Relatos - Cerfiticação o que mudou?

26 respostas
A

Boa tarde pessoal,

Bem pessoal sainda do costume rotineiro de perguntas e respostas gostaria de saber daqueles que se certificaram recentemente assim como eu ou a algum tempo assim como vários o que mudou na vida de vocês?

Vou postar a minha experiencia e gostaria que os outros amigos fizessem o mesmo para motivar aqueles que pretendem fazer a prova.

Depois da certificação os amigos da faculdade passaram me respeitar de maneira mais intenssa. Sobre os meus empregos eu obtive um primeiro estágio como programador web pois só durei 1 mês pq não sabia praticamente nada de frameworks pois ainda estava e estou estudando. O que foi uma pena não continuar lá já que a galera era muito gente fina.
Já na sequência posso dizer que não passei nem 2 dias parado pois ja fui contratado para trabalhar em outro lugar que pretendo não revelar o nome.

Apesar da minha falta de experiência com frameworks posso garantir a vocês que só pelo fato de obter a certificação vc vai para a entrevista na frente de muitos outros mesmo que a experiencia falte.
Na empresa que estou hoje estou ganhando o dobro e estou mais instável. Sobre os frameworks estou correndo atrás o maximo possivel para aprendelos.

E vocês?

26 Respostas

R

O que mudou?

Tenho mais alguns papéis na minha pasta de documentos :stuck_out_tongue:

J

Rafaelprp:
O que mudou?

Tenho mais alguns papéis na minha pasta de documentos :P

boa :smiley: além do que são papéis internacionais…

V

Na prática para mim mudou pouca coisa. Ganhei um pouco mais de respeito, mas só um pouco (porque em geral eu já era bem respeitado antes).

Mas a SCJP era algo que eu tinha como um objetivo e eu consegui. Agora vamos ver o que acontece com a SCJD e a SCWCD.

G

Olá

Ganhei mais respeito. Pessoas com mais experiência do que eu vêm me perguntar coisas sobre java hoje. Consegui também 50% de aumento no salário. Para conseguir o aumento eu tive que correr atrás e me valorizar fazendo entrevistas em diversos lugares até conseguir uma proposta que foi posteriormente coberta pela empresa que trabalho atualmente. Nesse periodo que eu corri atrás percebi que que fui chamado mais vezes para entrevistas (empregabilidade) e que as empresas olhavam diferente o meu curriculo, que era mais valorizado.

Um outro amigo meu que não tinha experiência nenhuma com java e tirou a scjp também conseguiu emprego para trabalhar com java.

Acredito que se você ficar parado esperando não vai mudar nada, mas se correr atrás com certeza faz diferença.

[]s

F

As pessoas acham que agora eu ganho mais, o que não é verdade, pois do meu chefe eu só ganhei um parabéns! :wink:

Z

Eu quero ter alguns desses papeis internacionais tbm! :stuck_out_tongue:

Mas por enquanto sou aprendiz do Victor!

G

O meu também só tinha me dado os parabéns. Ai eu corri atrás e ganhei os 50% hahaha :slight_smile:

[]s

L
  • evoluir meu conhecimento
  • melhorei minha disciplina

o resto é tudo consequencia…

R

Olá amigos,

No meu caso ocorreu exatamente o contrario, ainda não sou certificado mas tenho bastante experiencia com os frameworks de mercado.

Tenho por objetivo conseguir a certificação, mesmo sabendo que o que conta mesmo para conseguir um bom emprego em programação J2EE seria o conhecimento dos frameworks.

Para quem quer entrar forte e rápido no mercado aprenda os frameworks de mercado (MyFaces, Hibernate, Struts, Spring, WebLogic entre outros).

A certificação é muita teoria, na pratica a coisa é bem diferente, portanto quem é certificado nem sempre é um bom programador e tem muita gente sem certificação com bastante nome no mercado.

Em uma linha geral, indico a certificação, mas em um segundo momento. O melhor é priorizar um bom emprego com isso conseguir experiencia. A certificação será consequencia.

Abraços a todos.

G

LPJava:
- evoluir meu conhecimento

• melhorei minha disciplina

o resto é tudo consequencia…

Ahhhh a disciplina…
putz realmente, a disciplina melhorou 200% depois da certificação.

Só o fato da disciplina melhorar não tem preço…

[]s

A

Concordo de fato!

:wink:

J

robertovreis:
Olá amigos,

No meu caso ocorreu exatamente o contrario, ainda não sou certificado mas tenho bastante experiencia com os frameworks de mercado.

