Responder códigos prontos

62 respostas
D

Pessoal, desculpem, mas o que está acontecendo?

Estão respondendo dúvidas com códigos completos, isso não me parece certo.

O cara postou um tópico com uma dúvida aí outro colega respondeu com o código todo do exercício, o cara não aprendeu e criou outro tópico com dúvida em outro exercício, mas era praticamente a mesma dúvida.

Se continuar assim as pessoas não vão mais pesquisar e aprender sozinhas.

Sinceramente, acho que esta mudança do fórum para pontuações por resposta escolhida, como “yahooRespostas” está contribuindo para isso, ou seja, a pessoa coloca o código todo apenas para que a dele seja eleita a resposta certa e ele ganhe mais pontos.

Vocês acham que está certo?

Porque sinceramente não foi o que eu aprendi nesses anos aqui.

Abraços.

62 Respostas

P

Isso depende do perfil do usuario, tem cara q so quer resolver o problema e fazer funcionar a bagaça(problema do trabalho), outros em tirar a duvida e continuar aprendendo.
Se quantia de usuarios folgados aumentar isso vai virar um helpdesk. O q mais incomoda são perguntas sobre TCC e outros assuntos fora do escopo do Q&A.

A

Solução não é dar o peixe e sim ensinar a pescar.

Negocio é não ligar muito pra pontuação.
Frequento o GUJRespostas, mas prefiro 1000x o bom e velho fórum.

D

Mas tipo, eu não to entendendo como tem aumentado o número de pessoas que estão respondendo com código pronto.

Já chamei atenção de uns 2 só hoje.

Antes eu brigava porque os colegas eram até grossos para responder que não postavam códigos prontos, hoje postam e pronto (não são as mesmas pessoas claro).

Acho que os moderadores deveriam dar uma olhada com carinho nisso, visto que daqui a pouco isso aqui será um site para desenvolvimento gratuito… rs…

D

diogogama:
Mas tipo, eu não to entendendo como tem aumentado o número de pessoas que estão respondendo com código pronto.

Antes eu brigava porque os colegas eram até grossos para responder que não postavam códigos prontos, hoje postam e pronto (não são as mesmas pessoas claro).

Acho que os moderadores deveriam dar uma olhada com carinho nisso, visto que daqui a pouco isso aqui será um site para desenvolvimento gratuito… rs…

Depois o drsmachado que é o crápula da história. Todas as minhas encrencas se baseiam em pessoas com preguiça e gente postando código pronto (e, muitas vezes, errado).

P

diogogama:

ué o problema n é o cara q da o codigo pronto? vai moderar isso como? apagando a tag de codigo? o post?

D

perdeu:
diogogama:

ué o problema n é o cara q da o codigo pronto? vai moderar isso como? apagando a tag de codigo? o post?

Os moderadores já tem um zilhão de coisas para cuidar, tem que partir de cada um.
Dúvida técnica, bem especificada e clara, não tem problema o cara ir lá e colocar duas ou três linhas de código. Agora, fazer tudo, é demais, não acham?

D

Eu concordo, mas como poderíamos ajudar a resolver a situação?

Talvez quem visse mandasse uma msg privada pro cara alertando?

Não sei, sugiram…

Ps.: drsmachado é o crápula mesmo… (Trollar você é massa… hauhauahuahua… estressado…)

###EDITADO###
Acho que as dúvidas, as vezes, podem até ser menos exatas, pois o cara pode ser iniciante… mas nada justifica um cara já experiente aqui colocar coisa pronta…

L

diogogama:

O cara postou um tópico com uma dúvida aí outro colega respondeu com o código todo do exercício, o cara não aprendeu e criou outro tópico com dúvida em outro exercício, mas era praticamente a mesma dúvida.

Sinceramente, acho que esta mudança do fórum para pontuações por resposta escolhida, como “yahooRespostas” está contribuindo para isso, ou seja, a pessoa coloca o código todo apenas para que a dele seja eleita a resposta certa e ele ganhe mais pontos.

Abraços.

Eu já pequei muito fonte pela internet só pra estuadr como funciona.
Já postei muitos fontes completos sem problemas só pra ver como os outros colegas fariam.
Acho exagero pensar que alguem possa sobreviver de fontes prontos.
Isso não desvaloriza nosso estudo e trabalho. Na verdade valoriza-o. Se o carinha não se empenhar e ficar no control c control v, ele não passa em nenhuma seleção.

Eu ainda não entendi pra que pontuação. Isso não vai determinar o sucesso do cara. Mesmo que ele entre com zilhões de fakes pra votar naquela resposta.

Se alguém posta todo o fonte (pergunta ou resposta), sem filtrar onde está o problema, eu nem olho, porque nenhuma dúvida é tão grande que não possa ser resolvida por partes. A não ser que seja realmente um fonte pequeno. E tamanho, é relativo. Algo com 400 linhas, pra mim já começa a ser grandinho pra uma pergunta. Talvez pra um, o limite seja menor enquanto para outro, maior.

D

O problema é quando o sujeito pega o fonte e não estuda. A maioria nem muda nada nele. Esses são os sanguessugas da nossa profissão. Preguiçosos e quem passa o código pronto está alimentando este tipo de ser.

L

drsmachado:

O problema é quando o sujeito pega o fonte e não estuda. A maioria nem muda nada nele. Esses são os sanguessugas da nossa profissão. Preguiçosos e quem passa o código pronto está alimentando este tipo de ser.
,

Prefiro pensar que tenho muita corda e que posso fornecer o quanto queiram.
Agora se o carinha quer se enforcar com ela… não posso fazer nada.

D

drsmachado:

começou a sutileza… huahauhauhau…

Mas gente, o foco não é esse, criei este post para que possamos definir uma diretriz no GUJ e pra que isso todos possam seguir e tomar conhecimento.

Por isso estou pedido opiniões para podermos adotar apenas uma postura e não ocorrer de “Fulano” respondeu código pronto, “Ciclano” achou errado, essas coisas.

