salariÔmetro

39 respostas
V

http://www.salariometro.sp.gov.br/

Achei pólemico. E mentiroso.

212405 - Analista de desenvolvimento de sistemas no RJ ganhando R$3.462,00

A mesma vaga para um negro R$3.032,00

Nunca vi esse preconceito ridículo em nossa profissão.

RJ, Mulher branca, 25~29 anos, superior completo ganhando R$2.885,00.
RJ, Mulher negra, 25~29 anos, superior completo ganhando R$2.540,00.
RJ, Mulher parda, 25~29 anos, superior completo ganhando R$3.021,00.
RJ, Mulher cor todas, 25~29 anos, superior completo ganhando R$3.158,00.

Como pode isso, cor todas ter um salário maior que branca, negra, parda (que englobam a maior parte de nossa população).

39 Respostas

D

Tentei entrar no site mas aqui na empresa é bloqueado.
Comentando só em cima do que você colocou aqui só tenho algo a dizer:
A B S U R D O !!!
Não o que você colocou sobre “cor todas” mas sim a diferença salarial baseada na cor da pele.
Lamentável. Retrógrado. Tacanho.

M

Lamentável! :shock:

D

Uma iniciativa um tanto quanto polêmica…

V

A média salarial da mulher ser menor que a do homem não é, necessariamente, por pre-conceito. Um estudo demonstrou que a média salarial feminina é menor em boa parte por causa das escolhas da própria mulher. O que envolve profissões de horário mais flexível, ou de carga horária menor, para que possam também cuidar da família.

O estudo também mostrava que mulheres que não tem filhos e trabalham no mesmo regime de seus colegas masculinos tem salários iguais ou até superiores aos dos homens.

F

E a mulher vive 7 anos a mais do que os homens e aposentam 5 anos antes

O engracado mesmo eh que nessa pesquisa a media salarial de uma mulher parda foi superior para as cores brancas e negras. Ou seja, brancos também são minorias.

Levantamentos estatísticos de validade duvidosa e números em geral são a melhor forma de se disseminar informação sem conhecimento, a mídia e a grande massa adoram isso.

F

FrancoC:
E a mulher vive 7 anos a mais do que os homens e aposentam 5 anos antes

O engracado mesmo eh que nessa pesquisa a media salarial de uma mulher parda foi superior para as cores brancas e negras. Ou seja, brancos também são minorias.

Levantamentos estatísticos de validade duvidosa e números em geral são a melhor forma de se disseminar informação sem conhecimento, a mídia e a grande massa adoram isso.

Tambem conhecido como DESINFORMAÇÃO, e acredite, na maioria das vezes isto é proposital e consciente!!

F

Que seria uma mulher de cor TODAS?

Seria algo como um Arco-íris?

E sinceramente, preconceito a essa altura do campeonato, faça me o favor, avisem quem faz isso que a desigualdade de cor é muito seculo XX, ta fora de moda.

E ainda fico indignado de uma pessoa de pele negra aceitar ganhar menos, ou se considerar diferente dos de pele branca. Isso é o que mais me deixa indignado, alem e claro de ver as proprias empresas oferecem valores diferentes para brancos e negros, isso e inaceitavel (lembrando que ambos com o mesmo estudo e experiencia).

F

A metodologia do salariometro.

D

ViniGodoy:
A média salarial da mulher ser menor que a do homem não é, necessariamente, por pre-conceito. Um estudo demonstrou que a média salarial feminina é menor em boa parte por causa das escolhas da própria mulher. O que envolve profissões de horário mais flexível, ou de carga horária menor, para que possam também cuidar da família.

O estudo também mostrava que mulheres que não tem filhos e trabalham no mesmo regime de seus colegas masculinos tem salários iguais ou até superiores aos dos homens.

