rowSpan em relatórios Jasper/ireport?

7 respostas
J

Olá, pessoal, tudo certo?

Estou com o seguinte problema: Preciso criar um relatório utilizando jasper. Esse relatório é basicamente uma tabela. Estou começando agora com jasper reports e não conheço do que ele é capaz… Então gostaria de dicas de pessoas que já utilizaram. O layout do meu relatório deve ser mais ou menos a imagem anexa a este post.

Reparem que eu tenho linhas agrupadas em determinadas colunas (rowspan). Alguém sabe a melhor maneira de fazer isso? alguma dica?

Desde já, obrigado!
Abraços!

7 Respostas

J

Ninguém tem uma luz?

Obrigado!

G

olha, caso a quantidade de sub headers (e quantidade de campos em cada subheader tambem) forem fixas, voce pode facilmente fazer com sub relatorios. caso contrario, aew realmente complica

J

É tudo dinâmico… Realmente estou com um problema chato nas mãos!

Bem… vou tentando!

Obrigado.
Abraço.

G

Já sei, como na imagm que voce passou voce poderia fazer o seguinte, sub relatorios dentro de subrelatoriosficaria assim

(nivel 1)                   (nivel 2)         (nivel 3)        (nivel 3)

header 1 header 2 header 3 header 4
header 3 header 4
header 3

header 2        header 3       header 4
                                                    header 3       header 4
                                                    header 3       header 4

header 1 header 2 header 3 header 4
header 3 header 4

header 2        header 3       header 4
                                                    header 3       header 4
                                                    header 3       header 4

onde o nivel 1 poderia ser o principal, nivel 2 = subrelatorio do principal
nivel 3 = subrelatorios do subrelatorio nivel 2

desculpa a gambiarra xD
espero ter passado minha ideia

J

Olá, Gerva…

Cara… eu já havia pensando numas gambiarras nervosas dessas… não bem essa que você falou, mas outras bem ‘legais’ também… hehe…

Realmente não tá rolando nada aqui, e essas gambiarras não vão dar muito certo, já que é tudo muito dinâmico… Estou pensando em tentar outra ferramenta de geração de relatórios… =/

Obrigado novamente.
Abraço.

G

“Talvez” não tenha me expressado bem, na forma como pensei não imagino como pode não dar certo pois ficaria 100% dinamico, olha como ficaria:
no relatório principal tem um subrelatório que chama os headers 2
cada header 2 também é um subrelatorio que chama os headers 3 e 4
que também são subrelatorios que carregam os campos

assim nada seria fixo

a não ser que o problema a qual voce se refere trata-se de dimenções…
voce pode usar a opção de permitir que ultrapasse o tamanho do componente mas se quiser que o header pai fique do tamanho da soma dos filhos (para criar um texto centralizado por exemplo) ai seria um problema

ex: voce pode fazer assim
pai - filho
___- filho
___- filho

(onde _ = espaço em branco)

D

Não é necessário fazer gambiarra nenhuma.

Basta criar uma tabela (componente Table, a partir do iReport 3.7.2), e criar os niveis de agrupamento. Sem gambiarra.

Se bem entendi, O seu Header 2 é um “subgrupo” do seu Header 1.

No próprio wizard de criação da Tabela, terá uma tela onde vc cria os agrupamentos.
Neste caso, o Header 1 sera o grupo 1, e o Header 2 o grupo 2, e assim por diante.

Criado 17 de agosto de 2010
Ultima resposta 18 de ago. de 2010
Respostas 7
Participantes 3