Ou vamos adotar a postura de que cada um responda como entender ou adotemos a postura de não passar o código pronto a menos que necessário…

Mas ser uma postura de todos e não de meia dúzia…

D

Luiz Augusto Prado:

Prefiro pensar que tenho muita corda e que posso fornecer o quanto queiram.
Agora se o carinha quer se enforcar com ela… não posso fazer nada.

Luiz, não discordo de que possa ajudar tmb, mas esses são casos pontuais e não a regra, tem que ser bem analisada, porque na verdade tanto o “corrupto” como o “corruptor” estão errados…

Temos que ajudar e se minha ajuda corre o risco de prejudicar (e deixar o cara preguiçoso, encostado, etc…) tenho que ver outro meio de ajudar, não acha?

D

Olha o que estou dizendo: http://www.guj.com.br/4638-sou-iniciante-em-java-estou-com-uma-duvida-e-um-exercicio-sera-que-alguem-poderia-mim-ajudar-

não é contra ajudar… Todos sabem que tenho maior boa vontade, quando sei, claro, mas o cara postar algo desse tipo ele nem leu uma apostila… Aposto que não sabe nem o que é OO… Aí vai o colega e coloca o código pronto pra ele… Não está ajudando ele em nada, apenas atrapalhando…

Não acredito que está certo.

E isso não é porque é novato, é pq acha que vai perguntar e alguém vai colocar o código pra ele…

P

diogogama:
drsmachado:

Mas gente, o foco não é esse, criei este post para que possamos definir uma diretriz no GUJ e pra que isso todos possam seguir e tomar conhecimento.

Por isso estou pedido opiniões para podermos adotar apenas uma postura e não ocorrer de “Fulano” respondeu código pronto, “Ciclano” achou errado, essas coisas.

Ou vamos adotar a postura de que cada um responda como entender ou adotemos a postura de não passar o código pronto a menos que necessário…

o que vc quer impor?

T

Um palpite, mas a pergunta (dentre tantas, talvez) que te levou a este tópico foi esta: http://www.guj.com.br/4645-nao-sei-o-codigo-para-resolver-o-exercicio (o downvote na resposta do renatopvieira foi meu).

Fazendo um mea culpa, eu já cometi esse erro aqui: http://www.guj.com.br/3483-bloquear-jfilechooser-de-selecionar-arquivos-que-nao-estejam-no-filtro. Julgando minha própria atitude, talvez não tivesse feito o que fiz (postado o código). Não alterei para não descaracterizar a resposta, mas é algo que não pretendo fazer de novo, muito menos incentivar.

Realmente é complicado esse comportamento. Eu suponho (talvez inocentemente) que o pessoal que posta códigos prontos está querendo ajudar (e não apenas atrás de pontos), mas parece que nem todo mundo é adepto da filosofia de “ensinar a pescar”. Noto também que a “nova cara do GUJ” atraiu um grupo diferente de membros (muitos iniciantes), para os quais o modo de se participar em um fórum (ou sistema de Q&A) ainda não está claro.

Para muitos casos (em especial as famosas perguntas sobre TCC) eu dou um downvote e coloco um comentário ou link pertinente (como http://www.guj.com.br/java/52019-temas-para-tcc—aviso-aos-navegantes). Deixo um downvote justamente para o fulano parar e pensar “mas o que eu fiz de errado?”. É claro, nem todo mundo capta a ideia, mas aí já é outro problema.

drsmachado:

Os moderadores já tem um zilhão de coisas para cuidar, tem que partir de cada um.

Esse é um ponto em que o sistema de Q&A ajuda e muito: ele permite à comunidade se automoderar, tirando parte do peso que os moderadores carregam. A seção de comentários e o sistema de votos permite deixar claro que há algo errado ou incômodo, tanto com as perguntas quanto com as respostas. Se a questão (ou resposta) não é pertinente, é preciso dizer isso. E o sistema permite aos próprios participantes fazê-lo.

Há pessoas que, infelizmente, são motivadas por “pseudo-status”. Qualquer forma de medir esse pseudo-status (como os votos do Respostas) é valida para elas. Basta notar aqueles que querem um monte de likes em faces da vida ou, voltando um pouco mais no tempo, ter 50 mil amigos no Orkut comprando contas no Mercado Livre.

Abraço.

L

diogogama:

Temos que ajudar e se minha ajuda corre o risco de prejudicar (e deixar o cara preguiçoso, encostado, etc…) tenho que ver outro meio de ajudar, não acha?

Sim. Concordo. Mas pra quem pede ajuda, qualquer mão serve.
Se formos selecionar quem pode ajudar ou não, só vai ficar professores.

Tenho fontes que sei que ajudariam pessoas, mas não lembro como funcionam e as vezes não tenho tempo, ou saco, pra revê-los. Pode sair mais barato postar um fonte, num único post, e esperar que o questionador se debruce sobre ele para entende-lo do que ficar um dia inteiro respondendo por partes.

Por isso acho que não dá pra gente falar: Olha, “sua resposta vale” ou “sua resposta não vale”.

quando algum usuário recebe alguma pontuação, é depositado algum dindin na conta?
Quem avalia a questão é quem perguntou ou é a comunidade?
A facilidade de se criar fakes pode tornar esse tipo de forum inútil.
O melhor é não contar com pontuação.

D

diogogama:
drsmachado:

Sutileza? Engraçado, só por que eu sou o único que tem coragem de falar o que a maioria gostaria, mas não faz por que quer ser diplomático?
Mesmo que adotemos a ideia de não passar o código pronto, quantos irão seguir isso? O que fazer com quem responde só com códigos prontos e ainda acha que não está errado?
Só existe quem peça, pois há quem forneça.

R

Eu já encontrei ajuda pra várias dúvidas minhas no StackOverflow. Mas nunca pesquisei diretamente lá, faço uma pesquisa no Google e as vezes acaba caindo lá.

Não gosto muito desse novo modelo de “perguntas e respostas”. As respostas vem muito mais rápido, mas geralmente quem tem a dúvida não aprende.

