Revista Época Negócios: Do jeito de Jobs

51 respostas
M

Interessante matéria sobre a Apple e Steve Jobs:

“O elitista fundador da Apple cultiva um mantra: contrate gênios, demita os idiotas. seu estilo de comando é menos centralizador do que se imagina. mas é dele sempre a última palavra sobre um produto em desenvolvimento. e é ele quem livra suas equipes do cerco dos burocratas para garantir um ambiente criativo”

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG85353-8380-22-1,00.html

51 Respostas

M

um exemplo.

o Steve Jobs é muito fioda!!!

M

concordo plenamente.

W

"Steve Jobs tem fama de ser um chefe infernal, sempre gritando com os funcionários e demitindo aleatoriamente. "

Queria ver se vcs tivessem um chefe que gritasse com vcs em frente dos outros funcionarios ou entao demitisse as pessoas so porque elas nao nao “boas” o bastante.
Ele pode ser bem sucedido, eu acho a apple uma empresa muito inovadora mas pra mim isso nao eh maneira adequada de tratar os funcionarios.

//Daniel

A

Não sei se é porquê “Steve Jobs” soa um nome legal, ou se é pela mais pura babaquice mas modinha Apple é o fim do mundo. Assim como a modinha google que está começando a passar.

Mas a modinha “odeie você também a microsoft” nunca vai passar, pelo jeito.

*No flames por favor

A

Apenas um idiota que ficou rico, exemplo? Nãoooo.

M

windsofhell:
Steve Jobs tem fama de ser um chefe infernal, sempre gritando com os funcionários e demitindo aleatoriamente. "

Queria ver se vcs tivessem um chefe que gritasse com vcs em frente dos outros funcionarios ou entao demitisse as pessoas so porque elas nao nao “boas” o bastante.
Ele pode ser bem sucedido, eu acho a apple uma empresa muito inovadora mas pra mim isso nao eh maneira adequada de tratar os funcionarios.

Concordo. E trocaria “funcionários” por “pessoas.”

W

Varios!!! Jogador de futebol, pagodeiro, cantor de musica sertaneja, carla perez, Lula a lista eh infinita. :slight_smile:

E

Varios!!! Jogador de futebol, pagodeiro, cantor de musica sertaneja, carla perez, Lula a lista eh infinita. :)

aehaehhuaeaeueahuae boa! :lol:

F

Pra mim o fato de eu achar a apple ou a google legais, não diz que eu odeio a microsoft.

C

Eu sempre digo,

Ainda bem que a MS monopoliza o mercado…
nego reclama… mas se fosse a apple… ai sim vc ia conhecer o que é monopolizar…

Se comparada a apple… a MS é uma mãe.

R

De um jeito ou de outro, os macs são realmente impressionantes. Algumas coisas produzidas pela Apple parecem ter vindo de outro planeta. O desktop mesmo nem se fala, todo muito bem montado, mínimo de fios, máximo de compatibilidade… segundo uns testes por aí, o windows tem desempenho melhor se instalado num mac do que se instalado num PC da dell de configuração similar.
O Jobs pode ser maquiavélico, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim, ao menos não para nós consumidores. Alguma coisa tinha que ter qualidade máxima nesse mar de opções.

B

Que isso… todo mundo acha legal só usar fone de ouvido bluetooth da apple com o iphone… ou criar um novo drm para as musicas, que so funciona nos aparelhos deles…

Ele é ótimo para os consumidores.

K

Ser da equipe dele, realmente deve ser missão impossível. Aguentar um cara dando pity e jogando seu trabalho fora pq não gostou de um detalhe, no mínimo é falta de respeito com o ser humano.

Agora, todo esse preciosismo e genialidade teve uma contrapartida - Excelência em execução … o cara é a Apple.

A

Tanta perfeição em execução que tem bem uns 3% no maximo do mercado que ela mesmo criou.

F

A questão é que, maquiavélico ou não, da certo!!

M

Sim, pra ele é bom. O resultado final é um sucesso…

Mas, a galera que morreu no meio do caminho ninguém lembra hehe…

T

Ele é maquiavélico para que apenas a nata da nata suporte.

