Reflexos da crise financeira na economia real brasileira

194 respostas
F

Pessoal,

Para aqueles que tem interesse em saber se a crise vai pegar o país e de que forma, quero compartilhar umas informações:

Votorantim
Ações da Sadia e Aracruz derretem na Bovespa
Nota Sobre a Atuação do Banco Central no mercado cambial no dia 08/10/2008

Obs: Por favor, sem FLA x FLU, ok? Eu não quero que o tópico seja trancado, apenas colocar algumas notícias da crise.

194 Respostas

L

Quem trabalha hoje para bancos deve começar a procurar emprego, pois em breve ficará sem.

D

Aqui em curitiba, pelo que soube o HSBC já cortou uma grande parte dos projetos e algumas consultorias mandaram algumas pessoas embora.

F

Pelo que eu entendi, a Sadia está (estava) tecnicamente quebrada…

M

Pessoal, amarrem as calças… pq a crise está chegando… hj terá CB novamente… hehehee

L

qual o impacto no brasil para quem não investe na bolsa???

F
Saldo da balança comercial negativo;

Déficit em transações correntes;

Crédito escasso;

Empresas cortando custos (demitindo) para não quebrar;
M

kra, um exemplo é o dólar…
semanas atrás estava a R$1,7 … R$1,6
Agora está R$2,3 e tem analistas afirmando que chegará aos R$3,0 !!!

Ou seja, tudo que é cotado em dólar, ficará mto mais caro, quase o dobro do preço.
Aí vc pode falar, ahhhhhhh eu não compro coisas que é cotado em dólar…
Mas quem comprou o produto e vai vender pra vc, vai cobrar mais caro também, por ter comprado a dólar.

Entendeu?!
Só pra vc ter uma idéia hj… axo que a bovespa fica uns 20 minutos aberta e dpois ela vai ter que fecha ( pq vai cair uns 10% mais ou menos…) pra não cair mais. CB: Circuit Breaker.

S

Mas que palhaçada…
não ha nenhuma crise no Brasil. A crise é financeira, não econômica. Básicamente os bancos prometeram e cubriram coisas que deram errado. O problema é deles.

O dolar não está aumentando porque ha uma crise e sim porque ha falta de dinheiro nos EUA. Os investidores correm a obter liquidez e isso é que faz as bolsas cair. Ou sejam as vendas são mais que as compras. Isso é normal. O dolar sobre porque a procura subiu.
O brasil que comprou dolar barato está injetando-o caro para manter a cotação. A cotação, e não o valor, porque ha muita gente comprando dolar aqui para usar lá fora. Lei da oferta-procura. Além de que existem vários papeis nas bolsas que são criados sobre o valor de outros papeis. Quando o papei principal se arruina, o resto vai junto. Mas por isso que são operações de risco. Risco deles!

Essas aves de mau agouro que ficam urubuzando o pais com noticias escandalosas do acontece lá fora é que deviam ter vergonha.

Ai o povo fica assustado e já se viu.

Outro dia passou a noticia que o azeite importado tinham aumentado de uma semana para outra. O cara não comprou o azeite ontem! o cara simplesmente subiu o preço se aproveitando do “fator crise” que a media promove. Tenham vergonha!

Se as empresas eram sustentadas com bolhas de ar é normal que se arruinem. Essas empresas já deviam ter morrido à muito tempo. Que o façam agora já vai tarde.

Vc apostou num empresa falida ? Se ela não é falida, logo logo as transações irão voltar ao normal. Sempre voltam. é uma questão de tempo.

M

Mas que palhaçada…
não ha nenhuma crise no Brasil. A crise é financeira, não econômica. Básicamente os bancos prometeram e cubriram coisas que deram errado. O problema é deles.

O problema é quando a crise financeira passa para a economia real.

Por exemplo: Quero dinherio emprestado, e não consigo pq o meu banco ta afundado em dívidas em dolares lá fora, logo pra ter liquidez ele diminui suas linhas de financiamento (estou sendo simplório…). eu deixo de comprar um TV por exemplo, as Casas Bahia deixam de vender a TV. se isso acontece com 100.000 pessoas, começamos a ter um problema.

No caso da bolsa, eu acho é bom. Assim as ações caem, eu compro na baixa e daqui uns anos vendo na alta. Dinheiro fácil.

M

e eu concordo com o sergiotaborda. Sempre volta ao normal depois de um tempo. É tudo cíclico.

F

sergiotaborda:
Mas que palhaçada…
O dolar não está aumentando porque ha uma crise e sim porque ha falta de dinheiro nos EUA. Os investidores correm a obter liquidez e isso é que faz as bolsas cair. Ou sejam as vendas são mais que as compras. Isso é normal. O dolar sobre porque a procura subiu.
O brasil que comprou dolar barato está injetando-o caro para manter a cotação. A cotação, e não o valor, porque ha muita gente comprando dolar aqui para usar lá fora. Lei da oferta-procura. Além de que existem vários papeis nas bolsas que são criados sobre o valor de outros papeis. Quando o papei principal se arruina, o resto vai junto. Mas por isso que são operações de risco. Risco deles!

Sérgio, eu sugiro vc ler o link que postei sobre a atuação do BC sobre o câmbio.

Com certeza vai rever algumas idéias…

F

Depende do que vc considera normal.

O Brasil realmente está melhor preparado para enfrentar essa crise, porém, poderia ter realizado medidas, principalmente no câmbio, na taxa SELIC e na meta de superavit primário para poder sustentar um crescimento robusto baseado na produção e na ampliação da infra-estrutura.

Só que é como eu disse em outro blog, se 95% da população não sabe no que a taxa SELIC impacta em suas vidas, principalmente no pagamento de juros da dívida, se não sabem também porque é estipulado essa meta de superavit primário, fica difícil discutir o futuro do país.

Fica mais difícil ainda tentar provar que alguns interesses do Mercado sabotam a soberania nacional em nome de um lucro exarcebado.

M

felipeguerra wrote:

Estava me referindo aos ciclos da bolsa. Crises vem, crises vão, empresas vão a falência e outras saem fortalecidas.

Podemos ver as bolhas como exemplo. Por mais que elas sejam destrutivas quando estouram, enquanto estão inflando fazem a economia crescer muito. O problema é quando o estrago é maior que o ganho.

Quanto a politica ecônomica brasileira, concordo plenamento com vc. Essa politica de controle de inflação acaba matando o crescimento. É preferivel aplicar em titulos do governo que rendem um absurdo ao invés de investir em maquinário, por exemplo.

Mas ainda é melhor que inflação de 2000% ao mes.

M

Tah parecendo manipulação ( conspiracao…)
é questao de vc atualizar a página e vê a cotação que era +1% virar -1%, em segundos mesmo…!!!
Porém, temos uma crise a cada 5 anos… e axo que estamos chegando no fundo do poço pra daki alguns anos voltar ao normal (como disse nosso amigo Mário)…

Neste momento, recomendo a compra a longo prazo (day-trade tah muito bom tb por causa da volatividade)… e como podemos acompanhar no forum da wintrade, tem gente esperando a petrobras (petr4) cair pra R$22,90 e sair comprando…

Esta é uma melhor época para ganhar dinheiro… antes de ontem a avril3 que cada ação estava a R$1,00 subiu para quase R$1,80… ou seja 80% de alta apenas em 1 dia!!! imagine quem investiu!! se deu bem pra ca%$*&!!

M

Warren Buffet wrote:
Seja audacioso quando os outros estão com medo e tenha medo quando os outros estão audaciosos

D

mario.fts:
felipeguerra wrote:

Estava me referindo aos ciclos da bolsa. Crises vem, crises vão, empresas vão a falência e outras saem fortalecidas.

Podemos ver as bolhas como exemplo. Por mais que elas sejam destrutivas quando estouram, enquanto estão inflando fazem a economia crescer muito. O problema é quando o estrago é maior que o ganho.

Quanto a politica ecônomica brasileira, concordo plenamento com vc. Essa politica de controle de inflação acaba matando o crescimento. É preferivel aplicar em titulos do governo que rendem um absurdo ao invés de investir em maquinário, por exemplo.

Mas ainda é melhor que inflação de 2000% ao mes.

Só um aposto que li hoje:

http://economia.uol.com.br/ultnot/afp/2008/08/19/ult35u61406.jhtm

Com relação à bolsa, acho que o Brasil melhorou muito esses anos, porém não é uma ilha.

Temos aí a Sadia que “tomou uma piaba” por causa de escândalos+crise, a CSN que desvalorizou horrores e outras…

A parte boa é que temos ações de empresas fortes, como a Eletrobras (se não me engano), a R$0.09 :smiley: !!!

F

Michel_Sancovich:
Pessoal, amarrem as calças… pq a crise está chegando… hj terá CB novamente… hehehee

Um já foi acionado, será que teremos mais?rs

M

To torcendo para que SIM!!! e pra entrar pro guiness a meta são 3 CB!!!

Creio que hj a bolsa começe a formar um fundo… rsrrs

M

Michel_Sancovich:
To torcendo para que SIM!!! e pra entrar pro guiness a meta são 3 CB!!!

Não tem 3 CB. Depois do segundo, só se alguém cortar a luz do prédio… uhauhauha

P

É verdade.
Quem ainda tá empregado tá borrando as calças.
Exceto os bancários, parece, pois, apesar de tudo, estão fazendo greve…
Sou totalmente a favor da luta e mobilização da classe, mas este não me parece o momento certo.
Na minha opinião, estão metendo os pés pelas mãos.

M

Não tem 3 CB?!!?!?

o.O

Intao a bovespa vai tirar férias igual a Russia!!!

ehauehuaheaehauheuaehuahuehauehauehuaaeeae

M

Aguardando CB a -15%

hehehehe

R

É verdade.
Quem ainda tá empregado tá borrando as calças.
Exceto os bancários, parece, pois, apesar de tudo, estão fazendo greve…
Sou totalmente a favor da luta e mobilização da classe, mas este não me parece o momento certo.
Na minha opinião, estão metendo os pés pelas mãos.

Não acredito que funcionários estão borrando as calças , os bancos brasileiros estão bem sólidos …

Davi e Pinto de onde vcs tiraram estas informações?, se isso aconteceu a mais afetada é a GLT…

P

Conheço gente que trabalha na BRQ, que presta serviços pro HSBC.
Só lá cortaram 40 cabeças de uma vez só, e a justificativa foi o corte de projetos no HSBC.

R

Posso dizer que estaria com medo se estivesse prestando serviços ou em projetos de bancos…mas concordo tb com o pessoal que diz que os bancos estão sólidos…pois estão mesmo. Estes cortes são mais “medo do amanhã ou de um crash mundial” do que “feito baseado em dados reais e concretos”…temos muita especulação, muito terror por parte da mídia e isso faz parte do jogo.

ate mais…

M

"

F

Mudando um pouco de assunto, eu, particularmente, incorro no mesmo erro que os americanos: não faço poupança!!!rs

Brincadeiras à parte, uma coisa que eu não entendo são as notas das agências de Rating, chegar a ser cômico, principalmente se levar em conta o caso da Enron e, mais atualmente, do Lehman & Brothers.