Esse novo modelo veio pra suprir a “pressa” que a maioria dos acadêmicos tem atualmente. Ninguém mais tem paciência(a questão nem é tempo, é paciência mesmo, tempo todo mundo tem) pra sentar numa biblioteca e fazer um trabalho embasado em bibliografia. Preferem postar o problema na Internet e esperar que alguém resolva…

Já dei uma olhada algumas vezes no Respostas do GUJ. É interessante pra quem tem dúvida rápidas, algum pequeno detalhe de certo framework que não está entendendo. Mas pra dúvidas conceituais e mais aprofundadas, definitivamente esse sistema não serve. O próprio layout desse novo modelo de discussão é o que eu chamo de “fast-food”(entre, coma rápido e vaza ligeiro da lanchonete), não cria discussões interessantes, das quais vale a pena participar…

Enfim, o novo modelo tem seus prós, com certeza. Mas eu ainda prefiro o bom e velho fórum, gerando discussões sadias, 40 e poucas páginas geradas de uma dúvida simples, mas que contribuem muito pra comunidade.

Esse novo modelo de respostas é muito impessoal, não possibilita a aproximação dos membros da comunidade…

L

drsmachado:

Sutileza? Engraçado, só por que eu sou o único que tem coragem de falar o que a maioria gostaria, mas não faz por que quer ser diplomático?
Mesmo que adotemos a ideia de não passar o código pronto, quantos irão seguir isso? O que fazer com quem responde só com códigos prontos e ainda acha que não está errado?

Kkkkkk…

parece que vc tá falando de pombos que cagam em monumentos e transmitem doenças.

D

perdeu:

o que vc quer impor?

Impor??? quem sou eu… estou querendo saber como poderíamos resolver isso que pra mim é um malefício…

F

Também acho errado colocar o código pronto. Pessoal nem tenta fazer nada e quer a solução como resposta.

Eu postei um código pronto esses dias mas pq outros dois já tinham postado e feito uma confusão num exercício simples, mais confundiram que ajudaram.

Tudo depende do contexto, não é sempre que “leia a documentação” vai ajudar o cara. Outras vezes está lá e ele não lê. Enfim, cada caso é um caso. No geral, postar um código que resolve a “tarefa de casa” pros iniciantes só atrapalha a pessoa à aprender.

D

Longe de mim querer sugerir algum controle de informação, muito pelo contrário sou super democrático… Não estou falando pra selecionar quem vai ajudar e sim definir como vamos ajudar.

Tenho minhas dúvidas quanto isso ajuda ou prejudica (um código sem explicação e sem ensinar qual o problema).

Nunca sugeri isso, todas as respostas valem, só sugeria que pudéssemos ter um padrão no jeito delas (por exemplo não passar fontes completos sem explicar ou se fazer entender o problema.

Acho a pontuação uma parada legal… Eu mesmo me sinto motivado por isso, não que vá fazer diferença nenhuma na minha vida, mas eu acho legal… Mas a galera é quem sabe…

V

Ruttmann:

Já dei uma olhada algumas vezes no Respostas do GUJ. É interessante pra quem tem dúvida rápidas, algum pequeno detalhe de certo framework que não está entendendo. Mas pra dúvidas conceituais e mais aprofundadas, definitivamente esse sistema não serve. O próprio layout desse novo modelo de discussão é o que eu chamo de “fast-food”(entre, coma rápido e vaza ligeiro da lanchonete), não cria discussões interessantes, das quais vale a pena participar…

Enfim, o novo modelo tem seus prós, com certeza. Mas eu ainda prefiro o bom e velho fórum, gerando discussões sadias, 40 e poucas páginas geradas de uma dúvida simples, mas que contribuem muito pra comunidade.

Esse novo modelo de respostas é muito impessoal, não possibilita a aproximação dos membros da comunidade…

Eu discordo. Quando estava estudando modelos de predição e machine learning, recorri bastante ao math.stackexchange.com e ao stats.stackexchange.com para tirar dúvidas. O conceito de rank de respostas é muito bom, e você não fica preso a uma possível discussão sobre um determinado assunto. Esse modelo te informa logo a resposta que a maioria acha certa. Aprendi muito lá, e continuo acessando esses fóruns quando tenho dúvida do assunto.

Um ponto importante: eu não sou da área da matemática pura. Mas me arrisco a desenvolver software que usa bastante matemática e probabilidade (predição de preços, análise de risco). Não tenho condições de, por exemplo, chegar aos meus próprios métodos de predição. Por isso uso algoritmos já prontos e os adapto a minha realidade. Se eu não tivesse esses algoritmos prontos, talvez nem teria condições de começar a desenvolver esse tipo de software. É preciso tomar muito cuidado com esse possível preciosismo. Às vezes, códigos prontos podem ajudar a quem está começando a ter uma noção do programa por completo. É muito difícil prever as reais intenções de quem tá do outro lado da tela.

D

Luiz Augusto Prado:
drsmachado:

Kkkkkk…

parece que vc tá falando de pombos que cagam em monumentos e transmitem doenças.

Mas eu estou. Exatamente das pessoas que postam códigos prontos.

R

Vina:
Ruttmann:

Eu discordo. Quando estava estudando modelos de predição e machine learning, recorri bastante ao math.stackexchange.com e ao stats.stackexchange.com para tirar dúvidas. O conceito de rank de respostas é muito bom, e você não fica preso a uma possível discussão sobre um determinado assunto. Esse modelo te informa logo a resposta que a maioria acha certa. Aprendi muito lá, e continuo acessando esses fóruns quando tenho dúvida do assunto.

Um ponto importante: eu não sou da área da matemática pura. Mas me arrisco a desenvolver software que usa bastante matemática e probabilidade (predição de preços, análise de risco). Não tenho condições de, por exemplo, chegar aos meus próprios métodos de predição. Por isso uso algoritmos já prontos e os adapto a minha realidade. Se eu não tivesse esses algoritmos prontos, talvez nem teria condições de começar a desenvolver esse tipo de software. É preciso tomar muito cuidado com esse possível preciosismo. Às vezes, códigos prontos podem ajudar a quem está começando a ter uma noção do programa por completo. É muito difícil prever as reais intenções de quem tá do outro lado da tela.