Ou você acha que escalar o Everest é fácil? :wink:

A

thegoergen:

Só se for a nata dos idiotas, pq para aturar alguem assim só sendo um.

T

aleck:
thegoergen:

Só se for a nata dos idiotas, pq para aturar alguem assim só sendo um.

Talvez não tão idiotas.

Alguma coisa deve ser boa: ou o salário, ou a satisfação de estar produzindo um produto Applle.

J

Gente, temos que levar em consideração que somos mais emocionais que eles. Se o cara é chato, com certeza é tudo profissional. Se ele não fosse apenas profissional, já estaria de lado, principalmente pq bons profissionais não precisam procurar emprego, são caçados :smiley: pelo emprego.

A

Kenobi:

Agora, todo esse preciosismo e genialidade teve uma contrapartida - Excelência em execução … o cara é a Apple.

Isso eu tenho que concordar. Ele é a Apple. Tanto que quando houve um boato de que ele não estava bem de saúde as ações caíram 7%:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL926561-6174,00-INTERNET+SUMMARY.html

W

Eu imagino se ele eh chatao com os caras que sao realmente os fodoes da Apple, tipo o criador do ipod, imac por exemplo… Provavelmente ele eh chato so com os fulaninhos que sao “dispensaveis”

C

O cara manja do assunto! Enquanto eu ja tive chefe que so chegou aonde chegou por passar a vida inteira puxando saco e nao conseguia ser util em nada. Ter um chefe como Jobs seria uma oportunidade e tanto sem duvida. Pessoal aqui escolhe chefe como escolhe uma namorada, tem que ser meigo, carinhoso, sensivel… rsrsrs

T

E o Steve Jobs é útil em quê? Ele não sabe programar nada, e não entende o suficiente nem para ser gerente. Trabalhar com ele deve ser uma m**da. A única coisa que ele sabe fazer é criar produtos “estilosos para pessoas maneiras”, e é isso que a Apple é, uma empresa de “digital lifestyle”, uma espécie de Polo Play, Tommy Hilfiger ou La coste dos computadores.

R

Ele é bom na profissão mais lucrativa do mundo: PATRÃO

L

É claro! Bom é o Linus Torvalds…um cara de sucesso!

L

Huhauha excelente !!!
:smiley:

Talvez o Richard Stallman seja o cara então rs

A

Huhauha excelente !!!
:smiley:

Talvez o Richard Stallman seja o cara então rs

entendí a ironia, mas acho que compará-los não tem nada a ver. Os dois tiveram sucesso naquilo que se propuseram a fazer.

W

Ja viram esse filme? Eu achei legal.

A

windsofhell:

http://en.wikipedia.org/wiki/Pirates_of_Silicon_Valley

Vou procurar assistir Daniel. Esse filme não é daqueles filmes fantasiosos sobre informática? Odeio filmes assim…

W

andrepestana:
windsofhell:

http://en.wikipedia.org/wiki/Pirates_of_Silicon_Valley

Vou procurar assistir Daniel. Esse filme não é daqueles filmes fantasiosos sobre informática? Odeio filmes assim…

Nao nao, pode assistir tranquilo.
Nao eh nenhum filme estilo “Hackers” que mostra aquele mundo virtual quando o moleque invade alguma maquina hahaha

C

já assisti… é bem interessante e relata de forma bem fiel o começo da apple e microsoft.

T

O Pirates of Silicon Valley é bem bom mesmo.

E mostra o modo como o Steve Jobs é. Ou parece ser, não sei… Arrogante e chato com os funcionários… hehehe

Mas ainda assim, eu queria ter o sucesso que ele teve. =D

L

andrepestana:
entendí a ironia, mas acho que compará-los não tem nada a ver. Os dois tiveram sucesso naquilo que se propuseram a fazer.

O Linus sim, é um cara a se ter respeito, agora o Stallman, pelo amor né.

C

Eu achei que o texto que o autor do topico faz referencia diz coisas interessantes tb em relacao a gerencia de projetos.

C

Luiz Aguiar:
andrepestana:

Hm, curioso pra saber qual o criterio por vc utilizado.

