Ola gente, estou pensando no meu projeto de TCC do ano que vem e estava pensando em misturar javaFX ou Java com Hardware e fazer algo bacana e diferente.
O que acham ?
Ola gente, estou pensando no meu projeto de TCC do ano que vem e estava pensando em misturar javaFX ou Java com Hardware e fazer algo bacana e diferente.
O que acham ?
Acho bem legal essa idéia. Você poderia usar um linux para arms e aproveitar o javafx. Mas precisa aprender linguagem c antes e como funciona a api posix. A partir daí você escreve o baixo nível com c e expõe essa api com jni para o java.
Tem como Apenas usar o java ? Deve ter alguma placa lógica que use apenas essa linguagem… Por exemplo, eu vi la no javaOne , um rapaz , apresentando a tecnologia da empresa dele, aonde ele usava o javaFX num decodificador…
Vou ter que buscar o papel q ele me deixou aqui, mas parece ser interessante.
Serial legal se desse pra usar java pra Enviar sinal por uma placa lógica e usar o java na outra pra captar esse sinal e fazer algo … Ou sei la 
Tem algum tipo de placa lógica que use apenas java?
Achei.
Chama EI tv.
Tem várias coisas aqui no folheto :
IPTV,ISDB-T Head End Digital,
GINGA,
OTT
Ta.
E pesquisei sobre arm, e parece que ele compila Java…
Então acho q minha idéia é possível.
Bom, se der pra trocar C por assembly daquele 8088 ja ajuda tbm.
Se você quer integração com hardware (acesso direto ao hardware, pelo que entendi), não seria melhor usar algo que não possua essa camada extra (JVM) entre o hardware e a linguagem, como a própria linguagem C?
Hmm.Eu queria primeiro fazer com JAVA.
+1 ou o C++, que é orientado a objetos e tem o paradigma de programação genérica.
Tem como Apenas usar o java ? Deve ter alguma placa lógica que use apenas essa linguagem… Por exemplo, eu vi la no javaOne , um rapaz , apresentando a tecnologia da empresa dele, aonde ele usava o javaFX num decodificador…
Serial legal se desse pra usar java pra Enviar sinal por uma placa lógica e usar o java na outra pra captar esse sinal e fazer algo … Ou sei la 
Então andré, você pode controlar um circuito com cominicação serial rs232, ethernet(rede com sockets). Agora memória, como placas pci não tem jeito. Java sempre vai usar jni e você tem que ter isso em mente.
ARM é uma arquitetura de processador usada para pequenos dispositivos. Você consegue colocar um linux nele, assim sendo existe uma versão da jvm e também jfx para arms.
Se a intenção é controlar um circuito lógico por rs232 seu trabalho é completamente viável. Aprenda um mínimo de linguagem c porque você não vai fugir do jni ok? A própria “RXTX” é uma solução jni para a jvm poder usar comunicação serial.
Agora numa boa, na minha opinião se você me permitir dá-la. Use qt para arms. Lá tem tudo pronto. Ou compra um raspberry pi que possui até placa aceleradora.
Coloca um nano kernel ali + qt5 e seja feliz.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kl8xeRI8Mvg[/youtube]
Então andré, você pode controlar um circuito com cominicação serial rs232, ethernet(rede com sockets). Agora memória, como placas pci não tem jeito. Java sempre vai usar jni e você tem que ter isso em mente.
ARM é uma arquitetura de processador usada para pequenos dispositivos. Você consegue colocar um linux nele, assim sendo existe uma versão da jvm e também jfx para arms.
Se a intenção é controlar um circuito lógico por rs232 seu trabalho é completamente viável. Aprenda um mínimo de linguagem c porque você não vai fugir do jni ok? A própria “RXTX” é uma solução jni para a jvm poder usar comunicação serial.
Agora numa boa, na minha opinião se você me permitir dá-la. Use qt para arms. Lá tem tudo pronto. Ou compra um raspberry pi que possui até placa aceleradora.
Julio valeu rapaz!!! Era isso o que eu queria.
Entao vamos por partes pq nao tenho conhecimento em placas+ java.
Primeira coisa,Por onde começo ?
Da então pra usar java pra programar uma placa lógica? Estou pensando em algo que possa transmitir um sinal via antena.
Tem como fazer isso ?
Julio valeu rapaz!!! Era isso o que eu queria.