Entendo seu ponto de vista. Não quis dizer que sou 100% contra entregar um código para o aprendiz.

Mas lendo meu post e o seu, dá pra notar a diferença do “proceder”…

Também já peguei muito código pronto pra estudar, pra me ajudar em algum trabalho de aula, mas faço como você fez. Leio todo o código, e estando a par do que tal código faz, efetuo os devidos ajustes pra se adequar à minha realidade.

O que me deixa de cabelo em pé é aquele carinha que pede: “Como eu faço uma calculadora em Java?”

Vem um user e posta o código todo: “Tá aqui colega, pode adaptar pra sua realidade”

O próximo post do criador do tópico tende a ser: “Não funciona!”

Isso não é o jeito certo de estudar. O cara não sabe fazer o que precisa fazer, pega o trabalho pronto de outra pessoa que também não funciona, e não sabe porque não funciona. Isso não é estudar.

Não vejo problema em dar um snippet de código pra um colega em apuros. Mas o que me deixa feliz é ajudar um cara com um trecho de código e depois ele vir: “Olha colega, preciso fazer assim assim assado, notei que seu código faz tal coisa de tal jeito, preciso adaptar pra minha realidade mas não consegui por tal e tal motivo, pode me ajudar?”

Esse tipo de atitude me incentiva a fazer 40 páginas de posts no tópico do cara, porque ele realmente está interessado em aprender. Ele não quer fazer aquilo só pra pegar a nota, ele quer aprender!

Já fiz diversos cursos técnicos, e nos empregos que consegui por conta desses cursos ninguém veio me perguntar as notas que tirei. O mercado não se importa com as tuas notas, ele quer que você saiba fazer!

Enfim, se o cara não tem paciência pra ficar uma tarde sentado na frente de um computador fazendo uma calculadora em Java, ele não vai ter paciência pra aguentar os problemas que a empresa joga pra ele.

Se ele não tem vontade de pensar e colocar os neurônios pra trabalhar, ele não tem dom pra área. Vai ser um zé ninguém…

D

Vina:

Acho que você está querendo descer a discussão para um nível que ela não se encontra… Então quer dizer que estamos dizendo que só poderíamos programar em Java se construíssemos computadores??? Quer dizer que eu não sei nada de elétrica, logo não fiz minha placa-mãe, logo não criei meu computador, então não sei Java???

Nada a ver esse comentário… Se eu pegar um código pronto vou precisar de muito mais dificuldade para aprender do que se alguém me explicar o porque e como funciona e se eu estudar mais…

Não quer dizer que “não sei nada de matemática que não posso usar um teorema pronto”, além do que as pessoas que estão aqui querem saber Java e não apenas usar um programa… A equação você usa ela…

Abraços…

M

Esse tipo de problema sempre ocorre, assim como no forum (este aqui) alguns usuarios criam outros usuarios apenas para upar topicos também haverá aqueles que estarão atrás de pontos invés de ensinar o certo.

D

Não existe ninguém que nunca pegou um código pronto. Seja java, c, c++, css, javascript, html ou o que for.
Destes, muitos pegaram o código, testaram, leram o mesmo com atenção, entenderam o funcionamento e até mesmo fizeram adaptações para seu uso. Porém, muitos também copiaram o código e sequer sabem como funciona.
Lembro quando tive que, em dois dias, concluir um sistema em PHP para apresentar como pré projeto na faculdade. Só faltava a parte do PHP e havia um maldito upload de imagens.
Resultado, CTRL + C e CTRL + V. Funcionou? Perfeitamente. Se eu sei fazer hoje, não.
Este é o detalhe.
Outro ponto que ajuda a ressaltar o que eu digo é quando alguém vem com o papo “sou iniciante em primefaces e to fazendo bla bla bla”. Muitos não tem sequer a pachorra de copiar corretamente os códigos de exemplo, daí saem reclamando que não funciona (ou não sabem que tem coisas a mais, como o escopo e os filtros para upload de arquivos).
Como alguém disse antes, o problema não é tempo, é pressa, é impaciência para estudar, para ler, interpretar, entender, fazer, errar, mudar e tentar de novo até conseguir.

D

Então, é isso que eu questiono.

É aquele cara que sempre pedia para por nome no trabalho e copiava a prova dos colegas na cara dura.

E a partir daí nós vemos interesse, vemos vontade e temos interesse e vontade em ajudar. Disseminar conhecimento é uma das formas mais bacanas de você evoluir.

Ruttmann:

Já fiz diversos cursos técnicos, e nos empregos que consegui por conta desses cursos ninguém veio me perguntar as notas que tirei. O mercado não se importa com as tuas notas, ele quer que você saiba fazer!

Enfim, se o cara não tem paciência pra ficar uma tarde sentado na frente de um computador fazendo uma calculadora em Java, ele não vai ter paciência pra aguentar os problemas que a empresa joga pra ele.

Se ele não tem vontade de pensar e colocar os neurônios pra trabalhar, ele não tem dom pra área. Vai ser um zé ninguém…

Esse é meu medo. Se o cara não sabe, mas é político o suficiente e sabe puxar os sacos adequados, ele será promissor. Já trabalhei com pessoas muito ruins e muito boas e sempre caímos nessa de QI e puxa saquismo.
Essa semana mesmo conversávamos sobre um sujeito que trabalhou na empresa em que atuo por cerca de quatro meses, ganhando pro volta dos R$ 6k CLT. Tudo o que ele analisou (era anlista de sistemas) estava errado e nada foi implantado. Segundo ele, saiu daqui para um multinacional para ganhar míseros R$ 8k, CLT. “Ah, ele não se cria lá”. Tudo bem, mas se ele ficar ali 6 meses e depois ir para outra ganhando o mesmo ou mais está no lucro. E nós que batalhamos todos os dias para ganhar nosso salário, só podemos lamentar.

