Rollback hibernate, ManagedBean, OpensessionView e persistencia automática
19 respostas
E
efcjunior
Galera…
Tenho um campo na minha view que valido no managedbean. Acontece que se a validação não for satisfatória eu lanço uma exceção e nada que foi alterado no formulário é pra ser salvo no banco.
Porém, não é assim que está sendo o comportamento. Todas as alterações que foram feitas no formulário foram alteradas no banco.
Como eu faço pra evitar que o hibernate persista esse objeto quando essa exceção é lançada.
Eu uso o Opensseionview então o início da transação e o fim dela está delimitada nesta classe.
Tenho um campo na minha view que valido no managedbean. Acontece que se a validação não for satisfatória eu lanço uma exceção e nada que foi alterado no formulário é pra ser salvo no banco.
Porém, não é assim que está sendo o comportamento. Todas as alterações que foram feitas no formulário foram alteradas no banco.
Como eu faço pra evitar que o hibernate persista esse objeto quando essa exceção é lançada.
Eu uso o Opensseionview então o início da transação e o fim dela está delimitada nesta classe.
O que vcs sugerem ?
Até onde eu sei, open session in view tem o controle da transação em um filter normalmente.
Você está fazendo o rollback na unha em alguma parte do código?
E
efcjunior
Aí está o opensession view. Não tenho em nenhum lugar mais um controle de transação e de sessão.
packagesigpr.web.view.filter;importjava.io.IOException;importjavax.servlet.Filter;importjavax.servlet.FilterChain;importjavax.servlet.FilterConfig;importjavax.servlet.ServletException;importjavax.servlet.ServletRequest;importjavax.servlet.ServletResponse;importorg.apache.commons.logging.Log;importorg.apache.commons.logging.LogFactory;importorg.hibernate.SessionFactory;importorg.hibernate.StaleObjectStateException;importsigpr.modelo.conexao.HibernateUtil;publicclassConexaoHibernateFilterimplementsFilter{privatestaticLoglog=LogFactory.getLog(ConexaoHibernateFilter.class);privateSessionFactorysf;publicvoiddoFilter(ServletRequestrequest,ServletResponseresponse,FilterChainchain)throwsIOException,ServletException{try{log.debug("Starting a database transaction");sf.getCurrentSession().beginTransaction();// Call the next filter (continue request processing)chain.doFilter(request,response);// Commit and cleanuplog.debug("Committing the database transaction");sf.getCurrentSession().getTransaction().commit();}catch(StaleObjectStateExceptionstaleEx){log.error("This interceptor does not implement optimistic concurrency control!");log.error("Your application will not work until you add compensation actions!");// Rollback, close everything, possibly compensate for any permanent changes// during the conversation, and finally restart business conversation. Maybe// give the user of the application a chance to merge some of his work with// fresh data... what you do here depends on your applications design.throwstaleEx;}catch(Throwableex){// Rollback onlyex.printStackTrace();try{if(sf.getCurrentSession().getTransaction().isActive()){log.debug("Trying to rollback database transaction after exception");sf.getCurrentSession().getTransaction().rollback();}}catch(ThrowablerbEx){log.error("Could not rollback transaction after exception!",rbEx);}// Let others handle it... maybe another interceptor for exceptions?thrownewServletException(ex);}}publicvoidinit(FilterConfigfilterConfig)throwsServletException{log.debug("Initializing filter...");log.debug("Obtaining SessionFactory from static HibernateUtil singleton");sf=HibernateUtil.getSessionFactory();}publicvoiddestroy(){}}
E
efcjunior
Hibernate é uma bomba e uma carroça desenfreada…
Uma solução que precisa de várias soluções ou gambiarras não pode ser considerada uma solução.
Simplesmente não quero que ele salva automático ? E agora ? Tenho que fazer toda uma gambiarra pra burlar isso.
To me enchendo disso.
H
Hebert_Coelho
Calma cara. q revolta... MAuhahuauh
Vc tem que fazer o rollback uai. C quem está usando errado. :P
kkkk…Ow mas, o problema é que exceção está sendo lançada na validação do campo no managedbean.
