Ola ! Bom, fiz cursinho IME/ITA na epoca do meu vestibular. Meus amigos que passaram diziam que no ITA, voce só é militar basicamente na terca-feira, quando o pessoal tem a tarefa de fazer um ritual militar especifico. Ja no IME é outra historia, o pessoal da ativa vai todo semestre pelo menos pra “campo” junto com os cadetes da AMAN. Ja ouvi historias bizarras a esse respeito, mas isso já é outro assunto !
Edit: Sobre as materias que caem, é o seguinte: TODAS (mat, fisi, qui, port, ingles, redacao) sao muito dificeis, tomando por base o vestibular de uma federal comum.
Elas extrapolam e muito o nivel de cobranca das federais. Mas, na minha opniao e na da maioria dos que estudaram comigo, quimica supera o que é considerado como dificil. Um dos meus professores classificava a prova de quimica de lá com o adjetivo “surreal”. Voce tem que ter MUITA coisa decorada (só de reacoes organicas, sao por baixo 120), coisas inclusive que saem do escopo das materias que eles cobram no edital (sim, eles fazem isso).
O outro grande problema é portugues, porque alem de voce ter que saber muito de exatas, tem que ralar muito com portugues, que é cobrado em um nivel bem alto, e é a materia com as menores notas. (se alguem aqui se formou/esta no ita, confirme ou nao o que estou dizendo)
É isso, se esse realmente for seu objetivo, se dedique muito e boa sorte !
Abracos ! []'s