[Resolvido] Como adicionar corretamente o Jasperreports à Classpath do JDK?

6 respostas
M

Bom dia caros amigos do GUJ,

Estou desenvolvendo um aplicação e preciso gerar relatórios, para isto, optei para utilizar o JasperReports mais o iReport. Inclusive, já fiz um relatório para servir como teste e incluí a biblioteca do jasper e do apache na classpath do jdk, no meu projeto que está sendo desenvolvido e inclusive copiei e colei as bibliotecas em diversas pastas que tem haver com meu projeto. Após isto, o netbeans reconheceu algumas classes, como por exemplo JasperViewer, porém, outras classes necessárias para realizar a chamada do relatório - como por exemplo a classe JasperFillManager e outras - ele não reconhece, ou seja, não é possível importar a mesma para realizar a chamada de seus métodos.

Inclusive, já instalei os plug-ins do iReports no netbeans, também instalei este mesmo aplicativo para versão windows.

Não sei o que está faltando e como terei que gerar diversos relatórios diferentes não posso ficar sem o Jasper, por isto, conto com a ajuda de vocês.

6 Respostas

D

O ideal é que os jars fiquem referenciados dentro de sua aplicação e não no JDK inteiro.
Dê uma olhada no meu tutorial. http://davidbuzatto.com.br/2010/10/09/jasperreports-trabalhando-com-relatorios-em-java-parte-1/

[]'s

M

Bom dia David,

realmente está completíssimo o seu artigo a respeito do iReport/JasperReports, fiquei até empolgado, pois passei o final de semana inteiro tentando reconhecer estas bibliotecas e nem no oráculo encontrei uma resposta que satisfez ao meu IDE devorador de classas ( :lol: ), sendo que tenho que terminar meu software ainda esta semana. No momento estou no meu trabalho e não é possível fazer estes passos indicados por você, mas assim que chegar em casa vou tentar e posto aqui o resultado.

Aliás, já que não posso sair adicionando as bibliotecas do jasper pelo jdk afora então vou excluir ela da Classpath, jdk e etc.

D

Legal Maycon.
Note que eu não falei que não pode, mas sim que não deve :wink:

[]'s

M

David,

muito obrigado pela sua ajuda, realmente o seu artigo resolveu o meu problema e eu aproveitei para também dar uma limpada em minhas bibliotecas, pois já estavam uma bagunça, com diversas bibliotecas do jasper pesando o meu projeto. Cara, seu artigo é excelente, completíssimo, tanto que adicionei a sua página em meus favoritos, depois vou olhar os outros artigos, por enquanto, continuarei seguindo as intruções sobre os jasper que estão em sua página, serão de grande ajuda. Mais uma vez muito obrigado e tenha um ótima semana.

M

Outra coisa, como faço para colocar aquela tag (Resolvido) no título deste tópico? Pois acho aquilo de grande utilidade e sei que quando um tópico tem esta tag de resolvido é preferencialmente acessado pelo usuário que busca a sua solução.

Aliás, David, vou recomendar sua página sempre. Obrigado.

D

Oi Maycon, que bom que foi útil.
Para mudar o título do seu tópico, basta clicar no botão editar do seu primeiro post e então alterar o título.

[]'s

Criado 7 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 7 de fev. de 2011
Respostas 6
Participantes 2