Na verdade elas ganham menos pq contratar uma mulher envolve muitos mais riscos para a empresa, por exemplo, se a mulher ficar gravida ela tem 6 meses de licensa, ou seja… fora custos a empresa vai ficar 6 meses sem a funcionária, sem contar que quando um filho fica doente, geralmente eh a mulher quem falta no trabalho pra cuidar dos filhos. Fatores como esse fazem com que o salario caia bastante.

F

deniswsrosa:

Na verdade elas ganham menos pq contratar uma mulher envolve muitos mais riscos para a empresa, por exemplo, se a mulher ficar gravida ela tem 6 meses de licensa, ou seja… fora custos a empresa vai ficar 6 meses sem a funcionária, sem contar que quando um filho fica doente, geralmente eh a mulher quem falta no trabalho pra cuidar dos filhos. Fatores como esse fazem com que o salario caia bastante.

Ah eh, com certeza. Outro fator que determina que a mulher ganhe menos é que elas costumam chorar quando sob pressão e em determinados tipos de situacoes.

G

FrancoC:
deniswsrosa:

Ah eh, com certeza. Outro fator que determina que a mulher ganhe menos é que elas costumam chorar quando sob pressão e em determinados tipos de situacoes.

Dessa eu não sabia.

H

FrancoC:
deniswsrosa:

As pessoas que choram ganham menos? :lol:

Não vejo preconceito nenhum nesse Salariometro.

Preconceito é cota para negros em faculdade e outros. Isso sim que é preconceito! É o mesmo que dizer que o cara não tem capacidade para entrar na faculdade!

edit:português

F

Na média, o negro ganhar menos também não é preconceito, né?

Não confunda alho com bugalhos…sempre quis dizer isso!

H

Na média, o negro ganhar menos também não é preconceito, né?

E se essa média é estatistica?

Você que está entendendo errado.

H

Agora, a razão pela qual as pessoas negras* ganham menos, PODE ser algo relacionado a racismo.

T

Me desculpe mas o que foi isso de “sexo negro”? :shock: wtf

Enfim, por mim dentro de uma empresa todos do mesmo cargo DEVEM receber o mesmo salário, seja branco, negro, pardo, marrom, amarelo, azul… tanto faz.
O mesmo deve ser válido para homens e mulheres.

Agora a questão de cotas já é outra história que prefiro nem tocar aqui pra evitar desviar o assunto do tópico, mas sou contra cotas.

P

Srs. vamos devagar.

Média é baseado em dados, ou seja, fatos.

O site NÃO diz que se vc for contratar uma homem de certa etnia vc DEVE pagar isso.

O site mostra que um homem/mulher de determinada etnia GANHA isso em média no mercado.

Não há preconceito, mesmo pq o conceito de preconceito não é esse.
Preconceito é preconceber uma idéia sem ter contato ou conhecimento do assunto.

O cara que colocou os dados, não elegeu os valores para cada caso. Ele computou uma média de amostras REAIS. Provavelmente vindas do IBGE.

No caso, o que o site mostra é que O MERCADO exerce DISCRIMINAÇÃO por etnia.

Lembrem-se: são dados, não referências!

Veja o que o próprio site explica:

[i]Todas as empresas brasileiras têm que informar o governo federal sobre as contratações e os desligamentos ocorridos durante cada mês. Cada contratação informada vem acompanhada do perfil de quem está sendo admitido. O SALARIÔMETRO armazena essas informações e as utiliza para calcular o salário médio dos contratados com o mesmo perfil indicado na sua consulta.

Para os trabalhadores residentes no Estado de São Paulo, o SALARIÔMETRO calcula o salário médio na Região de Governo do município indicado pelo interessado. Para os trabalhadores dos demais estados, o SALARIÔMETRO calcula o salário médio da respectiva Unidade da Federação.[/i]

Não há preconceito (sic) ou o que seria correto dizer, discriminação, no site. SÂO FATOS!

Cabe a nós exigirmos direitos iguais para nossos colegas de profissão e para nós mesmo quando vítimas disso.