Eu insisto que a crise é sistêmica, por esse e outros fatores…nesse sentindo, os caras tem o maior PIB, mas o endividamento interno e externo é qualquer coisa de impressionante, enfim, queremos seguir esse modelo de desenvolvimento?

L

mas qual foi o motivo desta crise? qual o principal fator q desencadeou?

R

A crise imobiliária americana

L

e o oq ocasionou esta crise imobiliaria americana?

M

Entenda primeiro como funciona o mercado de acoes:

M

E agora a crise:

D

Boa Michel Sancovich !!!

A parada é essa mesmo.

As grandes imobiliárias dos EUA negociaram as hipotecas com os bancos, que por sua vez trocaram entre si.

Então, como no caso do seu bil, quando as pessoas perceberam que as hipotecas não seriam pagas, tudo aquilo que foi ‘comprado ou negociado’ com elas desmoronou…

M

E agora entenda a crise americana…

L

mas pq todos são tão estupidos de cairem em golpe de macacos e outros mais estupidos ainda de se esperar que um bando de pinguços desempregados da vila carrapato lhe dem lucros???

brincadeira :stuck_out_tongue: (porem com um fundo de verdade…)

excelente explicação…

M

Lucro. :twisted:

P

Pretendo acertar na megasena amanhã, e estou com uma dúvida terrível: onde aplicar meu dinheirinho com segurança ?
:lol:

M

Guarda dentro do colchão !!! almofadas… hehehehhe

é mais seguro!!!

Senão compra vale5 ou petr4… dao dividendos e estão em promocao!!! hehehehehe

ah… olha a mmxm3 tb!!!

R

Comprador: Quero comprar uma casa!
Imobiliária: Eu tenho uma, você quer?
Comprador: Eu quero, mas não tenho dinheiro para comprar!
Imobiliaria: Não tem problema, o banco X lhe empresta dinheiro, vc compra, e paga como puder
Comprador: Mas não tenho garantias a dar
Imobiliaria: Sem problemas, pague quando e como puder.

Pelo que andei lendo (posso ter entendido algo errado), mas a grosso modo a crise toda começou aí…muita gente comprando sem ter como pagar e sem dar garantias…daí, quando começaram a cobrar, cade o $$? Hipotecas…daí já era…

ate mais…

M

Boa!!!

E atencao para o call de CB na Bovespa!!!

P

Acredite se quiser, mas já disseram até que o culpado pela crise é o computador

M

pinto:
Acredite se quiser, mas já disseram até que o culpado pela crise é o computador

Desculpa para a incompetência.

M

As pessoas têm a tendência de procurar o erro em outras coisas e nao nelas.
O computador veio para auxiliar o trabalho delas… e nao para fazer tudo…

S

mario.fts:

O ponto é que isso que vc exemplificou não é um problema. eles querem que vc acredite nisso.
O que é problema é o que vivemos hoje. Qualquer ze pega qualquer credito. O resultado disso é o que aconteceu nos EUA.
Quando os bancos confinam demais. Todas essas financeiras que dão dinheiro sem chegar o cerasa etc… é tudo expeculação de alto risco. Lucrativo, mas dá merda quando o cara realmente não pode pagar.

O que os bancos fizerem foi excesso de confiança, e agora reajem excesso de zelo. Dificultam o credito com medo. Mas o medo é criado por eles próprios que não verificaram direito a condição do pagamento do empréstimo.

Seo cara não pode compra TV de plasma não compra. Tão simples assim. É o consumismo ( que alguns confundem com economia) que causa problemas como que estamos vendo. Mas só causa para quem não se protege.

Os bancos sim se protegem e por isso que ha uma reação em cadeia quando um falha. Os seguros em cima dessa bancos são ativados em outros bancos que são ativados em outros ,etc… esses bancos ficam em vários paises e ai a vaca vai probrejo. Mas isso é só enquanto a reação dura. Depois tudo volta ao normal.

A Bolsa não é, nunca foi e nunca vai ser um bom termômetro da economia (ainda está para inventar um). Ele pode até ser um termomtro do comercio financeiro mas só isso. É obvio que com todo o mundo ativando seguros sobre papeis que não valem mais nada o comercio de compra não existe e a bolsa cai. Quando vc não tem dinheiro o seu primeiro objetivo é ter dinheiro, ou seja, vender o que tem - obter liquidez - mas o que vc tem todo o mundo tem. O valor é pequeno e tem que vender muito e adoidado. É isso que faz as bolsas cairem. O valor das vendas são menores que as compras. Isso não significa nenhuma crise. É o sistema funcionando. Claro que se o sistema é bom ou ruim é outra historia. O ponto é que não ha catastrofe nenhuma se o pessoal manter a calma e nós mantermos o olho nos oportunistas que aumentas os preços com a desculpa da “crise”.

M

Muito boa sua colocacao!

S

felipeguerra:
sergiotaborda:
Mas que palhaçada…

Sérgio, eu sugiro vc ler o link que postei sobre a atuação do BC sobre o câmbio.

O link apenas fala sobre o mercado de futuros. O mercado de futuros não está em causa.
O controle, como o artigo fala, é feito à vista , ou seja, no ato, agora. E não na forma de apostas em valores futuros.
Futuros são papeis da bolsa em o cara aceita pagar um preço de compra ou venda mais tarde. Mas ele não transaciona o bem , apenas a diferença do valor da cotação real com a cotação que ele contratou.
A injeção de dinheiro avulso como o que o governo fez pode ser considerada um variável escondida do processo de futuros e portanto um “vicio do jogo” já que alterar os valores “artificalmente”. O que o artigo explica que é isso não é um vicio do jogo é uma regra do jogo. E ninguém pode se sentir lesado por causa do governo injetar dinheiro. Pense que quem joga com futuros iria ganhar fortunas se o dolar chegasse a 5 reais em 1 dia. ou até mesmo a 4 reais. É isso que o governo não deixa e alguns acham errado.

Mas isso não tem nada a ver com a proteção que o BC faz. Ele simplesmente está atuando como alguem que comprou dolar barato e está vendendo caro. Isso tem um só efeito : converter dolar em real. Isso diminui a cotação, agrada os importadores , mantem o pais competitivo. De quebra dá mais reais ao governo daqueles que ele gastou comprando o dolar. Isto não é mercado de Futuros , é mercado de moeda, puro e simples. (ou seja, o governo não está tentando salvar ninguem. Ele está “lucrando” com tudo isto.)

S

Michel_Sancovich:

Todas essas financeiras que dão dinheiro sem chegar o ceasa etc

vc quiz dizer cerasa?

isso. Vou corrigir.

R

louds:
Quem trabalha hoje para bancos deve começar a procurar emprego, pois em breve ficará sem.

E quem é cliente de banco?

L

Recomendo ficar atento.

F

renato3110:
louds:

Nada em especial por enquanto…não vejo problemas!

L

felipeguerra:
renato3110:
louds:

E quem deve pro banco?

R

Vai ficar com nome sujo, não?

M

Quem fez empréstimos, utilizou o lis (limite de crédito)… e afins…

M

Muito boa sua colocação.

L

luistiagos:
felipeguerra:
renato3110:
louds:

E quem deve pro banco?

Com certeza, quem está esperando pelos super descontos que os bancos oferecem para os endividados, pode tirar o cavalinho da chuva, pois ele morrerá de pneumonia. :lol:

D

luistiagos:
felipeguerra:
renato3110:
louds:

E quem deve pro banco?

Dá seus pulos pra transferir a dívida pros EUA.

Ouvi dizer que o governo vai bancar uns caloteiros lá :wink:

Entra na mordida também :twisted:

F

sergiotaborda:
felipeguerra:
sergiotaborda:
Mas que palhaçada…

O link apenas fala sobre o mercado de futuros. O mercado de futuros não está em causa.
O controle, como o artigo fala, é feito à vista , ou seja, no ato, agora. E não na forma de apostas em valores futuros.
Futuros são papeis da bolsa em o cara aceita pagar um preço de compra ou venda mais tarde. Mas ele não transaciona o bem , apenas a diferença do valor da cotação real com a cotação que ele contratou.
A injeção de dinheiro avulso como o que o governo fez pode ser considerada um variável escondida do processo de futuros e portanto um “vicio do jogo” já que alterar os valores “artificalmente”. O que o artigo explica que é isso não é um vicio do jogo é uma regra do jogo. E ninguém pode se sentir lesado por causa do governo injetar dinheiro. Pense que quem joga com futuros iria ganhar fortunas se o dolar chegasse a 5 reais em 1 dia. ou até mesmo a 4 reais. É isso que o governo não deixa e alguns acham errado.

Mas isso não tem nada a ver com a proteção que o BC faz. Ele simplesmente está atuando como alguem que comprou dolar barato e está vendendo caro. Isso tem um só efeito : converter dolar em real. Isso diminui a cotação, agrada os importadores , mantem o pais competitivo. De quebra dá mais reais ao governo daqueles que ele gastou comprando o dolar. Isto não é mercado de Futuros , é mercado de moeda, puro e simples. (ou seja, o governo não está tentando salvar ninguem. Ele está “lucrando” com tudo isto.)

Agora explique para a gente, onde é que o BC (Governo) está lucrando com isso?

Sugiro mais uma leitura: swap cambial e swap cambial reverso, praticados esse ano pelo BC.

Não creio que vc esteja defendendo nem um dos lados, apenas tentando ajudar na compreensão dos fatos, ok? Então, precisamos não confundir quem sempre ganha com quem sempre perde!

Finally!

F

Lendo a MP 442, a gente reflete se o governo irá perder ou não.

Aqui, uma boa análise.

S

Não sei porquê vc está tão focado no mercado de futuros e aplicações de risco. O problema não é esse.
Mas ok, as empresas aceitaram obter dinheiro com base no valor do dolar. Asneira grossa! Em outro paises é até proibido vc expressar valores das coisas em moeda que não seja a nacional, mas aqui, por tradição se aceita cotas as coisas em dolar. O que é absurdo. Vc fala o computador vale 1500 dolares. hoje o real vale 2 dolares então o computador custa (não vale) 3000 reais.
amanha vale 5 então vendo por 7500. Isto e´absurdo. Perde quem aceita isto. As empresas aceitaram. O problema é delas.
Faliu tá falido. Não ha nenhuma razão para ficar com panos quentes. São empresas. São riscos.

Não vejo o que o BC tem a haver com isso. São negócios das empresas com os bancos. As empresas têm que se proteger e os bancos tb. Só o BC nem o governo nem ninguem pode ficar apoiando opção idiotas. O cara tentou ser esperto, deu-se mal e quem paga é o pais ? Quem tem que pagar é o ppr cara que foi "esperto".

Como o BC ganha ? ele compra dolar a 1.5 e vende a 2.8 150 reais / 1.5 = 100 dolares * 2.8 = 280 reais > 150 reais.
Vc vai dizer que é isso não é nada porque depois ele vai ter que comprar de volta. Ok, mas no meio tempo… expecular é coisas do momento. O BC não está investindo. Está especulando. A pergunta é : porque ele compra dolar e não euro ou libra ?
Esse é que é o problema. Se o preço do computador for indexado ao euro, ele nunca tinha baixado de preço ( não tanto).
A indexação funciona para o bem ou para o mal.

