POSCOMP 2013! Quem vai?

125 respostas
S

Olá galera, tudo bem?

Encontrei hoje pela internet o link com informações sobre o POSCOMP deste ano (http://www.cops.uel.br/concursos/153_poscomp_2013/).

Eu vou fazer a prova este ano. Quem mais aqui vai fazer?

Como estão fazendo para se preparar?

Abraços e sucesso para nós :wink:

125 Respostas

V

Esse ano ainda não vou, pois ainda estou me preparando. Pretendo fazer ano que vem. Um bom livro que consegui para estudar é o “Fundamentos Matemáticos para a Ciência da Computação”. Ele aborda bem a parte de Lógica Formal, Combinatória e Grafos.

S

Oi Vina!

Legal sua recomendação!
Uma dica que posso te dar é fazer este ano só como um teste e já ir “entrando no clima” da prova… :wink: Acredito que ajuda na preparação.

Abraços,

V

Sim, eu pretendo fazer mas em casa, sem pagar a prova. Sei que hoje não teria condições de acertar muitas questões, então por hora estou apenas estudando, sem intenção de fazer a prova “pra valer”.

T

O objetivo do PosComp seria pra conseguir mestrado em alguma universidade? Já ouvi relatos de que a prova é absurdamente difícil… Alguns amigos meus conseguiram acertar uma quantia razoável de questões mas segundo eles próprios a maioria no chute…

S

Oi Tunai,

O POSCOMP é um exame classificatório utilizado como parte do processo seletivo em muitos cursos para pós-graduação. Algumas exigem e outras consideram “um a mais” na hora de te avaliar.

No site consta o seguinte: "O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

Mais infos no site: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=237&Itemid=182

T

suelengc:
Oi Tunai,

O POSCOMP é um exame classificatório utilizado como parte do processo seletivo em muitos cursos para pós-graduação. Algumas exigem e outras consideram “um a mais” na hora de te avaliar.

No site consta o seguinte: "O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. A grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza, de alguma forma, o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo.

Mais infos no site: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=237&Itemid=182

Obrigado pela informação aproveitei e dei uma olhada nas provas passadas…

Vou passar essa, mas em breve devo tentar!

Abraços!

D

essa prova é destinada ao curso de ciencia da computação (Federal), ou pra quem estuda por conta,

por que qualquer outro curso não tem metade das matérias da prova.

tenso.

V

douglaskd:
essa prova é destinada ao curso de ciencia da computação (Federal), ou pra quem estuda por conta,

tenso.

Eu faço SI. Realmente, bastante conteúdo não é abordado no meu curso (por exemplo, compiladores). Aí entra a sua estratégia para a prova. Eu decidi reforçar o conteúdo que tenho na faculdade, e me dedicar muito às matérias que serão importantes na linha de pesquisa que eu pretendo seguir (Inteligência Artificial), então tenho estudado muito a parte de Estatística, Álgebra Linear, Combinatória e Análise de Algoritmos.

D

Vina:
douglaskd:

tenso.

Eu faço SI. Realmente, bastante conteúdo não é abordado no meu curso (por exemplo, compiladores). Aí entra a sua estratégia para a prova. Eu decidi reforçar o conteúdo que tenho na faculdade, e me dedicar muito às matérias que serão importantes na linha de pesquisa que eu pretendo seguir (Inteligência Artificial), então tenho estudado muito a parte de Estatística, Álgebra Linear, Combinatória e Análise de Algoritmos.

o esquema é aprender algebra linear. o dificil é encontrar um material didático bom.

S

Será que não há apostilas, “cursinhos”, etc?

Eu já ouvi falar de cursinho por exemplo, mas hoje dei uma googlada e não achei muito sobre isso… =’/

Uma estratégia é reforçar aquilo que já se sabe bastante para aumentar as chances de acertar questões deste assunto na prova…

V

Quanto à Álgebra Linear, eu achei bem tranquilo de aprender (inclusive, aprendi sozinho, antes de ter a cadeira na faculdade). Tem um curso legal que estou fazendo agora no Coursera que se chama “Linear Algebra through computer science applications”. O objetivo do curso é ensinar os fundamentos da Álgebra Linear usando aplicações da ciência da computação. Já nas primeiras aulas você aprende como editar imagens (rotacionar, inverter, etc) usando uma biblioteca do python, mas aplicando os conceitos matemáticos. Bem legal.

Quanto a um cursinho… Eu não sei. Mas também não confio muito nesses cursinhos assim. Eu prefiro pegar as provas anteriores, ver o que cai, estudar a partir do edital. Não há segredo nessa prova, é necessário estudar muito e se dedicar durante um bom tempo para alcançar esse objetivo.

R

Eu entrei como aluno especial aqui na Federal de Uberlândia, mesmo não tendo prestado o POSCOMP. Porém, me parece que esse critério vai mudar, de forma que a prova passará a ser obrigatória. Sendo assim, vou prestar esse ano também.

Vale a pena procurar o site da instituição em que cada um deseja ingressar. Pelo menos por aqui, os critérios de maior peso são o histórico escolar, as cartas de recomendação e as entrevistas.

R

Pra quem trabalha, ou está no último período da faculdade, vale a pena se informar sobre matricular-se como aluno especial.

Y

Fiz a prova no ano passado e não “passei” por um mísero pontinho.
Mas eu não havia estudado ou me preparado para a prova de forma nenhuma, estava no último semestre da graduação (SI), em época de provas, entrega de projetos e fase final do TCC, fora que também trabalho.