Quanto as mulheres, elas são menos procuradas por empregadores porque em caso de filhos pequenos há aumento significativo em número de faltas.

Há licença maternidade, onde o empregado paga 4 meses uma funcionária que não produz etc etc etc.

É lei da oferta e procura. Isso ocorre pq vivemos a imposição da CLT até hoje. O mercado de direita, ou seja, liberal, não regulamenta o mercado de trabalho, dessa forma uma mulher pode acordar como receberá seu salário em caso de gravidez.

Estados com posturas esquerdistas (no sentido social) como a suécia, adotam o well-fair state: O governo banca a mulher na gravidez.

Se não fosse esse financiamento governamental a fotografia seria a mesma (e acredite já foi) em países desenvolvidos no que tange as mulheres.

P

Só um adendo:

Mulheres na minha profissão (engenharia), ganham mais que homens pelos dados do site.

T

Paulo, em momento algum imaginei que o salariômetro fosse preconceituoso, mas o mercado em sí que paga menos para mulheres e negros, gerando os dados analisados pelo salariômetro.
Isso me lembra a história do corno que pega a mulher com o Ricardão em cima do sofá e o que ele faz? Vende o sofá…

S

Só sei que eu acho que programador de sistemas ta ganhando poquinho neh xD
Que coisa… :cry:

P

Tchello, só comentei de forma geral pois havia colegas no fórum que acharam o site preconceituoso, como não direcionei a resposta (pq a intençaõ era ser geral mesmo), ficou parecendo que era a você, mas compreendi perfeitamente seu ponto de vista.

abração!

T

Ta beleza Paulo, mas valeu pelo menos eu ter postado a história do corno e o sofá hahaha.
Abraços!

M

Desculpem mas sem sentido esse post!

Acaba gerando discussões desnecessárias!

Att.

T

paulo.f.rodriguez:

Não há preconceito (sic) ou o que seria correto dizer, discriminação, no site. SÂO FATOS!

A primeira que esses palhaços deveriam aprender sobre estatística é que correlação não implica causa. Mesmo que os valores sejam diferentes, isso não quer dizer absolutamente nada.

E se os dados vem do IBGE, então é 100% de chance de estarem errados. O IBGE petista adota regras racistas da época da segregação americana para determinar quem é negro e quem não é. Coisa de pureza racial e tal, coisa que o IBGE leva a sério.

L

Cara mto boa esta do sofa kkkkkk

Tchello:
Ta beleza Paulo, mas valeu pelo menos eu ter postado a história do corno e o sofá hahaha.
Abraços!

T

lgweb:
Cara mto boa esta do sofa kkkkkk

Tchello:
Abraços!

Também acho!
Reparem bem, quantas situações isso acontece?
Vamos analisar o sistema de cotas:
Alunos do ensino público, que por conta da sua péssima qualidade, estão tendo dificuldades de ingressar em universidades públicas. A solução adotada deveria ser melhorar a qualidade do ensino público, certo? Errado, é muito mais fácil f* com a universidade pública e nivelar por baixo…
Além de que privilegiar uns e outros por questões raciais (ainda acho essa expressão esquisita, pra mim é tudo humano e boa, que negócio é esse de raça???) é discriminação, simples assim.
Fica ai uma reflexão pra se fazer.
Abraços galera!

F

Thiagosc:

E se os dados vem do IBGE, então é 100% de chance de estarem errados. O IBGE petista adota regras racistas da época da segregação americana para determinar quem é negro e quem não é. Coisa de pureza racial e tal, coisa que o IBGE leva a sério.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

O IBGE é comunista, comedor de criancinhas!

PeloamordeDeus…

T

felipeguerra:
Thiagosc:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

O IBGE é comunista, comedor de criancinhas!

PeloamordeDeus…

Procure se informar:

http://sergiobg.sites.uol.com.br/pardos.html

O IBGE é uma ferramenta ideológica há tempos. Eles estão em uma missão racista anglo-saxã nestas últimas décadas.