O sawp das empresas explodiu na cara agora que os bancos estão "falidos", mas o problema foi bem mais atrás quando fingindo estar bem essas empresas aceitaram os riscos. Agora querem o quê ? Que os governos as salvem ?

O pior de tudo são os jornalista e os politicos não entenderem o sistema financeiro ( não o ecnomico, repito) e ficarem alardeando desgraça. Este é um daqules casos em que uma palavra errada vale mais que mil imagens…

F

Sim, estamos falando a mesma língua, por isso que eu digo que o BC age contra os interesses nacionais, pq de acordo com essa MP citada acima, entende-se que o sr. Henrique Meirelles vai, mais uma vez, desperdiçar dinheiro público!

D

Só lá cortaram 40 cabeças de uma vez só, e a justificativa foi o corte de projetos no HSBC.

Cara é pura verdade, eu trabalho como arquiteto numa consultoria e meu gerente fez uma reunião recente com o Daphnes(sei lah como se escreve) CIO da HSBC GLT, o proprio CIO comentou que é verdade que houve um corte nos projetos do hsbc. E há algumas semanas um pessoal que saiu da BRQ veio fazer entrevista com a gente contando essa história. Um amigo meu disse que foi mandado embora da DTS junto com mais 19 pessoas, sem contar que fazem dois meses que a DTS está atrasando salários.

M

FDIC anuncia mais duas falências no sistema financeiro norte-americano

Por: Equipe InfoMoney
10/10/08 - 20h08
InfoMoney

SÃO PAULO - Depois do fechamento das bolsas nesta sexta-feira (10), a FDIC (órgão regulador dos bancos nacionais dos EUA) anunciou para o mercado que os bancos Meridian Bank e Main Street Bank fecharam suas portas.

No entanto, o órgão informou que os depósitos bancários de ambas as empresas foram assumidos por outras instituições financeiras. Na mesma ordem: por National Bank e por Monroe Bank & Trust.

Nesta linha, todas as contas dos clientes das instituições fechadas passarão a ser administradas pelos respectivos bancos que os assumiram. Talões de cheque e cartões de crédito poderão ser usados normalmente e os clientes não precisarão se preocupar em trocar de banco. Em sua maioria, as agências bancárias reabrirão com a nova marca já no próximo dia 11.

Sobre as instituições
O Meridian Bank está sediado no estado de Illinois e possui quatro agências bancárias. Com US$ 39,18 milhões em ativos totais e US$ 36,88 em depósitos, o National Bank pagará cerca de US$ 7,55 milhões pelos seus ativos e nenhum prêmio para a FDIC.

Já o Monroe bank & Trust pagará cerca de US$ 16,9 milhões pelos ativos do Main Street Bank e prêmio à FDIC de 1% para os depósitos da instituição falida, que possui apenas duas agências bancárias, US$ 98 milhões em ativos totais e US$ 86 milhões em depósitos bancários.

F

Contrariando toda a lógica neo-liberal, e seus adeptos, governos pelo mundo anunciam a ‘estatização’ dos bancos…

Fontes: Wall Street Journal, New York Times, Washington Post.

P.S.: A medida de estatizar é temporária e está sendo chamada de ‘recapitalizar’ os bancos. Nada como o tucanês para amenizar as coisas.

R

Bolsa subindo 8% e dólar caindo…

Crise acabou ou será somente o “suspiro da morte”???

ate mais…

F

richardpeder:
Bolsa subindo 8% e dólar caindo…

Crise acabou ou será somente o “suspiro da morte”???

ate mais…

É reflexo das últimas notícias dos BCs…a crise não acabou, não…

M

Chegando atrasado na conversa mas vamos lá.

Quem está preocupado com a quebradeira ou estouro da taxa de juros dos bancos brasileiros não precisa ser tão fatalista. O oferta de crédito vai diminuir? Sim. Os bancos vão quebrar aqui? Dificilmente. Só vão quebrar os bancos que tinham títulos lastreados nas hipotecas e nas re-hipotecas.
Quanto a recuperação dos empréstimos por parte dos bancos nacionais podem ficar mais tranquilos. Quando se deu a última crise financeira no governo, entrou em vigor um mecanismo que não existe na economia americana e isso que faz bastante diferença: todo banco no Brasil que fizer uma carta de crédito tem que depositar a mesma quantia no BC, isso faz com que a liquidez dos papéis de empréstimo não desabe de uma vez e o banco ainda tenha recursos para trabalhar e pagar seus compromissos mas diminui a quantidade de crédito disponível. Esse segundo ponto foi o que restringiu a adoção dessa medida nos EUA ( visto que tem um projeto desses dentro da camara americana desde a bolha da internet ).
Quanto a tirar dinheiro de poupanças, é um pouco de besteira pois o BC paga até R$50.000,00 mesmo em caso de quebradeira geral, mas convenhamos, se começar a quebrar tudo não vão ser R$50.000,00 que vão salvar sua vida.

Por último, um outro fator que esqueceram de mencionar na crise imobiliária são as hipotecas. Segue um exemplo:

1985, Endland-EUA.O senhor P. da Silva, padeiro a mais de 20 anos, quer comprar sua casa própria. Acha seu belo recanto por $10.000,00 mas só tem $2.000,00 agora. Ele vai ao banco e pede para hipotecar a casa:
P. da Silva: Então, queria comprar minha casa mas não tenho dinheiro inteiro, tenho 2 mil e custa 10 mil.
Gerente: Tudo bem Sr. da Silva, nós lhe emprestaremos $12.500,00.
P. da Silva: Mas eu não preciso de $12.500,00, só de $8.000,00.
Gerente: Mas você sabe, casa nova, mobilia nova, contas novas. Tem que pagar a escola dos seus filhos e você não pode ficar sem gastar no período que você paga a casa né?
P. da Silva: É verdade, tudo bem. Negócio fechado.

2 anos depois…
P. da Silva: Poxa vida, não tenho como pagar essa hipoteca, tenho como re-hipotecar?
Gerente: Claaaaaro! O senhor ainda nos deve $15.000,00 , então depositaremos $18.000,00 em sua conta até a semana que vem.
P. da Silva: Mas eu não preciso dos outros $3.000,00!
Gerente: Senhor, se o senhor não tem dinheiro para pagar sua moradia, quem dirá as outras contas? Então vamos ajudá-lo nisso!
P. da Silva: Poxa, vocês são muito legais!

Agora pegue esse caso durante 15 anos e multiplique por todos os sub-prime dos EUA, você tem uma boa idéia do que iniciou a crise mesmo.

Até!

L

essa alta de hoje não faz nem cócegas…

pra voltar ao normal, tem que ter essa alta mais umas 5x (seguidas)

M

"

F

Uma reflexão de Mino Carta à respeito…

P

Cara é pura verdade, eu trabalho como arquiteto numa consultoria e meu gerente fez uma reunião recente com o Daphnes(sei lah como se escreve) CIO da HSBC GLT, o proprio CIO comentou que é verdade que houve um corte nos projetos do hsbc. E há algumas semanas um pessoal que saiu da BRQ veio fazer entrevista com a gente contando essa história. Um amigo meu disse que foi mandado embora da DTS junto com mais 19 pessoas, sem contar que fazem dois meses que a DTS está atrasando salários.
O HSBC é um caso à parte. Eles são super conservadores, e tambem obedecem cegamente o que Londres manda. Se lá cortarem a verba do papel higiênico, aqui proíbem todos de cagar.

F

Michel_Sancovich:
Entenda primeiro como funciona o mercado de acoes:

Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que
compraria macacos por R$ 10,00 cada. Os aldeões sabendo que havia muitos
macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos. O homem
comprou centenas de macacos a R$ 10,00 e então os aldeões diminuíram seu
esforço na caça.
Aí, o homem anunciou que agora pagaria R$ 20.00 por cada macaco e os
aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça. Logo, os macacos
foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca.
A oferta aumentou para R$ 25,00 e a quantidade de macacos ficou tão
pequena que já não havia mais interesse na caça. O homem então anunciou que
agora compraria cada macaco por R$ 50.00! Entretanto, como iria à cidade
grande, deixaria seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, seu assistente disse aos aldeões:

• Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso
      vender
      por R$ 35,00 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem
      vender-lhe por R$ 50,00 cada.
      Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraram todos
      os macacos do assistente.
      Eles nunca mais viram o homem ou seu assistente, somente macacos por
      todos os lados.

Assim funciona o mercado de ações.

Um texto mais especifico

[quote]
A HISTORIA DO JOHN: A CRISE AMERICANA DE FORMA DIDÁTICA

John comprou uma casa, no começo dos anos 90, por 300.000 dólares, financiada em 30 anos.
Em 2006 a casa do John tinha valorizado e estava valendo 1,1 milhão de dólares, uma fantástica valorização.
Mesmo ainda faltando 20 anos para quitar a casa, um banco perguntou pro John se ele não queria uma grana emprestada, algo como 800.000 dólares, ou seja, uma segunda hipoteca.
Ele aceitou o empréstimo, fez a nova hipoteca e pegou os 800.000 dólares.
John não precisava do dinheiro, tinha um emprego estável , morava numa simpática casa no subúrbio de uma grande cidade, mas como todo americano, não podia escutar a palavra crédito.

Com os 800.000 dólares e ainda sem saber o que fazer com esse dinheiro, John soube por um amigo que o mercado imobiliário continuava valorizando.

Era construir, anunciar, vender e lucrar. Um ótimo negócio e, como disseram pro John, não havia riscos.
John comprou 3 casas em construção, na parte mais nobre da cidade, dando como entrada 300.000 dólares e imediatamente fez mais 3 hipotecas, uma pra cada casa.

Porém no acordo feito, o valor recebido pelas 3 hipotecas era pequeno, o suficiente para terminar a construção das casas.

A diferença, 500.000 dólares, que John recebeu do banco, ele gastou: comprou carro novo (alemão) pra ele. Deu um carro (japonês) para cada filho.

E com o resto do dinheiro comprou 8 TVs de plasma de 600 polegadas cada uma (coreanas), 8 notebooks(chineses), uma jacuzzi de 30.000 dólares (vietnamita, fabricada com trabalho escravo infantil).

E um lindo ponney (mexicano) para sua filha caçula, financiado em 25 anos (o companheiro ponney irá para o céu dos ponneys e o John ainda estará
pagando as prestações).

Alem de realizar seu grande sonho de viagem, ir a Paris, ficando hospedado no Ritz pagando 600 euros a diária. (Mesmo estando na cidade com alguns dos melhores restaurantes do mundo e com grana, emprestada, no bolso, John não abria mão do seu hambúrguer no jantar)

Tudo comprado em longas prestações, com entradas bem pequenas, tudo a crédito.
Uma farra.
A esposa do John, sentindo-se rica, sentou o dedo nos seus 28 cartões de crédito.
Aproveitou para fazer algumas cirurgias plásticas, pra ser exato 18.
Seus seios ficaram lindos, os 3.
John era o sonho americano em forma de pessoa.
O tempo passou, o tempo, esse malvado, sempre passa!!
No começo de 2007 começaram a correr boatos que os preços dos imóveis estavam caindo.
As casas que o John tinha comprado e estavam em fase final de construção caíram vertiginosamente de preço e não tinham liquidez.
O negócio que o John tinha se metido era… refinanciar a própria casa, usar o dinheiro para comprar outras casas em começo de construção e revendê-las com lucro repassando as hipotecas.
Fácil. Parecia fácil. Sempre parece fácil.