L

drsmachado:
Não existe ninguém que nunca pegou um código pronto. Seja java, c, c++, css, javascript, html ou o que for.
Destes, muitos pegaram o código, testaram, leram o mesmo com atenção, entenderam o funcionamento e até mesmo fizeram adaptações para seu uso. Porém, muitos também copiaram o código e sequer sabem como funciona.
Lembro quando tive que, em dois dias, concluir um sistema em PHP para apresentar como pré projeto na faculdade. Só faltava a parte do PHP e havia um maldito upload de imagens.
Resultado, CTRL + C e CTRL + V. Funcionou? Perfeitamente. Se eu sei fazer hoje, não.
Este é o detalhe.
Outro ponto que ajuda a ressaltar o que eu digo é quando alguém vem com o papo “sou iniciante em primefaces e to fazendo bla bla bla”. Muitos não tem sequer a pachorra de copiar corretamente os códigos de exemplo, daí saem reclamando que não funciona (ou não sabem que tem coisas a mais, como o escopo e os filtros para upload de arquivos).
Como alguém disse antes, o problema não é tempo, é pressa, é impaciência para estudar, para ler, interpretar, entender, fazer, errar, mudar e tentar de novo até conseguir.

Quer acabar com o problema disso? É facil.
Coloca um comando pra formatar o HD ou apagar algum arquivo importante do Windows…
vc não colocou aqui uma zoação? veja:

Eu gostei da solução.

Concordo contigo. O forum tem que ser democrático e cada um ajuda como pode. Se ficou errado… corrige se quiser.

D

Luiz Augusto Prado:
drsmachado:
Este é o detalhe.

Quer acabar com o problema disso? É facil.
Coloca um comando pra formatar o HD ou apagar algum arquivo importante do Windows…
vc não colocou aqui uma zoação? veja:

Eu gostei da solução.

Concordo contigo. O forum tem que ser democrático e cada um ajuda como pode. Se ficou errado… corrige se quiser.

É mais fácil do que você está sugerindo, basta não fornecer códigos completos.

L

Ele sabia mais do que vc? Como ele conseguiu ficar 4 meses lá? e ninguém percebeu que ele tava fazendo as coisas erradas? Mesmo que ele fosse o super chefão da aprovação de fontes, antes dele ser contratado, deveriam no mínimo faze-lo passar pelo teste de um consultor.

Estes dias um colega aqui me contou uma historia de um Jr. que no lugar de utilizar a tag “b” para negritar usava “h”. Trabalhou 6 meses desta forma. De quem é a culpa?
É do analista que não revisou o fonte.

Como deixam o cara trabalhar esse tempo todo sem supervisão? A empresa já tá cagada. Não precisa de outros pombos pra isso.

D

Luiz Augusto Prado:
drsmachado:

Essa semana mesmo conversávamos sobre um sujeito que trabalhou na empresa em que atuo por cerca de quatro meses, ganhando pro volta dos R$ 6k CLT. Tudo o que ele analisou (era anlista de sistemas) estava errado e nada foi implantado. Segundo ele, saiu daqui para um multinacional para ganhar míseros R$ 8k, CLT. “Ah, ele não se cria lá”. Tudo bem, mas se ele ficar ali 6 meses e depois ir para outra ganhando o mesmo ou mais está no lucro. E nós que batalhamos todos os dias para ganhar nosso salário, só podemos lamentar.

Ele sabia mais do que vc? Como ele conseguiu ficar 4 meses lá? e ninguém percebeu que ele tava fazendo as coisas erradas? Mesmo que ele fosse o super chefão da aprovação de fontes, antes dele ser contratado, deveriam no mínimo faze-lo passar pelo teste de um consultor.

Estes dias um colega aqui me contou uma historia de um Jr. que no lugar de utilizar a tag “b” para negritar usava “h”. Trabalhou 6 meses desta forma. De quem é a culpa?
É do analista que não revisou o fonte.

Como deixam o cara trabalhar esse tempo todo sem supervisão? A empresa já tá cagada. Não precisa de outros pombos pra isso.

Ele era analista e eu sou desenvolvedor (embora seja formado em análise de sistemas, meu foco é desenvolvimento), logo, dizer se sabia mais ou não é praticamente impossível.
A supervisão não é minha tarefa, o que chega errado nós questionamos, passamos para os responsáveis, mas além disso não tem como ir. Como disse, em muitos casos, depende muito mais do QI do que de nossos esforços.
Quem nunca teve que ensinar (e trabalhar dobrado) a alguém que não queria nada com nada, mas era sobrinho, filho, primo ou sei lá o que de um gerente, diretor ou algo assim?

J

Eu acredito que esta não seja bom para os iniciantes, afinal de contas a ideia de fórum é ajudar e não fazer os trabalhos, exercícios ou seja la o que for
para as pessoas.

Resolver um exercício dando o código completo e ignorando a teoria é uma prática extremamente nociva pois isto pode gerar profissionais preguiçosos
e que não sabem o que estão fazendo.

Os alunos que recebem seus trabalhos prontos e não se preocupam em entender os porquês das coisas correm um sério risco ao ingressarem no
mercado de trabalho. Visto que este não perdoa.

Na minha opinião é mais valioso dar um norte para a pessoa do que de fato realizar para ela o trabalho.

Nada substitui a pesquisa o estudo e o esforço quando o assunto é desenvolvimento ainda mais quando se trata de Orientação à Objetos.

Esta é minha opinião.

J

Essa postura de “o cara tem que pesquisar por cota própria…” é boa, mas tem um outro lado… Eu, por exemplo, sou desses que pesquisa muito antes de perguntar. De tanto pesquisar, eu sequer me lembro qual foi a última vez que perguntei algo no GUJ. Acabei abandonando o GUJ. Não que o GUJ não seja útil. Mas quase sempre encontro minhas respostas em outras fontes primeiro.

Aí eu penso: mas isso aqui não é um fórum? A ideia não é justamente aproximar a comunidade? Não deveríamos compartilhar código, experiencia, dúvidas?

Compartilhar código não é ruim. Vamos ser sinceros: se não colocarmos códigos prontos aqui, o que o cara (principalmente o iniciante) vai fazer? ELE VAI ACHAR O CÓDIGO EM OUTRO LUGAR! Seja num livro, em outro fórum, no Google, com o colega. Não sei de vocês, mas a maioria dos programadores que conheço aprende bastante com código alheio.

