Projeto: Bilhete Único da cidade de São Paulo
Empresa: Digicom (sede em Barueri)
Valor: R$150 mil/mês, pagos pela prefeitura de São Paulo
Qtd de profissionais: 5
Valor médio: R$30000/desenvolvedor
Quanto será que o desenvolvedor desse projeto ganha?!?!?!?! Pensem nisso ao negociarem aqueles 1, 2, 3 mil reais a menos na próxima oportunidade que tiverem.
Fote: Presidente da Digicom na CPI do transporte da cidade de São Paulo (acompanhem ao vivo no link abaixo).
Mas isso é normal. E vc acha que desse mensal, a pessoa que ganhar o projeto, vai dar quanto de suborno?
Infelizmente é a verdade… -_-’’
A
andre_salvati
Hebert Coelho:
Mas isso é normal. E vc acha que desse mensal, a pessoa que ganhar o projeto, vai dar quanto de suborno?
Infelizmente é a verdade… -_-’’
Com certeza, outro problema é o suborno. Mas o principal, IMHO, é a nossa falta de consciência em relação aos valores, como categoria profissional.
R
Ruttmann
Nada contra a Digicom, afinal nem conheço a empresa.
Mas já ouvi muita história cabeluda sobre essa empresa, vinda de quem trabalhou lá. Inclusive cargos como coordenação e gerência…
Toda semana tem um novo tópico discutindo salários, e isso me entristece um pouco. Ainda sou estagiário, estou há pouco tempo na área, mas tenho lido muito sobre, principalmente sobre o mercado de TI no Brasil.
É triste ver como tem gente que se vende por tão pouco. Semana retrasada um cara apareceu aqui no fórum, postou currículo num tópico de vagas de emprego. Mais de 4 anos de experiência na área, trabalhou em projetos pra grandes corporações, repartições públicas e pedindo 1200 reais…
Não acho isso certo. Acaba fazendo o empregador nivelar por baixo…
Depois que vejo isso, com que cara posso chegar pro RH da minha empresa quando for efetivado, e pedir 1500 reais que seja pra Desenvolvedor Jr?
L
leonhard32
Beleza, tem uma certa desigualdade ai, mas acho exagero comparar tudo com informações superficiais assim… desenvolvedor tem de monte, e pq todo mundo não abre sua empresa? Nem todo mundo tem contato pra ficar pegando projetos assim, são 5 devs, e não tem gp e outras coisas do tipo?
A
alcionj
Alguém aqui acha que isto é exceção?, não, isso neste LIXO de país é a regra.
Sem querer mudar o foco do tópico, o que vimos no STF ontem para min foi a gota d’água, não me sinto representado por nenhum dos poderes desta república em que a impunidade é a regra e tudo termina em pizza . Estamos nos juntando aos “bolivarianos”, na vanguarda do atraso da América Latina. Como lição aprendida, descobri que "Esperança" é nome de mulher e a “Justiça” é uma prostituta que só tem quem paga mais.
Se alguém escutar o que estou falando, cheguei a conclusão que não adianta nadar contra a maré estudando e se especializando, tentando construir algo aqui. Vale muito mais a pena fazer isso em um país serio. Estou pensando seriamente em começar do zero com os yankes.
A
alcionj
Desculpem o desabafo, realmente estou indignado com este país.
A
andre_salvati
++
A
andre_salvati
Tem mais coisas, tipo o almoço e o vale transporte dos programadores, aí acho q dá pelo menos uns R$130 mil de custo, sobrando uns R$20 mil de lucro para a empresa, coitados!!!
D
drsmachado
A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.
Isso não significa que eu defenda um salário de R$ 5k para um sênior, pelo contrário. Só estou dizendo que é preciso conhecer mais para saber e poder dizer algo.
A
andre_salvati
drsmachado:
A primeira coisa que eu digo é, abram uma empresa e tentem manter 5 funcionários. Vejam quanto vocês vão gastar. Empresas visam lucro, não são instituições beneficentes nem entidades sem fins lucrativos.
Isso não significa que eu defenda um salário de R$ 5k para um sênior, pelo contrário. Só estou dizendo que é preciso conhecer mais para saber e poder dizer algo.
Vc sabe o que é ter uma empresa com 5 funcionários?!? Quanto custa mantê-los?!?
D
drsmachado
andre_salvati:
drsmachado:
É justamente isso que eu estou dizendo. Estamos falando do país com a mais alta carga tributária do mundo, seja apenas para abrir a empresa, seja para contratar um funcionário de acordo com a consolidação das leis trabalhistas.
Geral fica pagando pau para a terra do tio sam, mas lá é bem pior que aqui.
Se você acha isso errado, abra uma empresa e pague o que acha justo a teus funcionários, aí você me diz quanto tempo leva para quebrar.
O problema do Brasil são os brasileiros, isso é fato. Seja na hora de votar, seja na hora de tirar a bunda da cadeira e começar a fazer alguma coisa. Criticar é tão mais cômodo, não requer esforço e eu sempre terei a quem dirigir uma palavra de descontentamento.
A
andre_salvati
drsmachado:
andre_salvati:
drsmachado:
É justamente isso que eu estou dizendo. Estamos falando do país com a mais alta carga tributária do mundo, seja apenas para abrir a empresa, seja para contratar um funcionário de acordo com a consolidação das leis trabalhistas.
Se você acha isso errado, abra uma empresa e pague o que acha justo a teus funcionários, aí você me diz quanto tempo leva para quebrar.
O problema do Brasil são os brasileiros, isso é fato. Seja na hora de votar, seja na hora de tirar a bunda da cadeira e começar a fazer alguma coisa. Criticar é tão mais cômodo, não requer esforço e eu sempre terei a quem dirigir uma palavra de descontentamento.
Certo, vc não tem uma empresa com 5 funcionários e não tem idéia de quanto seria um preço “justo” por um projeto semelhante ao citado. Veja que, acima de tudo, estamos discutindo dinheiro público, o dinheiro que sai do seu bolso para pagar os projetos de TI do governo.
D
drsmachado
Volto a repetir, o brasileiro é um povo estranho. Quer dinheiro, mas não quer trabalhar.
Programadores reclamam de salários, mas não mudam de área, nem se especializam em coisas que dão mais dinheiro, dentro da área. Pior, sequer se especializam, se atualizam. Pode não ser o teu caso, pode ser que você tenha tido azar apenas e está ganhando pouco. Ou está ganhando muito. Sei lá, não sei nada da tua vida, nem me interesso em saber.
Agora, o brasileiro é o povo com menos visão empreendedora. Claro que sei que boa parte é dada pelo excesso burocrático para criar qualquer coisa. Porém, a maior parcela dessa falta de visão provém dos próprios brasileiros que esperam enriquecer sem ter que se esforçar.
Trabalhar não é errado. Acomodar-se sim. Salvo se você chegou ao patamar onde queria estar e, mesmo que isso aconteça, sugiro que encontre novos desafios, senão a vida torna-se monótona.
Eu não quero ser empregado para sempre. Tenho meus planos, minhas metas. Estou em busca disto. Como dizia Raulzito
Cada um impõe o seu limite. Está ruim aqui? Se esforce, aprenda e vá para fora. Acontece que a maioria arruma desculpas para manter-se em sua zona de conforto, não sai e não muda a sua forma de encarar as coisas, não define metas, define metas e não prazos, não define meios para atingir as metas dentro dos prazos.
Simplesmente esquecem que uma caminhada, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo e esse passo é deixar a acomodação de apenas falar mal e agir.
D
drsmachado
andre_salvati:
drsmachado:
andre_salvati:
drsmachado:
Certo, vc não tem uma empresa com 5 funcionários e não tem idéia de quanto seria um preço “justo” por um projeto semelhante ao citado. Veja que, acima de tudo, estamos discutindo dinheiro público, o dinheiro que sai do seu bolso para pagar os projetos de TI do governo.
Você tem? Você sabe qual o preço justo? Como você faria? Abriria uma empresa apenas com 5 programadores, sem departamento pessoal, RH, contas a pagar, receber, administrativo? Ah, vai terceirizar esta parte?
Preço justo para o projeto? Não tenho todas as variáveis relevantes do cenário, não posso determinar um orçamento. O que eu sei é que, com suborno ou corrupção ou não, existe uma licitação para a realização de serviços públicos. Esta licitação é aberta a qualquer empresa que atenda requisitos estabelecidos em edital. Estes editais e a própria seleção é (ou deveria ser) auditada pelo tribunal de contas do estado referido. Se você está achando que está errado, faça algo. Monte a empresa e participe de todas as licitações.
D
drsmachado
Antes que venham me crucificar, eu não tenho nada contra nenhuma das opiniões colocadas aqui. Só acho que esta postura de ficar reclamando das coisas e não se mexer é infantilidade. Não existe salvador, não existe um justiceiro que irá surgir no meio de nós e fazer a justiça ser praticada. Cada um precisa despertar e ver o que está errando e consertar.
Não adianta nada punir os mensaleiros se o povo continuar furando sinal, furando fila, estacionando em vaga preferencial, subornando os guardas, estacionando em fila dupla, pegando atestado para ir ao futebol, não devolver o troco a mais. Falar que o outro é corrupto é fácil, lembrar que nós também fazemos coisas erradas é difícil.
Reforma política? Salário justo? Isso é uma utopia para um país em que a cultura do “jeitinho” prevalece sobre a cultura da educação e da dignidade.
A
andre_salvati
Ok amigo, é exatamente isso que eu estou fazendo, saindo da minha zona de conforto, apresentando informação, para com alguma sorte fazer alguém pensar um pouco mais antes de aceitar trabalhar por preço de banana. Estou fazendo a minha parte…
E para sua informação, estou bastante satisfeito com o que ganho…
A
Ataxexe
drsmachado:
Não adianta nada punir os mensaleiros se o povo continuar furando sinal, furando fila, estacionando em vaga preferencial, subornando os guardas, estacionando em fila dupla, pegando atestado para ir ao futebol, não devolver o troco a mais. Falar que o outro é corrupto é fácil, lembrar que nós também fazemos coisas erradas é difícil.
Reforma política? Salário justo? Isso é uma utopia para um país em que a cultura do “jeitinho” prevalece sobre a cultura da educação e da dignidade.
Perfeito. Tem gente que acha que os políticos brotam do nada, mas o cara que não devolve o troco, que fura a fila e faz esse monte de coisas erradas é o cara que vai representar o povo.