Só havia um probleminha com o negócio do John.
Todo mundo teve a mesma idéia ao mesmo tempo.

As taxas de juro das hipotecas que o John pagava começaram a subir (as taxas eram pós- fixadas) e o John percebeu que seu investimento em imóveis se transformara num desastre.
Milhões tiveram a mesma idéia do John.

Tinha casa pra vender como nunca.

John foi agüentando as prestações da sua casa refinanciada, mais as das 3 casas que ele comprou para revender, mais as prestações dos carros, dos notebooks, das tv de plasma, da jacuzzi milionária, do ponney e dos cartão de créditos.

Aí as casas que o John comprou para revender ficaram prontas e ele tinha que pagar uma grande parcela.
Só que o John tinha gasto o dinheiro.

No momento da parcela maior, John achava que já teria revendido as 3 casas.

Mas os compradores tinham desaparecido.

John se danou.

Começou a não pagar aos bancos as hipotecas da casa que ele morava e das 3 casas que ele havia comprado como investimento.

John começou a não pagar suas milhares de contas.

Os bancos ficaram sem receber de milhões de especuladores iguais ao John.

E também das milhões de pessoas que compraram essas casas dos que tiveram a idéia antes do John.

John optou pela sobrevivência da família.

John entregou aos bancos as 3 casas que comprou como investimento perdendo tudo que tinha investido.

John quebrou.

Ele e sua família pararam de consumir. Um sem número de Johns deixaram de pagar aos bancos os empréstimos que haviam feito baseado nos preços dos imóveis.

Os bancos haviam transformado os empréstimos de milhões de Johns em títulos negociáveis.

Com a inadimplência dos Johns, esses títulos passaram a valer pó.
Bilhões e bilhões em títulos passaram a nada valer e esses títulos estavam disseminados por todo o mercado, principalmente nos bancos americanos, mas também em bancos europeus e asiáticos.

Os imóveis eram as garantias dos empréstimos, mas esses empréstimos foram feitos baseados num preço que esses imóveis não valiam mais.

Os preços dos imóveis eram uma bolha, um ciclo que não se sustentava. A inadimplência dos milhões de Johns atingiu fortemente os bancos americanos e europeus que perderam centenas de bilhões de dólares.

A farra do crédito fácil acabou.

Com a inadimplência dos milhões de Johns, os bancos pararam deemprestar por medo de não receber. Os Johns pararam de consumir porque não tinham crédito.

Mesmo quem não devia dinheiro, não conseguia crédito nos bancos e quem tinha crédito não queria dinheiro emprestado. O medo dos Johns de perder o emprego fez a economia travar.

Recessão é sentimento, é medo do futuro.

Mesmo quem pode, pára de consumir.

O FED começou a trabalhar de forma árdua, reduzindo fortemente as taxas de juros e as taxas de empréstimos interbancários. O FED também começou a injetar bilhões de dólares no mercado, provendo liquidez.

O governo Bush lançou um plano de ajuda à economia sob forma de devolução de parte do imposto de renda pago, visando incrementar o consumo.
Porém, ainda não se sabe o resultado prático dessas medidas na economia real.

Essas ações foram corretas e, até agora, não é possível afirmar que os EUA estão tecnicamente em recessão. O FED trabalhava. O mercado ficava atento e as famílias esperançosas.

ATÉ QUE O IMPENSÁVEL ACONTECEU!!!

O pior pesadelo para uma economia: crise bancária, correntistas correndo para sacar suas economias, boataria geral, pânico.
Um dos grandes bancos da América, o Bear Stearns, amanheceu quebrado, insolvente.
O FED, de forma inédita, fez um empréstimo ao Bear, apoiado pelo JP Morgan Chase, para que o banco não quebrasse.
Depois disso o Bear foi vendido para o JP Morgan .
Mais recentemente as financiadoras de hipoteca FREDDIE MAC e FANNIE
MAE também se viram em situação de quase insolvência.
Rapidamente o congresso aprovou um plano de ajuda às duas empresas.
Se elas quebrassem, teríamos um efeito cascata e o sistema desmoronaria.
O mercado e as pessoas seguem sem saber o que esperar.
O que começou com o John, hoje afeta o mundo inteiro.
A coisa pode estar apenas começando.
Só o tempo poderá dizer o que vai acontecer.
E o John e sua família? Você deve estar se perguntando.
John devolveu todos os bens para as financeiras.
E ainda ficou devendo um dinheirão.
Mas o que ele mais queria devolver, ele não conseguiu.
As plásticas da esposa, essas não tiveram jeito

M

Só lembrando que estamos em rota de queda, e acredito que apos essa subida fulminante… esta semana dê uma caida boa

P

Crise financeira internacional
VEJA COMO É FÁCIL ENTENDER A CRISE MUNDIAL DESSE ANO.

Tradução da crise do subprime É assim ó:

O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça ‘na caderneta’ aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.

Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito e nós no supermercado, na farmácia, na padaria , nas lojas de departamento, etc., etc.).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F,cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu.

Se todos os clientes caloteiros do Seu Biu resolvessem pagar suas dívidas, a soma total seria de R$ 470,32, mas o Banco Central vai ter que injetar no mercado algo em torno de R$ 123.525.183,21 para salvar alguns fundos de investimentos que não possuem capital para honrar os seu compromissos referentes aos clientes caloteiros do Seu Biu, evitando assim uma grave crise sistêmica no mercado financeiro .

Pronto, é isso!

Ótima explicação!! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

M

Vlw!!!

Mas isto eu vi na net… hehehehe
(não mereço ficar com os créditos… eu apenas postei :slight_smile: )

R

Quem erra mais economista ou meteorologista?

Nao tem logica esta bovespa , de manhã estava com 8% , agora está com 0.79 , como diz Galvao Bueno: “haja coração”…

F

ramilani12:
Quem erra mais economista ou meteorologista?

Nao tem logica esta bovespa , de manhã estava com 8% , agora está com 0.79 , como diz Galvao Bueno: “haja coração”…

Não há lógica em especulação!

Mas existem agências de Rating que querem impor uma lógica…

F

Me assustei com a análise de um comentarista no blog do Nassif, vejam se há motivos para isso:

Luis Nassif OnLine:
Em ondas como o mar

Por João Carlos

Várias observações:

1- Não é o final da crise, ela está vindo em ondas. E cada vez piores. Ainda há muitas bolhas de crédito para estourar ou estourando nos EUA. Imóveis comerciais deve começar agora, para o ano que vem todas as demais formas de crédito, incluindo cartões.

2- A gestão do Paulson demonstrou o padrão Bush de incompetência, por motivos ideológicos tentou resolver a crise do sistema financeiro como se fosse uma crise de liquidez, quando na verdade é uma crise de solvência. É um incompetente, crise de solvência não se resolve comprando ativos podres ou baixando taxa de juros, a solução é alguma forma de ESTATIZAÇÃO dos bancos. É bom repetir exatamente o que aconteceu, para todos entenderem a idiotice queé o neo-liberalismo: ESTATIZAÇÃO.

Continua

D

O HSBC é um caso à parte. Eles são super conservadores, e tambem obedecem cegamente o que Londres manda. Se lá cortarem a verba do papel higiênico, aqui proíbem todos de cagar.

É bem por ai mesmo!
Michel tua explicação foi ótima!

HUAHUA

Agora acho que esse tipo de coisa pode ser evitada com essa medida
http://www.estadao.com.br/economia/not_eco259661,0.htm

A

os metereologistas tem acertado mais ultimamente… 8)

R

Circuit Braker acionado uma vez hj e no momento a bolsa está em queda livre, a -10,45%

O que acalmará estes especuladores? Vai saber…

ate mais…

R

richardpeder:
Circuit Braker acionado uma vez hj e no momento a bolsa está em queda livre, a -10,45%

O que acalmará estes especuladores? Vai saber…

ate mais…

A chegada dos UFOS hj com a solução para esta crise :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

F

Ainda não acabou!

Subprime Brasileiro I
Subprime Brasileiro II

D

felipeguerra:
Ainda não acabou!

Subprime Brasileiro I
Subprime Brasileiro II

:? eita…

M

Caramba!!!

Bovespa a -8,93%

Rumo aos 28k

:shock:

M

-9,75% agora vai CB neles!!! rsrs

D

CB neles…

E lá se vai mais um dia de prejú prum amigo meu aqui do estágio.

AheUEhUAEHUAEhAEUHAUEHuaehuAEHuaehaueh

“Cara, tô perdendo muito dinheiro” x4 na semana

“Cata, tô ganhando muito dinheiro” x1 na semana, quando o mercado vai à superfície respirar.

Mas o fôlego do mercado tá aumentando, cada vez ele fica mais parecido com as baleias.

Daqui a pouco ele vai tomar fôlego uma vez por mês se bobear :wink:

R

CB acionado…

G

É rídiculo neste país como gostam de fazer alarde por tudo.

O mais rídiculo é como as pessoas se aproveitam disso para se beneficiar.

Os funcionários públicos federais iriam receber aumento, o que o governo fez? Cortou aumento alegando a crise. Será realmente efeito da crise ou será que o governo achou uma saída para não dar aumento que ele não dá há mais de 10 anos e agora estava sendo forçado a dar por uma ação na justiça do sindicato dos funcionários públicos???

Um amigo meu tinha sido “contratado” para trabalhar em uma faculdade, na hora de efetivar ele, o que aconteceu? A Faculdade alegou que não estava mais contratando ninguém por causa da crise. O que uma faculdade tem haver com a crise?

E o pior de tudo, outro dia fui comprar um pano de prato, notei que o preço estava meio alto. E o vendedor da loja alegou que o plano de prato subiu por causa da alta do dólar…
O maior cúmulo que eu já ouvi na história, um pano feito em algum fundo de garagem que que tem haver com o dólar?

Como as pessoas neste país se aproveitam …
É por isso que este país para mim nunca vai mudar.

A chamada crise é em cima dos bancários, dos caras que tem grana e ganhavam milhões e eles vão dar um jeito das pessoas comuns, que não tem nada haver com a má administração deles, pagarem o prejuízo que eles tiveram.

Ou seja, a crise serve é para muitos mal caráter se aproveitarem da situação em cima dos ignorantes e inocentes. Abram o olho.

R

Dollar a R$2,50 acho que minha viagem para Paraguai “melo”

M

"

M

Bah, a pouco tempo tava 1,60.

Minhas compras “no estrangeiro” também melaram :frowning:

R

Minhas compras “no estrangeiro” também melaram :(

Bom, pelo pesquisei a cotação está entre R$ 2,32 a 2,35 no Paraguai se continuar assim ainda vale a pena.
Ou eles abaixam o preço dos produtos ou utilizam uma cotação bem inferior senão paraguai quebra 8)

M

"

M

Quanto mais o mercado estiver volátil, maiores são as chances de ganhos!

