bom meu problema é se ele tem algum resultado se ele retorna verdadeiro como montar eu tentei assim
public boolean verificamatricula(Long id) {
Session s = HibernateUtil.getSession();
Query q = s.createQuery("from Matricula ag where ag.aluno.id = :parametro and ag.situacao = 'C'");
q.setParameter("parametro", id);
return q;
}
E olhando o seu código… O que você acha que está errado?
W
WAO
o return q;
H
Hebert_Coelho
WAO:
o return q;
o q é que tipo de objeto?
W
WAO
bom vou te explicar o que eu quero fazer....
na view(xhtml), sera selecionado um aluno, no bean ele tem que pegar o id do aluno, que vai ser passado pro dao, e la tem que fazer esse query e verificar se o aluno existe e ta na situação de cursando, se retornar algo e pq ele ja ta matriculado,
na view(xhtml), sera selecionado um aluno, no bean ele tem que pegar o id do aluno, que vai ser passado pro dao, e la tem que fazer esse query e verificar se o aluno existe e ta na situação de cursando, se retornar algo e pq ele ja ta matriculado,
Tudo bem. Seu método espera um boolean como retorno... mas você está retornando objeto query... Então falta executar a consulta né?
W
WAO
sim, o metodo da consulta que ta dando errado o sql ta certo eu testei ja
H
Hebert_Coelho
WAO:
sim, o metodo da consulta que ta dando errado o sql ta certo eu testei ja
E tá dando erro por causa do retorno que você está voltando um objeto query e não um boolean…
W
WAO
eu mudei agora, so que ele so retorna false, sera problema agora no meu sql ?
publicbooleanverificaMatricula(Longid){
Stringhql="from Matricula ag where ag.aluno.id = :parametro and ag.situacao = 'C'";Queryq=HibernateUtil.getSession().createQuery(hql);q.setParameter("parametro",id);List<Matricula>res=q.list();HibernateUtil.getSession().close();if(res.isEmpty()){
returnfalse;}else{
returntrue;}
}
eu testei no bean fazendo
System.out.print("ID DO ALUNO ---> "+aluno.getId());
System.out.print("NOME DO ALUNO ---> "+aluno.getNome());