Vou prestar novamente este ano e havia planejado de me preparar devidamente, mas não deu muito certo hahaha
Pelo menos vou refazer a prova dos últimos três anos para rever alguns tópicos, também comprei estes dois livros:
Linguagens Formais e Autômatos - Vol.3 - Série Livros Didáticos Informática UFRGS” (http://www.grupoa.com.br/livros/serie-livros-didaticos-ufrgs/linguagens-formais-e-automatos-vol3/9788577807659) e “Matemática Discreta para Computação e Informática - Vol.16 - Série Livros Didáticos Informática UFRGS” (http://www.grupoa.com.br/livros/fundamentos-da-computacao-e-tecnologia-da-informacao/matematica-discreta-para-computacao-e-informatica/9788582600245)

E sim, a prova é MUITO difícil, muito mesmo.
Mas considerando que o critério das universidades é obter nota igual ou superior a média nacional, é totalmente possível.
A média nacional é quase sempre horrível devido ao nível de dificuldade da prova. Tenham como objetivo tirar de 30 para cima para garantir.

Segue histórico das médias:
2002 28,20
2003 29,23
2004 24,04
2005 20,79
2006 22,95
2007 22,10
2008 20,02
2009 27,00
2010 29,30
2011 24,00
2012 27,90

O POSCOMP ainda não é exigência para pós-graduação em todas as universidades, a UFMG e UFRJ que possuem conceito 7 no Capes não exigem, por exemplo, mas a tendência é que todas adotem esse critério com o tempo.
Quem tiver curiosidade sobre a avaliação do Capes para o curso de Ciência da Computação: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarIes&codigoArea=10300007&descricaoArea=CI%CANCIAS+EXATAS+E+DA+TERRA+&descricaoAreaConhecimento=CI%CANCIA+DA+COMPUTA%C7%C3O&descricaoAreaAvaliacao=CI%CANCIA+DA+COMPUTA%C7%C3O.

Y

Existia um cursinho preparatório para POSCOMP, mas infelizmente não existe mais.
Inclusive, trabalho com um cara que dava aulas nesse cursinho.
Ele me disse que as notas do pessoal eram sempre regulares, o suficiente para se enquadrar na exigência da média nacional.
O curso funcionava, mas a procura era muito pequena.

Ele costumava fazer o POSCOMP todo ano para se manter atualizado por causa desse cursinho e, pasmem, ele chegou a acertar 62 das 70 questões!
Nunca ouvi falar de uma nota maior do que essa.

M

Eu percebo que há muitos conceitos abordados no POSCOMP, conceitos esses que dificilmente abordam nas graduações de faculdades particulares, como foi o meu caso.

Será que o melhor meio de estudar realmente é apenas buscar as provas anteriores e ver o conteúdo, ou existe um resumão ao menos dos conteúdos abordados, os principais materiais e etc? Por onde começar exatamente?

D

Galera, o seguinte… fiz o poscomp 6 meses antes de me formar e digo que é muito difícil, pois ela abrange todas as áreas da computação… Por exemplo um aluno formado na melhor universidade do pais em Engenharia da Computação, ou Ciência, ele não teve esse conhecimento todo.

Até onde sei na prova não existe passar ou não, é o seguinte:
você faz sua prova e tem seu índice lá, quando se candidatar a um mestrado, uma das avaliações que terá será seu índice, se estiver concorrendo com outra pessoa que tenha um índice maior essa outra pessoa já terá uns pontos a mais no critério de avaliação, sacaram??

Só mais uma coisa, não se iludam, pois para mestrado até hoje o que é determinante é o avaliador te escolher, ou seja, você ser bem visto por ele, pois se você tem todos os títulos do mundo, ele pode escolher outro recém-formado, como já vi casos acontecerem.

Abraços e espero ter ajudado.

D

Só mais uma coisa, me disseram que não iria mais existir este critério de avaliação, que cada vez mais as faculdades estão abandonando isso (pelo menos pro mestrado)…

então é mentira???

T

yssa:
Existia um cursinho preparatório para POSCOMP, mas infelizmente não existe mais.
Inclusive, trabalho com um cara que dava aulas nesse cursinho.
Ele me disse que as notas do pessoal eram sempre regulares, o suficiente para se enquadrar na exigência da média nacional.
O curso funcionava, mas a procura era muito pequena.

Ele costumava fazer o POSCOMP todo ano para se manter atualizado por causa desse cursinho e, pasmem, ele chegou a acertar 62 das 70 questões!
Nunca ouvi falar de uma nota maior do que essa.

Meu professor ja fechou essa prova.

Y

Mitidiero:
Eu percebo que há muitos conceitos abordados no POSCOMP, conceitos esses que dificilmente abordam nas graduações de faculdades particulares, como foi o meu caso.

Será que o melhor meio de estudar realmente é apenas buscar as provas anteriores e ver o conteúdo, ou existe um resumão ao menos dos conteúdos abordados, os principais materiais e etc? Por onde começar exatamente?

Olha, eu fiz SI na FIAP.
A prova é realmente muito difícil, mas, fora a parte de Matemática que o curso de SI aborda muito pouco, os únicos tópicos que não estão na grade curricular são Autômatos e Linguagens Formais. De resto, tive todo o conteúdo ministrado e foram “tranquilos” na prova na medida do possível (considerando o grau de dificuldade do exame).

diogogama:
Só mais uma coisa, me disseram que não iria mais existir este critério de avaliação, que cada vez mais as faculdades estão abandonando isso (pelo menos pro mestrado)…

então é mentira???

Nunca ouvi isso, Diogo!
O que tenho visto são cada vez mais universidades adotando este critério.
A maioria delas está considerando o POSCOMP como “diferencial” antes de adotá-lo de fato como pré-requisito.

D

É??? seu curso aborda circuitos elétricos? Aborda linguagem específica, por exemplo C?

Na prova que fiz caiu isso tudo…

yssa:

Nunca ouvi isso, Diogo!
O que tenho visto são cada vez mais universidades adotando este critério.
A maioria delas está considerando o POSCOMP como “diferencial” antes de adotá-lo de fato como pré-requisito.

Pode ser, mas continuo dizendo, o critério não existe. No final das contas é o professor que define quem entra ou não, como já vi gente que nem fez o poscomp.

Y

diogogama:

É??? seu curso aborda circuitos elétricos? Aborda linguagem específica, por exemplo C?