D
drsmachado
Então parabéns para ti.
Todas as autarquias devem, de acordo com a política de transparência, expor os ganhos dos servidores. Basta que façamos uso das ferramentas para descobrir.
Eu ainda não estou satisfeito com o que ganho, mas estou no rumo, tenho um caminho longo a trilhar e sei que posso ir além, dependo muito mais de mim do que de qualquer pessoa.
U
Ubb3r
Empresa confiável FTW!
[ ]'s
F
fredericomaia10
drsmachado:
Volto a repetir, o brasileiro é um povo estranho. Quer dinheiro, mas não quer trabalhar. Programadores reclamam de salários, mas não mudam de área, nem se especializam em coisas que dão mais dinheiro, dentro da área. Pior, sequer se especializam, se atualizam. Pode não ser o teu caso, pode ser que você tenha tido azar apenas e está ganhando pouco.
…
Cada um impõe o seu limite. Está ruim aqui? Se esforce, aprenda e vá para fora. Acontece que a maioria arruma desculpas para manter-se em sua zona de conforto, não sai e não muda a sua forma de encarar as coisas, não define metas, define metas e não prazos, não define meios para atingir as metas dentro dos prazos.
Simplesmente esquecem que uma caminhada, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo e esse passo é deixar a acomodação de apenas falar mal e agir.
+1.
Se não está satisfeito aonde está, saia. Você não é uma árvore.
R
Ruttmann
Concordo e acrescento.
Esses protestos que tão rolando por aí, só tem gente burra(desculpem o tom) envolvida no meio. Povo que não gosta de política, acha que o Brasil iria se virar bem sem o sistema atual, instaurar a anarquia.
Gente que está insatisfeita com a política mas não se dá ao trabalho de entrar pra política e mudar os rumos desse país. Nada se faz sem política!
Os protestos podem continuar por 10 anos, mas se não houver um novo movimento político composto de pessoas que entendem do assunto, idôneas, que realmente queiram trabalhar para o povo e melhorar nossas vidas, nada vai mudar. Isso que o povo não coloca na cabeça.
Essa “protestalhada” Brasil afora é só reclamação sem ação. Aliás, a única ação que vi até agora foi vandalismo…
É gente que fala em “movimento social”, “melhorar a vida do trabalhador” mas não foi sequer em uma única Assembléia do Sindicato da categoria em que trabalha.
A minha parte eu faço pra mudar essa situação, e não preciso ficar indo pra rua reclamando. Em vez de só reclamar, faça algo!
A
andre_salvati
fredericomaia10:
drsmachado:
Volto a repetir, o brasileiro é um povo estranho. Quer dinheiro, mas não quer trabalhar. Programadores reclamam de salários, mas não mudam de área, nem se especializam em coisas que dão mais dinheiro, dentro da área. Pior, sequer se especializam, se atualizam. Pode não ser o teu caso, pode ser que você tenha tido azar apenas e está ganhando pouco.
…
+1.
Se não está satisfeito aonde está, saia. Você não é uma árvore.
Eu sei que é um pouco difícil de entender, mas não se trata de um questão individual. É uma questão coletiva/mercadológica.
Vc viu a reação dos médicos quanto falaram que iam trazer trocentos cubanos pro Brasil!?!? Foi um levante!! Pq?? Pq é uma questão coletiva e são unidos.
Enfim, alguns por aqui nunca vão entender…
R
Ruttmann
A principal questão não é “não está satisfeito, saia fora”…
O negócio é que se você não está satisfeito, procure fazer algo pra mudar a situação, juntar o povo da categoria, fazer algo pra mudar. Fazer um protesto direcionado com ações conjuntas…
Não ficar só reclamando, berrando aos quatro cantos coisas que todo mundo já está careca de saber!
O Brasil depende unica e exclusivamente dos brasileiros pra mudar.
F
fredericomaia10
A questão de sair não é só física. É sair da zona de conforto. Sair do seu pequeno mundo e ver que existe um mar de possibilidades. Se qualificar.
Pode até ser fisicamente também como sair da empresa em que está insatisfeito e procurar uma melhor. Parar de reclamar da empresa todos os dias, ir desmotivado ao trabalho e não fazer nada a respeito. Conheço dezenas de profissionais assim. Parar de reclamar da faculdade que é ruim, ou termina e estuda mais do que é preciso ou procure uma melhor ou não faça.
Quer mudar a faculdade? Se torne um professor qualificado e ensine bem. Se torne um instrutor e ajude a formar melhores profissionais.
Sabe aquela empresa que você admira e sonha em trabalhar? Se qualifique pra ela. Se prepare e logo a oportunidade surge.
Quer melhorar a política? Movimentos desde que bem organizados e com objetivos podem ajudar. Criar um sistema que ajude na escolha de um melhor candidato na hora de votar pode ajudar também, já existem projetos assim.
É um mercado, um mundo injusto? País ruim? Talvez. Mas se você não tem controle sobre algum fator ou problema externo a única forma de mudar isso é mudando sua própria atitude. Reclamar e colocar a culpa no sistema não vai ajudar em nada.
Y
YvGa
andre_salvati:
drsmachado:
Pode fazer a conta que quiser que nao chega nem perto de R$30k por desenvolvedor.
D
drsmachado
fredericomaia10:
A questão de sair não é só física. É sair da zona de conforto. Sair do seu pequeno mundo e ver que existe um mar de possibilidades. Se qualificar.
Pode até ser fisicamente também como sair da empresa em que está insatisfeito e procurar uma melhor. Parar de reclamar da empresa todos os dias, ir desmotivado ao trabalho e não fazer nada a respeito. Conheço dezenas de profissionais assim. Parar de reclamar da faculdade que é ruim, ou termina e estuda mais do que é preciso ou procure uma melhor ou não faça.
Quer mudar a faculdade? Se torne um professor qualificado e ensine bem. Se torne um instrutor e ajude a formar melhores profissionais.
Sabe aquela empresa que você admira e sonha em trabalhar? Se qualifique pra ela. Se prepare e logo a oportunidade surge.
Quer melhorar a política? Movimentos desde que bem organizados e com objetivos podem ajudar. Criar um sistema que ajude na escolha de um melhor candidato na hora de votar pode ajudar também, já existem projetos assim.
É um mercado, um mundo injusto? País ruim? Talvez. Mas se você não tem controle sobre algum fator ou problema externo a única forma de mudar isso é mudando sua própria atitude. Reclamar e colocar a culpa no sistema não vai ajudar em nada.
Eu construí minha ideologia política baseada em uma visão pró anárquica, onde as instituições são o câncer de qualquer sociedade. Porém, com o tempo, você percebe que a idéia de que cada cidadão é capaz de gerir sua própria vida é balela. Se com leis, polícia e tudo mais já é difícil controlar alguns, imagine sem isso. Na teoria é lindo, dizer que todos sabem que não devem praticar atos de violência contra o próximo, mas na prática isso não funciona. Até mesmo o som alto do carro é uma forma de violência contra os outros, quem dirá tudo mais o que se faz.
Para efetivamente mudar alguma coisa, será preciso construir uma identidade ideológica, (re)construir em cada cidadão a consciência de que ele é parte de uma engrenagem maior. Ensinar política, ensinar a pensar a respeito das consequências que votar neste ou naquele candidato, nesta ou naquela legenda causa.
Da mesma forma e numa esfera diferente, temos a questão salarial. Não adianta um conselho de classe como o CREA, se os profissionais não são capacitados e não são capazes de lutar pelos seus direitos. Vejo todo mundo reclamar do SINDPD, mas quantos dão a cara a tapa e se filiam ao mesmo tentam mudar algo?
Costuma-se malhar um presidente que veio da “massa”, mas poucos sabem que ele optou por trocar as noites assistindo novelas pela participação nas reuniões do sindicato dos metalúrgicos da grande ABC. Não vou entrar nos méritos dele enquanto presidente e coisas como o mensalão, tampouco irei defendê-lo sobre as coisas ruins que ele fez. Agora, é preciso admitir que ele teve coragem e foi atrás de algo que ele queria.
Esses dias o pessoal estava muito mais participativo, agressivo e ideológico num tópico que discutia se Steve Jobs era gênio, se o iPhone é mais fodástico que o galaxy e essas coisas. Agora, na hora de vamos ver, todo mundo deixa de ser um viking e se torna uma donzela indefesa, insossa e alienada.
Quando é para cobrar o time de futebol, que não deixa de ser uma empresa privada, uma grande parcela vai e critica e xinga e tudo mais. Quando é para fiscalizar e cobrar os governantes, nosso funcionários, não fazem isso. Pior, quando é para reinvidicar seus próprios direitos, não fazem isso.
Enfim, enquanto a política do pão e circo funcionar, nada irá mudar.
A
andre_salvati
Frederico,
se tem uma coisa que os brasileiros são especialistas é em deixar a coisa como está (vide julgamento do mensalão).
O que vc tem feito para mudar? Pense bem, o que vc agregou a esta discussão? Alguma informação nova, algum dado que ninguém sabia? Não, só críticas.
A questão é mais simples do que vc pensa, trata-se uma análise de custo x benefício: Vc vai MUDAR o sistema? De q maneira vc vai TENTAR mudar o sistema? Vc tem TEMPO pra isso? Quanto vale o seu tempo? Quanto vale sua SAÚDE? Eu já cheguei à conclusão que existem duas soluções para quem realmente quer mudar alguma coisa no Brasil: ou vc se adapta ou vc sai do sistema.
Esteja certo que a minha parte eu estou fazendo, se eu mudo uma linha de código no meu produto, isso pode melhorar a vida de alguns milhões de cidadãos.
D
drsmachado
andre_salvati:
Frederico,
se tem uma coisa que os brasileiros são especialistas é em deixar a coisa como está (vide julgamento do mensalão).
O que vc tem feito para mudar? Pense bem, o que vc agregou a esta discussão? Alguma informação nova, algum dado que ninguém sabia? Não, só críticas.
A questão é mais simples do que vc pensa, trata-se uma análise de custo x benefício: Vc vai MUDAR o sistema? De q maneira vc vai TENTAR mudar o sistema? Vc tem TEMPO pra isso? Quanto vale o seu tempo? Quanto vale sua SAÚDE? Eu já cheguei à conclusão que existem duas soluções para quem realmente quer mudar alguma coisa no Brasil: ou vc se adapta ou vc sai do sistema.
