Requisito para o certificação Java SE 7 Programmer I

12 respostas
B

Olá, pessoal

Pra quem não tem nenhuma certificação Java e pretende tirar no futuro a Java SE 7 Programmer I e II será necessário ter antes a certificação Oracle Certified Associate, correto?

Minha pergunta é: a atual certificação Java Standard Edition 5 and 6, Certified Associate vai valer como o pré-requisito para a prestar no futuro o exame Java SE 7 Programmer I ou vai surgir uma atualização da Certified Associate como pré-requisito para a Java SE 7 Programmer I?

Pergunto isso pois estou com o livro Guia de Estudo para Cerificação Sun Java Associado - SCJA Exame CX 310-019 e gostaria de saber se posso começar a estudar por ele.

Valeu!

Java Standard Edition 5 and 6, Certified Associate Exam: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=378219&lang=PTB&p_exam_id=1Z0_850
Java SE 7 Programmer I: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=378219&lang=PTB&p_exam_id=1Z0_803
Livro Guia de Estudo para Cerificação Sun Java Associado - SCJA : http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3416244/scja-guia-de-estudos-para-certificacao-sun-java-associado-exame-cx-310-019/?ID=206812F37DB0B010B06120449

12 Respostas

J

Também tenho duvida quanto a isso…

E eu gostaria de saber aonde eu posso comprar meu voucher …

Ouvir falar que poderia ser na impacta.

Eu dei uma olhada no site da sun e não achei .

Muito obrigado !!

E

Já li que sim. porém ainda não possuo qualquer certificação. essa OCA tem qual finalidade?

I

Bom dia Bootstrap !!!

*Java SE 7 Programmer I = Antiga SCJA ( Associado )
*Java SE 7 Programmer II = Antiga SCJP ( Atual OCPJP )

À partir do lançamento do Java 7 e para aqueles que estão buscando a primeira certificação java e a mais atual (JSE7), terão de fazer o exame 1Z0-803 (Associado) e tê-lo como pré-requisito para as outras, OCPJP entre outras.

Então Bootstrap, penso que somente a Oracle poderá responder esta pergunta, mas analisando comercialmente, para tirar a OCPJP 7, provavelmente terá de fazer SCJA 7, quem tiver versões anteriores desta, creio eu que não irá valer para tirar a OCPJP 7 e até o momento não há nenhuma versão que atualize seu SCJA 5 ou 6 para o 7 .

Se quiser tirar essa certificação, você pode sim começar a estudar por ele, talvez não haja tantas mudanças do 6 para o 7, terá de procurar e ter outras fontes de pesquisa para complementar a grade de exigências.
Obs: Se fosse eu que estivesse nesta situação, eu compraria o livro e tiraria a OCPJP 6, deixaria a de associado de lado e futuramente poderia fazer o exame de atualização para Java 07.

I

Bom dia JoaoMarques, as compras dos vouchers é pela pearsonvue.com , faça um cadastro no site e agende o seu exame por lá.

I

Bom dia Elizeu_Santos, essa de associado irá lhe testar conceitualmente sobre arrays, Strings, Generics etc, etc, etc … tudo aquilo que compõe a OCPJP, porém de uma maneira mais simples, sem tantos códigos e com um nível de dificuldade menor.

S

Acredito que a OCA seja parecido com a MTA da Microsoft, pelo menos a da microsoft, a prova de MTA developer, é muito fácil. aborta coisas basicas de banco de dados, aplicações desktop e web.

abss

B

ironmarq, muito obrigado pela ajuda!

No meu caso, não tenho urgência em tirar a certificação. Por isso, eu acho que ir direto pelo caminho da versão 7 acaba sendo mais fácil pra mim.

Existe alguma previsão de quando a versão 7 vai sair da fase beta e ser oficializada? Nunca acompanhei esse processo de fase beta e não tenho a menor idéia de quanto tempo demora.

Mandei um e-mail para o Oracle perguntando a respeito se a atual OCJA vai servir como pré-requisito para as novas ceritificações. São 5 dias úteis para receber uma resposta.

Mas uma coisa realmente é intrigante:

*Java SE 7 Programmer I = Antiga SCJA ( Associado )
*Java SE 7 Programmer II = Antiga SCJP ( Atual OCPJP )

Então, nesse caso, quem já tenha a SCJA vai poder ir direto pro exame de Programmer II?

I

Então Bootstrap, creio que não irá demorar muito, mas tudo depende do feedback e dos resultados que este Beta gerar, podendo ter alterações, acrescentando ou retirando alguma coisa, podendo haver algum atraso na homologação da prova, eu vi que vai cair até JDBC rsrs, a sua pergunta final é intrigante mesmo, a Oracle gosta desse processo gradativo de certificações, eu acho que a partir do Java 7 e quem quiser tirar os certificados desta nova versão terá de “concordar” em cumprir com as regras e as mudanças feitas pela Oracle: OCJA 7 -> OCPJP 7 -> …“e assim por diante” .

B

Pelo que vi nos comentários desse link http://mballem.wordpress.com/2011/10/04/programa-beta-de-certificacoes-java-7-ocaj-7-e-ocpjp-7/ o livro SCJA: Guia de Estudos para Certificação Sun Java Associado não vai servir pra a nova prova OCAJP, pois a prova vai ser BEm diferente.

A

ironmarq:

Também tenho duvida quanto a isso…

E eu gostaria de saber aonde eu posso comprar meu voucher …

Ouvir falar que poderia ser na impacta.

Eu dei uma olhada no site da sun e não achei .

Muito obrigado !!

Bom dia JoaoMarques, as compras dos vouchers é pela pearsonvue.com , faça um cadastro no site e agende o seu exame por lá.

eu entrei neste site e de alguma forma ele me redireciona para esta página http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getCourseDesc?dc=D65287
é isto mesmo ? basta clicar ali no comprar online ?
PS: há algum requerimento para o exame da SCJP 6 ? um amigo veio com uma historia de que a oracle estava permitindo apenas após um certo curso…
só que nao botei fé pois o mesmo se informou em uma empresa de “treinamentos”

F

Eu acredito que vc possa começar estudar por este sim, mas não sera suficiente para a nova versão da provas que concerteza sera atualizada para os novos cenários da atualizada com REST, EJB Little, JPA, JSF, JCache etc.
Vale lembrar que não temos como saber pq as provas estão em BETA.

V

Sobre as informações sobre onde você pode comprar o Voucher, número de questões, tempo para realização da prova, material de estudo e outros, você pode acessar o blog http://des-envolvimento.blogspot.com.br

Espero que ajude.

Criado 10 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 25 de jun. de 2013
Respostas 12
Participantes 8