Na prova que fiz caiu isso tudo…

Abordou sim! :smiley:
Onde você cursou, Diogo?
Posso te ajudar de alguma forma?

diogogama:

Pode ser, mas continuo dizendo, o critério não existe. No final das contas é o professor que define quem entra ou não, como já vi gente que nem fez o poscomp.

É verdade, mas sem POSCOMP é muito difícil.
Tenho vários amigos que já estavam acordados com orientador, mas não entraram por falta de POSCOMP.
Tem gente que foge para fazer Engenharia Elétrica na POLI (tem uma linha de pesquisa da nossa área) e lá não tem POSCOMP, mas eles fazem também aplicam uma prova.
Mesmo caso, tenho amigos que estavam acordados com orientador e já trabalhavam com os caras em pesquisas e artigos, inclusive, mas não entraram porque não passaram na prova.

M

Yssa,

Eu também fiz SI, mas a FIAP tem um certo nome, é uma das melhores faculdades particulares de TI que eu conheço.
No meu caso, a minha faculdade foi horrível, apesar de eu ter me esforçado para aprender sempre por fora, mas mesmo assim, não deu uma base que eu considere boa.

Atualmente sou aluno especial do mestrado de CC da Unicamp, mas acredito que quando for entrar como regular terei que ter o POSCOMP.

Vc poderia compartilhar o material que utilizou para estudar? Seria muito bacana!

R

Mitidiero:
Yssa,

Eu também fiz SI, mas a FIAP tem um certo nome, é uma das melhores faculdades particulares de TI que eu conheço.
No meu caso, a minha faculdade foi horrível, apesar de eu ter me esforçado para aprender sempre por fora, mas mesmo assim, não deu uma base que eu considere boa.

Atualmente sou aluno especial do mestrado de CC da Unicamp, mas acredito que quando for entrar como regular terei que ter o POSCOMP.

Vc poderia compartilhar o material que utilizou para estudar? Seria muito bacana!

Sobre material de estudo para o POSCOMP não há muito segredo. Você pode usar os clássicos de cada área: Tanembaum para SO e Redes, o Silberchartz tem um livro de SO muito bom, e o Kurose tem um ótimo livro de redes, o mesmo Silberchartz tem um livro bom de Banco de Dados também. Para a parte de análise de algoritmos tem o Cormem … enfim, de repente vale apena abrirmos um tópico para compartilharmos bibliografia para o POSCOMP.

D

Menina, cursei na católica, e fiz o poscomp em 2012, fiquei com 21 pontos… achei muito bom que fiquei acima da média e sem nem ter estudado nada…

Mas se seu curso abordou essas matérias ótimo, pq sinceramente, conversei até com estudantes da federal e eles disseram que caiu muita coisa que não foi abordada…

yssa:

É verdade, mas sem POSCOMP é muito difícil.
Tenho vários amigos que já estavam acordados com orientador, mas não entraram por falta de POSCOMP.
Tem gente que foge para fazer Engenharia Elétrica na POLI (tem uma linha de pesquisa da nossa área) e lá não tem POSCOMP, mas eles fazem também aplicam uma prova.
Mesmo caso, tenho amigos que estavam acordados com orientador e já trabalhavam com os caras em pesquisas e artigos, inclusive, mas não entraram porque não passaram na prova.

Assim, até onde sei (por amigos que dão aula na federal) é que o professor tem a palavra final… Se eles não entraram não foi “só” por causa do POSCOMP, vai ver o professor usou isso como desculpa, não???

Trabalha com desenvolvimento? se sim, onde???

Y

diogogama:

Menina, cursei na católica, e fiz o poscomp em 2012, fiquei com 21 pontos… achei muito bom que fiquei acima da média e sem nem ter estudado nada…

Mas se seu curso abordou essas matérias ótimo, pq sinceramente, conversei até com estudantes da federal e eles disseram que caiu muita coisa que não foi abordada…

Também fiz sem estudar absolutamente nada, tirei 27.
Você ficou acima da média? A média divulgada pelo COPS foi 27,9 :frowning:
“Infelizmente” p/ gente, ano passado a média subiu consideravelmente. Antes ficava em torno de 22 ou 24.

diogogama:

Assim, até onde sei (por amigos que dão aula na federal) é que o professor tem a palavra final… Se eles não entraram não foi “só” por causa do POSCOMP, vai ver o professor usou isso como desculpa, não???

Trabalha com desenvolvimento? se sim, onde???

Isso é, o professor tem a palavra final.
Se você apresentar seu projeto de pesquisa previamente para ele, além de “passar” no POSCOMP, com certeza tem mais chances!

Trabalho com dev no lab. de sw da IBM.
E você? :slight_smile:

Y

MOTHER OF GOD!

R

Conhecem algum material com questões resolvidas de provas passadas?

A

Vou prestar este ano. Estou estudando matemática, mas não vai dar para chegar no nível da prova, então vou fazer mesmo para ver qualé e tentar me preparar melhor para o ano que vem.

R

Bom eu também estou concluindo o Curso de SI, e ano passado prestei a prova sem estuda e tirei 21.
Meu curso não aborda quase nada, uma das únicas coisas que vi foi banco de dados e programação.

Mas este ano to pegando as provas passadas, separando em topicos as questões e estudando estes tópicos, concerteza pretendo passar este ano!!!

E mesmo tirando uma nota abaixo da média irei me escrever no Mestrado de Engenharia de Software, Banco de Dados e Interação Humano Computador na UFSCAR em São Carlos - SP.

Y

Pessoal, me indicaram um curso preparatório de Matemática para o POSCOMP via Skype há algumas semanas atrás (Gregos e Troianos).
Não comentei antes porque não confiei muito na ideia, mas conversei bastante com o professor, fiz aula de demonstração, me juntei a uma turma e tô curtindo bastante! Ele já faz isso há mais de 5 anos e desenvolveu uma didática muito boa (sem querer fazer merchandising rsrs).