Esteja certo que a minha parte eu estou fazendo, se eu mudo uma linha de código no meu produto, isso pode melhorar a vida de alguns milhões de cidadãos.
Essa crítica a um ou a outro participante da discussão não leva a lugar algum. Não estamos vendo quem é melhor, somos todos iguais, perante a lei (o que, na teoria, também é lindo, mas na prática…).
Na boa? Cada um que levanta cedo e vai para o trabalho está fazendo sua parte como cidadão.
Que produto é este que muda a vida de milhões de pessoas?
O que eu sei é que não há como fugir do sistema… Talvez do país.
R
Ruttmann
andre_salvati:
Frederico,
Colega, você leu o que escreveu?
“Duas formas para MUDAR o sistema”…
Ou se adapta, ou seja, não muda nada…
Ou sai fora, ou seja, não muda nada…
Não consegui te entender. É realmente isso que você quis dizer? Não vejo mudança aí…
F
fredericomaia10
andre_salvati:
Frederico,
E você contou alguma novidade? Minhas críticas não foram pra você mas sim pra toda uma classe de devs que reclamam e não fazem nada pra melhorar. Críticas servem para fazer crescer, depende de como você absorve (o “você” aqui é pra todos não para o André).
Adapta ou sai? Isso é mudar o sistema? É, você realmente agregou muito.
A
andre_salvati
Ruttmann:
Não consegui te entender. É realmente isso que você quis dizer? Não vejo mudança aí…
Vc entendeu. Foi uma ironia, faltaram aspas no MUDAR.
A
andre_salvati
Críticas podem ser construtivas, falar o óbvio (“se não está satisfeito, mude de emprego”) não é construtivo, além de ser muito senso comum. Acho que vc pode pensar e elaborar mais ou como disseram aí, “ir um pouco além”, não!?!?.
F
fredericomaia10
Isso foi exatamente o que eu disse, nada mais. Desculpe não ir além.
A
andre_salvati
Isso foi exatamente o que eu disse, nada mais. Desculpe não ir além.
Ok, deixa q eu vou além então…
Vamos analisar: essa situação de alto turnover (troca de empregos) é bastante interessante para essas empresinhas de recrutamento que existem por aí. Quanto mais troca, mais dinheiro no bolso, não é mesmo!?! Não tenho dúvidas de que se não houvessem esses intermediários, as duas pontas sairiam mais felizes, contratantes e contratados.
Indo mais além, procurem oportunidades diretamente com seus contratantes, eliminem intermediários, essa é melhor maneira de vcs se realizarem e se valorizarem profissionalmente, mesmo apesar das dificuldades que comentei no início. Foi assim que eu encontrei meu lugar…
R
Rodrigo.Rocha
drsmachado:
Eu construí minha ideologia política baseada em uma visão pró anárquica, onde as instituições são o câncer de qualquer sociedade. Porém, com o tempo, você percebe que a idéia de que cada cidadão é capaz de gerir sua própria vida é balela. Se com leis, polícia e tudo mais já é difícil controlar alguns, imagine sem isso. Na teoria é lindo, dizer que todos sabem que não devem praticar atos de violência contra o próximo, mas na prática isso não funciona. Até mesmo o som alto do carro é uma forma de violência contra os outros, quem dirá tudo mais o que se faz.
Para efetivamente mudar alguma coisa, será preciso construir uma identidade ideológica, (re)construir em cada cidadão a consciência de que ele é parte de uma engrenagem maior. Ensinar política, ensinar a pensar a respeito das consequências que votar neste ou naquele candidato, nesta ou naquela legenda causa.
Da mesma forma e numa esfera diferente, temos a questão salarial. Não adianta um conselho de classe como o CREA, se os profissionais não são capacitados e não são capazes de lutar pelos seus direitos. Vejo todo mundo reclamar do SINDPD, mas quantos dão a cara a tapa e se filiam ao mesmo tentam mudar algo?
Costuma-se malhar um presidente que veio da “massa”, mas poucos sabem que ele optou por trocar as noites assistindo novelas pela participação nas reuniões do sindicato dos metalúrgicos da grande ABC. Não vou entrar nos méritos dele enquanto presidente e coisas como o mensalão, tampouco irei defendê-lo sobre as coisas ruins que ele fez. Agora, é preciso admitir que ele teve coragem e foi atrás de algo que ele queria.
Esses dias o pessoal estava muito mais participativo, agressivo e ideológico num tópico que discutia se Steve Jobs era gênio, se o iPhone é mais fodástico que o galaxy e essas coisas. Agora, na hora de vamos ver, todo mundo deixa de ser um viking e se torna uma donzela indefesa, insossa e alienada.
Quando é para cobrar o time de futebol, que não deixa de ser uma empresa privada, uma grande parcela vai e critica e xinga e tudo mais. Quando é para fiscalizar e cobrar os governantes, nosso funcionários, não fazem isso. Pior, quando é para reinvidicar seus próprios direitos, não fazem isso.
Enfim, enquanto a política do pão e circo funcionar, nada irá mudar.
R
Rodrigo.Rocha
andre_salvati:
Frederico,
Então por que acha que os programadores não são valorizados?
A
andre_salvati
Rodrigo.Rocha:
andre_salvati:
Frederico,
Então por que acha que os programadores não são valorizados?
Pq estou falando da classe de trabalhadores como um todo e não apenas do meu caso. Vc já viu o que acontece quando tentam mexer no queijo de advogados, médicos e engenheiros?? E dos politicos então, nem se fala…
R
Rodrigo.Rocha
andre_salvati:
Pq estou falando da classe de trabalhadores como um todo e não apenas do meu caso. Vc já viu o que acontece quando tentam mexer no queijo de advogados, médicos e engenheiros?? E dos politicos então, nem se fala…
E por que acha que a classe de programadores como todo não é valorizada?
R
Ruttmann
Rodrigo.Rocha:
andre_salvati:
E por que acha que a classe de programadores como todo não é valorizada?
Porque o próprio programador não se valoriza…
A
A_H_Gusukuma
Pessoal, em relação ao valor do contrato com a prefeitura e o número de funcionários alocados para trabalhar com a manutenção do sistema, a conta não é tão simples assim. Valor do contrato/número de funcionários. Não sei avaliar como foi todo o processo, mas, o fato é que a empresa desenvolveu um sistema que foi implantado no cliente e hoje, por deter o know-how, vende o serviço de manutenção do mesmo. É claro que o custo total não se deve exclusivamente ao valor da mão-de-obra. Não tenho como avaliar se a prefeitura está ou não pagando caro, mas, é claro que ela fez uma opção duvidosa (pelo menos aparentemente) de não ter equipe própria para absorver a tecnologia.
Quanto ao salário do programador, isso sempre foi assim, lei da oferta e procura. Mas, para um profissional bem formado, o mercado está comprador!
Y
YvGa
andre_salvati:
Mas o que eles fazem é ruim, não bom. É mal exemplo. Eles protegem quem faz merda, acobertam quem deveria ser punido, encobrem as coisas e assim vai.
R
Rodrigo.Rocha
Ruttmann:
Porque o próprio programador não se valoriza…
E por que acha que o programador que não se valoriza faz com que todos programadores da área sejam desvalorizados?
D
douglaskd
A H Gusukuma:
Pessoal, em relação ao valor do contrato com a prefeitura e o número de funcionários alocados para trabalhar com a manutenção do sistema, a conta não é tão simples assim. Valor do contrato/número de funcionários. Não sei avaliar como foi todo o processo, mas, o fato é que a empresa desenvolveu um sistema que foi implantado no cliente e hoje, por deter o know-how, vende o serviço de manutenção do mesmo. É claro que o custo total não se deve exclusivamente ao valor da mão-de-obra. Não tenho como avaliar se a prefeitura está ou não pagando caro, mas, é claro que ela fez uma opção duvidosa (pelo menos aparentemente) de não ter equipe própria para absorver a tecnologia.
Quanto ao salário do programador, isso sempre foi assim, lei da oferta e procura. Mas, para um profissional bem formado, o mercado está comprador!
você é um profissional bem formado ? quando diz bem formado se refere à boa formação acadêmica ? ou experiências e conhecimentos adquiridos ?
A
A_H_Gusukuma
douglaskd:
A H Gusukuma:
você é um profissional bem formado ? quando diz bem formado se refere à boa formação acadêmica ? ou experiências e conhecimentos adquiridos ?
Sim (com ressalvas!). Mas, não estou individualizando, estou falando de maneira geral.
O ideal é uma somatória das duas. Mas, o que conta muito é o esforço/dedicação pessoal.
A
andre_salvati
A verdade é que a área de TI é uma mãe, os profissionais mais desprerados q encontrei não tinham formação na área (psicologia, artes plásticas). É verdade que existem alguns que não possuem formação, mas conseguem ter um bom desempenho, mas esses são exceção.
K
kicolobo
Vocês querem saber por que os programadores não são valorizados?
Te digo: por que em primeiro lugar não SE valorizam.
Posso falar com bastante segurança a respeito disto. Querem ver um exemplo?
Lá vai: alguns meses atrás comecei uma pesquisa sobre assédio moral em fábricas de software (http://www.itexto.net/devkico/?cat=63).
Um dos objetivos era obter o máximo de relatos possível pra poder dar uma cara estatística à coisa: mostrar a cara do agressor e do assediado. Nobre né? Pois é: neste processo saí atrás de diversos programadores famosos por aí. 5% ou menos me ajudaram (uma das respostas mais absurdas que recebi inclusive foi esta http://www.itexto.net/devkico/?p=1556).
Bom: o que eu ganhei com isto né? O que eu ganhei com esta pesquisa: ameaças de não conseguir mais emprego se continuasse divulgando este trabalho. Yeap: isto que vocês leram.
O que rola: todo mundo reclama muito, mas na hora de por a cara a tapa e ir fazer alguma coisa você normalmente vai sozinho (ou quase no meu caso).
Outro exemplo: por que sou um dos únicos blogueiros por aí que questiona pesquisas salariais como esta (http://www.itexto.net/devkico/?p=1594) por exemplo? Respondo: por que nossa casta foi imbecilizada e se borra de medo de lutar.
Na hora de reclamar, todo mundo vêm. Na hora de fazer poucos ficam.