Meu problema que eu constatei que qualquer erro que é lançado no managedBean a transação é commitada no open session view normalmente porque ele não captura e consequentemente não faz rollback.
Tentou colocar o rollback lah? Mano, não esquece que vc tem que fechar tudo que vc abre. Sessão, transação e tudo mais.
E
ezmarques
Mas se a action no managedbean não lançar a exceção, como que o filter vai saber que a exceção aconteceu? o problema não é esse?
H
Hebert_Coelho
ezmarques:
Mas se a action no managedbean não lançar a exceção, como que o filter vai saber que a exceção aconteceu? o problema não é esse?
Mano, você testou?
E
efcjunior
Pelo que estou entendendo mesmo que no meu open session view eu tenha iniciado transação e sessão e fechado transação e sessão eu preciso colocar tb colocar essas instruções na DAO ?
H
Hebert_Coelho
Pelo que estou entendendo mesmo que no meu open session view eu tenha iniciado transação e sessão e fechado transação e sessão eu preciso colocar tb colocar essas instruções na DAO ?O aconselhável é fechar onde você abriu. [=
M
morcego
Olá pessoal,
Sei que o tópico é um pouco antigo, mas estou com o mesmo problema.
Se o ManagedBean lança uma exceção o javax.servlet.Filter reponsável por controlar a transação não reconhece essa exceção.
O resultado é que o bloco catch do Filter nunca é executado consequentemente nunca será dado rollback.
Será que alguém já conseguiu encontrar solução para esse problema ?
Abraços
D
diegosammet
Uma solução que precisa de várias soluções ou gambiarras não pode ser considerada uma solução.
Simplesmente não quero que ele salva automático ? E agora ? Tenho que fazer toda uma gambiarra pra burlar isso.
To me enchendo disso.
Ou seja, tu é noob, não sabe usar a ferramenta corretamente, usa um padrão de controle idiota e altamente não recomendado (OpenSessionInView) e ainda acha que a culpa é do Hibernate?
M
morcego
Você disse que não é recomendado usar o padrão OpenSessionInView, cara vai fazer uma faculdade.
Há… antes da faculdade aprenda logo a ler, porque em nenhum momento foi dito que a culpa é do hibernate.
D
diegosammet
morcego:
Você disse que não é recomendado usar o padrão OpenSessionInView, cara vai fazer uma faculdade.
Há… e aprenda a ler também, porque em nenhum momento foi dito que a culpa é do hibernate.
Nem vou ligar para a sua agressividade gratuita. Eu sei ler, e na realidade nem estava falando de você, o quote que eu fiz o cara estava dizendo claramente que a culpa de não estar funcionando era sim do Hibernate. Bem Aqui ó:
Então, tenha calma na hora de responder, principalmente se você estiver iniciando em alguma coisa, as chances de você estar falando merda são mais de 8000;
M
morcego
Sei que nesse fórum a maioria das pessoas são sérias, por isso peço desculpas por ter que postar palavras em tom desagradável. Mas é que algumas pessoas só participam do Fórum para querer parecer superior e não em ajudar que é objetivo do Fórum.
Ainda aguardo resposta pela dúvida.
Até.
D
diegosammet
morcego:
Sei que nesse fórum a maioria das pessoas são sérias, por isso peço desculpas por ter que postar palavras em tom desagradável. Mas é que algumas pessoas só participam do Fórum para querer parecer superior e não em ajudar que é objetivo do Fórum.
Ainda aguardo resposta pela dúvida.
Até.
Ninguem é pago para te ajudar, e mesmo assim era o que eu estava tentando fazer. Você está buscando uma maneira de contornar um problema causado por um anti-padrão e eu estou te mostrando que o seu problema é o OSIV em si. Agora, você pode até tentar me atacar, se fazer de vitima como está fazendo. Ou pode assumir que estava errado e buscar uma solução melhor do que essa.
M
morcego
Eu estava falando deste quote:
Há e idiota é você.
D
diegosammet
morcego:
Eu estava falando deste quote:
Há e idiota é você.
PQP, eu acabei de colar sobre o que eu estava respondendo. Você, não sei por qual motivo, tomou as dores do cara. E sinceramente, não lembro de ter te chamado de idiota.