[Resolvido]Como desabilitar um jMenu e seus jItemMenus

7 respostas
F

No sistema que eu estou desenvolvendo, há dois atores: o operador e o gerente. Tenho uma tabela chamada usuario, e esta possui um campo tipo que pode ser: total ou parcial. O operador tem acesso parcial ao sistema, e o gerente tem acesso total. Vamos logo para a parte interessante.

Minha consulta é esta:
private void jButton1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

// lista que carregar o resultado de uma consulta de usuario tipo (acesso) Total
        listausuario1 = sessao.createQuery("from Usuario where login like '"+jTLogin.getText()+"%' and senha like '"+(EncriptaSenha.encripta(jPSenha.getText()))+"%' and Tipo='Total'").list();
        // lista que carregar o resultado de uma consulta de usuario tipo (acesso) Parcial
        listausuario2 = sessao.createQuery("from Usuario where login like '"+jTLogin.getText()+"%' and senha like '"+(EncriptaSenha.encripta(jPSenha.getText()))+"%' and Tipo='Parcial'").list();

if (listausuario1.size() > 0) { // Valida acesso Total
            String args[] = new String[1];
            args[0] = listausuario1.get(0).getCodUsu().toString();
            Menu.main(args);
            dispose();
        }
            else if (listausuario2.size() > 0) { // Valida acesso Parcial
            String args[] = new String[1];
            args[0] = listausuario2.get(0).getCodUsu().toString();
            Menu.main(args);
            dispose();
        } else {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Login ou Senha Incorreta"); // usuário não encontrado
            jTLogin.requestFocus();
            jTLogin.selectAll();
            jPSenha.setText("");

}
        }

Quando o usuário é validado, a tela principal do sistema é aberta. Na barra de ferramentas desta tela, há um jMenuUtilitarios -> jItemMenuSegurança -> jITemMenuCadastroDeUsuarios, que somente o gerente terá acesso, ou seja, o usuário Tipo 'Total'.

Como eu faço para desabilitar (deixar cinza) este jMenu e seus jItemMenus, guando o usuário for do Tipo 'Parcial'? Isso é controlado por código ou pela propriedade do jMenu e jItemMenu?

7 Respostas

F

voce pode apenas dar um

ou para deixar cinza

no Menu ou ItemMenu de sua escolha

F

furacao123:
voce pode apenas dar um

ou para deixar cinza

no Menu ou ItemMenu de sua escolha

furacao123,

Onde eu devo escrever uma dessas linhas? Lá no arquivo JAVA do menu principal, fazendo referência ao jMenu ou jMenuItem, ou na propriedade/vinculação do componente?

S

esses são metodos comuns dos dois componentes.

tipo:

jMenuItemSair.setVisible(false);
jMenuItemSair.setEnabled(false);

jMenuSair.setVisible(false);
jMenuSair.setEnabled(false);
F

Resolvi meu problema de outro jeito. Mesmo assim te agradeço a ajuda.

Até Breve!

F

Compartilhe com a comunidade poste a resolução do seu problema.

F

OK! Quando eu chega em casa eu o farei.

F

Eu fiz o seguinte, criei dois menus:

Na Vinculação Enabled do JMenu3 do Menu2.java, pus o seguinte o código jMenu3[${enabled==false}]. Este é o menu que o usuário Tipo=‘Parcial’ tem acesso. O JMenu3 fica cinza (desativado) para este tipo de usuário.

Na Vinculação Enabled do JMenu3 do Menu1.java, não pus código algum. Este é o menu que o usuário Tipo=‘Total’ tem acesso.

Criado 1 de junho de 2010
Ultima resposta 4 de jun. de 2010
Respostas 7
Participantes 3