A
andre_salvati
kicolobo:
Lá vai: alguns meses atrás comecei uma pesquisa sobre assédio moral em fábricas de software (http://www.itexto.net/devkico/?cat=63).
Um dos objetivos era obter o máximo de relatos possível pra poder dar uma cara estatística à coisa: mostrar a cara do agressor e do assediado. Nobre né? Pois é: neste processo saí atrás de diversos programadores famosos por aí. 5% ou menos me ajudaram (uma das respostas mais absurdas que recebi inclusive foi esta http://www.itexto.net/devkico/?p=1556).
Bom: o que eu ganhei com isto né? O que eu ganhei com esta pesquisa: ameaças de não conseguir mais emprego se continuasse divulgando este trabalho. Yeap: isto que vocês leram.
O que rola: todo mundo reclama muito, mas na hora de por a cara a tapa e ir fazer alguma coisa você normalmente vai sozinho (ou quase no meu caso).
Outro exemplo: por que sou um dos únicos blogueiros por aí que questiona pesquisas salariais como esta (http://www.itexto.net/devkico/?p=1594) por exemplo? Respondo: por que nossa casta foi imbecilizada e se borra de medo de lutar.
E o que vc propõe pra mudar isso? Regulamentação??
K
kicolobo
Óbvio que não.
O que proponho é questionar, não aceitar de cara o que te jogam, por a cara a tapa, não ter medo de dizer não, mas mais importante de tudo, criar coragem e exigir respeito ao invés de apenas reclamar. E no mínimo alertar os demais que ainda jao perceberam estas geladas e acham normal.
A
andre_salvati
kicolobo:
Óbvio que não.
O que proponho é questionar, não aceitar de cara o que te jogam, por a cara a tapa, não ter medo de dizer não, mas mais importante de tudo, criar coragem e exigir respeito ao invés de apenas reclamar. E no mínimo alertar os demais que ainda jao perceberam estas geladas e acham normal.
Desculpa, mas eu não acredito em Papai Noel. Se deixar para o indivíduo não resolve, brasileiro é acomodado por natureza.
Só regulamentando mesmo, não quero mais ver artistas plásticos e psicólogos gerenciando projetos críticos de TI.
R
rmendes08
andre_salvati:
kicolobo:
Não acho que a criação de conselhos de classes ajudem a resolver o problema. Burocracia por burocracia, já existem os sindicatos. Se eles não funcionam é porque as pessoas não participam.
R
Rodrigo.Rocha
andre_salvati:
Desculpa, mas eu não acredito em Papai Noel. Se deixar para o indivíduo não resolve, brasileiro é acomodado por natureza.
Só regulamentando mesmo, não quero mais ver artistas plásticos e psicólogos gerenciando projetos críticos de TI.
Por que não os manda embora?
R
Rodrigo.Rocha
Ainda não entendi qual o problema. Alguém te obrigou a trabalhar para artistas plásticos e psicólogos? É isso?
A
andre_salvati
Vc iria num açougueiro fazer uma cirurgia no coração!!! Se não entendeu agora, desculpa, não tenho mais como explicar…
Y
YvGa
Vc iria num açougueiro fazer uma cirurgia no coração!!! Se não entendeu agora, desculpa, não tenho mais como explicar…
Cara, como esse argumento é chato.
Primeiro que um açougueiro não pode operar um coração. Sabe por quê? Porque só existe uma forma de se aprender a operar o coração, que é numa faculdade de medicina. Você NÃO PODE comprar um cadáver por aí e treinar técnicas de operar coração, nem pode baixar um ser humano da internet e operar o coração dele.
Por tanto, só há uma forma de se aprender a ser médico, cursando medicina. Então é PROÍBIDO POR LEI um açougueiro operar um coração, porque ele não aprendeu a operar um coração.
Enquanto artistas plásticos e psicólogos podem bem aprender a programar, já que o conhecimento para tal está aí para todos, sem restrições.
A quem defende essa aberração de conselho vai um “causo” acontecido com uma conhecida minha recentemente. Ela, há uns 10 anos, formou-se em administração e se registrou no Conselho Regional de Administração. Pagou um ano e como não estava trabalhando na área não pagou mais. Agora está sendo executada judicialmente por todos os anos que deixou de pagar. E para surpresa dela, e minha também, quando soube, a anuidade do CRA, assim como a de TODOS os outros conselhos de classe, é uma categoria de tributo. Ou seja você TEM que pagar e pronto, não tem como, nem pra onde recorrer.
Ah, mas ela devia ter cancelado, devia ter feito isso, feito aquilo. Sim, devia. Mas ela está sendo processada por uma porcaria de um órgão inútil que nunca fez nada por ela e que muito pouco faz por qualquer um formado em administração. Ou vocês já ouviram falar de grandes feitos do CRA? Só serve pra encher as burras de suas diretorias.
É isso que vocês querem pra nós?
Eu concordo em gênero, número e grau com o Kiko nesse assunto. Nós não nos damos valor, e ter a esperança que virá um príncipe encantado montado no cavalo branco de um conselho pra nós salvar é inocência e preguiça demais pro meu entendimento.
P.S. Por essas chatices que tenho participado cada vez menos das discussões do GUJ.
K
kicolobo
Cara, como esse argumento é chato.
Primeiro que um açougueiro não pode operar um coração. Sabe por quê? Porque só existe uma forma de se aprender a operar o coração, que é numa faculdade de medicina. Você NÃO PODE comprar um cadáver por aí e treinar técnicas de operar coração, nem pode baixar um ser humano da internet e operar o coração dele.
Por tanto, só há uma forma de se aprender a ser médico, cursando medicina. Então é PROÍBIDO POR LEI um açougueiro operar um coração, porque ele não aprendeu a operar um coração.
Enquanto artistas plásticos e psicólogos podem bem aprender a programar, já que o conhecimento para tal está aí para todos, sem restrições.
A quem defende essa aberração de conselho vai um “causo” acontecido com uma conhecida minha recentemente. Ela, há uns 10 anos, formou-se em administração e se registrou no Conselho Regional de Administração. Pagou um ano e como não estava trabalhando na área não pagou mais. Agora está sendo executada judicialmente por todos os anos que deixou de pagar. E para surpresa dela, e minha também, quando soube, a anuidade do CRA, assim como a de TODOS os outros conselhos de classe, é uma categoria de tributo. Ou seja você TEM que pagar e pronto, não tem como, nem pra onde recorrer.
Ah, mas ela devia ter cancelado, devia ter feito isso, feito aquilo. Sim, devia. Mas ela está sendo processada por uma porcaria de um órgão inútil que nunca fez nada por ela e que muito pouco faz por qualquer um formado em administração. Ou vocês já ouviram falar de grandes feitos do CRA? Só serve pra encher as burras de suas diretorias.
É isso que vocês querem pra nós?
Eu concordo em gênero, número e grau com o Kiko nesse assunto. Nós não nos damos valor, e ter a esperança que virá um príncipe encantado montado no cavalo branco de um conselho pra nós salvar é inocência e preguiça demais pro meu entendimento.
P.S. Por essas chatices que tenho participado cada vez menos das discussões do GUJ.
Se este argumento contra “artistas” e “músicos” fosse válido, então não teríamos uma Apple.
Excelente argumento YvGA.
R
Rodrigo.Rocha
andre_salvati:
Por que você acha que o médico fica desvalorizado quando pessoas morrem na mão de açougueiros?
Eu poderia apostar que neste caso os médicos seriam ainda mais valorizados, e não menos!
R
Ruttmann
rmendes08:
andre_salvati:
kicolobo:
Não acho que a criação de conselhos de classes ajudem a resolver o problema. Burocracia por burocracia, já existem os sindicatos. Se eles não funcionam é porque as pessoas não participam.
Minha opinião também.
Dá pra ver aqui o problema. O pessoal prefere comentar “do açougueiro que faz cirurgia cardíaca” do que um assunto como esse.
Essa semana eu fiquei muito desconfortável. O SINDPD aqui de Santa Catarina tem lutado muito pra melhorar a situação dos profissionais de TI da nossa região. Apareceram 2 representantes do sindicato, entregaram uns panfletos pro pessoal e fizeram alguns comentários(tá um clima tenso entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores aqui em SC).
Meus colegas de trabalho ridicularizaram os caras. Ficaram fazendo comentário idiota depois que eles saíram.
O povo reclama pra caramba mas não corre atrás! Quantos que tão reclamando aqui já foram em uma Assembléia de Sindicato que seja? Nem que fosse só pra ouvir?
Ninguém para pra pensar para quê serve um sindicato? Preferem continuar carregando os maus exemplos de sindicatos de outras áreas, geridos por pessoas de mau caráter…
Aí acontece o que? Gente reclamando da situação e fazendo chacota com está lutando pro negócio mudar.
Eu também acho que regulamentação não é o melhor caminho. O melhor caminho é união, para com essa mania idiota de fazer “briga de tecnologia”, .Net brigando com Java e etc…
No fim das contas tá todo mundo no mesmo barco furado…
R
Rodrigo.Rocha
Por que você acha que terá mais sucesso e ser valorizado se criar uma organização política ao invés de um produto de software?
R
Ruttmann
Para quem foi essa pergunta?
R
Rodrigo.Rocha
Ruttmann:
Na verdade foi pro André, mas pode responder se quiser.
K
kicolobo
Sabe qual o problema com sindicatos? É o seguinte: mesmo você comparecendo e tal, como garantir que este de fato defenda os direitos dos funcionários ao invés dos donos das empresas?
Minha sugestão é que isto surja dos indivíduos: se houver uma conscientização em massa do valor de cada um, e todos ao invés de simplesmente aceitarem como cretinos mas sim questionar, acredito que a coisa muda.
E vai muito além: tem de correr atrás destes caras que vendem sistema de 50 reais, site de 10 centavos, etc.
R
Ruttmann
kicolobo:
Sabe qual o problema com sindicatos? É o seguinte: mesmo você comparecendo e tal, como garantir que este de fato defenda os direitos dos funcionários ao invés dos donos das empresas?
Minha sugestão é que isto surja dos indivíduos: se houver uma conscientização em massa do valor de cada um, e todos ao invés de simplesmente aceitarem como cretinos mas sim questionar, acredito que a coisa muda.
E vai muito além: tem de correr atrás destes caras que vendem sistema de 50 reais, site de 10 centavos, etc.
Aí que está X da questão.