No início, aprendemos a usar. Depois, aprendemos a alterar e adaptar e por fim, aprendemos a gerar nosso próprio código. Mas, mesmo os mais experientes, ainda usam código alheio, nem que seja como base para fazer o seu. NUNCA (EU DISSE NUNCA COM CAIXA ALTA E FONTE 120 NEGRITO!) conheci um programador que lesse a teoria e saísse transformando aquilo em código sem sequer ver um exemplo.

Então, dar um código para o programador, por si só, não vai torná-lo preguiçoso. Se ele for preguiçoso, ele vai ser com ou sem isso. É como dizer que games geram assassinos…

D

acho que essas pessoas que fazem perguntas sobre como fazer um programa XYZ…

essas não iram trabalhar com desenvolvimento, e muito provavel que nem gostem!. querem o negócio pronto e de graça pra tirar nota e fechar o semestre é isso…

ja quem responde é o cara que “Aceita o Desafio” quer aprender…acaba montando no eclipse pra ver se consegue e quando consegue…acaba respondendo com todo o código pronto pois não quer excluir todo aquele trabalho sem uma glorificaçãozinha.

acho que esse é o resumo.

J

O tópico que pede código eu nem posto mais. Aprendi a minha lição quando ajudei um sujeito aí e depois de tudo funcionar foi arrogante comigo. Normalmente eu posto artigos que possuem a solução ou mesmo um bom passo a passo de como implementar algo(seja algoritmo ou um padrão de desenho).

Responder com código só vai desmerecer a pessoa que posta ou não vai agregar conhecimento a quem posteriormente ler aquele tópico.

L

Acabo de postar um link para um fonte pronto como exemplo:

Nesse exemplo não sei se vai ajudar, pois pelo que vi, ele quer fazer uma aplicação sem ter conhecimento mais profundo de swing e awt. Cabe ao usuário se debruçar no texto e fonte pra entender ou vir com perguntas mais específicas sobre o que quer.

D

josenaldo:
Essa postura de “o cara tem que pesquisar por cota própria…” é boa, mas tem um outro lado… Eu, por exemplo, sou desses que pesquisa muito antes de perguntar. De tanto pesquisar, eu sequer me lembro qual foi a última vez que perguntei algo no GUJ. Acabei abandonando o GUJ. Não que o GUJ não seja útil. Mas quase sempre encontro minhas respostas em outras fontes primeiro.

Aí eu penso: mas isso aqui não é um fórum? A ideia não é justamente aproximar a comunidade? Não deveríamos compartilhar código, experiencia, dúvidas?

Compartilhar código não é ruim. Vamos ser sinceros: se não colocarmos códigos prontos aqui, o que o cara (principalmente o iniciante) vai fazer? ELE VAI ACHAR O CÓDIGO EM OUTRO LUGAR! Seja num livro, em outro fórum, no Google, com o colega. Não sei de vocês, mas a maioria dos programadores que conheço aprende bastante com código alheio.

No início, aprendemos a usar. Depois, aprendemos a alterar e adaptar e por fim, aprendemos a gerar nosso próprio código. Mas, mesmo os mais experientes, ainda usam código alheio, nem que seja como base para fazer o seu. NUNCA (EU DISSE NUNCA COM CAIXA ALTA E FONTE 120 NEGRITO!) conheci um programador que lesse a teoria e saísse transformando aquilo em código sem sequer ver um exemplo.

Então, dar um código para o programador, por si só, não vai torná-lo preguiçoso. Se ele for preguiçoso, ele vai ser com ou sem isso. É como dizer que games geram assassinos…

Cara, ninguém ta dizendo que não se pode usar código de outros… a discussão é se o cara coloca “Não consigo fazer o exercício tal, podem me ajudar?” e o colega vai lá e posta o código todo… Se o cara recorre ao google e copia o código pelo menos ele criou um hábito de pesquisa, sem contar que aí não será o GUJ que estará contribuindo pro fracasso dele… O GUJ é um fórum diferente… A galera abraça os novatos e tratam de igual pra igual (salvo exceções, né drsmachado, huahuahauhauah), porém se fizermos da forma que vem sendo feita vai gerar uma galera mal formada e o pior, mal acostumada…

Pro você ter idéia do que eu to falando vai lá no principal e veja quantos tópicos tem sobre pesquisar quantas consoantes e quantas vogais tem uma string… A galera postou uns 10 tópicos iguais a esse porque o cara não se deu o trabalho nem de olhar se já havia a resposta… e isso não depende do cara ser iniciante ou não… se colocarem o código pronto ele sempre irá fazer isso, se colocarem que já existe no forum e é pra ele pesquisar, da proxima vez ele olha antes de perguntar, pois será mais fácil…

Sacou???

D

josenaldo:

Entendo teu ponto de vista, porém, se ele encontrar o código em um livro, já saiu da zona de conforto. E, necessariamente, se ele for preguiçoso, não fará nem isso. Vai esperar chegar no trabalho ou na faculdade e pedir a um amigo. É o que sempre acontece.
Quanto a questão de ler a teoria e transformar em código, ao menos um exemplo ele precisa ver, fazendo curso ou lendo um livro.
Eu nunca fui fã de seguir tutoriais ipsis literis. Sempre pego e transformo. Se fala em ovos, faço com laranjas. Se sobre um carrinho de compras, faço um navio. A idéia é quebrar o paradigma.

D

Espero que não tenha sido eu… rs…

D

Ahn? Não trato de igual para igual? Se eu digo que o cara precisa estudar é por que ele tem capacidade, tanto quanto eu tive. Se eu digo que ele foi preguiçoso, é por que eu também tive preguiça um dia e quando fui procurar encontrei apenas partes ou não encontrei nada. Então precisei me virar. Sair do comodismo.
Creio que se a pessoa se ofende com isso é por que estamos permitindo que ela crie o hábito de ser sensível demais e/ou que ela merece ser mimada. Ambos são problemas.

J

.

