Tenho o seguinte problema, ao acessar o sistema web da empresa pela URL eh repassado quem esta tentando usar o servico (cliente/funcionario,etc) e/ou o aplicativo alvo. Com base nessas informacoes o sistema deve automaticamente redirecionar para a pagina correspondente do usuario ou do aplicativo. Minha primeira ideia foi utilizar um filtro na pagina inicial (index.xhtml) e apos a leitura dos parametros da URL mandar o visitante para a area correta, mas estou tendo problema de nullPointer ao persistir esses dados no meu bean de escopo session (esses dados podem ser utilizados em consultas sql no futuro), na verdade a excecao ocorre quando tento acessar o escopo externo da aplicacao. Segue abaixo o codigo, alguma ideia de que besteira possa estar fazendo?
packagecardapioDigital.web;importjava.io.IOException;importjavax.faces.context.ExternalContext;importjavax.faces.context.FacesContext;importjavax.servlet.Filter;importjavax.servlet.FilterChain;importjavax.servlet.FilterConfig;importjavax.servlet.ServletException;importjavax.servlet.ServletRequest;importjavax.servlet.ServletResponse;importjavax.servlet.http.HttpSession;publicclassTesteBeanimplementsFilter{privateStringclienteABR;privateStringaplicativoABR;@Overridepublicvoiddestroy(){// TODO Auto-generated method stub}@OverridepublicvoiddoFilter(ServletRequestreq,ServletResponseresp,FilterChainchain)throwsIOException,ServletException{System.out.println("To no Filtro");aplicativoABR=req.getParameter("aplicativo");clienteABR=req.getParameter("cliente");FacesContextcontext=FacesContext.getCurrentInstance();ExternalContextexternal=context.getExternalContext();//a excecao ocorre nesta linhaHttpSessionsession=(HttpSession)external.getSession(true);ContextoBeancontextoBean=(ContextoBean)session.getAttribute("contextoBean");contextoBean.setAplicativoABR(aplicativoABR);contextoBean.setClienteABR(clienteABR);chain.doFilter(req,resp);System.out.println("Sai do filtro");}@Overridepublicvoidinit(FilterConfigarg0)throwsServletException{// TODO Auto-generated method stub}}