Sindicato é coletivo. Não é só a cúpula que manda.
Pelo menos o sindicato aqui de Santa Catarina faz um trabalho transparente. No site, na sede do sindicato está tudo lá, atas, documentos, panfletos, tudo pra quem quiser ver. O problema é que não tem que queira, o pessoal se conforma com a situação…
Ainda sou estagiário, a empresa onde estagio é super burocrática pra contratações por conta da sede ser fora do Brasil. Tenho alguns colegas que já foram efetivados.
Trabalhando o tempo todo com DESENVOLVIMENTO, a empresa propôs a eles serem efetivados como técnico de suporte que depois iriam mudar na carteira de trabalho. Já se passou um ano e até agora nada de mudarem!
Se fosse comigo, não aceitaria de jeito nenhum. Tá cheio de empresa na cidade precisando de profissionais.
Esse tipo de coisa que não me desce, empresa que contrata errado pra pagar menos…
K
kicolobo
Ruttmann:
kicolobo:
Pelo menos o sindicato aqui de Santa Catarina faz um trabalho transparente. No site, na sede do sindicato está tudo lá, atas, documentos, panfletos, tudo pra quem quiser ver. O problema é que não tem que queira, o pessoal se conforma com a situação…
Ainda sou estagiário, a empresa onde estagio é super burocrática pra contratações por conta da sede ser fora do Brasil. Tenho alguns colegas que já foram efetivados.
Trabalhando o tempo todo com DESENVOLVIMENTO, a empresa propôs a eles serem efetivados como técnico de suporte que depois iriam mudar na carteira de trabalho. Já se passou um ano e até agora nada de mudarem!
Se fosse comigo, não aceitaria de jeito nenhum. Tá cheio de empresa na cidade precisando de profissionais.
Esse tipo de coisa que não me desce, empresa que contrata errado pra pagar menos…
Cuidado com este papo de “sindicato é coletivo”.
Isto é muito fácil de você subverter para um argumento do tipo: “o que é bom para as empresas é bom para os funcionários”.
R
Rodrigo.Rocha
Programadores ganham bem. Já viu quanto ganha um médico pelo SUS?
J
jmmenezes
kicolobo:
Desculpe, mas o que determina preço, salário, etc é a oferta e procura. Se tem cara que aceita programar para ganhar salario minimo, qual o problema com isso ?
O que sou a favor de uma regulamentação (e não vou entrar nessa discussão pois já foi feita antes) e que uma regulamentação pode ser boa, é se for feita uma boa fiscalização.
Se o cara contrata gente qualificada por salario minimo e consegue vender sistema por 50 reais, dando garantia e sendo uma empresa séria, não vejo problemas.
Hoje a empresa séria que contrata o programador CLT, oferece garantia dos sistemas que fornece sofre uma concorrência desleal com as empresas meketrefas que contratam terceiros PJ como funcionários, fazem serviço de péssima qualidade, etc. É a mesma coisa do lojista que concorre com o camelô.
Agora se com regulamentação vai ter fiscalização é outra história, mesmo pq no nosso país infelizmente muita coisa não funciona como deveria, e nesse caso começo a concordar com muitos argumentos contra a regulamentação.
E em relação ao mercado prostituído, infelizmente rola sim as pessoas não denunciarem por medo de não estarem mais empregadas. Eu já fui funcionário PJ de fabrica de software e sempre me contestei se valia a pena “comprar essa briga” e a conclusão que cheguei foi Não. Hoje como gestor de equipe de sistemas, sou contra funcionário PJ, a equipe toda de sistemas da empresa atual que trabalho é CLT, pessoas trabalhando com salarios compativeis com sua realidade profissional e mesmo assim, para as que reclamam, o mercado esta ai. Prezo ainda por ter a qualidade necessária dentro da empresa que trabalho (não preciso aqui somente de mega-ultra-master especialistas para fazer na maior parte das vezes sistemas de gestão de banco de dados) e se precisar pagar mais por isso, também brigarei por isso.
A conclusão que tenho é que a questão valorização depende muito mais do profissional em si e da demanda. Fazer sistemas na década de 90 era muito mais complexo que hoje em virtude da quantidade de documentação que existe hoje principalmente e da complexidade das coisas. Não existia Google, os fórums (que eram as BBSs as vezes) tinham menos gente, menos conteúdo. Não é a toa que conheci programadores de páginas ASP ganhando R$ 10 k por mês nessa época. Hoje se quer boas oportunidades precisa ser um profissional diferenciado ou senão mudar de área, por exemplo abrindo sua própria empresa, pagando funcionários, vendendo os serviços e lucrando alto com isso.
R
Ruttmann
kicolobo:
Ruttmann:
kicolobo:
Cuidado com este papo de “sindicato é coletivo”.
Isto é muito fácil de você subverter para um argumento do tipo: “o que é bom para as empresas é bom para os funcionários”.
Eu entendo o seu ponto de vista e concordo.
Mas o que você citou só acontece porque a nossa classe não participa suficientemente dos sindicatos. Pode acreditar que a situação seria, pelo menos, um pouco melhor se o povo demonstrasse interesse.
V
Vina
Volto a bater na mesma tecla: os salários são baixos para quem não se especializa em nada. O cara trabalha a sei lá, 10, 15 anos desenvolvendo crud sem vergonha e acha que merece alguma coisa só porque fez faculdade? Me poupe né? Eu fazia isso com 14 anos na época do combo CGI/Perl e já achava isso fácil. Quem quer passar a vida fazendo sistemas de complexidade baixa, terá que se contentar em ganhar pouco mesmo.
Tem muita tecnologia de ponta com poucos especialistas. Estava conversando com um dos meus professores, e ele me disse a dificuldade de encontrar profissionais que consigam trabalhar com processamento de imagens. É uma área que, além de ser bastante desafiadora, possui muito mercado, principalmente nas áreas da saúde e da robótica.
R
Ruttmann
Vina:
Volto a bater na mesma tecla: os salários são baixos para quem não se especializa em nada. O cara trabalha a sei lá, 10, 15 anos desenvolvendo crud sem vergonha e acha que merece alguma coisa só porque fez faculdade? Me poupe né? Eu fazia isso com 14 anos na época do combo CGI/Perl e já achava isso fácil. Quem quer passar a vida fazendo sistemas de complexidade baixa, terá que se contentar em ganhar pouco mesmo.
Tem muita tecnologia de ponta com poucos especialistas. Estava conversando com um dos meus professores, e ele me disse a dificuldade de encontrar profissionais que consigam trabalhar com processamento de imagens. É uma área que, além de ser bastante desafiadora, possui muito mercado, principalmente nas áreas da saúde e da robótica.
Processamento de imagens realmente é uma área carente de profissionais.
Na Universidade onde estudo foram apresentados 2 TCC’s nessa área, show de bola! Temos um professor muito focado nessa área, e o cara é fera como orientador!
Um TCC foi um aplicativo desenvolvido para iOS que a partir de uma fotografia de uma pinta na pele, ajudava a fazer um pré-diagnóstico de um possível melanoma. Idéia fantástica, que foi desenvolvida em conjunto com vários dermatologistas e realmente funciona!
Outro TCC identificava plantas através da fotografia de uma folha da mesma. Ainda um pouco “beta”(o usuário tem de apontar o pecíolo e a ponta da folha), mas igualmente interessante.
Vou procurar o site pra quem quiser dar uma olhada, depois edito aqui.
A
andre_salvati
Rodrigo.Rocha:
Ruttmann:
Na verdade foi pro André, mas pode responder se quiser. :)
Prezados, sindicatos e conselhos de classe são coisas completamente diferentes (kicolobo, esse tema por si só, já seria um ótimo tema para um pesquisa).
Sabe srs, fui num advogado essa semana e ele me deu o preço de um mandato de segurança:
Deixa eu ver aqui no site da OAB, R$3100…
Por um lapso de tempo senti uma certa inveja do Dr. q me atendia, mas enfim, tarde demais para mudar…
O pessoal de TI é desunido por q tem mania de achar q sabe tudo e que não precisa de ninguém. Humildade é algo muito bom para categorias profissionais tb!!!
Enquanto isso, eu toco a boiada, não vou mudar o mundo. E ela tah engordando…
R
Rodrigo.Rocha
Por que acha que programadores deveriam valer o mesmo que pessoas que trabalham com salvar vidas ou com livrar pessoas da prisão?
A
andre_salvati
Rodrigo,
a partir de agora vou responder apenas perguntas inteligentes. É claro que o “inteligente” é subjetivo e ficará a meu critério.
Abs.
R
Rodrigo.Rocha
Só tentando entender mesmo por que no meu caso, todos ficam maravilhados quando falo que sou programador. Não vejo falta de valorização.
Por que você acha que programadores devem se unir com quem não tem valor pra oferecer?
K
kicolobo
Te respondo: por que a responsabilidade por trás do ato de programar é monstruosa.
O que você acha que controla os aviões em vôo? (salvamos vidas aqui)
O que você acha que controla hospitais, centros de energia, etc? (salvamos vidas aqui também)
O que você acha que controla suas contas? (ajudamos a livrar pessoas da prisão por erros manuais)
O que você acha que impede que o trânsito pare totalmente hoje?
O que você acha que controla basicamente tudo hoje?
Acha que estas coisas são feitas manualmente? Vocês vão ver um momento histórico aqui no GUJ: to concordando com o André Salvati.
Esta foi uma das perguntas mais estúpidas que já vi no GUJ.
Por que estúpida? Bom: primeiro por que parte de um programador. Segundo por que fica nítido que quem pergunta sequer tem noção a respeito do que de fato faz e da importância do que faz.
Sabe qual programador é que não merece ganhar porra nenhuma? Os irresponsáveis.
R
Ruttmann
Te respondo: por que a responsabilidade por trás do ato de programar é monstruosa.
O que você acha que controla hospitais, centros de energia, etc? (salvamos vidas aqui também)
O que você acha que controla suas contas? (ajudamos a livrar pessoas da prisão por erros manuais)
Acha que estas coisas são feitas manualmente? Vocês vão ver um momento histórico aqui no GUJ: to concordando com o André Salvati.
Esta foi uma das perguntas mais estúpidas que já vi no GUJ.
Por que estúpida? Bom: primeiro por que parte de um programador. Segundo por que fica nítido que quem pergunta sequer tem noção a respeito do que de fato faz e da importância do que faz.