Temos que aproveitar este momento! :slight_smile:

M

Minhas compras “no estrangeiro” também melaram :(

Bom, pelo pesquisei a cotação está entre R$ 2,32 a 2,35 no Paraguai se continuar assim ainda vale a pena.
É, no paraguaí sim, já no e-bay e no dealextreme :smiley:

T

Porra! Juro que se você colocar mais uma mensagem socialista nesse forum eu vomito. É filiado ao PSTU!? Mino Carta é mais uma viúva do muro de Berlim que produz aquela revista chapa branca do Carta Capital, que só falta babar no ovo de tudo o que o PT, Chavez, FARC e todo o restante dos socialistas latino-americanos delirantes fazem.

A cada crise os corvos do mau-agouro vem com essa “agora vai, é dessa vez que o capitalismo acaba”. O capitalismo sobreviveu a todas as crises. No entanto o socialismo veio e foi embora sem deixar saudade.

Che Guevara do car%@?$.

E

Porra! Juro que se você colocar mais uma mensagem socialista nesse forum eu vomito. É filiado ao PSTU!? Mino Carta é mais uma viúva do muro de Berlim que produz aquela revista chapa branca do Carta Capital, que só falta babar no ovo de tudo o que o PT, Chavez, FARC e todo o restante dos socialistas latino-americanos delirantes fazem.

A cada crise os corvos do mau-agouro vem com essa “agora vai, é dessa vez que o capitalismo acaba”. O capitalismo sobreviveu a todas as crises. No entanto o socialismo veio e foi embora sem deixar saudade.

Che Guevara do car%@?$.

Está nervoso porq?
Ficar dando ataque histerico no forum não adiciona em nada ao debate.

P

Vamos resumir da seguinte forma:

O capitalismo não é perfeito, mas é o melhor que nós temos.

E

paulog:

Que tal uma democracia direta?!

Acho bem melhor do que Ditadura de Mercado (Capitalismo)

R

Os revolucionários chegaram…to sentindo cheiro de topico trancado… :roll:

ate mais…

F

Não acompanhem o amigo na sua neurose pois temos moderadores atentos para trancar tópicos desvirtuados…

O foco é a crise, teve um amigo aí que não viu reflexo na economia brasileira, bem, a maioria dos links que postei são de fatos que corroboram o efeito no mercado brasileiro, seja pelo efeito da especulação com o dólar, swaps e swaps reversos, essa nova MP editada pelo presidente, enfim…

E só para esclarecer, Mino Carta jamais seria do PSTU, pois ele não é contra o capital, muito pelo contrário. Aliás, misturar PT com PSTU só demonstra o tamanho da ignorância do indivíduo, pois, seguindo nessa lógica, Java, Fortran, ASP é tudo uma porcaria só :?:

E

richardpeder:

ate mais…

Quem desvirtuou o topico foi Thiagosc, eu apenas fiz uma replica as bobagens quer foram ditas.

M

"

F

Não entendi!

M

O pior é que nós vamos bancar a solução do problema pra Sadia, Aracruz e os outros que “cagaram” ao apostar contra a alta do dólar.

É aquela coisa, apostou e perdeu, “te vira”, eles sabiam o risco que estavam corrento, não tem porque agora o governo ir atrás de limpar a cagada que eles deram.

T

eric_jf:
paulog:

Que tal uma democracia direta?!

Acho bem melhor do que Ditadura de Mercado (Capitalismo)

A ignorância tem cura. Comece por aqui: http://olavodecarvalho.org/ .

Deixa eu ver direito, uma “democracia direta” com super-poderes para o poder executivo, com taxa de impostos abusiva e a gradual criminalização da iniciativa privada?

Camarada, para ser livre é necessário independência, para se ter independência é necessária a independência financeira. Ser contra a iniciativa privada é, por definição, ser contra a independência individual do cidadão e a liberdade, e por conseqüência contra a democracia. É promover a escravidão como solução para os “problemas”, porque tomar decisões conscientes “é muito difícil”.

O que você gosta é de receber ordens de um homem forte, um grande líder revolucionário. Se você é submisso, odeia a sua liberdade e gostaria de receber ordens nem sempre agradáveis, por favor, contrate uma dominatrix ou arranje uma dona para te tratar como escravo. Você se sentirá realizado e o restante da humanidade poderá desfrutar de uma vida livre como bem entenderem. Assim todos ganham, que tal? Se você tem mentalidade de escravo o problema é seu!

T

Além de petista-revolucionário-apoiador-de-traficante-e-seqüestrador-das-FARC esse indivíduo não sabe ler.

Perguntei se você era do PSTU!! Eram duas sentenças diferentes!!

Faça um favor a todos nós, se mude para a selva colombiana e fique lá com seus companheiros revolucionários.

T

richardpeder:

É a Burritsia.

M

"

F

Mauricio Linhares:
O pior é que nós vamos bancar a solução do problema pra Sadia, Aracruz e os outros que “cagaram” ao apostar contra a alta do dólar.

É aquela coisa, apostou e perdeu, “te vira”, eles sabiam o risco que estavam corrento, não tem porque agora o governo ir atrás de limpar a cagada que eles deram.

É verdade Mauricio, mas é aquela velha história, tanto lá como cá, o Estado sempre vai ajudar…em teoria, o que vc pensa é o que deveria ocorrer, né? Mas…

O amigo desequilibrado aí em cima poderia, por favor, agregar alguma coisa para a discussão? O que vc tem a dizer sobre o que foi feito pelas empresas citadas acima por exemplo?
O que vc tem a dizer sobre a oscilação da Bovespa e o impacto na economia real, ou melhor, no setor produtivo?

Fazer algazarra qualquer um faz…

E

uahuahuhauhauhauhauhuahuahu… um olavete histérico.

Só podia ser…

atestado de insanidade mental… uhauahuahuahuah

T

eric_jf:

Submisso, cale a boca! Sei que você gosta de um homem forte mandando em você.

L

Thiagosc:
eric_jf:

Submisso, cale a boca! Sei que você gosta de um homem forte mandando em você.

ja baixaram o nivel geral… ja vi que este topico sera em breve trancado…

F
M

"

F

marcosalex:
O Luis Nassif fala como se o banco tivesse baixado o dólar na cotação de 1.60. O dólar caiu sozinho, por questão de mercado…

Política cambial é responsabilidade do BC.

Esse debate, de como o BC vem agindo ao longo do tempo, é antigo, isso que vc está falando já foi amplamente questionado e apontado, da uma pesquisada na parte de economia do blog dele, vc vai ver que muitas das coisas que estão acontecendo, eram pontos duramente criticados por ele e pelos comentaristas que participam da discussão no blog.

M

Mas veja só, você, executivo de uma grande empresa, vai viver pra sempre nessa de “se eu dançar, o governo vai vir e me ajudar”. A Sadia tem grandes concorrentes aqui no Brasil, como a Perdigão e alguns outros nem tão grandes assim, como a São Mateus, nem a Perdigão nem a São Mateus perderam dinheiro nessa história e eles não vão receber nem um tostão do governo, é isso que eu não acho justo, nós vamos ajudar a incompetência dos executivos da Sadia mas não vamos presentear a competência dos executivos de outras empresas.

A valorização do real frente o dólar sempre foi irreal, nós sabíamos disso, o mercado sabia disso e todo mundo sabia que a crise do subprime ia acabar em uma melecada gigantesca, quem apostou contra nadou contra a maré e merece sofrer os revéses da coisa. Eu acredito que o governo tenha sim que agir pra garantir os financiamentos e manter o crédito disponível, porque sem crédito eu não posso comprar o meu carro ou a minha casa, mas ajudar empresas que “apostaram” e perderam não faz o menor sentido. É até bom que isso vai fazer com que eles pensem denovo antes de fazer outra dessas, a Globo mesmo continua pagando ainda hoje a conta daquela copa do mundo…

F

Mas veja só, você, executivo de uma grande empresa, vai viver pra sempre nessa de “se eu dançar, o governo vai vir e me ajudar”.

Eu concordo integralmente. Você pelas questões da ‘meritocracia’, eu por outras coisas mais ‘elementares’.

Mas vamos analisar os fatos, tanto nos EUA, como no Reino Unido. É inegável que o Estado vai assumir a irresponsabilidade dos financistas. Muitas pessoas custam a aceitar os fatos, pois deve ser realmente o fim ver suas concepções de mundo jogadas no lixo.

Voltando ao Brasil, isso que vc não concorda tem raízes mais profundas, políticas é claro. O que eu quero dizer com isso? Que o presidente tenta agradar gregos e troianos, o famoso governo de coalizão. Esse é um dos maiores erros que alguém pode cometer, pois sabemos que isso é impossível.

Mas, para agradar à todos, temos os extremos: de um lado, R$ 45 bi para um programa de transferência de renda, ferozmente criticado por uns e, no outro lado, mais de 6% do PIB* sendo transferido anualmente para uma parcela rentista, isso criticado por meia dúzia de gatos pingados…

* PIB - R$ 1.314 tri

S

Fiquei totalmente de fora e mesmo assim o debate recaiu sobre capitalismo x socialismo, coletivismo x individualismo, livre-mercado x regulamentação estatal, etc.

É bom saber que não sou o único “chato” liberal por aqui…

Recomendo a leitura do meu último artigo sobre o assassinato de Arthur Sendas:

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/247.page

S

meu deus…

Como divergem as opiniões aqui Oo.

É o seguinte: Capitalismo FOI sim uma palhaçada (ditadura do mercado). Tanto que nasceram as ideias marxistas. Agora, sabe porque “elas não deram certo”? Porque gente da mesma índole daqueles antigos capitalistas ( ditadores de mercado) trocaram seis por meia dúzia e colocaram o Estado lá encima. Isso é ruim? Não se o cara que tiver lá encima tiver bom-senso. Mas em 90% das veses o amigo é um tapado.
Justifico as aspas lá encima porque um modo de pensar não precisa ser necessariamente dominante ao outro: quem nega que as ideias socialistas não influenciaram o próprio capitalismo?
Os tios-sams, pra não perderem mercado começaram a jogar um papo de “democracia”, que em parte funciona.

Mas alguns líderes simplesmente se omitem e acham que o mercado é um deus que deve ser venerado e respeitado. Não meu amigo, por mais que o mercado tenha “personalidade”, “sentimentos” e etc ele está mais para adolecente rebelde que fará o que permitirem que ele faça do que para máquina-perfeita.

Como qualquer criança, se forem colocados alguns limites a coisa anda ( ou não!) melhor. Outro ponto: estamos fortes sim. Não somos a prova de chumbo, um problema nos EUA é problema pro mundo inteiro. Agora, essa questão economica é muito psicológica: bastou sair algumas notícias sobre o BRIC que o brasil ganha uma tonelada de investimentos, basta sair noticia “essa porra pode afundar” que todo mundo se desespera e fica encolhido embaixo da cama e pasmem, a porra afunda mesmo…

Então calma. Não comprem à prazo, guardem 10 a 20% da receita de vocês e isso é tudo. Não adianta fazer mais que isso e nem entrar em pânico.