L

cmoscoso:
Luiz Aguiar:
andrepestana:

Hm, curioso pra saber qual o criterio por vc utilizado.

Critério?
A pessoa que fez/faz algo realmente útil ao mundo de software, isso o Linus fez e continua fazendo, Stallman é só um fanfarrão e viaja o mundo (sem tomar banho) só falando asneira, e olha que eu sou “software livre” de carteirinha hein rs

Mas isso é assunto pra um outro tópico :wink:

A

Luiz Aguiar:
andrepestana:

Acho que tanto o Linus quanto o Stallman tiveram sucesso também, cada um do seu jeito. Eu não concordo com tudo que o Stallman prega, mas ele ajudou a popularizar o Open Source e influenciou muita gente.

C

Luiz Aguiar:

Critério?
A pessoa que fez/faz algo realmente útil ao mundo de software, isso o Linus fez e continua fazendo, Stallman é só um fanfarrão e viaja o mundo (sem tomar banho) só falando asneira, e olha que eu sou “software livre” de carteirinha hein rs

Mas isso é assunto pra um outro tópico ;)

Eu acho emacs da hora.

K

Se ele fosse programador, talvez a Apple tivesse afundado de vez. Ele é um CEO - executivo de primeiríssima linha.

O cara criou a Apple a qual revolucionou a computação pessoal. Se você olhar o passado, a Apple estava muito à frente dos seus concorrentes e na minha opinião só caiu consideravelmente pq tiraram o Jobs do jogo, talvez por esse jeitão esquisito dele.

Ele saiu a Apple quase faliu.

Mais tarde o cara monta a Pixar , stúdio de animação que foi vendido por 2 bi de dólares. Toy Story deve ter sido bastante lucrativo, entre outros :-).

Por fim, ele lança a NextStep que é o MacOSX hoje, a Apple compra o projeto e ele volta a ser CEO da mesma. Em menos de 8 anos ele restrtuura a empresa com o lançamento de IMacs - computadores pessoais com design e diversas inovações, como não ter porta serial, nem driver de disquete hehe .

IPod, revoluciona a indústria de músicas digitais e transforma a Apple numa das maiores revendas de músicas do mundo.

Lança o IPhone e mexe consideravelmente com a indústria, fazendo todos correrem atrás do prejú.

Se perceberem a Apple está deixando de ser uma empresa de informática, para se tornar um “Hub Digital”. Ele está desenhando a convergência de mídias e devices e quer ser o principal canal de distribuição.

Assim como fez com a indústria da música, vai fazer com filmes e quer fazer com softwares para mobile. Tiro o chapéu pra ele …

O cara é foda … Bom mesmo ele não saber programar, assim não desperdiça o talento com if e else.

PS: Já que falou em estilo tente dirigir um Lada, depois entre em algum desenhado pela pininfarina …

M

Kenobi:
Se ele fosse programador, talvez a Apple tivesse afundado de vez. Ele é um CEO - executivo de primeiríssima linha.

O cara criou a Apple a qual revolucionou a computação pessoal. Se você olhar o passado, a Apple estava muito à frente dos seus concorrentes e na minha opinião só caiu consideravelmente pq tiraram o Jobs do jogo, talvez por esse jeitão esquisito dele.

Mais tarde o cara monta a Pixar , stúdio de animação que foi vendido por 2 bi de dólares. Toy Story deve ter sido bastante lucrativo, entre outros :-).

Por fim, ele lança a NextStep que é o MacOSX hoje, a Apple compra o projeto e ele volta a ser CEO da mesma. Em menos de 8 anos ele restrtuura a empresa com o lançamento de IMacs - computadores pessoais com design e diversas inovações, como não ter porta serial, nem driver de disquete hehe .

Até aqui, OK. O cara é um gênio mesmo. a 25 anos atrás ele via o que ninguém conseguia ver. De uma maneira diferente o Bill Gates também tem esse mérito.

Vejo tudo relacionado ao Jobs com olhos de que posso aprender alguma coisa. Mas tenho um grande filtro para muitas coisas que não gostaria de ser igual a ele.

Kenobi:
IPod, revoluciona a indústria de músicas digitais e transforma a Apple numa das maiores revendas de músicas do mundo.