O nome dele é Carlos, podem falar com ele diretamente por email.
O único porém é que minha turma acho que está cheia e teria que montar outra.

V

Eu vou fazer esse ano, mais nem sei se vou conseguir boa pontuação tenho TCC, iniciação científica e 6 disciplinas osso ai preparação vai ser só o conhecimento adquirido até agora!

E

Nossa fiz a prova ontem é muito dificil, essa prova não é coisa de Deus…

A

Também fiz a prova ontem, agora é só esperar o gararito às 17hrs :slight_smile:

A

Já peguei um gabarito pra ver e é extremamente difícil, principalmente pra quem estudou Sistemas de Informação que diferentemente de Ciência da Computação, não tem tanta matemática…

A

Como foram na prova galera?

S

Olá galera, como foram?

Y

Garimpei algumas notas no Twitter até o momento: 29, 29, 32, 38 e 40.
Por enquanto a “média de corte” está em 33! :stuck_out_tongue:

Quantas vocês acertaram?

E

Acertei 32.

A

Acertei 40 questões

A

Fiz 25, porém não fiz CCP nem SI.
Fiz Engenharia. Tô feliz demais. haha

A

Fiz 31 pelo gabarito provisório

Y

Bom, a maior média da história do POSCOMP foi 29,30.
Tem também o fato de que quem não foi tão bem não costuma sair divulgando sua nota :stuck_out_tongue:
Acho muito difícil termos uma média nacional acima de 30, pessoal.

A

O que me derrubou foram as questões de computação gráfica, processamento de imagens, compiladores…

Você foi bem Rayssa?

Y

andrecosta90:
O que me derrubou foram as questões de computação gráfica, processamento de imagens, compiladores…

Você foi bem Rayssa?

As questões de processamento de imagens foram bem chatas mesmo, acertei apenas duas.
Acertei 30 questões, errei um monte de questões bestas de matemática! Raiva!

A

Quando sai os resutados? Os recursos vão até dia 2 né?

R

Eu estou no 7° Periodo de Ciência da Computação pela PUC Minas. Tirei 41 na prova.
Todo o conteudo da prova eu cheguei a ver no meu curso, exceto por no máximo umas 5 questões eu acho. Mas eu fiz a prova sem estudar, aí tive que me virar na minha boa memória. Mas cheguei a errar muitas coisas que eu estudei nos primeiros periodos. Acho que se eu tivesse estudado teria acertado mais algumas.
Segue as notas por seções:

Matematica - 11/20
Fundamentos - 20/30
Tecnologia - 10/20

B

Estou me formando em SI e fui fazer a prova por experiência. Acertei 25 e estou bem faceiro com o resultado, pois não estudei especificamente para a prova. Descobri algumas estatísticas interessantes ao analisar as provas e médias dos anos anteriores:

Primeira: Nos anos com as maiores médias (29,2 e 29,3) tivemos quatro questões anuladas.
Segunda, e mais importante: à exceção de 2006, a média tem sido quase que inversamente proporcional à quantidade de questões do tipo “Somente I e II” ou “V-F-V-F-V”.

Vejam:

Ano | Média | Questões
2002 28,20 5
2006 22,95 11
2010 29,30 14
2003 29,23 15
2009 27,00 15
2012 27,90 16
2004 24,04 19
2011 24,00 19
2005 20,79 20
2007 22,10 29
2008 20,02 33
2013 :slight_smile: 34

Este ano foi o recorde de ocorrência deste tipo de questão! Se a tendência se confirmar, estarei aprovado, hehe.

Apesar da estatística animadora, não acredito que a média fique próxima de vinte, pois a qualidade dos candidatos tende a aumentar naturalmente ano a ano, mas também não acredito que ela fique acima de 27, a não ser que tenhamos um ano bem atípico, como uma “chuva de nerds”.

E

Oi pessoal,

Só encontrei esse tópico agora, procurando no google sobre as médias nacionais dos anos anteriores.
Estava muito ansioso pois achei que tinha ido mal na prova ontem mas pelo que vi todo mundo teve dificuldade.

Pelo gabarito provisório acertei 42 questões. Não tinha ficado muito feliz pois queria acertar pelo menos 70% mas agora estou bastante animado depois de ler os comentários de vocês e verificar as médias dos anos anteriores.

Eu sou do interior de Pernambuco (Petrolina) e a pretendo ir fazer mestrado na UFSC na área de sistemas embarcados. E vocês, quais os planos? Quem sabe a gente não se encontra por aí ano que vem?

Desejo uma boa sorte para todos.

=D

B

Com 42 questões já pode arrumar as malas…

O pessoal que vai mal acaba não postando as notas.
Do meu curso (SI), que aborda cerca de 50% do conteúdo da prova, conheço gente que fez menos de 20 acertos.

Boa sorte em Floripa, e uma dica: arrume um ap bem próximo da faculdade, pois a mobilidade no trânsito é horrível.

A

bombasar:
Estou me formando em SI e fui fazer a prova por experiência. Acertei 25 e estou bem faceiro com o resultado, pois não estudei especificamente para a prova. Descobri algumas estatísticas interessantes ao analisar as provas e médias dos anos anteriores:

Primeira: Nos anos com as maiores médias (29,2 e 29,3) tivemos quatro questões anuladas.
Segunda, e mais importante: à exceção de 2006, a média tem sido quase que inversamente proporcional à quantidade de questões do tipo “Somente I e II” ou “V-F-V-F-V”.

Vejam:

Ano | Média | Questões
2002 28,20 5
2006 22,95 11
2010 29,30 14
2003 29,23 15
2009 27,00 15
2012 27,90 16
2004 24,04 19
2011 24,00 19
2005 20,79 20
2007 22,10 29
2008 20,02 33
2013 :slight_smile: 34

Este ano foi o recorde de ocorrência deste tipo de questão! Se a tendência se confirmar, estarei aprovado, hehe.