T

Essa é boa. Haha. O comunismo falhou porque é impossível e estúpido.

shamanpyro:

Isso é ruim? Não se o cara que tiver lá encima tiver bom-senso.

Fale por si mesmo, homem dominado. O Estado controlando a vida dos cidadãos é sempre algo ruim. As pessoas se esquecem que Estados nada mais são do que abstrações criadas pelo ser humano devido a certas necessidades. O poder emana do povo e não o contrário. Não é o povo é pertence o Estado, é Estado que pertence ao povo.

A mera idéia se oprimir o cidadão e roubar-lhe o poder configura uma forma de tirania. E não há forma de manter um povo subjulgado sem o uso da violência.

O mercado é uma abstração. O que importa para o cidadão comum é a ter a liberdade de optar ser independente financeiramente através de algum empreendimento.

T

Capitalismo é o que permite que você escreva besteiras nesse forum. Em outros regimes você iria para o paredón ou para algum Gulag.

T

Muito bom o texto. Conquistar alguma coisa com o seu próprio trabalho no Brasil é algo moralmente incorreto. É por isso que esse país não vai para a frente.

M

É complicado dos EUA saírem dessa, mesmo com o governo investindo. Qual banco agora vai ter coragem de comprar títulos dos bancos americanos?

Eu, se fosse gerente de algum banco, não compraria nunca mais, mesmo com o estado dizendo que eles tem condições de pagar :slight_smile:

O que os bancos americanos fizeram foi de uma ignorância sem igual. É só olhar pra o nosso caso aqui, estouraram pequenos bancos de empréstimo (que agora não são mais “pequenos”) mas eles só emprestavam dinheiro pra pensionistas do INSS, funcionários públicos e das forças armadas, porque eles sabem que as chances de uma pessoa dessas dar calote é quase nenhuma. Na escolha pública onde a minha mãe dá aula, tem professora que recebe (pasme!) R$ 87,00 pra passar o mês de tantos “empréstimos consignados” que ela fez, ela está quebrada, mas os bancos continuam recebendo a parte deles no empréstimo, nem querendo ela pode dar calote :slight_smile:

É interessante ver como o nosso mercado financeiro anda tão melhor do que o americano, só é uma pena que a bolsa esteja nesse movimento imbecil, quando empresas com a Vale estão duplicando os seus lucros, simplesmente não faz o menor sentido, mas o mercado nunca fez sentio mesmo, então ficamos todos no zero a zero.

Agora falando de uma coisa nadas haver, eu achei a posição da Volkswagen de baixar os juros dos financiamentos (em vez de aumentar) a única decisão sensata das empresas nacionais quanto ao crédito. Diminuir o crédito agora é suicído e os bancos de financiamento que forem nesse caminho agora vão dançar bonitinho, porque só quem não tem noção nenhuma do que tá acontecendo vai comprar financiado agora pagando preços ainda mais absurdos do que os que agente pagava (e esses costumam ser os clientes que não vão pagar mesmo…).

Eu já até vejo isso nas lojas de carros usados daqui, eu tenho namorado com um Corolla e um Mégane faz uns 2 meses, devo finalmente comprar um deles no mês que vem e se eu de fato conseguir comprar os mesmos carros que eu estou vendo hoje no mês que vem alguma coisa está errada. Onde já se viu um carro usado passar 3 meses pra ser vendido?

Acho que se eu fosse dono de loja de carros usados, estaria terrívelmente desesperado :slight_smile:

S

shamanpyro wrote:

Isso é ruim? Não se o cara que tiver lá encima tiver bom-senso.

Tiago disse:
Fale por si mesmo, homem dominado. O Estado controlando a vida dos cidadãos é sempre algo ruim. As pessoas se esquecem que Estados nada mais são do que abstrações criadas pelo ser humano devido a certas necessidades. O poder emana do povo e não o contrário. Não é o povo é pertence o Estado, é Estado que pertence ao povo.

antes de mais nada tiago, estamos discutindo idéias e não pessoas. Não me julgue, ou ao menos tente ser inparcial (tente, só tente) quando ler os meus comentários :wink: . Sobre o seu ponto de vista, eu nunca disse que discordo do trecho acima. Agora, leia o restante do texto(veja os valores refenciais). O capitalismo não é e nunca foi justo como você prega(essa estória de liberdade… não precisa estar diretamente ligada com o sistema político. É uma evolução social natural): eu disse que em parte funciona. Liberdade é uma palavra muito forte. Você pode até ser livre em alguns níveis( o difícil é fugir dessa lavagem cerebral). Mas para que alguns sejam livres, outros pagam caro. E não é só da africa que eu estou falando ( dá lida em qualquer livro de história superior ou até mesmo do ensino médio e ve porque lá está a merda que está). Se deixar a coisa solta (enfatizo: o problema não é o capitalismo em sí), simplesmente não funciona. É linda a lei da oferta e da procura, entre outras. Agora, precisou de interferência em 29. Precisou de interferencia em 2008.

Observação: não gosto de vagabundo, sim, eu teria uma empresa mas não significa que eu concorde com tudo do mundo de hoje. Esqueça isso que disse de “construir uma vida trabalhando”. Eu construo, vc constroi. E mais umas dúzias por aí que nasceram em berço de ouro ( ou de prata tingida, seja como for, temos um berço :wink:). Agora, quem recebe bilhoes de herança não construiu a vida trabalhando (um exemplo bem chucro…) muito menos qem explora os outros defendendo o fim de leis trabalhistas ( que pago com todo gosto, um funcionário satisfeito produz mais que um explorado)

M

"

S

dou o maior apoio pra qum quer construir a vida trabalhando :wink:

O Trabalho é importante. Muito mais que o dinheiro.

S

Coletivista que acha que riqueza é algo fixo, que nasce em árvore ou se encontra de forma livre na natureza sem esforço:

Respostas do indivíduo racional:

Espero que incentive a reflexão…

E

Anarquia funciona!!!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4Kg9FLsZOSg[/youtube]

S

Anarquia total não, mas sim livre mercado e liberdade individual.

Precisamos do Governo para prender os assassinos e os ladrões, ou seja, para defender os homens da minoria maligna que vai invadir a liberdade de outro homem.

Isso se chama Minarquia, ou estado mínimo.

Com 4-8% do PIB dá para fazer isso de forma muito bem. Mas no Brasil nem com 40% eles conseguem fazer isso. É o lobo em pele de carneiro…

S

Faz sentido sim. Eu concordo: eu produzo, eu como. Agora, eu produzo, vc protege, ela planta. Nós comemos. Ele não produz, não come. É simples. Até aqui eu concordo plenamente.

Só pensa que existem comedores de pãoes ( que não produzem), dos dois lados, seja o Estado ( esse come…) ou alguns “produtores” que acumulam riqueza além do aceitável ( não estou nem questionando o necessário), e pagam uma miséria pros uncionários.

Ah, só uma coisa.

Prum pedreiro ganhar bem no EUA, tem um homem-bomba morrendo e matando do outro lado do mundo porque o eua tem medo de não pagar bem pros seus pedreiros e sabe que seu estoque de ouro negro está comprometido.

S

porque insistem em dizer que livre mercado está diretamente ligado com liberdade individual?

Só eu acho que o mercado sem regras é ruim aqui?

E

saoj:

Anarquia

Anarquia total não, mas sim livre mercado e liberdade individual.

Precisamos do Governo para prender os assassinos e os ladrões, ou seja, para defender os homens da minoria maligna que vai invadir a liberdade de outro homem.

Isso se chama Minarquia, ou estado mínimo.

Com 4-8% do PIB dá para fazer isso de forma muito bem. Mas no Brasil nem com 40% eles conseguem fazer isso. É o lobo em pele de carneiro…

Minarquia é TOTALMENTE diferente de Anarquia.

Anarquia não tem mercado, não tem capital, não tem estado.

Numa democracia de fato não é necessário o governo para promover justiça.

F

Saoj,

Por favor, já temos um um campeão nesse tópico em incitar FLA x FLU (o pior é que os outros insistem em responder a esse indivíduo), então, não vamos enveredar por esse caminho, já vimos vários tópicos trancados.

Tudo bem?

S

Mas quem produz numa sociedade sem mercado? Sem capital?

As pessoas precisam ter estímulo para produzir. Eu só trabalho para alguém porque eu sei que vou receber um salário para isso, certo?

Chicote não é estimulo. Num país socialista as pessoas são escravizadas, ou seja, forçadas a trabalhar para a colméia, como escravos mesmos.

Fico pensando que tipo de programa alguém pode fazer com base na força, no chicote. Talvez seja por isso que nenhum país comunista é lá muito bom em tecnologia…

Chicote não leva ninguém a lugar nenhum. Leva apenas a morte. Quem explora alguém, seja em qualquer sentido, comete um ato abominável!

Aquele que diz que o seu patrão o explora, se equece que ele pode pedir demissão a qualquer momento e procurar um emprego melhor.

Mas o cara não quer um emprego melhor, ele quer moleza. Me desculpem, mas não dá para existir milhares de empregos com salários altíssimos por vontade divina ou de Lula. Essas coisas não nascem em árvore. Precisa de alguém disposto e motivado e livre e criativo e inteligente e que assuma riscos para fazer isso! Esse é o empresário, que é visto como mal. Por que???

Não pode ser tão difiícil de entender algo lógico assim… Somos programadores, certo?

felipeguerra:
Saoj,

Por favor, já temos um um campeão nesse tópico em incitar FLA x FLU (o pior é que os outros insistem em responder a esse indivíduo), então, não vamos enveredar por esse caminho, já vimos vários tópicos trancados.

Tudo bem?

Cheguei agora, depois de 9 paginas de discussão. Coloquei meus argumentos, apenas isso…

F

Isso chama-se DESONESTIDADE INTELECTUAL…prática comum na mídia tupiniquim!

Não, até mesmo Alan Greenspan reconheceu seu erro brutal!!

Enquanto isso, a turma do FLAxFLU fica fazendo algazarra.

F

Vc está colocando argumentos sobre um assunto que não é o foco do tópico, assunto esse que é motivo frequente de discussões apaixonadas e violentas…

E

saoj:
eric_jf:

Anarquia não tem mercado, não tem capital, não tem estado.

Mas quem produz numa sociedade sem mercado? Sem capital?

As pessoas precisam ter estímulo para produzir. Eu só trabalho para alguém porque eu sei que vou receber um salário para isso, certo?

Chicote não é estimulo. Num país socialista as pessoas são escravizadas, ou seja, forçadas a trabalhar para a colméia, como escravos mesmos.

Fico pensando que tipo de programa alguém pode fazer com base na força, no chicote. Talvez seja por isso que nenhum país comunista é lá muito bom em tecnologia…

Chicote não leva ninguém a lugar nenhum. Leva apenas a morte. Quem explora alguém, seja em qualquer sentido, comete um ato abominável!

Aquele que diz que o seu patrão o explora, se equece que ele pode pedir demissão a qualquer momento e procurar um emprego melhor.

Mas o cara não quer um emprego melhor, ele quer moleza. Me desculpem, mas não dá para existir milhares de empregos com salários altíssimos por vontade divina ou de Lula. Essas coisas não nascem em árvore. Precisa de alguém disposto e motivado e livre para fazer isso!