Sabe qual programador é que não merece ganhar porra nenhuma? Os irresponsáveis.
Pera ae, deixa eu imprimir isso, emoldurar e pendurar no meu quarto.
Demais!
R
Rodrigo.Rocha
Quando um programador é contratado ele não tem que abrir mão do que ele produz para o empregador por contrato? Fizeram isso comigo em um sistema CRUD, imagina sistemas aviônicos.
R
Ruttmann
E o que isso tem a ver com a discussão até agora?
O conhecimento é de quem programa, não de quem contrata…
V
Vina
Errado Kicolobo. São pouquíssimos os programadores que desenvolvem sistemas nesse nível de complexidade. E nesses casos, a maioria dos envolvidos são especialistas, ou na tecnologia em questão, ou no negócio. A maioria dos programadores desenvolvem sistemas não críticos, de complexidade baixa e impacto na sociedade baixo. Esses não devem ganhar muito mesmo, já que é fácil chegar no nível de conhecimento necessário (nem precisa de faculdade). Quanto aos que desenvolvem sistemas de complexidade e criticidade alta, devem sim ganhar e muito bem pelo que produzem, tanto pela escassez desse tipo de profissional como pelas responsabilidades atribuídas.
K
kicolobo
Errado Kicolobo. São pouquíssimos os programadores que desenvolvem sistemas nesse nível de complexidade. E nesses casos, a maioria dos envolvidos são especialistas, ou na tecnologia em questão, ou no negócio. A maioria dos programadores desenvolvem sistemas não críticos, de complexidade baixa e impacto na sociedade baixo. Esses não devem ganhar muito mesmo, já que é fácil chegar no nível de conhecimento necessário (nem precisa de faculdade). Quanto aos que desenvolvem sistemas de complexidade e criticidade alta, devem sim ganhar e muito bem pelo que produzem, tanto pela escassez desse tipo de profissional como pelas responsabilidades atribuídas.
Oi Vina, seu ponto é muito válido.
No entanto é interessante observar que TODO sistema mal escrito pode gerar prejuízos e grandes para seus clientes.
Não convém minimizar a coisa com algo do tipo: “é apenas um sistema de padaria” por que não é: é o sistema que controla a gestão daquele estabelecimento que conta com aquelas informações.
E outra: o que é um sistema crítico? Há níveis de criticidade e, se você for levar em consideração que o sistema surge pra suprir uma necessidade do cliente, é muito mais raro encontrar um sistema que seja inútil: neste caso nem teria razão pra ser implementado.
V
Vina
kicolobo:
No entanto é interessante observar que TODO sistema mal escrito pode gerar prejuízos e grandes para seus clientes.
Não convém minimizar a coisa com algo do tipo: “é apenas um sistema de padaria” por que não é: é o sistema que controla a gestão daquele estabelecimento que conta com aquelas informações.
E outra: o que é um sistema crítico? Há níveis de criticidade e, se você for levar em consideração que o sistema surge pra suprir uma necessidade do cliente, é muito mais raro encontrar um sistema que seja inútil: neste caso nem teria razão pra ser implementado.
Sim, um sistema mal escrito pode gerar prejuízo. Da mesma forma que uma campanha de marketing mal feita também o faz. E assim uma implementação equívoca de processo, um concerto hidráulico mal feito. Mas aí a responsabilidade de contratar o serviço é apenas da empresa. Ela determina a criticidade e o prejuízo potencial de uma possível falha para contratar a empresa X ou Y. E quanto digo sistema crítico, digo um sistema onde uma falha cause um grande impacto.
O problema é colocar todos os programadores no mesmo saco, pelo fato de serem programadores. Se um programador que ser valorizado, que se valorize antes! Estude, obtenha conhecimento, pesquise tecnologias emergentes, tente sempre se superar e almejar novos desafios. O salário mais alto será apenas consequência nesse caso.
K
kicolobo
Vina:
kicolobo:
Sim, um sistema mal escrito pode gerar prejuízo. Da mesma forma que uma campanha de marketing mal feita também o faz. E assim uma implementação equívoca de processo, um concerto hidráulico mal feito. Mas aí a responsabilidade de contratar o serviço é apenas da empresa. Ela determina a criticidade e o prejuízo potencial de uma possível falha para contratar a empresa X ou Y. E quanto digo sistema crítico, digo um sistema onde uma falha cause um grande impacto.
O problema é colocar todos os programadores no mesmo saco, pelo fato de serem programadores. Se um programador que ser valorizado, que se valorize antes! Estude, obtenha conhecimento, pesquise tecnologias emergentes, tente sempre se superar e almejar novos desafios. O salário mais alto será apenas consequência nesse caso.
Oi Vina, concordo com você (seus argumentos são realmente muito bons): realmente não é uma boa colocar todo mundo no mesmo saco.
No entanto acho que é fundamental que seja divulgada a responsabilidade do ato de codificar, que vai nos trazer os seguintes ganhos:
Valorização profissional
Melhoria da qualidade do mercado (programadores ruins são menos valorizados, o que leva a menos demanda por eles, etc)
Saca?
A
andre_salvati
Vina:
Vina, colocar “todos os programadores no mesmo saco” não é o problema, é a solução. Existe um nível de conhecimento básico para quem se propõe a seguir essa carreira, a natureza de software é complexa. Eu quero estar e estou no mesmo saco de Engenheiros (de software!!!) que desenvolvem sistemas críticos. O que não dá pra continuar acontecendo é consultorias medíocres contratando profissionais medíocres por valores medíocres para projetos medíocres. Isso desvaloriza a classe como um todo, nivela por baixo todos os profissionais…
Se o Zé da padaria quiser contratar o sobrinho que se formou em artes plásticas, o problema é dele. O sobrinho não é Engenheiro (de Software!!!), é um “programador” genérico.
V
Vina
andre_salvati:
Vina, colocar “todos os programadores no mesmo saco” não é o problema, é a solução. Existe um nível de conhecimento básico para quem se propõe a seguir essa carreira, a natureza de software é complexa. Eu quero estar e estou no mesmo saco de Engenheiros (de software!!!) que desenvolvem sistemas críticos. O que não dá pra continuar acontecendo é consultorias medíocres contratando profissionais medíocres por valores medíocres para projetos medíocres. Isso desvaloriza a classe como um todo, nivela por baixo todos os profissionais…
Se o Zé da padaria quiser contratar o sobrinho que se formou em artes plásticas, o problema é dele. O sobrinho não é Engenheiro (de Software!!!), é um “programador” genérico.
Não é possível exigir a todos um determinado nível de conhecimento acima do que o que temos hoje na média dos programadoress. Primeiro porque isso seria utópico. Segundo porque nem todos os projetos demandam profissionais desse tipo. Concordo que existem muitos projetos baratos e ruins com profissionais ruins. Mas isso acontece em todos as áreas, não somente na TI.
Além disso, o que classificaria um Engenheiro de Software? Que conhecimentos básicos são esses? A computação e a tecnologia da informação são áreas gigantescas, muito pouco exploradas quando comparadas com a Engenharia Civil, por exemplo. Os processos de desenvolvimento de software são muito novos para se tornarem pilares de alguma coisa. O que é pattern hoje, daqui a cinco anos pode ser anti-pattern. Por essas e outras o POSCOMP tenta abordar apenas os fundamentos da Ciência da Computação, para não se tornar obsoleto ao longo do tempo, mas ao mesmo tempo os conhecimentos necessários são muito pouco práticos comparados a provas de outras áreas do saber.
Em tempo: o desenvolvimento de software não é tão complexo quanto se diz. Ele já foi muito mais complexo e a tendência é se tornar cada vez mais simples. Concordo que desenvolver sistemas concorrentes com compartilhamento de sessão em diversos nós pode se tornar uma tarefa difícil, assim como planejar um sistema de recomendação baseado em algoritmos de aprendizado de máquina. Mas a maioria esmagadora dos projetos tem uma complexidade computacional baixa.
A valorização do profissional está muito mais próxima da superação pessoal do que do fortalecimento da classe.
A
andre_salvati
Vina:
Em tempo: o desenvolvimento de software não é tão complexo quanto se diz. Ele já foi muito mais complexo e a tendência é se tornar cada vez mais simples. Concordo que desenvolver sistemas concorrentes com compartilhamento de sessão em diversos nós pode se tornar uma tarefa difícil, assim como planejar um sistema de recomendação baseado em algoritmos de aprendizado de máquina. Mas a maioria esmagadora dos projetos tem uma complexidade computacional baixa.
A valorização do profissional está muito mais próxima da superação pessoal do que do fortalecimento da classe.
Ok Vina, então vc deve achar que o desenvolvimento de um sistema de bilhetagem de transportes para a cidade de São Paulo deve ser simples e que os profissionais ganham pouco pq não procuram desafios mais interessantes. A maioria dos projetos críticos é tocada dessa maneira hoje no Brasil, ou vc pode nos ajudar com alguma exceção!?
Y
YvGa
andre_salvati:
Cara, eu vejo isso um pouco como delegar a outros uma culpa que é só minha. Se as consultorias medíocres contratam profissionais medíocres para projetos medíocres é porque há quem queira esses projetos medíocres. Eu tenho todas as ferramentas necessárias para sair dessa mediocridade e trilhar caminhos melhores, como você mesmo disse.
Ninguém ganha menos do que merece por muito tempo, pode apostar. O mercado não é injusto, pelo não especificamente na nossa área, para não entrar em discussão politico-econômica. Se o cara ganha pouco para o que ele produz, logo ele mesmo vai atras e consegue um salário melhor, seja na própria empresa, seja em outra, tornando claro que o que ele pede está de acordo com o que ele pode dar em troca.
E quando chega o ponto em que a maior parte das empresa já não está disposta a pagar o quanto o cara acha que deveria é porque chegou a hora dele trilhar seu próprio caminho.
O que eu vejo muito são profissionais desinteressados, que não estudam, não buscam formas melhores, deixam o tempo passar e acham que porque o tempo passou merecem ganhar mais. Não merecem.
E não vou culpar empresas e empresário por não conseguirem ver a diferença entre os bons e os mais ou menos, na verdade tenho pena desses que não conseguem discernir porque o preço que eles pagam por isso é alto, invariavelmente.
A
andre_salvati
Volto a reafirmar, não é uma questão individual, é uma questão coletiva.
Posso inverter sua argumentação e alegar que os profissionais são “desinteressados” pq ganham pouco.