Apesar da estatística animadora, não acredito que a média fique próxima de vinte, pois a qualidade dos candidatos tende a aumentar naturalmente ano a ano, mas também não acredito que ela fique acima de 27, a não ser que tenhamos um ano bem atípico, como uma “chuva de nerds”.

Espero que não tenhamos nerds… Essa estatística sua me deixou mais animado ainda. haha
Quero embarcar no mestrado em Otimização Combinatória, mas me rejeitaram uma vez, pelo curso que graduei que não tem nada a ver.

E essa relação das V/F e I/II é bem verdade mesmo. Uma explicação pode ser porque são sempre 4 ou 5 “questões” em uma só. Ou seja, maior probabilidade de erro.
Garrei em muitas questões assim. Sabia que algumas eram verdades, mas as alternativas não colaboravam.
O interessante é que todas possuem as mesmas alternativas. Portanto não dá pra usar aquela do “qual aparece mais”.

EDIT: E ainda contando que não estudei quase nada (fiz só a parte de mat e fundamentos da prova antiga de 2009!) e
contando com as burradas (errei aquela primeira questão! falta de interpretação total… e também não lembrava o que era mediana! haha)
ou seja, acho que poderia ter ido ainda melhor.

B

Quando abri a prova e olhei a primeira questão fiquei apavorado, hehe. Mas depois, analisando com calma, percebi que podia resolvê-la sem interpretar todas aquelas expressões matemáticas. Bastava verificar que a partir de determinado ponto n^4 necessariamente cresce menos que 2^(n-1), já que esta última curva é exponencial.

Minha maior burrada foi na 45, troquei as bolas (Alto nível x Baixo Nível) e marquei Disco Rígido, hehe.

R

Pra quem não estudou e faz SI, me surpreendi.

A

Fiz 35, pelo gabarito provisório. Algumas questões (pelo menos uma) ainda serão anuladas esse ano, então parece que a nota já é suficiente para um bom corte.

A

[quote=bombasar]

alfablac:

Quando abri a prova e olhei a primeira questão fiquei apavorado, hehe. Mas depois, analisando com calma, percebi que podia resolvê-la sem interpretar todas aquelas expressões matemáticas. Bastava verificar que a partir de determinado ponto n^4 necessariamente cresce menos que 2^(n-1), já que esta última curva é exponencial.

Minha maior burrada foi na 45, troquei as bolas (Alto nível x Baixo Nível) e marquei Disco Rígido, hehe.

eu fiz essa lembrando de cálculo 1, dá pra usar L’Hospital nas duas funções e lembrar que funções exponenciais crescem mais rapidamente (deriva=e um polinomio de grau n, n vezes e veja que ele vira uma constante, faça isso com qquer função exponencial e veja que ainda tem uma função crescente em n).

Z

Pessoal,

Bom dia! Tomei a liberdade de criar uma planilha para estimarmos a média de 2013.
Segue o link: Média POSCOMP 2013.

Quem puder colaborar por favor entre com sua nota na primeira célula não preenchida da coluna A.
A planilha permite edição anônima para a galera que está se preocupando por ter tirado nota baixa… Quanto mais gente registrar a nota melhor.
Sugestões são bem vindas.

Abraços,

Y

zeigfried:
Pessoal,

Bom dia! Tomei a liberdade de criar uma planilha para estimarmos a média de 2013.
Segue o link: Média POSCOMP 2013.

Quem puder colaborar por favor entre com sua nota na primeira célula não preenchida da coluna A.
A planilha permite edição anônima para a galera que está se preocupando por ter tirado nota baixa… Quanto mais gente registrar a nota melhor.
Sugestões são bem vindas.

Abraços,

Boa!
Vou divulgar no Twitter p/ ver se conseguimos mais inputs, tudo bem?

Z

yssa:
Boa!
Vou divulgar no Twitter p/ ver se conseguimos mais inputs, tudo bem?

Rayssa, pode mandar bala.

Muito obrigado.

R

Saiu o gabarito definitivo: http://cops.uel.br/concursos/153_poscomp_2013/

A

Minha nota subiu de 40 para 43 devido às questões 4 e 26 que foram anuladas, e a questão 22 que acertei.
A questão 14 eu tinha acertado no gabarito provisório…

A

Vi que foram 3 canceladas e todas elas eu havia errado… minha média aumenta 3 pontos dessa forma certo?

Z

Correto.

A minha média subiu 1 ponto (eu acertei uma do gabarito provisório e perdi a questão 22).

Pessoal, criei uma segunda planilha para ajudar o pessoal a corrigir a prova conforme o gabarito definitivo.
Link: http://goo.gl/Xkrjtx.

A

No ano passado, o resultado final saiu 4 dias após a divulgação do gabarito definitivo. Tomara que este ano aconteça o mesmo :slight_smile:

Vocês (irão tentar)/(estão tentando) mestrado em quais universidades?

A

Vou tentar na PUCPR que apesar de ser paga, com uma boa pontuação no POSCOMP consigo uma bolsa para a mensalidade e consigo fazer trabalhando, caso a empresa apoie, além de eu ser aluno da especialização e conhecer os professores e a qualidade da universidade. Outra possibilidade é a UFPR, porém acho dificil eu conseguir viver com a bolsa de R$ 1.500,00 reais do capes/cnpq.

Como vcs fazem neste caso? Vivem com os pais durante o mestrado? Pois acredito que 1.500 reais por mês não paga nem meus gastos fixos.

Z

aconstantino:
Vou tentar na PUCPR que apesar de ser paga, com uma boa pontuação no POSCOMP consigo uma bolsa para a mensalidade e consigo fazer trabalhando, caso a empresa apoie, além de eu ser aluno da especialização e conhecer os professores e a qualidade da universidade. Outra possibilidade é a UFPR, porém acho dificil eu conseguir viver com a bolsa de R$ 1.500,00 reais do capes/cnpq.