Não pode ser tão difiícil de entender algo lógico assim… Somos programadores, certo?

As pessoas não prescisam de estimulo para produzirem, o ser humano sempre produziu coisas a mais de 200 milhoes de anos, sem prescisar de estado e nem de mercado.

Esquece socialismo saoj, não tem nada a haver…

S

Concordo. Não adianta ficar discutindo “no meu pacote tem mais bolacha” ( ou no seu tem menos!). Tanto faz, o assunto inicial era os reflexos da crise na economia brasileira. Eu acho que essa crise vai ser boa para o mercado repensar algumas posturas. Novas caras vão surgir no cenário internacional, pena que algumas agem exatamente igual aos macacos velhos.

M

[size=18]Entanda a Crise de Creditos[/size]

:arrow: http://www.terra.com.br/economia/infograficos/crise-de-credito/index.htm

FONTES DO TERRA:

S

Pensa bem. Quem consegue fazer alguma coisa sem estimulo? Alguém consegue fazer alguma coisa sem motivação?

Talvez alguns poucos até consigam, pela simples satisfação pessoal mesmo. Mas achar que sem estimulo teríamos esse progresso maravilhoso que temos hoje seria ingenuidade. Todo mundo gosta de ter seu esforço recompensado. Isso é justiça! Quando eu recebo meu salário, isso é justiça!

Veja a história, veja o passado. Veja a idade das trevas, que quem tentava pensar de forma diferente, ou criar progresso, era jogado na fogueira, era taxado de bruxo. Deus (representado pelo clero, é claro) tinha o monopólio de tudo.

Veja o avanço em qualidade de vida, cura de doenças, bem-estar que tivemos após o iluminismo e como era a vida do homem antes!

F

Eu desisto.

S

É só não darem atenção

E

existem varios programadores, analistas e desenvolvedores em geral no guj e 0 sistemas…
alguem vai ter que fazer os sistemas…
mas todo mundo esta discutindo questões que na verdade não dominam em um forum de java…
vamos trabalhar?

S

Ok, em respeito ao pedido do Felipe, estou me retirando do debate.

Mas quero deixar bem claro que quando cheguei, 9 páginas depois, ele já tinha descambado para socialismo x capitalismo. Dessa vez não tive nada haver com isso… :wink:

E

saoj:
eric_jf:

As pessoas não prescisam de estimulo para produzirem, o ser humano sempre produziu coisas a mais de 200 milhoes de anos, sem prescisar de estado e nem de mercado.

Pensa bem. Quem consegue fazer alguma coisa sem estimulo? Alguém consegue fazer alguma coisa sem motivação?

Talvez alguns poucos até consigam, pela simples satisfação pessoal mesmo. Mas achar que sem estimulo teríamos esse progresso maravilhoso que temos hoje seria ingenuidade. Todo mundo gosta de ter seu esforço recompensado. Isso é justiça! Quando eu recebo meu salário, isso é justiça!

Veja a história, veja o passado. Veja a idade das trevas, que quem tentava pensar de forma diferente, ou criar progresso, era jogado na fogueira, era taxado de bruxo. Deus (representado pelo clero, é claro) tinha o monopólio de tudo.

Veja o avanço em qualidade de vida, cura de doenças, bem-estar que tivemos após o iluminismo e como era a vida do homem antes!

Me refiro a um estimulo externo.
Qualquer pessoa normal, tem desejos vontades. Satisfação pessoal é a melhor recomensa q cada um pode ter.
Criar e aprender são instintos basicos do ser humano.

Porque tem os bilhonarios ainda trabalham?!.. nem q eles quiserem eles não conseguem gastar o q tem.

A maioria das pessoas do mundo vivem na pobreza e na miseria, embora não pareça.
Apenas uma parte pequena da população tem direito a essas coisas.

Para termos pro exemplo um radio … crianças trabalham em minas na Africa.

Acabe com todos os paises de 3º mundo e vc verá q os paises de 1º mundo não se sustentam.

M

"

R

Para responder a pergunta original: está afetando a economia brasileira? Vai afetar o pessoal do GUJ? Sim. As empresas dependem de capital estrangeiro para se financiar, porque os bancos locais só emprestam com juros altíssimos e empréstimo do governo é só para poucos escolhidos. Sem ter como se financiar, elas precisam controlar muito bem o caixa, o que significa cortar todos os projetos não críticos. Sem falar, que até o sobe-e-desce da Bolsa se estabilizar, ninguém quer se comprometer com nada.

Tem muita gente indo pra rua por conta disso. Se você tem um projeto, fique nele até o fim, já fique esperto para emendar outro, e lembre-se de manter os seus contatos.

D

Sobre a crise:

Tem uma certa consultoria que emprega muitos amigos meus, que está passando por sérios problemas financeiros, já fazem dois ou três meses que os salários estão atrasando e o ultimo salario que deveria ser pago dia 10, não foi creditado até agora. Ficamos sabendo que a empresa estava tentando fazer um empréstimo junto a um banco pra conseguir colocar as contas em dia, mas parece que devido ao historico da empresa e a crise de crédito o emprestimo vem sendo barrado.

Pois é infeliz d+ essa história!

M

"

S

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/11/08/uniao_estourou_em_8_3_bi_gasto_com_pessoal-586318564.asp

F

Banco Mundial defende expansão de gastos públicos para frear crise

S

É. Essa crise terá conseqüências bem mais graves. O que poderia ser uma forte gripe, que te deixa de cama por alguns dias, mas depois vc levanta novo em folha, será uma doença que vai deixar seqüelas graves por décadas.

O nome dessa doença é intervencionismo, que alguns desatentos acham que ajuda, mas no final das contas só atrapalha. Quem é o estado para ditar as ordens no mercado? Ele é apenas um brutamonte cheio de dinheiro saqueado que acha que tem poderes sobrenaturais de consertar tudo.

Eu gastar o seu dinheiro, da maneira que eu quiser, fazendo os abusos e desperdícios que eu quiser, pode ser tudo, menos justo. Principalmente quando o único que realmente enriquece sou eu mesmo. Vide a renda per capta de Brasília, disparada a maior do Brasil, mais que o dobro da média.

M

"

S

Esse messias o governo.

Como eles adoram que o mundo seja feito de trouxas que dependem dele para ter esperança.

É uma simples questão de auto-estima. Mate o racional e a auto-estima do homem e ele passa a ser um bicho facilmente dominado.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/11/09/camara_legislativa_do_df_planeja_dispor_de_111_mil_mensais_para_gastos_de_gabinete_verbas_indenizatorias-586330423.asp

F

[i]Irmãos,

Há uma besta fera entre nós. Ele é o mal a ser combatido, não respeita as normas e os bons costumes de nós, homens de bem!

Ele deve ser enfrentado pois é constituído de seres irracionais, dominados por forças do mal.

Pronunciarei seu nome apenas uma vez, pois, como homens de bem, devemos nos abster de pronunciar tal blasfêmia: Estado.

[/i]
Essa é a minha síntese do que vejo ‘por aí’.

Abraços,

Felipe Guerra.

M

"

S

Alguns (minoria) acreditam que estão ajudando. Outros (maioria) estão ali em benefício próprio. Querem ficar ricos e poderosos da forma mais injusta e feia possível: pela força. Produzindo 0 de progresso, 0 de empregos, 0 de riqueza. Pilhando a riqueza dos outros, a taxa de 40% do PIB.

Por que não olhar a história? Os EUA foram fundados a partir da premissa básica de que o estado é um MAU necessário que precisa ser contido e minimizado sobre todos os aspectos, principalmente no aspecto econômico. Vejam o que aconteceu: em pouco mais de um século saiu de uma nação agrária com menos de 1% do PIB mundial para uma potência industrial. Quem tem dúvida que a qualidade de vida, os salários, o bem-estar do americano é superior ao brasileiro? EUA não é Disney nem Hollywood…

Vejam a Inglaterra na era Thatcher, o que aconteceu com sua economia. Vejam o Chile. Vejam Singapura. Vejam Hong Kong.

Vejam as duas alemanhas, as duas coréias, China x Hong Kong x Taiwan? Ainda não é suficiente?

Vejam a diferença de riqueza e bem estar entre Israel e a palestina a sua volta? Não senhores, riqueza, progresso e bem-estar não nasce em árvore. Não é algo estático mas sim dinâmico. Precisa ser construída.

Comparem com Cuba, Venezuela, Bolívia. Governos populistas e totalmente ineficientes. Comandando uma massa de bobos e rindo da sua própria vaidade pelo poder.

O Brasil caminha para o mesmo caminho… O Estado está tomando conta de tudo, com o aval da massa. O governo deseja honestamente que a massa não tenha auto-estima, nem liberdade, nem racional para entender que quem espera que o lobo ande por aí com os dentes a mostra vai ser sempre a vítima dele.

O governo precisa ter a consciência e o racional para entender que ele é a parte principal do problema e precisa ser contido, diminuído, focar no básico e apenas nisso.

A esquerda deseja exatamente o oposto disso. Deseja poder, estado em tudo, decidindo tudo, resolvendo (ferrando) tudo. Sem falar em roubando…

Democracia brasileira = dois lobos e uma ovelha votando para decidir quem será o jantar

F

Ok, então aproveite essa paixão toda e se filie a um partido que carrega essas bandeiras, é uma ótima dica pois terá a verdadeira empatia dos seus pares.

S

Eu sou contra o governo e vou entrar na política? Nem por muito dinheiro! Certas coisas não podem ser vendidas. Prefiro atuar no campo das idéias convencendo as pessoas que elas podem e devem ser livres e que a única opressão que realmente é inescapável é a do governo!

F

Certo voce é contra o governo e a favor do que no lugar dele??

E

saoj:

Saoj o Estado existe para manter o Capitalismo, sem o Estado o Capitalismo cai igual um castelo de cartas.

S

Certo voce é contra o governo e a favor do que no lugar dele??

Não sou anarquista. Sou Minarquista!

Governo mínimo cuidando da segurança e do judiciário. Leis criminais e mercado livre.

Dá para fazer isso com menos de 10% do PIB e não parasitando 40% dando quase nada em troca!

Quem adotou isso cresceu criando bem-estar e uma sociedade justa. Inclusive para as massas!

Estou cagando para crises periódicas assim como não foco no resfriado. Vejo a sociedade como um todo, seus valores morais e o respeito ao indivíduo. Falo isso com a experiência de quem já viveu em outros tipos de sociedade!

E

Não sei aonde vc tirou isso.
Por favor me mostre alguns exemplos onde isso ocorreu.

M

"

S

Tá provado por A + B que a iniciativa privada pode fornecer esses serviços de forma mais justa e eficiente, principalmente para o consumidor que sai no lucro.

Quando o governo se mete a fazer o que a iniciativa privada pode fazer o resultado é bastante previsível: ineficiência, cabide de empregos, empregos por indicação política, corrupção. E preços altos e qualidade do serviço péssima.