Concordo, acredito que se esta pratica se continuar aumentando o GUJ poderá se tornar um HelpDesk de java.

D

.

Concordo, acredito que se esta pratica se continuar aumentando o GUJ poderá se tornar um HelpDesk de java.
Então, se vocês pegarem tópicos de 2010, 2008 e alguns anteriores, verão que o padrão de resposta era bem diferente. As respostas eram secas “já leu a API?”, “O que você pesquisou?”. Sempre tem quem poste código pronto, mas a proporção atual é bem maior.

J

Ahn? Não trato de igual para igual? Se eu digo que o cara precisa estudar é por que ele tem capacidade, tanto quanto eu tive. Se eu digo que ele foi preguiçoso, é por que eu também tive preguiça um dia e quando fui procurar encontrei apenas partes ou não encontrei nada. Então precisei me virar. Sair do comodismo.
Creio que se a pessoa se ofende com isso é por que estamos permitindo que ela crie o hábito de ser sensível demais e/ou que ela merece ser mimada. Ambos são problemas.

Machado, Bill Gates não contrataria você.

Bill Gates:
"Eu sempre escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil… Porque ela encontrará uma forma fácil de fazê-lo. "

PS: drsmachado, isso foi piada… Sem graça, eu sei, mas meu cérebro doentiamente ocioso por causa da minha quarentena em casa (cirurgia) não resistiu. Se não puder rir comigo, ao menos ria de mim (e de minha idiotisse) :stuck_out_tongue: srsrsrsrsrrssr

J

.

Pergunta: isso seria ruim? Sim? Não? Porque?

K

é meio complicado, semana passada eu vi uma questão de um trabalho da minha faculdade que postaram o código completo.
Nem falei nada, pois cada um sabe da sua vida, mas o preguiçoso sempre dá um jeito, se não for aqui ele acha um amigo que faz pra ele, enfim quem sai perdendo é ele mesmo, tá pagando uma faculdade e não está aprendendo.

D

Machado, Bill Gates não contrataria você.

Bill Gates:
"Eu sempre escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil… Porque ela encontrará uma forma fácil de fazê-lo. "

PS: drsmachado, isso foi piada… Sem graça, eu sei, mas meu cérebro doentiamente ocioso por causa da minha quarentena em casa (cirurgia) não resistiu. Se não puder rir comigo, ao menos ria de mim (e de minha idiotisse) :stuck_out_tongue: srsrsrsrsrrssr
Cara, não esquenta. Eu tenho meu ponto de vistsa, minha forma ácida de comentar e tals, mas eu consigo entender. E, convenhamos, o que é mais fácil que deixar que alguém faça o trabalho pra outra pessoa?

J

Na minha opinião seria ruim sim o GUJ virar um HelpDesk, porque ao invés de fazer seus trabalhos bastaria posta - los aqui e pronto
apareceria magicamente a solução… Logo os novos programadores não seriam de fato programadores seriam
uma espécie de papagaio de imitação que se limitariam a fazer ctrl-c e ctrl-v.

Ou na pior das hipóteses as pessoas sempre fariam as coisas sem ter ideia do que estão fazendo.

De verdade se a ideia é compartilhar conhecimento eu não vejo como o conhecimento é compartilhado
ao dar pronto o código a alguém.
E a mesma coisa de meu filho pedir que eu lhe ensine a dirigir e eu coloque ele no carro e o leve onde ele
quer ir. O que ele aprendeu com isso? Absolutamente nada.

J

Desculpem me enrolei aqui saíram 2 posts seguidos

J

A parte ruim de tudo isso é acabar o debate. O bom é ter gente com opiniões e idéias diferentes. Isso colabora não somente com quem precisou da resposta, como quem a posta e as demais pessoas presentes participantes. Quando voce posta uma resposta sem uma explicação perde tudo isso.

A

Temos pessoas de diferentes perfis aqui.

Se tem gente que fica feliz dando código pronto e outros que ficam felizes em receber sem entender, qual o problema?

Cada um pode ter seu critério de escolha de como ajudar e a quem ajudar, então é só evitar os tópicos indesejáveis.

Particularmente, minha política para lidar com folgados, preguiçosos e trolls em geral é simplesmente ignorar.
Funciona melhor, acredito, do que ficar tentando mudar o comportamento de todo mundo.

J

AbelBueno:

Se tem gente que fica feliz dando código pronto e outros que ficam felizes em receber sem entender, qual o problema?

Cada um pode ter seu critério de escolha de como ajudar e a quem ajudar, então é só evitar os tópicos indesejáveis.

Particularmente, minha política para lidar com folgados, preguiçosos e trolls em geral é simplesmente ignorar.
Funciona melhor, acredito, do que ficar tentando mudar o comportamento de todo mundo.

Eu concordo com você.

Mas a postura de algumas pessoas de entregar deliberadamente códigos prontos para os outros, me desagrada bastante.
Claro que existem casos e casos, porém ultimamente tenho visto as pessoas entregando métodos para (SOMAR) de bandeja,
isto não é ajuda,muito pelo contrário, é contribuir para a criação de “(folgados, preguiçosos e trolls em geral)”.

Abraços

L

e se fosse um fonte para dar o resultado de um escalonamento de uma matrix? Ai taria blz?

eu prefiro entregar um metodo ridículo destes de bandeja do que um para escalonamento, pois o usuário leigo pode ter ficado com uma dúvida sobre como realizar um método, retornar valor, fazer uma soma… Ele só precisa de um exemplo simples como uma função soma, que retrna valor, pra entender como a coisa funciona.
Se ele não for um deficiente mental, com o mínimo de conhecimento e sabendo pesquisar e interpretar os textos de matemática, ele será capaz de fazer um método de escalonamento sem ajuda de ninguem. Mas antes disso, ele precisa de exemplos simples.

um método de escalonamento envolvem outros “sub-recursos” onde a ordem e a lógica são muito mais importantes e exige que o conhecimento vá além de saber o que cada sinal e método nativo signifique e funcione.

vcs tão dando importancia de mais para esse tipo de preguiçoso. Eles estão tomando o emprego de vcs? ainda não entendi o pq da irritação sendo que é muito simples ignorar.

