É gente … esses de valor da certificação aqui no guj pegam fogo ahuahua…
Bom, não posso dizer que sou contra certificações, ou que acho que não valem para nada, que o cara decora tudo etc etc etc rsrs. Afinal eu tenho 2 e to tirando a terceira e devo muito às certificações =X (será que alguem vai me xingar por dizer isso? rs), pela questão do aprendizado. Quando vc trabalha numa empresa e depois de um tempo de experiencia muitas vezes acaba fazendo as coisas mecanicamente. Eu acho que os assuntos abordados nas certificações são extretamente valiosos. Ao contrario da opinião dos anti-certificações que dizem que, depois q vc tira certificação se depara com o mundo real ahuahua. Realmente, falando por exemplo da SCWCD há coisas lá como usar um servlet ou um jsp que realmente é um pouco dificil de ver alguem usar,mas, saber aquilo BEM facilita e MUITO o entendimento dos frameworks. para mim as certificações foram um guia de estudo, como se fosse uma lista de coisas importantes a serem estudadas.
Sou contra a opinião de que o cara pode decorar tudo, gente, são cerca de 70 perguntas :S é mais facil entender os assunos do que decorar todos os simulados.
O que acontece é o cara entender e não estabelecer relação com o que ele usa no dia a dia, isso eu acho verdade. Para passar na prova vc precisa estar a par de varios conceitos, e de como o negocio funciona de verdade, não somente por cima como encontramos em livros, que focam a pratica.
Enfim, aprendi muito estudando para certificações, não me arrependo nem um pouco.
Se eu fosse contratar alguem, levaria em conta as certificações claro, pois sei que é uma forma de aprendizado de base muito rica. Mas a parte difícil tambem entra, precisa analisar o perfil do cara pra ver se ele sabe aplicar aquilo que está na certificação, ou se ele já fez aquill alguma vez.
Eu acho que existe uma enorme crítica à certificação e um grande clamor pela experiencia. Mas não vejo ninguem parar e analizar os dois lados.
Da mesma forma que existem gente com certificação e não sabe nada, tem gente com experiencia e não sabe nada, só que isso ninguém lembra kkkk
O cara tem 5 anos de experiencia em java, ninguem sabe se ele ficou eses 5 anos criando variavel, 5 anos alterando XML, 5 anos servindo café :S ( peguei pesado ). E ele passa na frente do cara que ficou 2 anos em casa participando de varios projetos ou lendo varias coisas sobre.
O cara tem 5 certificações, ninguem sabe se ele leu o livro treinou os simulados e ninca criou um servlet na vida. E ele passa na frente do cara que não tem nenhuma mas estudou muito, criou muitos servlets.
Não é só a certificação, a experiencia também deve ser posta à prova.
Por isso que a CLT preve 3 meses de experiencia.
Inté gente