Tenho por objetivo conseguir a certificação, mesmo sabendo que o que conta mesmo para conseguir um bom emprego em programação J2EE seria o conhecimento dos frameworks.

Para quem quer entrar forte e rápido no mercado aprenda os frameworks de mercado (MyFaces, Hibernate, Struts, Spring, WebLogic entre outros).

A certificação é muita teoria, na pratica a coisa é bem diferente, portanto quem é certificado nem sempre é um bom programador e tem muita gente sem certificação com bastante nome no mercado.

Em uma linha geral, indico a certificação, mas em um segundo momento. O melhor é priorizar um bom emprego com isso conseguir experiencia. A certificação será consequencia.

Abraços a todos.

cara você leu minha mente :shock:
depois que coloquei um comentário inútil acima, fiquei com a consciência pesada, fiquei pensando nas palavras e fui ver já tinham escrito isso acima, faço todas essas minhas palavras.

Em 2006 eu comprei o livro pra estudar pra certificação, depois de pesquisar e entender, percebi que muita gente tira a certificação e depois aprende a programar de verdade, era o meu caso!
Procurei então estudar a fundo java, entender o porquê, como e QUANDO usar determinada solução, não basta saber fazer (isso que a certificação garante), tem que saber quando usar, em que contexto seria bom e em qual seria ruim, comecei a estudar a fundo nesse sentido e pesquisei a fundo sobre os frameworks do momento, struts não me recomendaram, como estava começando, parti pro JSF, e valeu a pena, hibernate tmb…
no fim das contas foi tudo no momento certo, aprendi primeiro e agora sim estou começando a estudar específico pra certificação…

primeiro aprendam a programar de verdade, e depois tirem a certificação, um conselho meu…
mas sem dúvida a certificação no mínimo faz o entrevistador te olhar com outros olhos… e considero importante também… estou estudando pra tal agora…

A

Javabuntu:
robertovreis:
Olá amigos,

Abraços a todos.

depois que coloquei um comentário inútil acima, fiquei com a consciência pesada, fiquei pensando nas palavras e fui ver já tinham escrito isso acima, faço todas essas minhas palavras.

Em 2006 eu comprei o livro pra estudar pra certificação, depois de pesquisar e entender, percebi que muita gente tira a certificação e depois aprende a programar de verdade, era o meu caso!
Procurei então estudar a fundo java, entender o porquê, como e QUANDO usar determinada solução, não basta saber fazer (isso que a certificação garante), tem que saber quando usar, em que contexto seria bom e em qual seria ruim, comecei a estudar a fundo nesse sentido e pesquisei a fundo sobre os frameworks do momento, struts não me recomendaram, como estava começando, parti pro JSF, e valeu a pena, hibernate tmb…
no fim das contas foi tudo no momento certo, aprendi primeiro e agora sim estou começando a estudar específico pra certificação…

primeiro aprendam a programar de verdade, e depois tirem a certificação, um conselho meu…
mas sem dúvida a certificação no mínimo faz o entrevistador te olhar com outros olhos… e considero importante também… estou estudando pra tal agora…

Acho que as duas maneiras são válidas!

O que vai mudar é que vc vai aprender o assunto da certificação mais facilmente.

L

Javabuntu:
robertovreis:
Olá amigos,

Abraços a todos.

Quem disse que estudar para certificação vc nao aprende a programar? Quem garante que a forma que vc programa em casa/trabalho segue as nomeações de grandes projeto por exemplo? Será que um projeto da Sun nao segue os padroes que ela mesmo cobra nos exames?

Recomendo a leitura nessa coluna que fala qual o objetivo do exame e quais os pre-requisito… observe que os exames que exige projeto, tem q saber programar… e muito bem… nao apenas programar… se o cara nao saber usar as nomeações, os padroes de de projeto vai ser dar mal…
Há programadores no mercado com 3 anos de experiencia que ainda nao aprenderam a programar corretamente e acham as nomeações um saco e prefere programar com o seu EGO.

Z

tudo isso é uma faca de dois legumes… hauahau. :stuck_out_tongue:

vai depender do potencial de cada um, dos seus interesses e objetivos como profissional. A certificação com certeza é um bonus muito bom e ajuda muito, mesmo que o profissional certificado seja um pogueiro! heheheh

:stuck_out_tongue:

D

Ganhei duas linhas no curriculo. Mas já as perdi pq estão ultrapassadas. Só voltam pra lá quando necessário.