Como vcs fazem neste caso? Vivem com os pais durante o mestrado? Pois acredito que 1.500 reais por mês não paga nem meus gastos fixos.

A PUC tem a cultura de distribuir tanto bolsas de isenção quanto bolsas de fomento. Alunos que conseguirem uma bolsa de fomento (CAPES, CNPq, etc) em geral estão submetidos as mesmas regras das demais instituições (não podem trabalhar, tem que obter excelentes resultados e assim por diante), na verdade boa parte dessas regras são criadas pelas próprias agências fomentadoras.
Alguns programas (como o PESC da COPPE e DI PUC Rio) também disponibilizam projetos (e.g., participação de projetos em parceria com a Petrobrás) que podem ser somados a bolsa de estudos. Mas a priori o mestrando não deve contar com essa grana, pois não é sempre que existem projetos disponíveis para todos os interessados.
Por fim, algumas instituições também distribuem bolsas de auxílio para alunos carentes e cargos auxiliares dentro da própria faculdade (monitoria, etc). Algumas até disponibilizam dormitórios gratuitos / baratos dentro do campus.

Mesmo assim minha experiência é que, se você não puder contar com a ajuda dos seus pais, é bom ter uma reserva e se preparar para fazer sacrifícios (os R$1500,00 do CNPq / CAPES não costumam ser suficientes para viver confortavelmente, mesmo que você more em uma república… E a Bolsa da FAPESP ajuda mas também não é nada que de rios de dinheiro)).

Outro ponto a ser considerado é o custo da cidade. Tive um colega que fez o mestrado no ICMC / USP sem tantos problemas com a bolsa de mestrado (São Carlos é uma cidade grande mas o custo de vida é mais barato do que em São Paulo / Rio / Curitiba / etc). Já nas grandes capitais como Rio de janeiro e São Paulo, se você faz questão de morar sozinho, é bom se preparar para uma despesa mensal razoavelmente alta.

No fundo sempre da para pagar as contas, é questão de abdicar de confortos por um tempo… Voltar para a época de graduação em que McDonalds + cineminha meia entrada era considerado um luxo (praticamente uma extravagância hehehe). Acho que vale a pena!

A

zeigfried:
aconstantino:

A PUC tem a cultura de distribuir tanto bolsas de isenção quanto bolsas de fomento. Alunos que conseguirem uma bolsa de fomento (CAPES, CNPq, etc) em geral estão submetidos as mesmas regras das demais instituições (não podem trabalhar, tem que obter excelentes resultados e assim por diante), na verdade boa parte dessas regras são criadas pelas próprias agências fomentadoras.
Alguns programas (como o PESC da COPPE e DI PUC Rio) também disponibilizam projetos (e.g., participação de projetos em parceria com a Petrobrás) que podem ser somados a bolsa de estudos. Mas a priori o mestrando não deve contar com essa grana, pois não é sempre que existem projetos disponíveis para todos os interessados.
Por fim, algumas instituições também distribuem bolsas de auxílio para alunos carentes e cargos auxiliares dentro da própria faculdade (monitoria, etc). Algumas até disponibilizam dormitórios gratuitos / baratos dentro do campus.

Mesmo assim minha experiência é que, se você não puder contar com a ajuda dos seus pais, é bom ter uma reserva e se preparar para fazer sacrifícios (os R$1500,00 do CNPq / CAPES não costumam ser suficientes para viver confortavelmente, mesmo que você more em uma república… E a Bolsa da FAPESP ajuda mas também não é nada que de rios de dinheiro)).

Outro ponto a ser considerado é o custo da cidade. Tive um colega que fez o mestrado no ICMC / USP sem tantos problemas com a bolsa de mestrado (São Carlos é uma cidade grande mas o custo de vida é mais barato do que em São Paulo / Rio / Curitiba / etc). Já nas grandes capitais como Rio de janeiro e São Paulo, se você faz questão de morar sozinho, é bom se preparar para uma despesa mensal razoavelmente alta.

No fundo sempre da para pagar as contas, é questão de abdicar de confortos por um tempo… Voltar para a época de graduação em que McDonalds + cineminha meia entrada era considerado um luxo (praticamente uma extravagância hehehe). Acho que vale a pena!

Ajuda dos pais, sem chance. Estou pensando na possibilidade de fazer trabalhando e utilizando apenas a bolsa da mensalidade na PUCPR.

R

E a média das notas do POSCOMP 2013? Onde podemos consultar?

Z

As notas oficiais ainda não foram divulgadas, mas devem ser apresentadas em breve no site da COPS. http://www.cops.uel.br/concursos/153_poscomp_2013/.
A galera se organizou para montar uma média amostral não oficial em http://goo.gl/wZmkUk, apesar que, como criador da planilha posso dizer em primeira mão que a média da amostra deve estar alguns pontos acima da média oficial por n motivos (motivação da galera que não foi tão bem em encontrar a planilha, vergonha de postar a nota baixa, mesmo que de maneira anonima, dados falsos / repetidos, etc).

G

Saiu o resultado! Média alta esse ano. 30,7%

Z

É amigos, parece que não foi um caso de Lies, damned lies, and statistics… Quem diria que a média ficaria tão alta? (A planilha ficou bem perto da média oficial com ~ 30,5 acertos).
Obrigado a todos que participaram.

A

Agora é esperar os resultados dos processos seletivos para mestrado.

Y

Pior parte… ficaremos até o final de dezembro esperando! :frowning:

A

Tá tentando mestrado onde Rayssa?

Y

USP/ICMC, USP/IME, Unicamp, UFMG, UFABC.
E você?

A

ICMC, Unicamp e UFMG na linha de Inteligência Computacional.

Y

Capaz de nos encontrarmos em alguma dessas universidades então! :smiley:
Boa sorte, Andre!

