Galera desculpem minha ignorancia! Mas gostaria de saber qual o melhor meio de salvar arquivos fora de um banco de dados.
Estava desenvolvendo um programinha que gerencia requisitos de um sistema. Uma mini ferramenta CASE. Trata-se de um trabalho do meu vizinho que ajudei a fazer para a faculdade dele, ja foi entregue.
O Problema do programa é que, tanto ele como eu, só sabiamos salvar dados em um banco de dados, o MySQL para ser mais exato.
Tipo… se eu fosse distribuir esse programa o usuario tambem teria que baixar o MySQL, e nao acho isso muito legal.
Entao… qual seria outra alternativa para salvar os dados… em um arquivo XML ? Me deem uma luz 
Salvar dados sem banco de dados!
6 Respostas
Você pode salvar em um XML ou um TXT, no XML seria interessante pela formatação do mesmo, o que facilitaria a manipulação dos dados no futuro, existe tambem a possibilidade de você utilizar o HSQLDB, um banco em java que você poderia mandar junto com a sua aplicação, o interessante dele é que é um banco que não precisa ser instalado por ser em java, devo lembrar que seu uso não é muito recomandado em produção, mas dependendo do que você for fazer é possivel utiliza-lo ou utilizar um banco similar. 
Eu prefiro utilizar um banco ao invés de utilizar arquivos.
Dependendo do nº de dados que você vai ter, os arquivos são problemas.
Eu nunca utilizei o HSQLDB, citado pelo abaldove, mas você pode usar o access também. Ele vai junto com a aplicação, sem precisar instalar GDB algum. E aqui mesmo no forum tem bastente post sobre a utilização do access.
Eu usaria o java DB(derby) já vem com netbeans 6.7 e bem similar ao HSQLDB, tb não precisa ser instalado no cliente.
Usa o access… o cara não precisa necessariamente ter o access instalado… envia o arquivo junto… O Access é como um arquivo de repositorio bem gerenciado… não é um SGDB
E o mais legal ainda… vc trabalha como se fosse um banco!! Se usar Hibernate pode até migrar futuramente sem mexe nada na aplicação…'Sim sim… hibernate funciona com access… 
Galera tenho que ler um pouco mais! Juro que não sabia que o Access pode ser usado com o Java.
Ele aumenta muito o tamanho do arquivo para distribuição?