Lança o IPhone e mexe consideravelmente com a indústria, fazendo todos correrem atrás do prejú.

Aqui é papo furado. O iPod é o mp3 player mais vendido no mundo. É o que todo mundo quer. O iPhone é o telefone que todo mundo quer.

Mas onde está a revolução nisso? Está muito mais relacionado a um exelente marketing do que revolução. O “culto ao mac” não tem relação com tecnologia.

Se a gente sair do mundo da tecnologia pode ver outras empresas que tem o mesmo efeito da apple, e não está relacionado a revolução.

Isso também é relativo. É para onde a MAIORIA das empresas estão querendo ir. Prestar serviços, e principalmente não vender um produto mas vender uma solução. Já escutei tanto isso que tu nem imagina.

Por exemplo, a Nokia como maior empresas de celulares do mundo está investindo pesado em serviços como o Ovi.com, serviço de mensagens e life style.

Eu também, o cara é foda e nos temos que olhar para ele assim. Mas sempre COM FILTRO!

K

marcelomartins:
Kenobi:

Até aqui, OK. O cara é um gênio mesmo. a 25 anos atrás ele via o que ninguém conseguia ver. De uma maneira diferente o Bill Gates também tem esse mérito.

Vejo tudo relacionado ao Jobs com olhos de que posso aprender alguma coisa. Mas tenho um grande filtro para muitas coisas que não gostaria de ser igual a ele.

Kenobi:

Aqui é papo furado. O iPod é o mp3 player mais vendido no mundo. É o que todo mundo quer. O iPhone é o telefone que todo mundo quer.

Mas onde está a revolução nisso? Está muito mais relacionado a um exelente marketing do que revolução. O “culto ao mac” não tem relação com tecnologia.

Se a gente sair do mundo da tecnologia pode ver outras empresas que tem o mesmo efeito da apple, e não está relacionado a revolução.

Isso também é relativo. É para onde a MAIORIA das empresas estão querendo ir. Prestar serviços, e principalmente não vender um produto mas vender uma solução. Já escutei tanto isso que tu nem imagina.

Por exemplo, a Nokia como maior empresas de celulares do mundo está investindo pesado em serviços como o Ovi.com, serviço de mensagens e life style.

Eu também, o cara é foda e nos temos que olhar para ele assim. Mas sempre COM FILTRO!

Marcelo peguei todos os pontos que você mencinou e coloco de uma simples maneira:

Execução. Muitos idealizam, possuem estratégia para convergência como Hub Digital, traçam estratégias para seus dispositivos mas a execução do Jobs é impecável.

Você olha o produto final dos outros players e da Apple, começa a reparar que esse preciosismo , chegando até ser uma chatice pra quem trabalha ao lado, trouxe resultados incotestáveis.

PS: Só uma coisa, também admiro muito o Bill Gates,que em termos de estratégia massacra… mas esse é outro tópico :slight_smile:

K

Uma coisa que passou pela cabeça: Um é excecução e o outro estratégia. Fico imaginando se os dois fossem sócios, como seria … rss

PS: Minha ótica o q ferra a Microsoft é a execução …e o que ferrou muito tempo a Apple foi a falta de estratégia clara, que parece que o tio Jobs aprendeu bastante nos últimos anos com o “amigo”.

T

Depois que ele saiu foram os anos mais lucrativos da Apple. Ela quase faliu sim, com ele no comando. O Mac no começo era um fracasso (naquela época do comercial 1984) devido a falta de softwares.

Todos essas “invenções” não saíram da cabeça dele, mas de um desenvolvedor que foi mostrar as suas idéias. O Steve Jobs apenas as adota e faz um marketing em cima como se fossem dele. E depois um bando de fanboys fica idolatrando-o, como se ele tivesse pensado em tudo.

EDIT: se querem saber uma versão mais próxima da realidade do que aquele filme, vejam isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=3jV3JdtaOGc&feature=PlayList&p=4D5CD637F73C24C7&index=0&playnext=1

L

Thiagosc:
Depois que ele saiu foram os anos mais lucrativos da Apple. Ela quase faliu sim, com ele no comando. O Mac no começo era um fracasso (naquela época do comercial 1984) devido a falta de softwares.