A

Boa sorte pra você também Rayssa!
Tomara que dê tudo certo para nós :slight_smile:

A

Eu estou prestando apenas para o IME-USP. Fiquei bem acima da média em Matemática, mas apenas décimos acima em fundamentos e tecnologia da computação. Estou bem ansioso para saber se foi o suficiente.

Estou prestando pra Inteligência Artificial. Quem mais?

G

Dicas de livros para o POSCOMP

Algoritimos

Algoritimos - Teoria e Prática - Autor: Cormen, Thomas H. Editora: Campus

Site para treinar

http://br.spoj.com/

Um bom site para treino, todo ano o Google abre um campeonato, chamado Google Code Jam

Livros de algebra linear

Livro - Fundamentos de Informática - Álgebra Linear para Computação - Autor
Laura Maria da Cunha Canto Oliva Biscolla; Plinio Barbieri Filho; Isabel Cristina de Oliveira Navarro Espinosa - Editora
LTC

Geometria Analitica

Vetores E Geometria Analítica Ana Célia Da Costa Loret

Esses acima cobrem a deficiência do curso de SI, quem discordar por favor olhe o que caiu na prova e compare com estes livros

Cai mais do que isso obvio, por exemplo modelagem de BD, UML, SO, etc…

No meu curso eu tive a seguinte grade que cobre ou deveria cobrir 90% da prova, a parte que deviria cobrir deve-se na maioria das vezes, existir a grade porém professores com mestrado em plantação de cana de açúcar dando aula para exatas, só porque tem diploma de mestrado, lamentável, o que foi sempre o motivo das minhas maiores reclamações com o coordenador do curso que nada fez de relevante.

1º Ano

Cálculo I
Física para Ciência da Computação
Fundamentos de Sistemas de Informação
Geometria Analítica
Introdução à Computação
Lógica de Programação
Lógica e Matemática Discreta

2º Ano

Álgebra Linear
Algoritmos e Estrutura de Dados
Banco de Dados
Cálculo II
Metodologia de Desenvolvimento de
Sistemas
Práticas de Programação Integrada
Probabilidade e Estatística
Sistemas Digitais

3º Ano

Arquitetura e Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos
Arquitetura e Organização de Computadores
Cálculo Numérico Computacional
Engenharia de Software
Modelagem e Simulação
Sistemas Operacionais
Teoria da Computação, Autômata e Linguagens Formais

4º Ano

Compiladores e Linguagens de Programação
Computação Gráfica Aplicada
Comunicação, Redes e Segurança da Informação
Empreendedorismo - Matéria perca de tempo só besteira nada de aprendizado, o próprio professor afirmou ser uma matéria desnecessária
Gerenciamento de Projetos
Inteligência Artificial e Sistemas
Especialistas
Sociedade, Ética e Legislação
Aplicadas à Informática
Tópicos Complementares à Ciência da Computação

R

Gianetti:

Empreendedorismo - Matéria perca de tempo só besteira nada de aprendizado, o próprio professor afirmou ser uma matéria desnecessária

Discordo totalmente sobre empreendedorismo. Nossa área é uma das que possui maior facilidade de se criar negócios. Saber como criar business plan, procurar investidores e parcerias; ter contato com empresários, conhecer histórias de sucesso, assistir e apresentar pitches, etc são itens que auxiliam bastante aos interessados em abrir seu próprio negócio.

G

Olá alantiel,

Também estou tentando no IME-USP/SP pra Inteligência Artificial e algumas outras áreas.
Talvez nos encontraremos por lá.

Boa sorte!

G

regis_hideki:
Gianetti:

Discordo totalmente sobre empreendedorismo. Nossa área é uma das que possui maior facilidade de se criar negócios. Saber como criar business plan, procurar investidores e parcerias; ter contato com empresários, conhecer histórias de sucesso, assistir e apresentar pitches, etc são itens que auxiliam bastante aos interessados em abrir seu próprio negócio.

Concordo tbem desde que o prezado professor tivesse interesse de passar o devido conteudo, oq nao foi o caso, tornando uma perca de tempo, mais um detalhe segundo a folha de Sao Paulo, somente 1/3 dos grandes empresarios tem ensino superior, oq contrapoe com oq vc disse acima, a teoria e linda mas a realidade e bem sordida.

A

gabriel.ozeas:
Olá alantiel,

Também estou tentando no IME-USP/SP pra Inteligência Artificial e algumas outras áreas.
Talvez nos encontraremos por lá.

Boa sorte!

Boa sorte para nós! Você foi bem no Poscomp? Sabe dizer como o IME atribue os 25% de cada um dos 4 critérios da inscrição? (por exemplo, para ficar com 25% completo do critério Poscomp, só se tirar 100% nele e baixando proporcionalmente com a nota ou se o critério é: 25% para quem ficar acima da média e 0 caso contrário)

D

Boa tarde, desculpe pelo meu Português, eu sou do Peru.

Eu estou prestando para ICMC-USP. Fiquei bem acima da meia no examen poscomp no area de matematica e fundamentos de computação.

No edital da universidade diz que a data dos resultados é 28 de novembro e até agora nada. Estou prestando para computação gráfica. Quem mais?.

M

Me informaram por telefone que o resultado sairá até o dia 06/12, nesta sexta-feira.

A

Olá Darlink,

o resultado está demorando mesmo pra sair. Porém, os professores já estão entrando/entraram em contato com os candidatos que eles acham que serão aprovados (por email).

Faz aproximadamente duas semanas que dois professores do ICMC me contactaram e apresentaram suas pesquisas, na linha de Inteligência Computacional (Machine Learning e Data Mining).

L

Desculpem a ignorância, mas esses mestrados nas universidades federais são remunerados ? Se sim, a bolsa está girando em torno de quanto ?

