PorquÊ não usar Banco de Dados OO?

5 respostas
J

Pessoal,

estou fazendo um estudo de banco de dados de objetos e aparece inúmeras vantagens, como:

• Não parsear OO para relacional (não fazer modelo relacional)
  • Lidar com dados complexos, multimídia
  • Poder usar recursos da linguagem pra persistir
  • Performance
  • Facilidade de manutenção
    … dentre outras.

Gostaria de saber a parte negativa disso.

5 Respostas

Y

Bom, acho que cada caso é um caso.
Para aplicações pequenas ou que tenham o banco embarcado, acho que esse tipo de solução é interessante. Mas para aplicações marioes fica um pouco complicado.
Um exemplo é se você precisar migrar de linguagem. Já pensou o problema que seria migrar toda a base junto?

[]´s

Daniel

Y

Aqui vocês quis dizer lidar, certo?

[]´s

Daniel

J

Ok Daniel,

Agradeço a resposta e pela correção.

J

yorgan:
Bom, acho que cada caso é um caso.
Para aplicações pequenas ou que tenham o banco embarcado, acho que esse tipo de solução é interessante. Mas para aplicações marioes fica um pouco complicado.
Um exemplo é se você precisar migrar de linguagem. Já pensou o problema que seria migrar toda a base junto?

Mas vc não faria uma aplicação com banco oo, por quais motivos?

Por quê você usaria só em aplicações pequenas ou embarcadas e não num site por exemplo?

Y

Como eu disse na primeira resposta. Acho que cada caso deve ser estudado para que se ache a melhor solução.
Em um sistema que existam poucos cadastros ou a maioria dos dados seja volátil, acho que a solução de um banco de dados OO é ideal. Exemplo disso seria uma aplicação que seja enviada como mala-direta apenas para demonstração de produtos ou algo do gênero.
Agora, para sistemas complexos é diferente. Imagine um sistema com 100, 200 ou mais tabelas e milhares de registros tendo que ser migrado pois o sistema está indo para uma nova tecnologia. Levar esses dados para a nova plataforma daria um bom trabalho.

Mas não entenda que sou contra esse tipo de banco, acho que o Prevayler é simplismente incrível por seu desempenho e simplicidade, contudo eu não recomendaria essa solução para uma rede de supermercados ou para um banco.

[]´s

Daniel

Criado 30 de junho de 2009
Ultima resposta 30 de jun. de 2009
Respostas 5
Participantes 2