Masdeumaformageraléoseguinte.Vocênãomandaumamsgcriptografadaatéqueapessoatedeachavepublicadela.Aidéiaévocêdarachavepublicaedizer:"Criptografa a msg com essa chave que te mandei pois apenas eu sei decodificá-la".Emaplicaçõessegurasaconteceumatrocadechavespúblicas(handshake)paraquepcpossapossibilitaraooutropcumaformadecriptografaramsgdeformaqapenasodonodachaveprivadapossadecriptar.
P
prog
O fato é, a outra pessoa vai saber por já gerei a chave pública para ela.
Só preciso saber descriptografar visto que a pessoa já tem com ele a chave pública X.509
[]s
M
mauriciorocha665
Chave publica = criptografa
Chave privada = descriptografa
Não tem como decriptar se você estiver sem a chave privada.
P
prog
Putz…
Acho que estou entendendo…
O fluxo seria assim:
1 - Eu tenho a chave pública e privada
2 - Forneço ao meu cliente uma cópia da chave pública (X.509)
3 - Meu cliente criptografa algo e me envia
4 - Eu tenho a chave privada (JKS) consigo descriptografar
Mas ainda tenho uma dúvida, como vou saber que o meu cliente é realmente o meu cliente? Não sei se vc entendeu, como eu sei que ele usou a minha chave?
[]s
O
oyama
Um algoritmo de criptografia por si só não dá subsidios para fazer isto. É necessário usar algum protocolo de comunicação seguro. O SSL é um bom exemplo: http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Sockets_Layer
[edit] Desculpe, mas o exemplo acima em XML não é bem o que você quer. Isto é para assinatura de mensagem, e não criptografia de mensagem. [/edit]
Em todos os casos, o principio é que junto da mensagem, você envie alguma referencia do certificado que foi usado para criptografar a mensagem. Isto só irá funcionar se for usado algum esquema de controle dos certificados (CA ou PKI), pois se não fica difícil identificar a chave usada.
Aconselho você a estudar sobre assinatura digital também (Digital Signature).
S
Shakall
mauriciorocha665:
Chave publica = criptografa
Chave privada = descriptografa
Não tem como decriptar se você estiver sem a chave privada.
Mauricio pelo o que vc disse se eu tenho a chave publica posso criptografar uma mensagem, pois meu ws que tenho que me conectar apenas me passaram a chave public, creio que eu mande as informações criptografadas e eles me respondem de forma normal sem criptografica, minha duvida agora é como criptografar uma mensagem depois que tenho a chave publica. Alguem pode me ajudar?
J
J.Gabriel
Um algoritmo de criptografia por si só não dá subsidios para fazer isto. É necessário usar algum protocolo de comunicação seguro. O SSL é um bom exemplo: http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Sockets_Layer
[edit] Desculpe, mas o exemplo acima em XML não é bem o que você quer. Isto é para assinatura de mensagem, e não criptografia de mensagem. [/edit]
Em todos os casos, o principio é que junto da mensagem, você envie alguma referencia do certificado que foi usado para criptografar a mensagem. Isto só irá funcionar se for usado algum esquema de controle dos certificados (CA ou PKI), pois se não fica difícil identificar a chave usada.
Aconselho você a estudar sobre assinatura digital também (Digital Signature).
Uma foram seria que do mesmo jeito que vc tem uma chave publica e privada, o teu cliente tambem tenha.
Assim ele fornece a vc a chave publica e vc pode confirmar que é dele mesmo a chave.
Este é o conceito de certificado digital, claro que adicionado mais alguns detalhes.