Entao vamos por partes pq nao tenho conhecimento em placas+ java.
Primeira coisa,Por onde começo ?
Da então pra usar java pra programar uma placa lógica? Estou pensando em algo que possa transmitir um sinal via antena.
Tem como fazer isso ?
Você vai projetar o circuito rf?
Porque veja bem. Com java provavelmente sua solução é usar a porta serial para controlar um microcontrolador e este por sua vez controla toda a parte rf.
Ou compra o PI, embarca um linux +jvm e faz a mesma coisa, ou outra vez usa o qt no qual eu acho a melhor solução.
O PI parece ser mais robusto.
Da pra usar RF nele ?
E Posso entao usar java nele ?
Cara valeu, te amo.
Porque vc não faz algo com Java Card, a plataforma Java para smart card?
No meu TCC era obrigatório que eu fizesse algo envolvendo software embarcado. Ao mesmo tempo que eu tinha que fazer isso queria fazer algo em java também. Está aí: Java Card, é um conteúdo bem legal. O cara deste blog http://planetsmartcards.blogspot.com é o java card man brasileiro 
Porque vc não faz algo com Java Card, a plataforma Java para smart card?No meu TCC era obrigatório que eu fizesse algo envolvendo software embarcado. Ao mesmo tempo que eu tinha que fazer isso queria fazer algo em java também. Está aí: Java Card, é um conteúdo bem legal. O cara deste blog http://planetsmartcards.blogspot.com é o java card man brasileiro
Hmm, voce me deu uma outra boa idéia.
Da pra ligar um leitor de card em uma dessas placas lógicas?
Da pra usar RF nele ?E Posso entao usar java nele ?
Sim. A Oracle lançou uma versão do java 8 ( veja que é o 8) para o Raspberry Pi (e outros ARM). Procure na net que vai achar tutoriais de como instalar.
O Raspberry Pi tem capacidade gráfica de HD o que significa que não é apenas “embeded” mas tem output para tela. o pessoal tá usando como media center ou media center controler.
ELe tem usb, então se alguma feature não existe embarcada como wi-Fi, pro exemplo, vc pode plugar via usb.
Sem duvida java e hardware dá certo. E não ha necessidade de recorrer ao C++.
Outra opção é o Java TV. Dê uma procurada.
Cara valeu, te amo.
O pi é um computador pequenino. Ele tem várias saídas(serial, etc…). A parte mais complicada do seu projeto vai ser você projetar o circuito rf e que não é tarefa simples, pois desenhar uma placa dessas é um trabalho muito grande e mesmo engenheiros mais experientes penam com isso(até a largura das trilhas deve ser repensada várias vezes por causa de ruído)
Você pode controlar “qualquer coisa externa” por rs232(serial). Isso vai ser legal para você porque vai te iniciar na eletrônica digital. Dá uma estudada nisso. Acredite em mim, vai valer muito a pena.
Cara valeu, te amo.
O pi é um computador pequenino. Ele tem várias saídas(serial, etc…). A parte mais complicada do seu projeto vai ser você projetar o circuito rf e que não é tarefa simples, pois desenhar uma placa dessas é um trabalho muito grande e mesmo engenheiros mais experientes penam com isso(até a largura das trilhas deve ser repensada várias vezes por causa de ruído)
Você pode controlar “qualquer coisa externa” por rs232(serial). Isso vai ser legal para você porque vai te iniciar na eletrônica digital. Dá uma estudada nisso. Acredite em mim, vai valer muito a pena.
Cara valeu.
è isso mesmo que vou fazer.
E quem sabe fazer um receptor pra fazer algo com o sinal.
Mas da pra misturar o javaCard tbm ? Que isso ja aumentaria o leque?
Aonde compro tudo isso ? Tem algum simulador pra eu n ter q ficar queimando placas asuhaushsua ?
Num sei te dizer…no meu caso usei apenas a leitora integrada ao pc pela porta usb.
Já deu uma pesquisada em como trabalhar com java + arduíno?
Sim. A Oracle lançou uma versão do java 8 ( veja que é o 8) para o Raspberry Pi (e outros ARM). Procure na net que vai achar tutoriais de como instalar.
O Raspberry Pi tem capacidade gráfica de HD o que significa que não é apenas “embeded” mas tem output para tela. o pessoal tá usando como media center ou media center controler.
ELe tem usb, então se alguma feature não existe embarcada como wi-Fi, pro exemplo, vc pode plugar via usb.Sem duvida java e hardware dá certo. E não ha necessidade de recorrer ao C++.
Rapaz valeu.
Acho que o java 8 vai ser sussa de instalar.
E outra, eu posso entao instalar um Wi-fi na placa… Mas tem algum transmissor RF USB ?
…
Sem duvida java e hardware dá certo. E não ha necessidade de recorrer ao C++.
…
Há necessidade de programar em linguagem c. Você quer programar o microcontroador do circuito externo com o que?
Num sei te dizer…no meu caso usei apenas a leitora integrada ao pc pela porta usb.Já deu uma pesquisada em como trabalhar com java + arduíno?
Oi karina.
Ja sim.
Mas nao tenho conhecimento em placas, fiquei boiando um pouco.
ELe tem usb, então se alguma feature não existe embarcada como wi-Fi, pro exemplo, vc pode plugar via usb.Sem duvida java e hardware dá certo. E não ha necessidade de recorrer ao C++.
Rapaz valeu.
Acho que o java 8 vai ser sussa de instalar.
E outra, eu posso entao instalar um Wi-fi na placa… Mas tem algum transmissor RF USB ?
Você vai comprar um componente que vai codificar os bits que enviará via serial(seja usb ou outra coisa). Esse componente codifica em um protocolo e gera o sinal rf para você. Fiz um projeto de controle remoto que funciona da mesma maneira.
O fato é que você precisa controlar o circuito através de um microcontrolador e vai precisar usar linguagem c.
Tudo bem, Linguagem C.
Isso a gente da um jeito.
Eu comecei a aprender C++ mesmo…
E eu posso tambem pegar uma apostila de C.
Tenho alguns amigos tambem que trabalham com Placas lógicas entao tbm vou ter ajuda extra fora o forum 
Mas da tambem pra colocar um receptor RF e um leitor de Card pra javaCard?
Num sei te dizer…no meu caso usei apenas a leitora integrada ao pc pela porta usb.Já deu uma pesquisada em como trabalhar com java + arduíno?
Oi karina.
Ja sim.
Mas nao tenho conhecimento em placas, fiquei boiando um pouco.
André, preste atenção no que eu estou te escrevendo. O arduíno é a mesma coisa do pi, ou seja um microcontrolador com diversas saídas e entradas. Mas só isso não resolve o seu problema. O desenho do seu projeto é um computador que controla um circuito externo(seja rf ou qualquer outra coisa como acender leds) não é isso?
Oi karina.
Ja sim.
Mas nao tenho conhecimento em placas, fiquei boiando um pouco.André, preste atenção no que eu estou te escrevendo. O arduíno é a mesma coisa do pi, ou seja um microcontrolador com diversas saídas e entradas. Mas só isso não resolve o seu problema. O desenho do seu projeto é um computador que controla um circuito externo(seja rf ou qualquer outra coisa como acender leds) não é isso?
Tudo bem, Linguagem C.
Isso a gente da um jeito.Eu comecei a aprender C++ mesmo…
E eu posso tambem pegar uma apostila de C.
Tenho alguns amigos tambem que trabalham com Placas lógicas entao tbm vou ter ajuda extra fora o forumMas da tambem pra colocar um receptor RF e um leitor de Card pra javaCard?
Eu não sei. Java card possui comunicação serial? Imagino que não, mas desconheço e não o usei em nenhum projeto.
Oi karina.
Ja sim.
Mas nao tenho conhecimento em placas, fiquei boiando um pouco.André, preste atenção no que eu estou te escrevendo. O arduíno é a mesma coisa do pi, ou seja um microcontrolador com diversas saídas e entradas. Mas só isso não resolve o seu problema. O desenho do seu projeto é um computador que controla um circuito externo(seja rf ou qualquer outra coisa como acender leds) não é isso?
Entendi Julio.
Isso mesmo.
E a placa enviaria informações do environment…
Se me permite te passar outra idéia, porque não simplifica esse circuito a somente acender leds? RF é coisa bem séria. Faz um circuido para controlar piscadas de leds, ou até mesmo escrever algo em um lcd. Isso é bem mais simples. Dessa forma não precisaria de microcontrolar o outro circuito e poderia usar somente java com o pi ou arduino, entendeu?