Quanto a redistriuição de renda, de novo vc cai no erro máximo dos esquerdistas. Riqueza não é um bolo fixo, que basta um iluminado qualquer para dividi-lo. Riqueza é algo dinâmico e não estático. Tente redistribuir a riqueza e tudo que vc gera é mais pobreza.

Eu não vou trabalhar mais, arriscar mais, investir mais para ter meu lucro pilhado (roubado) para dar para os outros. Isso é básico do ser-humano. Ninguém funciona na base do chicote e da exploração.

Agora se me for permitido o trabalho honesto e justo, eu vou criar cada vez mais riquezas, e elas vão acabar beneficiando as massas como um todo também. Isso é o ciclo virtuoso do capitalismo.

Não há como fugir disso. Mais liberdade, mais empresas, mais empregos, mais riqueza, maior o giro da economia, mais inovação, maiores salários, mais inovação, mais tudo. O governo é claramente a areia dentro dessa engrenagem. Isso é tão claro quanto 2 + 2 = 4. Por que os juros são altíssimos no Brasil? Por causa do tamanho do governo… Por que é tão difícil abrir uma empresa no Brasil ? Por causa da burocracia do governo… Por que é tão difícil contratar no Brasil ? Por causa da intervenção do governo (CLT)… E por aí vai…

Menos empresas, Menos empresários livres = Menos empregos, menores salários e mais pobreza. 2 + 2 = 4

E

saoj:
Eu não vou trabalhar mais, arriscar mais, investir mais para ter meu lucro pilhado (roubado) para dar para os outros. Isso é básico do ser-humano. Ninguém funciona na base do chicote e da exploração.

Os trabalhadores dizem a mesma coisa sobre as empresa…rsss

F

saoj:
Por que os juros são altíssimos no Brasil? Por causa do tamanho do governo…

Olha Saoj, eu ia ficar quieto pois pensei que o tópico ia seguir para o seu foco naturalmente.

Mas depois que vc disse tamanha besteira, não consegui. Eu creio que é por pura ignorância que vc fala essas coisas, não acho que seja ma fé…

Mas só para vc saber, os juros são altos justamente para transferir riqueza para capitalistas/financistas da estirpe de Daniel Dantas.

Bolsa-família, meu amigo, é dinheiro de pinga perto do que se é pago anualmente aos rentistas, então, faça um favor a mim e vc mesmo, estude sobre economia, ok?

Vc vai entender que defende muitas bandeiras por ingenuidade, por paixonite adolescente!

Mas enquanto vc vêm aqui querer arrebatar ovelhas para o seu rebanho, Daniel Dantas, Eike Batista, enfim, baluartes do capitalismo tupiniquim, engedram um sistema de corrupção tão sofisticado envolvendo mídia, poder judiciário, poder legislativo, e sabotam o verdadeiro crescimento econômico.

Mas fazer o que, sua visão das coisas é tão canhestra e estreita, que não consegue vislumbrar o que d efato vêm ocorrendo, como a crise no coração do império, a maior crise desde 29…mas é só uma ‘gripe’ né?

S

Isso é uma conseqüência e não a causa… Eu e todo mundo que é honesto e trabalha honesto quer juros baixos para que se possoa investir descentemente nesse país. O único jeito de se levantar capital para se investir nesse país e pegando de parentes. Pegar de banco é loucura, e mesmo assim tem empresário corajoso que pega.

Eu estudo bastante e leio bastante. Todo mundo sabe que o que se paga de juros é absurdo, porque os juros são altos. Não entendi sua revolta… Vamos atacar as causas e não os efeitos. Ao invés de olhar o buraco que vc caiu, veja onde vc escorregou! :wink:

Não sou mais adolescente. E isso também não é paixão. É racionalidade baseada estritamente em estudos e nas realidades dos países que eu conheci e vivi.

Se esses caras cometeram qualquer crime tem que pagar. Vc está revoltado com o judiciário brasileiro e com a impunidade e está descontando em mim. Não sou juiz, ok?

Eu já morei nos EUA e conheço de cabo a rabo California e Nova York. E te digo! Com crise de 29, com crise de 2008, a sociedade lá tem um padrão de vida cultural e econômico muitas vezes melhor que o nosso. A riqueza, o bem estar, o progresso, o nível de emprego lá é muito maior do que aqui. Eles não são melhores do que a gente. O progresso que aconteceu lá tb pode acontecer aqui. O ser humano é o mesmo.

Mas vc se revoltou e partiu para ofensas. Isso só pode ser um sintoma de um anti-americanismo irracional a la Chaves e Fidel.

Eu sinceramente não vou perder o meu tempo nem o seu discutindo isso com vc. Minhas opiniões foram expostas. E as suas também. Que cada um tire suas próprias conclusões.

E só uma coisa também. Uma das causas que os juros são altíssimos aqui no Brasil é SIM o tamanho do governo relativo ao PIB e o tamanho da dívida interna. Legislação branda com o não-pagador tb eleva os juros. Claro que são um monte de fatores colaborando para isso, mas um dos principais é sim o tamanho do governo. Pergunte isso para qualquer economista que ele te confirmará isso, ok?

Agora se vc acha que os juros se resolve com uma canetada mágica do banco central então vc sim, não sabe nada de economia.

Os EUA se recuperam da crise de 29 e vão se recuperar dessa tb. E depois vão continuar sendo a locomotiva do mundo do ponto de vista econômico e tecnológico, e alguns brasileiros continuarão chorando, dizendo que o império é mal e precisa ser destruído. Isso não seria outra coisa não?

E finalizando, antes que tranquem o tópico:

Quando vc se revolta e usa termos como:

"Mas fazer o que, sua visão das coisas é tão canhestra e estreita, "

“Vc vai entender que defende muitas bandeiras por ingenuidade, por paixonite adolescente!”

Vc apenas mostra que se revoltou, perdeu a razão e a oportunidade para um debate limpo e racional.

A diferença fundamental é que eles podem pedir demissão, procurar outro emprego mais “bonzinho” ou até mesmo abrir sua próprio empresa.

Agora eu não tenho como não pagar o meu IPVA, mesmo achando que ele é caríssimo e que o dinheiro é mal-empregado.

Uma coisa é liberdade de escolha de emprego e liberdade para até mesmo abrir uma empresa, essa última totalmente comprometida pela intervenção do governo, o que por sua vez gera salários baixos.

Outra coisa é o governo brutamonte te obrigando a força a sustentá-lo. E como uma lumbriga que se vc para de comer ela morde seu estômago. Vc não tem muita escolha! No voto vc não muda isso, apenas no campo das idéias. Mas como dizia Roberto Campos: “nem o novo, nem o velho liberalismo passaram perto do Brasil!”

Acho que é claro que há uma diferença básica aí entre as duas relações, né?

F

Here we GO!

GUJ, o maior portal brasileiro de discussões economicas, politicas e de formas de governo.
Até Indios Socialistas voce encontra por aqui, não perca o proximo ROUND, pegue sua cerveja e sua pipoca e se sente!

E

Não pode saoj, para que funcione toda a economia capitalista. É nescessário que existam paises de 3º mundo para que os paises de 1º mundo tenham esses estilo de vida.

Da mesma forma que as grandes cidades precisam de importar recursos para pode se manter, os paises de 1º mundo também.
Por isso é impossivel que se tenha mais cidades grandes e paises de 1º mundo. Ou seja é uma piramide.

M

"

L

O mais legal é ver alguém fazer um discurso neoliberal durante a plena falência do modelo.

M

"

T

louds:
O mais legal é ver alguém fazer um discurso neoliberal durante a plena falência do modelo.

This is the New World Order. A controlled demolition plan to bring the US to its knees and enslave us all.

Você acha que eles não sabiam que fulano desempregado ou com subemprego não tinha como arcar com hipotecas?

M

"

T

marcosalex:
Thiagosc:
louds:

Você acha que eles não sabiam que fulano desempregado ou com subemprego não tinha como arcar com hipotecas?

Claro que sabiam. Especularam achando que iam se dar bem antes de virar m*, mas não deu. O que acredito que eles não sabiam era o tamanho de estrago que iriam causar no mundo inteiro.

Cara, isso não existe. Emprestar dinheiro para gente que mal consegue sobreviver é jogar dinheiro pela janela. Fizeram de propósito. Essa crise foi arquitetada, não aconteceu por um acaso.

F

louds:

É isso que ele não consegue se dar conta, por isso acabei me excedendo nas críticas.

Perdão,

Abraço!

S

louds:

:lol: Isso é verdade.
Mas ninguem está imune a crise por mais que achemos que isso está acontecendo em um local distante ela está ao nosso lado. Certamente muita gente já perdeu o emprego impactando diretamente no consumo.
Estamos em uma situação muito grave, ficamos muito mal acostumados de uns anos para cá quando a economia estava batendo recorde atrás de recorde, devemos nos preparar para uma recessão iminente em breve.

M

"

F

Ta muito tenso isso aqui, vamo falar dos tipos de capitalismo!

Fonte: http://buzz.globo.com/buzz/2008/11/11/tipos-de-capitalismo/

S

A beleza da racionalidade econômica.

É legal ver nesse vídeo as pessoas debochando e rindo do economista que muito antes da crise já previa tudo.

Uma verdadeira aula de economia…

Reparem como as pessoas ficam rindo dele e tentando dizer que ele é um maluco…

F

Redução de IR, IPI, etc…isso sim são medidos contra o reflexo.

IR

0% até R$ 1.434,00
7,5% até R$ 2.150,00
15% até R$ 2.866,00
22,5% até R$ 3.582,00
27,5% > R$ 3.582,00

L

felipeguerra:
Redução de IR, IPI, etc…isso sim são medidos contra o reflexo.

IR

0% até R$ 1.434,00
7,5% até R$ 2.150,00
15% até R$ 2.866,00
22,5% até R$ 3.582,00
27,5% > R$ 3.582,00

Achei que jamais veria o valor do imposto ser baixado no Brasil! É um milagre! Fim dos tempos!!!

M

"

R

Para quem estava se perguntando o que isso significa em termos práticos, para quem ganha R$ 2866,00, a economia mensal é de aproximadamente $53,00. Acima de $3582, R$ 89,33.

M

"

M

"

F

To voltando o tópico ao mundo dos vivos pois a notícia abaixo é um desdobramento que meses atrás muitos não acreditariam, vejam:

L

Ai ai ai
http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/04/02/obama-diz-que-lula-o-politico-mais-popular-na-terra-755102383.asp

M

"

L

saoj:
A beleza da racionalidade econômica.

É legal ver nesse vídeo as pessoas debochando e rindo do economista que muito antes da crise já previa tudo.

Uma verdadeira aula de economia…

Reparem como as pessoas ficam rindo dele e tentando dizer que ele é um maluco…

muiiiiiiiiiiiiiiito bom esse vídeo, perfeito

eu já tinha visto esse teu post aqui nesse tópico antes, só não tinha postado porque iria reviver o tópico hahaha

R

Realmente muito bom o vídeo…

J

Só pra descontrair, como disse um amigo meu

E vamos aguentando firme, afinal, a islândia ja faliu, eu ainda não.

[]'s

Criado 9 de outubro de 2008
Ultima resposta 10 de out. de 2008
Respostas 194
Participantes 35