R

Você pode cursar o mestrado com ou sem bolsa, são duas coisas distintas. Com bolsa, que deve estar em torno de 1400 a 1600, é preciso ter dedicação exclusiva. O valor da bolsa depende de quem financia (Capes, CNPq, Fapesp, etc). Geralmente o mestrado stricto sensu é na parte da manhã e/ou tarde, o que dificulta, mas não inviabiliza, trabalhar. Geralmente, os orientadores preferem quem se dedica exclusivamente ao mestrado, mas depende muito da situação. Se você já conhecer o orientador e ele tiver confiança de que você dá conta do recado…

C

Pessoal eu tenho uma dúvida besta, como funciona o mestrado utilizando a nota do POSCOMP? Digamos que tenha tirado acima da média, vai precisar de carta de recomendação de professores para ingressar no mestrado?

R

Visita a página do mestrado que você quer cursar. Cada um tem seus critérios.

Y

Nunca vi um programa de mestrado que não exigia, no mínimo, duas cartas de recomendação, independente do POSCOMP.

A

E no IME? o prazo é até dia 15 mesmo? Eu liguei lá, mas me pareceu que a pessoa que atendeu não estava certa do prazo e falou qualquer data…

A

Saiu o resultado do processo seletivo da Unicamp.

M

Unicamp deu certo \o/:
http://www.ic.unicamp.br/node/908

M

Saiu resultado no ICMC:

http://www.icmc.usp.br/Portal//conteudoDinamicoSemVinculo.php?id_conteudos=1164

A

Aprovado! :slight_smile:

Foi selecionado lá também msjava?

M

Sim…\o/

A

Parabéns! Qual linha de pesquisa?

Entre UNICAMP e ICMC/USP, devo ir para o ICMC.

Tá tentando na UFMG também? O resultado deve sair hoje.

M

Parabéns andrecosta90, você entrou na área de Inteligência Computacional, certo?

Entrei para Computação Gráfica, Imagens e Visualização.

M

Pensei em tentar mas acabei não me inscrevendo na UFMG.

A

Isso mesmo, Inteligência Computacional

D

Bom dia, Parabéns para os aprovados!

Eu também estou aprovado . Entre ICMC/USP - para Computação Gráfica, Imagens e Visualização.

Como sabemos se ter bolsa o nao?

A

Passei na UFMG também.

Agora a dúvida cruel: ICMC/USP ou UFMG?

M

Parabéns!

Isso que é um bom problema eim…=D

M

Darklink11, também não tenho informação sobre isso ainda. No edital diz que os candidatos aceitos serão notificados por carta, talvez nela tenha mais informações.

A

PASSEI no IME-USP! Parabéns para a Rayssa e quem mais tiver passado também!

F

Parabéns alantiel !

Vamos ser colegas lá… :slight_smile:

A

fpierin:
Parabéns alantiel !

Vamos ser colegas lá… :)

Parabéns para nós, Felipe! nos vemos por lá!

Y

Gente… Passei no IME/USP, Unicamp e UFABC, eram minhas opções preferidas mesmo!
Nem sei como reagir hahahaha

PARABÉÉÉNS! :smiley:
Quero conhecê-los nos primeiros dias!

Y

A Suelen (autora do tópico) passou também!
Parabéééns! GUJ em peso no IME.

M

Parabéns a todos!!! =D

A

Parabéns galera!

Y

Conseguiu decidir entre UFMG e ICMC?

A

Nada rs. Tá difícil. Tenho até domingo.

No ICMC eu já sei quem será meu orientador, na UFMG informam só na aula inaugural. Porém BH é bem próximo de onde eu moro (~2h30min), enquanto que São Carlos é distante (~6h30min). Complicado demais!

Qual você escolheria? Preciso de opiniões rs.

Y

andrecosta90:
Nada rs. Tá difícil. Tenho até domingo.

No ICMC eu já sei quem será meu orientador, na UFMG informam só na aula inaugural. Porém BH é bem próximo de onde eu moro (~2h30min), enquanto que São Carlos é distante (~6h30min). Complicado demais!

Qual você escolheria? Preciso de opiniões rs.

As duas são ótimas, pode ficar tranquilo que de qualquer forma terá feito uma boa decisão!

O ICMC é a universidade com o maior número de orientadores da nossa linha de pesquisa.
UFMG é centro de excelência desde sempre… em TODAS as áreas.
USP é um nome reconhecido em qualquer lugar do mundo, mas é bem longe para você.
Acho que ficaria com a UFMG!

S

Uhuuuuu!!! Passei!!

Parabéns a todos e que venha 2014 =D!!!

Y

Liguei lá no IME e estão enviando emails com todas as informações e o nome do orientador aos poucos, devem terminar de enviar tudo ainda hoje.
O que importa é: matrículas serão realizadas apenas a partir do dia 27 de janeiro, podem ficar tranquilos até lá! :slight_smile:

G

Acho que não foi dessa vez para mim. Me inscrevi somente no IME e meu nome não estava na lista.
Vou tentar novamente o semestre que vem.

Parabéns para vocês, galera.

J

essa prova também é válida para universidades particulares? (FIAP, mais precisamente).

R

cada faculdade decide como usar o resultado do exame.

J

quer dizer que todas utilizam?

V

Não, quer dizer que PODEM utilizar. Muitas vezes, elas utilizam para critérios de bolsa, ou para o caso dos cursos com muita concorrência.
Se o curso estiver tranquilo e você puder pagar a mensalidade, ela pode não exigir o poscomp.

J

Não, quer dizer que PODEM utilizar. Muitas vezes, elas utilizam para critérios de bolsa, ou para o caso dos cursos com muita concorrência.
Se o curso estiver tranquilo e você puder pagar a mensalidade, ela pode não exigir o poscomp.

Obrigado pelo esclarecimento.

Y

Julio, a FIAP não utiliza o resultado do POSCOMP de forma alguma.

V

Eu crie um grupo no facebook para trocar conhecimento e conteúdo para poscomp, quem quizer participar tá aberto o grupo, https://www.facebook.com/groups/estudo.poscomp/

[]'s

Criado 24 de julho de 2013
Ultima resposta 29 de dez. de 2013
Respostas 125
Participantes 33