J

AbelBueno:

Concordo com voce, eu por exemplo nao estou aqui para educar ninguem neste ponto, deixo pra vida de cada um e seus educadores, meu foco é mais no problema do tópico, escolhendo o que eu achar confortavel responder. E dou codigo pronto sim quando achar mais fácil e ver que a pessoa está de boa intencao. Eu também copio código em sites, stackoverflow, etc, as vezes até copio da minha propria resposta. Cada um escolhe e contribui do seu jeito, cada ser humano é diferente, outros pensam diferente do que eu falei, mas o importante é ter bom senso.

D

Galera, o problema não é o código pronto, vc entregar um método que o cara não conseguiu fazer, vc ajudar a criar um comportamento que para ele é estranho não é problema… O problema (que eu acho) é vc colocar um código todo, até os imports eu vi outro dia…

Acho que com isso vai acontecer das pessoas começarem a comentar que só entrar na guj que a galera responde, aí daqui a pouco tem 50 milhões de usuários… Desses 10 mil ajudam e postam o código pronto e 50 milhões só sugam, porque eles não sabem pesquisar e não vão ter com o que contribuir…

Sem contar que esse camarada vai pro mercado usando composição no lugar de herança… hauhauahauhauh… (Troll)

J

Sinto cheiro de mais um flamewar chegando por aí…

Minha opinião: Cada usuário é livre para postar ou não do jeito que quiser, desde que respeite as regras.
Se as regras tanto GUJ Antigo, quanto GUJ Novo não proíbem tentar ajudar com código completo então não adianta brigar pois vai ser igual “religião” cada um tem sua opinião.

Rs como não vou querer me envolver em outro figth nem vou prestar atenção no assunto.

“…A vida tá ruim pra você amigo? Pra mim não…”

“Aí abriu, valeu, fui…”

kkk você não entendeu? mas eu ri! kkk

D

diogogama:
Galera, o problema não é o código pronto, vc entregar um método que o cara não conseguiu fazer, vc ajudar a criar um comportamento que para ele é estranho não é problema… O problema (que eu acho) é vc colocar um código todo, até os imports eu vi outro dia…

Acho que com isso vai acontecer das pessoas começarem a comentar que só entrar na guj que a galera responde, aí daqui a pouco tem 50 milhões de usuários… Desses 10 mil ajudam e postam o código pronto e 50 milhões só sugam, porque eles não sabem pesquisar e não vão ter com o que contribuir…

Sem contar que esse camarada vai pro mercado usando composição no lugar de herança… hauhauahauhauh… (Troll)

Mas é o que tem acontecido. Uma meia dúzia responde e a grande maioria espera as coisas prontas. Você responde com um “estude, pesquise, leia a documentação” e o pessoal acha que isso é grosseria.
Não se trata de educar, trata-se de definir o fórum que se quer e o fórum é feito pelos membros que estão nele.
De que adianta ter um milhão de foristas se a maioria não faz nada? Não responde e apenas critica?
Levando pro lado didático, quando você aprendeu a tabuada, teve que repetir uma porrada de vezes ou alguém pegou uma calculadora e ficou fazendo as contas na tua frente?
Lógico que poucos aprendem “do nada”, como poucos músicos aprendem de ouvido. A maioria precisa estudar e muito.

D

JavaDreams:

Minha opinião: Cada usuário é livre para postar ou não do jeito que quiser, desde que respeite as regras.
Se as regras tanto GUJ Antigo, quanto GUJ Novo não proíbem tentar ajudar com código completo então não adianta brigar pois vai ser igual “religião” cada um tem sua opinião.

Para isso existem convenções, acordos, complementações, chame do que quiser, mas quando se tem uma comunidade e ela acha que as leis poderiam exigir mais e ter melhores cidadãos, é isso que acontece…

Só porque a regra do fórum não fala sobre isso que não podemos acordar que pode ser feito ou não, mesmo que cada um tenha sua opinião podemos ter um movimento democrático em que todos poderiam respeitar a decisão e quem sabe a posteriori, quem sabe, ser institucionalizado pelas regras do fórum.

JavaDreams:

Rs como não vou querer me envolver em outro figth nem vou prestar atenção no assunto.

“Aí abriu, valeu, fui…”

C é meio doido, não???

D

diogogama:
JavaDreams:

Para isso existem convenções, acordos, complementações, chame do que quiser, mas quando se tem uma comunidade e ela acha que as leis poderiam exigir mais e ter melhores cidadãos, é isso que acontece…

Só porque a regra do fórum não fala sobre isso que não podemos acordar que pode ser feito ou não, mesmo que cada um tenha sua opinião podemos ter um movimento democrático em que todos poderiam respeitar a decisão e quem sabe a posteriori, quem sabe, ser institucionalizado pelas regras do fórum.

JavaDreams:

“Aí abriu, valeu, fui…”

C é meio doido, não???

Não, é troll.

D

Ressuscitando só pra desabafar… tem gente que curte é aparecer mesmo… só pra dizer que é o bom…

A

diogogama:

Abraços.

Ainda nem lís as respostas ao seu post e já vou logo dando minha opinião… Leia o que postei nesse fórum logo que surgiu essa ideia de fórum com pontuação: http://www.guj.com.br/java/270729-desapontado-com-guj-stackoverflow-em-portugues/2

Sei que não sou o dono da verdade, mas era quase que certo que teríamos uma mudança de comportamento onde eu ter “muitos pontos” passaria a ser o mais importante, independente do preço que teria que ser pago por isso, ou seja, f…-se a qualidade do fórum, eu quero ganhar mais pontos.

Aí o cálculo fecha para fórum brasileiro… Calouro folgado + Troll afim de pontuação = Fórum avacalhado.

O problema não está no formato do fórum, nunca esteve.

Claro, há o lado bom e esse deve ser exaltado, mas estava claro que esse comportamento descrito por você aconteceria e não seria pouco.

Criado 28 de agosto de 2013
Ultima resposta 2 de set. de 2013
Respostas 62
Participantes 19