Todos essas “invenções” não saíram da cabeça dele, mas de um desenvolvedor que foi mostrar as suas idéias. O Steve Jobs apenas as adota e faz um marketing em cima como se fossem dele. E depois um bando de fanboys fica idolatrando-o, como se ele tivesse pensado em tudo.

EDIT: se querem saber uma versão mais próxima da realidade do que aquele filme, vejam isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=3jV3JdtaOGc&feature=PlayList&p=4D5CD637F73C24C7&index=0&playnext=1

Fico imaginando quem seria pra vc os caras “fodas” da área então.

C

Kenobi:
Uma coisa que passou pela cabeça: Um é excecução e o outro estratégia. Fico imaginando se os dois fossem sócios, como seria … rss

PS: Minha ótica o q ferra a Microsoft é a execução …e o que ferrou muito tempo a Apple foi a falta de estratégia clara, que parece que o tio Jobs aprendeu bastante nos últimos anos com o “amigo”.

bem, se for parar para analisar … uma estrategia do steve era derrubar a ibm (e não esteve tao longe de conseguir), estando sempre na frente deles tecnologicamente… sendo que em execução o mesmo era impecável, sendo que o mac, o lisa, todos foram um grande sucesso inovador mediante ao que jobs propôs para a época… fazendo de seu concorrente maior um atraso tecnológico para a época.

e foi exatamente essa estrategia que o fez ficar cego e tomar uma “facada” do tio Bill pelas costas… já que o mesmo possuía uma estratégia até então inédita e que deu certo…

M

Kenobi:
Marcelo peguei todos os pontos que você mencinou e coloco de uma simples maneira:

Execução. Muitos idealizam, possuem estratégia para convergência como Hub Digital, traçam estratégias para seus dispositivos mas a execução do Jobs é impecável.

Você olha o produto final dos outros players e da Apple, começa a reparar que esse preciosismo , chegando até ser uma chatice pra quem trabalha ao lado, trouxe resultados incotestáveis.

PS: Só uma coisa, também admiro muito o Bill Gates,que em termos de estratégia massacra… mas esse é outro tópico :slight_smile:

Pode ser, e ninguém é louco de dizer que o preciosismo da Apple não é um grande diferencial dela. E concordo que a maneira como a Apple faz as coisas parece ser da maneira “mais perfeita possivel”. Isso é o que nos temos que olhar e tirar as lições.

Mas não dá pra deixar de fora o marketing. Cada vez que o Steve Jobs sobe (ou subia) em um palco para uma apresentação tinha milhares de sites narrando e milhoes de pessoas acompanhando. Isso é o marketing deles agindo. Eles ficaram nas nossas cabeças que tudo que eles fazem é espetacular, e que nos podemos esperar sempre algo melhor. E é isso que nos esperamos, é o marketing funcionando.

T

Você está sendo sarcástico? Tudo o que você disse é o exato oposto. O Lisa foi um fracasso e o Mac foi também no início. O Steve Jobs mesmo nunca fez mal algum a IBM, até porque a IBM tinha o IBM PC que foi um sucesso e espancava o Mac no mercado.

C

Você está sendo sarcástico? Tudo o que você disse é o exato oposto. O Lisa foi um fracasso e o Mac foi também no início. O Steve Jobs mesmo nunca fez mal algum a IBM, até porque a IBM tinha o IBM PC que foi um sucesso e espancava o Mac no mercado.

quem sabe :wink:

F

Duvido que se fosse qualquer um no lugar do Jobs, apple seria hoje o que é.

T

Mas no mercado, metade dos produtos é marketing.

Não adianta nada ter um bom produto, se as pessoas não perceberem isso.

É isso que faz o Jobs ser tão bom quanto eu acho que é. Ele sabe VENDER, que é uma coisa que eu não consigo fazer.

No início da Apple, quem “trabalhava mesmo”, era o Wozniak (ou Wosniak, não sei como escreve), o Jobs só pegava a idéia e saía a conseguir clientes e investidores…

Criado 16 de dezembro de 2008
Ultima resposta 18 de dez. de 2008
Respostas 51
Participantes 20