LPJava:
Javabuntu:
robertovreis:
Olá amigos,
No meu caso ocorreu exatamente o contrario, ainda não sou certificado mas tenho bastante experiencia com os frameworks de mercado.
Tenho por objetivo conseguir a certificação, mesmo sabendo que o que conta mesmo para conseguir um bom emprego em programação J2EE seria o conhecimento dos frameworks.
Para quem quer entrar forte e rápido no mercado aprenda os frameworks de mercado (MyFaces, Hibernate, Struts, Spring, WebLogic entre outros).
A certificação é muita teoria, na pratica a coisa é bem diferente, portanto quem é certificado nem sempre é um bom programador e tem muita gente sem certificação com bastante nome no mercado.
Em uma linha geral, indico a certificação, mas em um segundo momento. O melhor é priorizar um bom emprego com isso conseguir experiencia. A certificação será consequencia.
Abraços a todos.
sim, você aprende a programar, você acaba entendendo muito conceito
cara você leu minha mente :shock:
depois que coloquei um comentário inútil acima, fiquei com a consciência pesada, fiquei pensando nas palavras e fui ver já tinham escrito isso acima, faço todas essas minhas palavras.
Em 2006 eu comprei o livro pra estudar pra certificação, depois de pesquisar e entender, percebi que muita gente tira a certificação e depois aprende a programar de verdade, era o meu caso!
Procurei então estudar a fundo java, entender o porquê, como e QUANDO usar determinada solução, não basta saber fazer (isso que a certificação garante), tem que saber quando usar, em que contexto seria bom e em qual seria ruim, comecei a estudar a fundo nesse sentido e pesquisei a fundo sobre os frameworks do momento, struts não me recomendaram, como estava começando, parti pro JSF, e valeu a pena, hibernate tmb…
no fim das contas foi tudo no momento certo, aprendi primeiro e agora sim estou começando a estudar específico pra certificação…
primeiro aprendam a programar de verdade, e depois tirem a certificação, um conselho meu…
mas sem dúvida a certificação no mínimo faz o entrevistador te olhar com outros olhos… e considero importante também… estou estudando pra tal agora…
Quem disse que estudar para certificação vc nao aprende a programar? Quem garante que a forma que vc programa em casa/trabalho segue as nomeações de grandes projeto por exemplo? Será que um projeto da Sun nao segue os padroes que ela mesmo cobra nos exames?
Recomendo a leitura nessa coluna que fala qual o objetivo do exame e quais os pre-requisito… observe que os exames que exige projeto, tem q saber programar… e muito bem… nao apenas programar… se o cara nao saber usar as nomeações, os padroes de de projeto vai ser dar mal…
Há programadores no mercado com 3 anos de experiencia que ainda nao aprenderam a programar corretamente e acham as nomeações um saco e prefere programar com o seu EGO.
sim, tirar a certificação durante os estudos ajuda a aprender a programar da maneira correta sim, porém estou dizendo no sentido de entender, saber quando usar.
Durante a certificação você aprende a classe Thread, seus métodos, entende pra que serve cada um deles etc…
Mas e se te derem um caso de uso pra implementar, só com estudo de certificação você terá confiança de decidir qual a melhor regra a seguir, se faz uma classe nova, ou usa uma classe interna, tudo bem você sabe COMO fazer, mas tens a segurança de dizer QUANDO usar tal…
Isso que eu quero dizer, durante estudo SCJP você aprende o COMO e não o QUANDO…
não estou criticando ninguém, e é muito plausível tirar a certificação, só estou alertando pra usuários que mal sabem programar e já pega um livro da Kathy pra estudar pra certificação, tira e depois querem arrumar emprego de imediato, estou alertando pra este fato, entendam, aprendam o necessário e depois a certificação é consequência…
por exemplo, tenho um amigo que tem SCJP e vive me perguntando, “acha melhor eu fazer assim ou assado”, ele sabe fazer, mas não tem poder de decidir o quando…
Tudo que eu quis dizer, não é que pra tirar a SCJP tem que saber tomar as decisões e etc, estou dizendo pra aqueles que acham que a certificação vai garantir um emprego etc… se está subindo de nível, uma dessa conta muito, agora pra quem tira e acha que sem experiência e sem prática vai arrumar bom emprego no outro dia, mas não vai mesmo.
Entendam…