J

LPJava:
Javabuntu:
robertovreis:
Olá amigos,

Abraços a todos.

sim, você aprende a programar, você acaba entendendo muito conceito

Quem disse que estudar para certificação vc nao aprende a programar? Quem garante que a forma que vc programa em casa/trabalho segue as nomeações de grandes projeto por exemplo? Será que um projeto da Sun nao segue os padroes que ela mesmo cobra nos exames?

Recomendo a leitura nessa coluna que fala qual o objetivo do exame e quais os pre-requisito… observe que os exames que exige projeto, tem q saber programar… e muito bem… nao apenas programar… se o cara nao saber usar as nomeações, os padroes de de projeto vai ser dar mal…
Há programadores no mercado com 3 anos de experiencia que ainda nao aprenderam a programar corretamente e acham as nomeações um saco e prefere programar com o seu EGO.

sim, tirar a certificação durante os estudos ajuda a aprender a programar da maneira correta sim, porém estou dizendo no sentido de entender, saber quando usar.
Durante a certificação você aprende a classe Thread, seus métodos, entende pra que serve cada um deles etc…
Mas e se te derem um caso de uso pra implementar, só com estudo de certificação você terá confiança de decidir qual a melhor regra a seguir, se faz uma classe nova, ou usa uma classe interna, tudo bem você sabe COMO fazer, mas tens a segurança de dizer QUANDO usar tal…
Isso que eu quero dizer, durante estudo SCJP você aprende o COMO e não o QUANDO…

não estou criticando ninguém, e é muito plausível tirar a certificação, só estou alertando pra usuários que mal sabem programar e já pega um livro da Kathy pra estudar pra certificação, tira e depois querem arrumar emprego de imediato, estou alertando pra este fato, entendam, aprendam o necessário e depois a certificação é consequência…

por exemplo, tenho um amigo que tem SCJP e vive me perguntando, “acha melhor eu fazer assim ou assado”, ele sabe fazer, mas não tem poder de decidir o quando…

Tudo que eu quis dizer, não é que pra tirar a SCJP tem que saber tomar as decisões e etc, estou dizendo pra aqueles que acham que a certificação vai garantir um emprego etc… se está subindo de nível, uma dessa conta muito, agora pra quem tira e acha que sem experiência e sem prática vai arrumar bom emprego no outro dia, mas não vai mesmo.
Entendam…

A

Por experiência própria eu não programava essas coisas todas não! Sabia Java básico e bem básico mas Java avançado eu não sabia.

Não é que ele não tenha o poder, pelo jeito ele confia muito em você. Mas o problema real é que ele não tem segurança e firmeza no que tenta fazer.

Quando decidi tirar a minha eu pensei, agora que comecei tenho que terminar e só termino se for bem.

=)

W

hahaha Esse topico parece igreja de crente! hahaha

“Quando eu tirei minha certificacao, tudo mudou, abri meu proprio negocio, minha mulher parou de beber, meu filho parou com drogas, Deus meu deu um carro, casa propria, um iate e apartamento na praia. Alem disso o cancer maligno que eu tinho na dedao do pe esquerdo sumiu”

A

:shock:

Não precisa ser crente para saber que devemos respeitar em algo que as outras pessoas acreditam.
Eu acredito. Usar o nome de Deus em vão é um grande problema.

Pense nisso!

V

windsofhell:

“Quando eu tirei minha certificacao, tudo mudou, abri meu proprio negocio, minha mulher parou de beber, meu filho parou com drogas, Deus meu deu um carro, casa propria, um iate e apartamento na praia. Alem disso o cancer maligno que eu tinho na dedao do pe esquerdo sumiu”

Aleluia irmãos! Aleluia!

H

Em nome do pai, do filho, do espirito, da Sun, do Bert…

M

windsofhell:

rapaz, quanto que deus tá cobrando pelo voucher dessa certificação?

A

Respeito é uma coisa que não tem preço não importa com quem ou com o que.

:frowning:

P

Java nosso q estas na Sun, agilizado seja nosso serviço, Nois dai a classe nossa de cada dia, e perdoai qnd fazemos POG, em nome do James Gosling amen.

M

Pronto, agora vamos todos abrir as nossas próprias igrejas em outro lugar, aqui não é lugar pra isso. O tópico já deu o que tinha que dar.

Criado 15 de abril de 2008
Ultima resposta 16 de abr. de 2008
Respostas 26
Participantes 15