usava o ubuntu até 10.04, passei para win7 quando veio o 11 e agora estou pensando em usar este Mint, já várias pessoas me recomendaram…

tenho que tirar o chapéu pro mint. Ele é a melhor distro para usuários finais. O pessoal que não quer ter dor de cabeça com configuração. Tanto kde como gnome 3.

F

Uso o Ubuntu 11.10 no dia-a-dia, pois é mais fácil de brincar com ele, e o CentOS6 pra estudos, instalações de banco de dados e etc… pois ele é baseado no Red-Hat, que é o mais usado no mundo corporativo.

D

Eu instalei o Mint em uma VM para testar e gostei, tanto que estou pensando em instalar no disco mesmo, em uma partição, se bem que a vm trás a vantagem de poder alternar os 2 SO’s.

Criado 17 de dezembro de 2011
Ultima resposta 16 de fev. de 2012
Respostas 26
Participantes 18