Se fosse estabelecido um mínimo, haveria condições para bons projetos e profissionais mais interessados.
V
Vina
andre_salvati:
Ok Vina, então vc deve achar que o desenvolvimento de um sistema de bilhetagem de transportes para a cidade de São Paulo deve ser simples e que os profissionais ganham pouco pq não procuram desafios mais interessantes. A maioria dos projetos críticos é tocada dessa maneira hoje no Brasil, ou vc pode nos ajudar com alguma exceção!?
O sistema de bilhetagem de transporte nunca teve uma falha de software. Eu pelo menos nunca soube de nada do tipo. Já vi casos de uma estação estar fora do ar, mas era o caso de indisponibilidade da internet local. Se a empresa paga mal os desenvolvedores, aí é outra questão, porque o importante é que o cliente recebeu um produto de qualidade que atende perfeitamente aquilo a qual o foi planejado. E duvido que os desenvolvedores desse projeto sejam tão mal pagos assim. Se eles são mal pagos, é porque os requisitos para se trabalhar no projeto são baixos, logo, há mais pessoas disponíveis para aceitar o emprego. Nenhuma empresa, salvo em ocasiões especiais e raras exceções, se arrisca a pagar mal um tipo de profissional de difícil reposição.
D
douglaskd
Vina:
andre_salvati:
O sistema de bilhetagem de transporte nunca teve uma falha de software. Eu pelo menos nunca soube de nada do tipo. Já vi casos de uma estação estar fora do ar, mas era o caso de indisponibilidade da internet local. Se a empresa paga mal os desenvolvedores, aí é outra questão, porque o importante é que o cliente recebeu um produto de qualidade que atende perfeitamente aquilo a qual o foi planejado. E duvido que os desenvolvedores desse projeto sejam tão mal pagos assim. Se eles são mal pagos, é porque os requisitos para se trabalhar no projeto são baixos, logo, há mais pessoas disponíveis para aceitar o emprego. Nenhuma empresa, salvo em ocasiões especiais e raras exceções, se arrisca a pagar mal um tipo de profissional de difícil reposição.
isso na sua cabeça
“arrisca a pagar mal um tipo de profissional de difícil reposição.”
ja vi várias vagas que ficam abertas por meses, não tem profissional ou até tem, mas o profissional prefere não aceitar por causa do salário, neste momento começam a aparecer artigos dizendo que não tem gente qualificada, que de acordo com pesquisas faltará xxx mil profissionais para o ano xx.
avah, cara de pau. e o pior que tem gente, como você que acredita nisso =))))))
A
andre_salvati
Vina:
andre_salvati:
Te garanto que não passa de 10000, talvez menos. Quando perguntaram na CPI qual era o custo, o Presidente ficou com vergonha de responder.
Se são mal pagos o problema é meu tb, tanto como profissional (classe desvalorizada) quanto como cidadão (dinheiro público engordando bolso de empresários).
Vamos lá, tem outro exemplo de projeto crítico onde os profissionais são “super bem remunerados”? Precisamos de mais fatos e menos lero-lero…
R
Ruttmann
douglaskd:
Vina:
andre_salvati:
isso na sua cabeça
“arrisca a pagar mal um tipo de profissional de difícil reposição.”
ja vi várias vagas que ficam abertas por meses, não tem profissional ou até tem, mas o profissional prefere não aceitar por causa do salário, neste momento começam a aparecer artigos dizendo que não tem gente qualificada, que de acordo com pesquisas faltará xxx mil profissionais para o ano xx.
avah, cara de pau. e o pior que tem gente, como você que acredita nisso =))))))
Nosso setor passa por isso agora.
Procurem aí a média salarial de um profissional PeopleSoft por exemplo. Depois procura o salário médio de um profissional SAP.
A diferença é gritante, e tudo porque não se acha profissional PeopleSoft.
Minha empresa não quer pagar o que se cobra, e tá com vagas em aberto…
V
Vina
Olha, sinceramente não é isso que eu vejo no mercado. O que tenho visto é que há áreas da computação com muito poucos profissionais. Já dei o exemplo da área de reconhecimento de imagens que paga muito bem aqui em Campinas. Outra área que demanda muitos especialistas em São Paulo é o Big Data/Data Mining. Tenho uma professora que trabalha em uma empresa de logística, e um dos projetos dela foi desenvolver um software de acomodação de boxes em um container. Os algoritmos usados foram altamente baseados na área de Otimização Combinatória, onde ela fez seu doutorado. Ela escolhe onde quer trabalhar e com o quê quer trabalhar, com o salário que quiser.
Esse é o tipo de especialista que eu estou falando: especialista em computação, não em ferramenta. Ser especialista em ferramenta não vai te destacar muito mesmo, porque no final das contas a empresa pode preferir pegar uma pessoa sem experiência e treinar ela até conseguir o nível de conhecimento necessário para o projeto.
D
douglaskd
Vina:
Olha, sinceramente não é isso que eu vejo no mercado. O que tenho visto é que há áreas da computação com muito poucos profissionais. Já dei o exemplo da área de reconhecimento de imagens que paga muito bem aqui em Campinas. Outra área que demanda muitos especialistas em São Paulo é o Big Data/Data Mining. Tenho uma professora que trabalha em uma empresa de logística, e um dos projetos dela foi desenvolver um software de acomodação de boxes em um container. Os algoritmos usados foram altamente baseados na área de Otimização Combinatória, onde ela fez seu doutorado. Ela escolhe onde quer trabalhar e com o quê quer trabalhar, com o salário que quiser.
Esse é o tipo de especialista que eu estou falando: especialista em computação, não em ferramenta. Ser especialista em ferramenta não vai te destacar muito mesmo, porque no final das contas a empresa pode preferir pegar uma pessoa sem experiência e treinar ela até conseguir o nível de conhecimento necessário para o projeto.
mas não adianta se basear nas exceções, então pra ter uma boa qualidade de vida precisa ter doutorado e trabalhar com Otimização Combinatória. sou de campinas também =)) qual o nome do lugar que trabalha com reconhecimento de imagens ?
por que com doutorado, um professor concursado na USP ganha 15k, qualquer concurso RF, ou em Bancos paga 13k… 14k. no mínimo (e o trabalho é tranquilo e estavel)
A
andre_salvati
Vina:
Vc está comparando peras com laranjas. Vc acha que todos os médicos que são cardiologistas fazem transplantes!?! Não, só os que se especializaram nisso e certamente eles recebem mais do que um cardiologista que só fica no consultório. Contudo, a profissão de medicina é regulamentada, existe um valor mínimo, um ponto de partida. O mesmo com advogados, o mesmo com engenheiros.
Vc sabia que no Canadá existe um valor mínimo/hora para qq profissão, desde eletricista até programador!?!?
V
Vina
André, não sei se você sabe, mas um cardiologista precisa passar por uma faculdade de Medicina, que demora no mínimo seis anos, mais uma especialização em Cardiologia, que demora mais dois anos no mínimo. A partir de então ele se torna um cardiologista. São no mínimo oito anos de estudo, o que é menos do que a formação de um especialista na área de Computação, considerando um bacharelado de quatro anos e um mestrado de dois anos. E eles não ganham bem porque há um “limite mínimo estabelecido”. Eles ganham bem porque são profissionais raros. Há poucas faculdades de medicina no Brasil, e menos ainda programas de especialização.
Douglas, quanto às empresas, eu sei que a Embrapa e o Instituto Eldorado trabalham com processamento de Imagens. Mas há algumas startups demandando serviços assim também, sei disso pois o meu professor de Álgebra Linear trabalha em uma empresa menor fazendo processamento de imagens de raio-X.
A
andre_salvati
Vina, ninguém é melhor do que ninguém. Se vc se sente “menos” do que um cardiologista e sente que sua função no planeta é “menor” então seu problema é de auto-estima, não tenho como discutir…
Cardiologistas ganham bem pq ninguém pode sair por aí dizendo que é cardiologista, sim, regulamentação também reduz a oferta e aumenta a procura.
V
Vina
Não é ser melhor ou pior. É apenas uma questão lógica: quanto maior for o tempo necessário de estudo para executar uma profissão, menor será a oferta de profissionais dela. Logo, esse profissional será valorizado naturalmente, pois existem poucas pessoas com esse conhecimento. Na Advocacia isso também acontece: são poucos os que conseguem passar no exame da OAB e exercer a profissão. Logo, os honorários desses profissionais são altíssimos, novamente por conta da oferta x procura.
E se eu tivesse problemas de autoestima, não estaria defendendo a valorização pessoal. Pra mim quem precisa de um conselho ou de artifícios legislativos para subir na carreira ou para se valorizar é que tem esse tipo de problema.
A
A_H_Gusukuma
Não podemos esquecer de duas coisas, uma é o fator barreira-de-entrada, outro é a lei da oferta e procura.
Por barreira-de-entrada, estamos falando das pré-condições para exercer a função, quais são as barreiras-de-entrada para ser um programador? Quais são para ser um cirurgião-cardíaco?
Por lei da oferta e procura, quantos programadores eu consigo atrair com R$ X e quantos médicos especialistas por R$ Y?
Quantos profissionais o mercado precisa de cada tipo?
Isso sem levar em consideração, outros fatores tão ou mais importantes do que o salário. Condições de trabalho, carreira, salário-indireto, etc.
R
rmendes08
andre_salvati:
Vina:
Vc está comparando peras com laranjas. Vc acha que todos os médicos que são cardiologistas fazem transplantes!?! Não, só os que se especializaram nisso e certamente eles recebem mais do que um cardiologista que só fica no consultório. Contudo, a profissão de medicina é regulamentada, existe um valor mínimo, um ponto de partida. O mesmo com advogados, o mesmo com engenheiros.
Vc sabia que no Canadá existe um valor mínimo/hora para qq profissão, desde eletricista até programador!?!?
No Brasil também. Chama-se salário mínimo, vale uns R$ 650,00. A diferença é que é um valor mensal.
A
andre_salvati
A H Gusukuma:
Não podemos esquecer de duas coisas, uma é o fator barreira-de-entrada, outro é a lei da oferta e procura.
Na prática, as duas estão relacionadas. A barreira de entrada reduz o número de profissionais habilitados reduzindo a oferta. A vantagem é que a qualidade dos projetos aumenta assim como o valor dos profissionais.
