Vina:
Ruttmann:
Já dei uma olhada algumas vezes no Respostas do GUJ. É interessante pra quem tem dúvida rápidas, algum pequeno detalhe de certo framework que não está entendendo. Mas pra dúvidas conceituais e mais aprofundadas, definitivamente esse sistema não serve. O próprio layout desse novo modelo de discussão é o que eu chamo de “fast-food”(entre, coma rápido e vaza ligeiro da lanchonete), não cria discussões interessantes, das quais vale a pena participar…
Enfim, o novo modelo tem seus prós, com certeza. Mas eu ainda prefiro o bom e velho fórum, gerando discussões sadias, 40 e poucas páginas geradas de uma dúvida simples, mas que contribuem muito pra comunidade.
Esse novo modelo de respostas é muito impessoal, não possibilita a aproximação dos membros da comunidade…
Eu discordo. Quando estava estudando modelos de predição e machine learning, recorri bastante ao math.stackexchange.com e ao stats.stackexchange.com para tirar dúvidas. O conceito de rank de respostas é muito bom, e você não fica preso a uma possível discussão sobre um determinado assunto. Esse modelo te informa logo a resposta que a maioria acha certa. Aprendi muito lá, e continuo acessando esses fóruns quando tenho dúvida do assunto.
Um ponto importante: eu não sou da área da matemática pura. Mas me arrisco a desenvolver software que usa bastante matemática e probabilidade (predição de preços, análise de risco). Não tenho condições de, por exemplo, chegar aos meus próprios métodos de predição. Por isso uso algoritmos já prontos e os adapto a minha realidade. Se eu não tivesse esses algoritmos prontos, talvez nem teria condições de começar a desenvolver esse tipo de software. É preciso tomar muito cuidado com esse possível preciosismo. Às vezes, códigos prontos podem ajudar a quem está começando a ter uma noção do programa por completo. É muito difícil prever as reais intenções de quem tá do outro lado da tela.
Entendo seu ponto de vista. Não quis dizer que sou 100% contra entregar um código para o aprendiz.
Mas lendo meu post e o seu, dá pra notar a diferença do “proceder”…
Também já peguei muito código pronto pra estudar, pra me ajudar em algum trabalho de aula, mas faço como você fez. Leio todo o código, e estando a par do que tal código faz, efetuo os devidos ajustes pra se adequar à minha realidade.
O que me deixa de cabelo em pé é aquele carinha que pede: “Como eu faço uma calculadora em Java?”
Vem um user e posta o código todo: “Tá aqui colega, pode adaptar pra sua realidade”
O próximo post do criador do tópico tende a ser: “Não funciona!”
Isso não é o jeito certo de estudar. O cara não sabe fazer o que precisa fazer, pega o trabalho pronto de outra pessoa que também não funciona, e não sabe porque não funciona. Isso não é estudar.
Não vejo problema em dar um snippet de código pra um colega em apuros. Mas o que me deixa feliz é ajudar um cara com um trecho de código e depois ele vir: “Olha colega, preciso fazer assim assim assado, notei que seu código faz tal coisa de tal jeito, preciso adaptar pra minha realidade mas não consegui por tal e tal motivo, pode me ajudar?”
Esse tipo de atitude me incentiva a fazer 40 páginas de posts no tópico do cara, porque ele realmente está interessado em aprender. Ele não quer fazer aquilo só pra pegar a nota, ele quer aprender!
Já fiz diversos cursos técnicos, e nos empregos que consegui por conta desses cursos ninguém veio me perguntar as notas que tirei. O mercado não se importa com as tuas notas, ele quer que você saiba fazer!
Enfim, se o cara não tem paciência pra ficar uma tarde sentado na frente de um computador fazendo uma calculadora em Java, ele não vai ter paciência pra aguentar os problemas que a empresa joga pra ele.
Se ele não tem vontade de pensar e colocar os neurônios pra trabalhar, ele não tem dom pra área. Vai ser um zé ninguém…