Simulador de Elevador

6 respostas
G

Galera,
Estou aflito, tenho um trabalho de criar um simulador de 2 elevadores que percorrem um predio de 10 andares
servindo cada um dos andares.,usando interface grafica, a biblioteca swing. Alguém terá um exemplo de um simulador de elevador ou alguma ideia, com exemplos+códigos fonte, que possa me ajudar a começar a pensar
na criação desses elevadores. Estou precisando urgente de ajuda.

saudações

6 Respostas

T

Você fez o programa de simulação sem a interface? Pelo menos sabe como proceder com o algoritmo?

Pense no algoritmo primeiro, e depois pense na interface.

No seu lugar, para simplificar bem, eu poria um monte de botões (1 para cada andar, para chamar o elevador), e 2 x 20 labels onde o background seria preto (se o elevador não estiver lá) ou branco (se o elevador estiver lá). Não se preocupe em fazer um desenho bonitinho.

Para facilitar, use o AbsoluteLayout ou Null Layout (NetBeans) ou Null Layout (Eclipse) para não se preocupar com essas coisas chatas de layout, que são o inferno do Swing.

V

thingol:
Você fez o programa de simulação sem a interface? Pelo menos sabe como proceder com o algoritmo?

Pense no algoritmo primeiro, e depois pense na interface.

No seu lugar, para simplificar bem, eu poria um monte de botões (1 para cada andar, para chamar o elevador), e 2 x 20 labels onde o background seria preto (se o elevador não estiver lá) ou branco (se o elevador estiver lá). Não se preocupe em fazer um desenho bonitinho.

Para facilitar, use o AbsoluteLayout ou Null Layout (NetBeans) ou Null Layout (Eclipse) para não se preocupar com essas coisas chatas de layout, que são o inferno do Swing.

Ou seja:

this.setLayout(null);
A

Opa, tudo bem?

Acho importante essa dica que te foi passada mesmo. Primeiro você pensa em todo o funcionamento lógico da coisa pra depois começar a fazer “perfumarias”.

Vai tentando fazer aí e postando suas dúvidas (mesmo que seja em lógica) que, tenho certeza, o pessoal vai te ajudando numa boa.

Pensando por alto aqui, eu utilizaria threads para este problema.

Abraços.

T

Provavelmente ele precisa do tal “algoritmo do elevador” (ou seja, se o elevador já estiver descendo, você pega o elevador que estiver descendo, e se os dois elevadores estiverem parados, você pega o que está mais próximo).

G

Upa, valeu a vossa ideia inicial. Eu já tenho o algoritmo do elevador e penso que vai funcionar. agora vou começar a por as ideias em prática e depois vou postando aqui as minhas ninharias para obter a vossa ajuda!

Thanks Thingol, AdrianoPalm

Fuiiii

Abraços

A

Bom, já que você disse ter a lógica pronta e já vai começar a por a mão na massa… vou tentar ajudar mais um cadinho…

Procurando por “elevador em java” no Google vi este exemplo – http://www.lcmi.ufsc.br/~romulo/discipli/cad-meto/elevador.zip

Não está completo e, em minha humilde opinião, tá meio gambiarrado, mas pode servir como ponto de partida ou de idéias novas.

Reforço que, se você não fez nada da lógica ainda (mesmo que seja no bom e velho portugol), esse exemplo pode te confundir mais.

De todo jeito, está passada a dica.

Abraço.

Criado 18 de abril de 2008
Ultima resposta 18 de abr. de 2008
Respostas 6
Participantes 4