L
LukeAsiq
No Canada existe um minimo/hora provincial, mas não por profissão. O que acontece é que lá eles valorizam o trabalho. Um profissional recém formado em CC ganha na média de CA$50.000 anuais. A diferença na remuneração entre um profissional Junior, Pleno e Sênior também tão é tão grande como vemos aqui. Por lá os salários são mais equiparados, entre todas as profissões.
A
andre_salvati
Pois é, mas no Canadá a profissão é regulamentada…
Brasileiro é preguiçoso até pra copiar o que dá certo, estou “contente” pra caramba pq agora teremos o Gmail jabuticaba para não sermos mais espionados… kkk
A
andre_salvati
rmendes08:
andre_salvati:
Vina:
No Brasil também. Chama-se salário mínimo, vale uns R$ 650,00. A diferença é que é um valor mensal.
Não, lá é bem diferente, seguem referências para estudarmos mais o assunto…
Parece-me tb que as associações de classes fazem um bom trabalho de pesquisa e trazem bastante informações para os profissionais por lá…
Brasileiro é preguiçoso até pra copiar o que dá certo, estou “contente” pra caramba pq agora teremos o Gmail jabuticaba para não sermos mais espionados… kkk
Vc diz que aqui no Canada a profissao e regulamentada? De maneira alguma, ja trabalho a 3 anos aqui, nunca ouvi falar disso, tb nao encontrei nada a respeito.
A “non-regulated” occupation is a profession/trade for which there is no legal requirement or restriction on practice with regard to licences, certificates, or registration. The vast majority of occupations in Canada fall into this category
Nao e preciso de nenhum tipo de licenca pra atuar na area por aqui!
Mandei os links aí, a PROFISSÃO É REGULAMENTADA conforme descrito no site da HRSDC.
Pode nos contar mais sobre seu caso? Claro que por aí tb deve ter o jeitinho, mas não deve ser a regra como é no Brasil.
L
LukeAsiq
Vc diz que aqui no Canada a profissao e regulamentada? De maneira alguma, ja trabalho a 3 anos aqui, nunca ouvi falar disso, tb nao encontrei nada a respeito.
Eu não havia comentado pois não tinha certeza, mas pesquisei migração pro Canada uma época e não lembrava de ver nada sobre regulamentação. Os links que tu passou indicam que é uma profissão RECONHECIDA, ou seja, tu pode se contratado formalmente como desenvolvedor.
A
andre_salvati
Srs, eu dei a faca e o queijo.
Leiam e utilizem sua habilidade de interpretar textos.
A
andre_salvati
Leia até o final…
[b]Employment requirements
A bachelor’s degree in computer science or in another discipline with a significant programming component or Completion of a college program in computer science is usually required.
Specialization in programming for engineering and scientific applications requires specific post-secondary study or experience.[/b]
V
Vina
André, você que precisa aprender a interpretar textos. Você está muito equivocado. O National Occupation Classfication do Canadá tem como objetivo a classificação de grupos de profissões (o próprio nome deixa claro isso). Não há regulamentação nenhuma em cima dessas profissões.
As profissões regulamentadas são classificadas por região, mas basicamente a lista é essa:
Accountant, certified general
Accountant, certified management
Accountant, chartered
Agrologist
Agrologist, technical
Architect
Audiologist and speech-language pathologist
Chiropractor
Dental hygienist
Dentist
Denturist
Dietitian
Engineer
Engineering and Applied Science Technician, Technologist
Geoscientist
Land surveyor
Lawyer
Medical laboratory technologist
Midwife
Naturopath
Nurse, licensed practical
Nurse, registered
Nurse, registered psychiatric
Occupational therapist
Optician
Optometrist
Pharmacist
Physician
Physiotherapist
Podiatrist
Psychologist
Respiratory therapist
School clinician
Social worker
Teacher
Veterinarian
Nada de Programadores ou Analistas de Sistemas aí.
Abaixo vou deixar alguns links que encontrei de profissões reguladas no Canadá.
Aparentemente a unica pessoa que nao sabe interpretar um texto e o senhor. Alias, em nenhum lugar nos enderecos que vc passou esta escrito que e preciso de uma LICENCA para travalhar na area de computacao.
Leia até o final…
A bachelor’s degree in computer science or in another discipline with a significant programming component or Completion of a college program in computer science is usually required.
Specialization in programming for engineering and scientific applications requires specific post-secondary study or experience.[/b]
ohohohohohohoh
Quem nao sabe interpretar texto agora?
Primeiro como citei anteriormente esta no primeiro link. Para uma profissao ser considerada regulamentada, uma licenca de um entidade reguladora “regulatory body” faze-se necessaria.
No texo que vc postou afirma-se apenas que um curso superior e geralmente requerido. “usually required”.
Ok, tb nem 8 nem 80.
A profissão NÃO é regulamentada, mas existe uma orientação para quem quem queira trabalhar na área tenha educação formal na mesma.
Quanto à questão do menor valor/hora vou falar com um amigo que mora em Toronto.
V
Vina
Existe uma orientação, ok. Mas quem manda mesmo é o mercado. Ele que determina se quer profissionais formados ou não, da universidade X ou Y ou com A ou B anos de experiência.
R
Rodrigo.Rocha
Engenheiros de software tb são desvalorizados?!?!?
R
rmendes08
Por raios, o que seria um Engenheiro de Software ?
R
Rodrigo.Rocha
rmendes08:
Agora estou confuso. Achava que era um programador com mais valor pra oferecer.
R
rmendes08
Rodrigo.Rocha:
rmendes08:
Agora estou confuso. Achava que era um programador com mais valor pra oferecer.
Hmmm … legal, nunca tinha ouvido essa definição. Geralmente quando eu ouço o termo isso me remete a desenhador de caixinha ou assinador de documento…
Mas é como disseram alguns posts atrás … tudo vai da especialização e é claro, se existe oferta na região. Eu não vejo muita perspectiva para um especialista em Big Data em Pindamanhangatatauba do Rio Amarelo de Santa Cruz, Amapá …
A
andre_salvati
Aos desinformados ou que estão com preguiça de usar o Google…
A
andre_salvati
Manda nada, quem manda sou eu.
Se vier com esse papinho de estudou em USP, FATEC, Mackenzie, perde ponto…
Se vier com esse papinho de quantos anos de experiência em JSP, Servlet, EJB, já encerro…
Se não quiser falar empresa, projeto, valor, benefícios, nem perco tempo com entrevista, ele é muito precioso…
Vina, o tempo e a experiência vão te ensinar, só espero q não demore muito.
É cada um por si e Deus por todos mesmo.
R
rmendes08
andre_salvati:
Aos desinformados ou que estão com preguiça de usar o Google…
Bom, só espero que você não tenha tido a mesma preguiça para ler as entradas que você postou, pois elas não adicionam nenhuma informação que não tenha sido discutido no fórum. Aquilo que é chamado de “Engenheiro de Software” pode ser muito bem chamado de desenvolvedor, programador, analista, blablaba. Sem considerar a discussão sobre desenvolvimento de software ser ou não engenharia, outro tema batido.
Enfim, pra mim, a melhor postura que eu já ouvi falar no mercado sobre nomenclaturas, etc. foi a da Thoughtworks. Te entregam um crachá em branco e o cara escreve o cargo que quer …
A
andre_salvati
rmendes08:
Bom, só espero que você não tenha tido a mesma preguiça para ler as entradas que você postou, pois elas não adicionam nenhuma informação que não tenha sido discutido no fórum. Aquilo que é chamado de “Engenheiro de Software” pode ser muito bem chamado de desenvolvedor, programador, analista, blablaba. Sem considerar a discussão sobre desenvolvimento de software ser ou não engenharia, outro tema batido.
Enfim, pra mim, a melhor postura que eu já ouvi falar no mercado sobre nomenclaturas, etc. foi a da Thoughtworks. Te entregam um crachá em branco e o cara escreve o cargo que quer …
Não preciso, eu sei muito bem o que falei, estou acostumado a manter a consistência, e inclusive, admitir erros. Quantas vezes vc leu e releu meus posts, sabidão? Decorou?
Ainda estou esperando exemplos de de profissionais “mosca-brancas” em projetos críticos que são valorizados, vamos falar em valores. Alguém se prontifica??
J
JMan
A “non-regulated” occupation is a profession/trade for which there is no legal requirement or restriction on practice with regard to licences, certificates, or registration. The vast majority of occupations in Canada fall into this category
Nao e preciso de nenhum tipo de licenca pra atuar na area por aqui!
J
JMan
A profissao nao e regulamentada! Onde vc viu isso? Pode indicar?
J
JMan
andre_salvati:
Srs, eu dei a faca e o queijo.
Leiam e utilizem sua habilidade de interpretar textos.
Aparentemente a unica pessoa que nao sabe interpretar um texto e o senhor. Alias, em nenhum lugar nos enderecos que vc passou esta escrito que e preciso de uma LICENCA para trabalhar na area de computacao.
E uma descricao do que e geralmente necessario para alguem ser classificado como um profissional na area citada.
Esse papo de ter dado faca e o queijo na mao e nao querer apontar e debater me parece aquela historia da complexo do pombo enxadrista.
J
JMan
andre_salvati:
Maracuja:
Aparentemente a unica pessoa que nao sabe interpretar um texto e o senhor. Alias, em nenhum lugar nos enderecos que vc passou esta escrito que e preciso de uma LICENCA para travalhar na area de computacao.
Leia até o final…
ohohohohohohoh
Quem nao sabe interpretar texto agora?
Primeiro como citei anteriormente esta no primeiro link. Para uma profissao ser considerada regulamentada, uma licenca de um entidade reguladora “regulatory body” faze-se necessaria.
No texo que vc postou afirma-se apenas que um curso superior e geralmente requerido. “usually required”.
J
JMan
E claro que existe uma orientacao, a mesma coisa no brasil de certa forma (embora nao acho que tenha uma lista compilada e bem feita como o NOC Canadense), na maioria das empresas (pelo menos nas maiores e melhores) um titulo de bacharel e gealmente requerido para uma posicao de Analista de Sistemas. Alias, tambem nao existe uma obrigacao de se pagar um valor minimo, estabelecido em algum lugar. Existe apenas o salario minimo (que e por provincia, e cada provincia tem o seu montante). Nada alem disso.
EDITANDO
So para informacao, quanto a salarios aqui; E mais ou menos por aqui: