O problema é que o Spring, aqui no Brasil, é visto como somente mais um framework
fora do Brasil ele é muito bem visto, é raro uma empresa não utilizar e ainda por cima, quem entende mesmo de Spring sabe o tamanho do negócio, digo, o tanto de coisas que ele ajuda.
Eu já tentei fazer essa certificação 2x. Na primeira tirei 54% e na segunda 58%. Trabalho com Spring desde 2006 e se tu ver o tamanho que é o framework e o tanto de coisas que ele facilita, você ficaria de queixo caído.
IOC, AOP, ORM, JDBC, JMS, JMX, Testes (inclusive unitários/integração, mocks e stubs e até TDD) Remoting (hessian, burlap, rmi, web-services), Web, Transactions, Security são somente uma das coisinhas que ele auxilia.
Estou terminando de fazer um “study guide” pra ele, caso eu passe vou postar pra galera estudar também rsrs
O interessante de estudar pra essa certificação é que ao contrário de Java, que tu só estuda por exemplo EJB, na certificação de Spring tu tem que saber praticamente tudo. Você acaba conhecendo várias coisas que sinceramente você não estudaria se fizesse uma SCJP da vida.