Oi karina.
Ja sim.
Entendi Julio.
Isso mesmo.
E a placa enviaria informações do environment…
Se me permite te passar outra idéia, porque não simplifica esse circuito a somente acender leds? RF é coisa bem séria. Faz um circuido para controlar piscadas de leds, ou até mesmo escrever algo em um lcd. Isso é bem mais simples.
Por que é TCC e tem que ser algo um pouco complicado mesmo;
Enfim, é pro ano que vem, entao tem tempo pra eu aprender.
Só preciso saber aonde começar, o resto eu ja consigo ir pegando um pouco em apostila, etc.
começa controlando um circuito simples com leds. Depois pede para alguém que entenda de eletrônica montar o rf e te passar o protocolo para você poder controlá-lo com um pc, pi ou arduino que seja. O rf dá muito trabalho mesmo, e vejo os projetos daqui onde trabalho ultrapassam dois anos ou mais.
Existem várias apostilas de c para micros
http://usuarios.upf.br/~fpassold/PIC/C_PIC.PDF
A parte da eletrônica é complicada. Quando entra hardware no meio a coisa não é tão simples como parece. Comece pelo mais simples, com leds.
Tudo bem.
Entao eu posso usar algum simulador ou ja tenho que comprar essa raspberry PI ?
Tudo bem.
Pode usar simulador para projetar. Como o protheus por exemplo. Ele possui diversos microcontroladores. Mas acho que você consegue um emulador de pi também. Precisa de um simulador de circuitos elétricos também. Faz com o led primeiro e esqueça o rf por enquanto.
Tudo bem.
Pode usar simulador para projetar. Como o protheus por exemplo. Ele possui diversos microcontroladores. Mas acho que você consegue um emulador de pi também. Precisa de um simulador de circuitos elétricos também. Faz com o led primeiro e esqueça o rf por enquanto.
Nao, mas eu digo, simular o código com a placa.
Igual nós fazemos em apps desktop.
Ver se funciona ou nao, qual o efeito do código, etc…
Tudo bem.
Sim. No protheus você projeta a placa, pode simular comunicação serial e testar seu software.
Olha aqui com o arduíno:
E um simulador, mas na minha opinião o proteus é o melhor que existe
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=MhvhbfR2qcA[/youtube]
Usa esse vídeo como ponto de partida para afazer algo simples a princípio.
Tudo bem.
Sim. No protheus você projeta a placa, pode simular comunicação serial e testar seu software.
Olha aqui com o arduíno:
O protheus é pago né?
Fiquei procurando no sites deles…
HMM
http://www.totvs.com/suporte/central-de-download/seu-segmento/produto/microsiga
Qual realmente o nome do programa que eu preciso? È Protheus completo ?
Isso aqui parece ser mais simples pra eu começar :
http://www.arduino.com.au/Simulator-for-Arduino.php
Tem algum Contra de eu usar simulador para arduino ?
Tudo bem.
Olha aqui com o arduíno:
O protheus é pago né?
Fiquei procurando no sites deles…
HMM
http://www.totvs.com/suporte/central-de-download/seu-segmento/produto/microsiga
Qual realmente o nome do programa que eu preciso? È Protheus completo ?
Proteus sem o “h”.
E o que tem a ver o microsiga com o proteus. Não entendi?
Olha, o arduíno tem simulador. Olha lá no vídeo. E é preciso aprender o básico da eletrônica, senão não dá pra tocar pra frente.
Entendi.
Vou primeiro baixar o programa e depois ver as video aulas e se necessário um curso presencial.
Entao ta , Proteus.
Proteus 8 ou VSM ?
Veio um tal de gerbit aqui, nada a ver com o que tem no video…
HMMM…
Vou ter que achar uma outra maneira.
Bom sobram duas opções :
a) Arduino
b) java TV
.
O que acham ?
Veio um tal de gerbit aqui, nada a ver com o que tem no video…
HMMM…
Vou ter que achar uma outra maneira.Bom sobram duas opções :
a) Arduino
b) java TV.
O que acham ?
O arduino é bem legal também. Pode usar ele com java e piscar uns leds a princípio. Posteriormente você vai avançando nas suas pesquisas e construindo circuitos mais complexos. RF é coisa bem complicada até mesmo para engenheiros experientes.