F

Ok! Vc está certo…

• Doutor, dobre a dose do Lexotan, por favor!
J

Opa, opa, opa, quem paga a licença maternidade não é o empregador, é o INSS. Para o empregador, é como se a funcionária tirasse uma licença não-remunerada.

P

Para quem está com preguiça de pesquisar, o salariômetro funciona com base no CAGED e na RAIS do Ministério do Trabalho (veja aqui para detalhes), ou seja, reflete de maneira razoavelmente precisa o que acontece no mercado regular de trabalho.

Um ponto que pode gerar distorção no caso da área de tecnologia é a quantidade significativa de empresas que adotam “CLT-Flex” ou outros esquemas de remuneração que não entram na conta do salário bruto.

T

Ok! Vc está certo…

• Doutor, dobre a dose do Lexotan, por favor!

Você leu o que está escrito?

http://sergiobg.sites.uol.com.br/pardos.html

D

Opa, opa, opa, quem paga a licença maternidade não é o empregador, é o INSS. Para o empregador, é como se a funcionária tirasse uma licença não-remunerada.

Mesmo que seja, com a nova lei a mulher tem 6 meses de licensa, ou seja, se é um profissional fundamental, a empresa tah ferrada e claro a empresa nao pode demitir eee, quando o funcionario volta, tem 3 meses de estabilidade. Como trabalhador isso é otimo, pq depois de 3 meses vc jah se habituou novamente ao trabalho, mas como empregador deve impactar bastante .

T

Mesmo que seja, com a nova lei a mulher tem 6 meses de licensa, ou seja, se é um profissional fundamental, a empresa tah ferrada e claro a empresa nao pode demitir eee, quando o funcionario volta, tem 3 meses de estabilidade. Como trabalhador isso é otimo, pq depois de 3 meses vc jah se habituou novamente ao trabalho, mas como empregador deve impactar bastante .
Por mais protecionista que seja sou favorável a essa lei.
Até pouco tempo atrás as empresas pediam testes de gravidez para contratar mulheres…
Enfim, seria muito incômodo e instável pra qualquer mulher que tenha uma vida profissional ativa ter filhos um dia, planejados ou não.
Faz parte da natureza humana e temos que conviver com isso.

M

Aqui na minha empresa caiu consideravelmente a quantidade de mulheres contratadas depois da sanção dessa nova lei, é uma medida disfarçada porém ta na cara que é por causa dos 6 meses.

Att.

G

Não se esqueça que isso é Média

Numa continha besta eu poderia dizer que

10 pessoas ganham 8.000,00
e outras
10 pessoas ganham 3.000,00

A média seria algo em torno disso…ou seja as vagas boas com salários bons existem…mas não para todo mundo.

J

Até existe uma verdade nisso. Mas veja que ela continua trabalhando durante a gravidez, período mais que suficiente para que a empresa possa se planejar para esse período sem essa funcionária.

J

Giulliano:
vitu:

212405 - Analista de desenvolvimento de sistemas no RJ ganhando R$3.462,00

Não se esqueça que isso é Média

Numa continha besta eu poderia dizer que

10 pessoas ganham 8.000,00
e outras
10 pessoas ganham 3.000,00

A média seria algo em torno disso…ou seja as vagas boas com salários bons existem…mas não para todo mundo.

Isso daria uma média de mais de 5.000, na verdade o que acontece é: a cada 11 pessoas, 10 ganham 3.000 e 1 ganha 8.000, essa é a realidade.

R

ManoJava:
Aqui na minha empresa caiu consideravelmente a quantidade de mulheres contratadas depois da sanção dessa nova lei, é uma medida disfarçada porém ta na cara que é por causa dos 6 meses.

Att.

Os 6 meses não são obrigatórios.
4 meses são obrigatórios e 2 são facultativos, é escolha da empresa dar ou não.

Criado 25 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 27 de fev. de 2010
Respostas 39
Participantes 22