Olá pessoal…
queria uma dica de vocês…
Preciso de um tema para TCC do meu curso e tive a idéia de fazer um simulador de física…
Meu objetivo seria fazer animações das fórmulas de física…
No começo, so pra defender o TCC, meu professor disse que eu precisaria apenas de representar umas três. No caso, seria movimento retilineo uniforme, o uniformemente variado e o de parábolas.
Com que linguagem seria mais fácil de simular esses movimentos?
O usuario digitaria os valores (velocidade, local de partida, etc).
Voces acham a idéia legal ou inútil?
Alguma sugestão?
Obrigada
Simulador de Física
5 Respostas
se o seu professor aceitou… eu acho legal…
até pq existem umas ferramentas graficas 3D q fazem a fisica pra vc =)
eu uso isso no jogo q estou desenvolvendo pro TCC…
http://www.jmonkeyengine.com
https://jmephysics.dev.java.net/
basta adaptar para oq vc ker fazer em fisica…
Olá pessoal…
Preciso de um tema para TCC do meu curso e tive a idéia de fazer um simulador de física…
No começo, so pra defender o TCC, meu professor disse que eu precisaria apenas de representar umas três. No caso, seria movimento retilineo uniforme, o uniformemente variado e o de parábolas.
Alguma sugestão?
Obrigada
Operações matemáticas são fáceis em qualquer linguagem(exceto Prolog e outras mais exóticas). Seria mais fácil ainda numa orientada a objetos, já que o modelo físico dá pra ser facilmente transformado em lógico em OO.
Agora você teria que ver mais a interface, como mostrar visualmente as partículas do teu simulador, especialmente na geração das imagens que variam com o tempo.
Sobre ser inútil ou legal, depende do número de variáveis, as mais simples são realmente essas que o teu professor citou, e com essas que você deverá começar. Vai ficando mais legal à medida que você coloca mais partículas, gravidade, colisões, atrito, cálculo e visão em 3 ou mais dimensões, quem sabe até mecânica de fluidos(assunto p/ mestrado/doutorado).
Sugestão? Comece logo, o mais rápido possível.
Olá pessoal…
Foi vc que perguntou: eu acho inutil a menos que o faça de uma forma visualmente especial ( em 3D por exemplo) e significativa para o leigo em fisica tanto como para quem está aprendendo.
Não chame de simulador de física quando o seu objetivo é só simular movimento.
Movimento retilineo não tem como ser simulado porque é infinito. Aceleração é legal especialmente a de um corpo dentro de outro ( o que acontece quando a pessoa trava o carro e porque ela sia pelo vidro quando não tem cinto de segurança.
Parabólico tem a ver com misseis , tb vc consiga mostrar a relação que isso tem com colocar um satélite em orbita ou levar o o homem ha lua. a fisica é quase a mesma.
Um movimento mais complexo é o dos planetas em torno do sol. São que são elipses. mudando os parametros das elipse seria legar ver como o sistema solar seria ( por exemplo,se jupiter estivesse mais perto do sol , o que acontece com marte ?)
Esta simulação pode ser bem complicada se entrar com efeitos de maré e libração , tlv complexo de mais.
Mas pode apontar alguma coisa simples e relacionada. Simular a seguinte lei : Se o corpo sofre a ação de uma força central seu movimento se torna uma elipse. Isto ilustra tantos os planetas e as luas , mostra porque a ideia do Newton sobre maças e luas é tão importante e é equivalente no átomo. É uma das mais aplicáveis que ha por ai. O simulador poderia ser algo em que o cara larga um corpo a uma certa distanca do outro. Variandos as dimensções relativas de ambos e sua distancia no momento da “largada” vc pode simular tanto a lua em orbita quanto a maçã caindo …
Você pretende simular apenas movimento?
Daria para brincar com cargas elétricas, óptica, acústica…
Simular as forças atômicas envolvidas na estrutura de uma molécula específica, por exemplo…Tipo, vai jogando uns átomos de elemtnos distintos dentro de um recipiente e vai mostrando como eles se ligam para formar determinadas moléculas…Imagino que isso seja extremamente complexo, hehehe…
Um simulador de eventos climáticos como furacões, tratando todas (ou quase) forças que agem nos mesmos…
Se for só em cima do que aprendemos no segundo grau, aí acho completamente inútil. Não só é simples demais (mesmo em 3D), como não vai servir para absolutamente nada.
Até porque, o computador não se incomoda de calcular a física interativamente, simplesmente somando um conjunto de vetores através do tempo. Uma vez que você implemente uma classe para vetores 3D (e há farta literatura sobre isso), o seu trabalho está resolvido.
Eu inclusive escrevi um artigo não muito acadêmico, voltado para programadores de jogos (que geralmente não gostam de matemática) sobre esse mesmo assunto. Se quiser ler, o link é esse:
http://www.vinigodoy.com.br/pontov/files/vetores.zip
É um zip pq já inclui as classes de vetores para Java e C++.
Se você quiser usar isso para algo mais interessante, faça um jogo, aplique o conceito para um simulador de partículas ou faça qualquer outra coisa que, dado esse conjunto de fórmulas simples e parametrizáveis, gere um efeito interessante ou emergente.
Ou então, aprofunde-se mais na física, adicione elementos como atrito, elasticidade, rotação do corpo, etc… Em resumo, siga as dicas do Sérgio (até pq, ele é muito mais indicado para falar de física do que eu).