Beleza, achei um site que explica bastante.
http://playground.arduino.cc//Code/Netbeans
Eu vou precisar comprar uma placa dessa ou vai ter um sandbox pra simular e eu poder compilar com o netbeans
–
Como começo ?
Bom, tem uma API pra fazer o netbeans se comunicar com isso aí.
Entao é sussa.
Agora talvez eu tenha que comprar essa placa arduino mesmo.
Vi um Kit, custa 120 reais + uns 20 de frete…
Meu medo mesmo é acabar queimando, uma vez na facul la, o camarada conseguiu queimar apenas rodando o código de exemplo que veio junto.
Agora nao seis e tem tutorial.
Mas rapaz, eu to vendo gente juntando esse arduino com um monte de coisas legais, RF, outros dispositivos que leem cartao, magnetismo… Cara… Da pra fazer muita coisa bacana, estou animado pra aprender essa joça.
Só preciso saber se realmente preciso comprar esse placa ou tem algum emulador que simula uma placa ligada e que o netbeans + java reconheça como uma placa normal.
HMM.
Entao é sussa.Agora talvez eu tenha que comprar essa placa arduino mesmo.
Meu medo mesmo é acabar queimando, uma vez na facul la, o camarada conseguiu queimar apenas rodando o código de exemplo que veio junto.
Agora nao seis e tem tutorial.Mas rapaz, eu to vendo gente juntando esse arduino com um monte de coisas legais, RF, outros dispositivos que leem cartao, magnetismo… Cara… Da pra fazer muita coisa bacana, estou animado pra aprender essa joça.
Só preciso saber se realmente preciso comprar esse placa ou tem algum emulador que simula uma placa ligada e que o netbeans + java reconheça como uma placa normal.
HMM.
Então gente, continuei pesquisando e marquei de falar com meu prof amanhã;
Achei Algumas coisas legais no google de projetos.Nao vou copiar, mas eu vi que da pra fazer muitas coisas…
Qual será o limite de processamento dessa placa…hmmm…
Enfim, parece q ela aguenta 32 mb asuhaushaus , da pro gasto.
Esse aqui é o kit que eu falei :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460607761-kit-arduino-eletrnica-iniciante-_JM
Agora nao seis e tem tutorial.Mas rapaz, eu to vendo gente juntando esse arduino com um monte de coisas legais, RF, outros dispositivos que leem cartao, magnetismo… Cara… Da pra fazer muita coisa bacana, estou animado pra aprender essa joça.
HMM.
Achei Algumas coisas legais no google de projetos.Nao vou copiar, mas eu vi que da pra fazer muitas coisas…
Qual será o limite de processamento dessa placa…hmmm…Enfim, parece q ela aguenta 32 mb asuhaushaus , da pro gasto.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460607761-kit-arduino-eletrnica-iniciante-_JM
32 mega é coisa pra caramba(pra quem já trabalhou com micros). Já trabalhei com micros de 1kb de memória.
Sobre o seu colega ter queimado o arduino, pode ter certeza que ele alimentou o mesmo com uma carga maior que suportasse. Tem muita gente que acha que porque desenvolve software entende de eletrônica.
HMM.
Qual será o limite de processamento dessa placa…hmmm…Enfim, parece q ela aguenta 32 mb asuhaushaus , da pro gasto.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460607761-kit-arduino-eletrnica-iniciante-_JM32 mega é coisa pra caramba(pra quem já trabalhou com micros). Já trabalhei com micros de 1kb de memória.
Sobre o seu colega ter queimado o arduino, pode ter certeza que ele alimentou o mesmo com uma carga maior que suportasse. Tem muita gente que acha que porque desenvolve software entende de eletrônica.
auhsuahsuashaushaushau
Deve ser isso mesmo.
O que achou desse kit Julio ? Fora ele eu preciso mais alguma coisa
HMM.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460607761-kit-arduino-eletrnica-iniciante-_JM32 mega é coisa pra caramba(pra quem já trabalhou com micros). Já trabalhei com micros de 1kb de memória.
auhsuahsuashaushaushau
Deve ser isso mesmo.
O que achou desse kit Julio ? Fora ele eu preciso mais alguma coisa
Acho que tá ótimo andré. Manda ver. Mas sempre comece pelos simples, ok?