[RESOLVIDO] Opinião - Vaga Programador Java Júnior

9 respostas
V

Olá pessoal,

Estou procurando emprego, programo em Java, PHP, C++, um pouco de C# e .NET, e Delphi (esta não foi por opção minha mas gostei).

Na minha cidade pelas ofertas de emprego o que percebo é que a média salarial para um Analista Java Júnior é de R$2.000 à R$2.500. Mas além de conhecimentos em J2EE, JSP/Servlet; JSTL; PL-SQL; UML; Struts; Hibernate, PRATICAMENTE 100% das vagas exigem no mínimo 2 anos de experiência. Ou seja, aqui sem experiência em Java é praticamente impossível se encontrar em emprego para esta linguagem. Até me pergunto como alguém consegue experiência se precisa de experiência…

Bem, recebi uma oferta de emprego que não exige experiência profissional para Programador Java Júnior e só depende de mim aceitá-la, porém, o salário é de apenas R$900,00. Não errei o valor, é isto mesmo. Que o salário é muito baixo isso é indiscutível, mas este emprego poderia vir a ser uma ponte para que eu adquirisse experiência e quem sabe no futuro arranjar algo melhor.

E aí está minha dúvida cruel: adquirir esta experiência ou arranjar emprego para trabalhar com outra linguagem (o salário não será tão elevado, varia de R$1.200 à R$1.500 para PHP, .NET e Delphi)?

Obrigado.

9 Respostas

G

Este é o nosso mundo…

Quando eles solicitam um profissional Junior, já querem ter alguem com experiencia. Sinceramente, não sei qual sua cidade. Eu trabalhei durante 3 anos ganhando muito menos que isto, apenas pela experiencia adquirida.
Vale a pena? Depende, pretende seguir carreira com java, não preocupe-se tanto com o valor inicial, claro que ignorar tanto isto e impossivel afinal somos capitaistas…
Se vc apenas que trabalhar com desenvolvimento, indiferente a tecnologia, opte pelo que ganhará mais… assim poderá reinvestir em outras especializações.

M

Nossa, é pouco mesmo.
Esse valor ganha em média um estagiário [e olhe la se não for pra mais].

Mas assim, se você quer a vaga para aprimorar seus conhecimentos profissionalmente e sabe que ali tem oportunidade para ganhar experiencia, e com esse valor você consegue se manter, por que não tentar?

V

Sinceramente não sei em qual linguagem desejo seguir carreira.

Se eu pudesse escolher em qual área trabalhar agora, seria a de jogos e, com isso, C++ sai na frente.

:?

M

sinceramente eu ja aceitei vaga assim no inicio da minha carreira e foi pra começar a ser “programador”, não para ser “programador java”… eu recomendo você pegar alguma vaga ou de java, ou de c#, ou de c++ por exemplo, alguma linguagem mais reconhecida no mercado pensando la na frente… nada contra o PHP como linguagem, mas sim contra o seu mercado mesmo…

V

Estou bastante desanimado com nossa área. Eu não admito para ele, mas é como meu pai diz “Estudar 4 anos na faculdade para depois ganhar isto…”. Um gari, que não precisou estudar para sua profissão, ganha um pouco menos (me refiro de R$1.500 para baixo).

Pagando estes salários explica em parte porque existem tantas empresas de TI, elas conseguem se manter reduzindo ao máximo os salários.

Complicado…

A

Eu consegui meu primeiro emprego como programador o ano passado, e o salário era um pouco maior só q tb era baixo. Mas eu entrei como Trainee e não como Junior. Eu aceitei pois realmente é difícil essa questão de precisar ter experiência para conseguir um serviço, e precisar ter um serviço para ganhar experiência.
O ruim é q certas empresas enchem você d responsabilidades, exige um monte d conhecimentos, e pagam uma mixara. Quando estamos no começo da carreira é difícil, mas temos q fazer o possível para não deixarmos ser explorados. Se você pode ganhar mais em outra linguagem q vc tenha mais conhecimento, eu tentaria uma vaga para essa linguagem e me capacitaria mais em Java (fazendo cursos, tirando certificações) e depois tentaria algo melhor.

F

Acho que a saída mesmo é estudar bastante e entrar num programa de Trainee bom, que geralmente paga muito bem (3,5k pra cima)…

J

vIzZeRdRiX,

Aonde você mora? Qual cidade?

V

Com as opiniões de vocês fiquei meio inclinado a aceitar a oferta, mas procurei saber exatamente o local de trabalho e era mais distante do que eu imaginava…

Juntando a distância com o baixo salário, acabei optando por recusar a oferta.

vIzZeRdRiX,

Aonde você mora? Qual cidade?

Salvador. Com exceção de Java, o salário para cargos sem exigência de experiência está na média de R$1.200.

Obrigado pela ajuda pessoal!

Criado 16 de março de 2012
Ultima resposta 17 de mar. de 2012
Respostas 9
Participantes 7