Eu pessoalmente nao gosto de ter minhas libs em locais globais.
Quando trabalhava com java, todo os projetos que eu trabalhei tinham o seu proprio lib folder com todas as libs + suas dependencias e sempre “setavamos” o classpath atraves de ant scripts isso dava um total controle de todas as dependencias do nosso projeto.
Pouco tempo atras comecei a usavar o maven pra manter o controle das dependencias de um projeto pessoal meu que eu estou fazendo em Java o que torna isso muito mais facil.
Aqui na empresa nos temos varios produtos e o projeto que eu trabalho eh relativamente novo e nos nao temos nada no GAC todas as dependencias estao nos diretorios do nosso projeto, mas agora nos tiver que usar um DLL de um outro projeto que quando instalado copia os assemblies para o GAC.
Ai eu zezao em tudo relacionado com Microsoft, copiei esse DLL especifico pro meu dir de dependencias, adicionei a referencia dentro do projeto e dentro do Visual Studio estava funcionando belezinha mas quando eu estava rodando o aplicativo usava o DLL do GAC, ai nao encontrava alguns metodos porque a versao do GAC era bem desatualizada.
O problema eh que NEM passou pela minha cabeca que isso poderia estar em algum local global porque eu NUNCA fiz e nem senti necessidade de fazer isso, ai gastei um bom tempo tentando descobrir o problema.
Vivendo e aprendendo =)
//Daniel (que tem saudades do java)