Tenho ouvido falar, ultimamente, muito sobre Hadoop e MongoDB: em que situações um é mais adequado de se utilizar do que o outro?
Hadoop, MongoDB: em quais situações um é mais adequado que o outro?
2 Respostas
Não conheço muito, mas sei que são ferramentas distintas para casos distintos.
O MongoDB é um banco de dados não relacional orientado a documentos. Os registros são armazenados num formato chamado BSON, muito parecido com o JSON. Já o Hadoop é um framework de computação distribuída que usa processamento paralelo para analizar grandes quantidades de dados, sejam eles categorizados ou não.
Não conheço muito, mas sei que são ferramentas distintas para casos distintos.O MongoDB é um banco de dados não relacional orientado a documentos. Os registros são armazenados num formato chamado BSON, muito parecido com o JSON. Já o Hadoop é um framework de computação distribuída que usa processamento paralelo para analizar grandes quantidades de dados, sejam eles categorizados ou não.
É isso mesmo. Se for para haver uma comparação seria com o HBase que usa a infraestrutura do Hadoop, principalmente o HDFS.
Uma diferença principal está na alta escalabilidade horizontal que o HBase herda da infraestrutura Hadoop, colocar sua base espalhada em dezenas ou centenas de máquinas é algo natural. E o modelo de dados do HBase é baseado em colunas amplas, algo como cada linha pode conter um número enorme de colunas e as quais não precisam existir em todas as linhas. 
E claro, construir e manter uma infraestrutura Hadoop/HBase é bem mais trabalhoso que com o MongoDB, dado que com o HBase você terá um banco de dados de natureza distribuída, indo de algumas instâncias a centenas.
Espero que te ajude a esclarecer, mas sugiro investigar mais.
Abraço!