Sindpd 2013

58 respostas
R

Senhores,

segue comunicado referente ao desconto para o sindicato:

[i]“As empresas descontarão de todos os empregados que forem beneficiados pela presente convenção coletiva de trabalho, sindicalizados ou não, 1%(um por cento) AO MÊS, limitado a R$30,00, a partir de janeiro de 2013, em favor do SINDPD”

“Fica assegurado o prazo de 10(dez) dias, do dia 09 de janeiro de 2013 ao dia 18 de janeiro de 2013, de segunda a sábado da 9h00 às 17h00, para os empregados NÃO SÓCIOS DO SINDPD oporem ao desconto, através de manifestação escrita e individual a ser apresentado pessoalmente na sede”[/i]

Não sei se é normal, mas parece que esse processo está invertido.
Os caras “podem” simplesmente tirar 1% do meu salário, e para que isso não ocorra, eu tenho que ir até a SEDE deles??

Não poderia ser o oposto? quem quiser ser associado que os procurassem?

:x

58 Respostas

V

Creio que essa cobrança, feita mensalmente, é completamente irregular. Isso se refere a taxa de reversão salarial, que pode ser realmente cobrada, mas uma vez só.
E realmente é assim, quem quiser se opor deve enviar uma carta ao sindicato.

Outro detalhe importante: Muitos sindicatos, quando você vai entregar a carta, fazem ameaças, dizendo que você irá perder o benefício caso se oponha a cobrança. Isso é mentira. As reversões salariais referem-se a benefícios já concedidos, só podem ser exigidas de sindicalizados e não podem impactar em qualquer tipo de concessão de benefícios futuros, sejam eles negociados pelo sindicato ou não.

Outras exigências estapafúrdias de sindicatos são:

• Exigir que você escreva a carta à mão: Não é necessário, o documento só precisa ter a sua assinatura;
  • Exigir que você entregue a carta em pessoa: Também não é necessário, um colega pode entregar para você;
  • Exigir qualquer outro tipo de documento, ou registro de sua assinatura em cartório.
A

ViniGodoy:
Outras exigências estapafúrdias de sindicatos são:

• Exigir que você escreva a carta à mão: Não é necessário, o documento só precisa ter a sua assinatura;
  • Exigir que você entregue a carta em pessoa: Também não é necessário, um colega pode entregar para você;
  • Exigir qualquer outro tipo de documento, ou registro de sua assinatura em cartório.

Esses caras fazem isso pra aumentar a desistência em entregar a carta. Aqui em Brasília é comum exigirem a entrega em pessoa e é tão complicado conseguir que aceitem de outra pessoa que é menos traumático ficar naquela fila tosca e entregar pessoalmente.

O

Alguém tem um documento/lista contendo o que eles fizeram de útil para os trabalhadores de TI nos últimos anos ? Ou em 2012, pelo menos ?

M

quanto ao sindpd de sp tem tópicos ai dizendo as coisas que eles fizeram… teve um a pouquissimo tempo com pisos salariais, o curioso é que a maioria das funções tem pisos salariais bem próximos do salario minimo, com o aumento do salario minimo recente acho bem provavel que o salario minimo fique maior que a convenção do ano anterior…

V

Não dá nem para comparar, pelo menos aqui em Curitiba, a atuação do sindicato de informática com o de professores do ensino superior (SINPES).

Por exemplo, o jornal mensal do SINPES informa quais faculdades demitiram mais, informa sobre processos trabalhistas, questiona regras criadas no último mês pelas faculdades (por exemplo, a obrigatoriedade de fazer chamada de forma eletrônica). Anualmente eles acompanham a evolução das cargas horárias, a mudança de políticas relacionadas a aulas de ensino a distância, etc… Sem falar na presença constante nas faculdades. Sempre vemos por lá representantes, temos votações e recebemos panfletos, somos convidados a votações, entre outras coisas.

Claro que boa parte disso é recheada de discurso sindicalista-esquerdista, onde o patrão é sempre retratado como um vilão tirado, e pouco se fala das coisas boas das faculdades. Ainda assim, é bem interessante ver um sindicato realmente presente. Eu mesmo já pensei em me sindicalizar oficialmente, mas meu lado liberal me impede de seguir adiante. hehheehehe

Já os sindicatos de informática… aparecem somente durante a negociação salarial, pura e simplesmente para assinar papéis, o que é obrigatório por lei. Geralmente aprovam dissídios que mal e mal correspondem a taxa de inflação, quando não são inferiores. E depois ainda tem a cara de pau de cobrar a tal taxa de reversão, e ainda ameaçar quem não pagar de não ter o PLR no final do ano.

L

Em 2012, no Rio de Janeiro, o Sindicato arrumou uma “sub-sede” longe do Centro da Cidade para reduzir a quantidade de cartas.

Até acho que deu certo… Mas teve muita gente que preferiu pagar o táxi até lá ou ir de metrô. =D

F

É invertido sim, todo ano você tem que ir lá no sindpd e pedir pra não descontar. Se você se associar não precisa levar a cartinha.

S

Prezados,

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) reforça as conquistas obtidas durantes todos estes anos para a categoria de TI e mantém sua posição como um dos sindicatos mais atuantes e ativos do país. O Sindpd garantiu aumento real linear nos últimos 10 anos, a Participação nos Lucros e Resultados (somente em 2012 foram mais de 600 acordos) a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais (sem diminuição de salário), o vale-refeição, hora-extra de 100%, além de inúmeros avanços em nossa convenção coletiva.

O resultado deste trabalho está explícito na avaliação que a categoria tem do sindicato. Segundo pesquisa Datafolha, nosso trabalho foi positivamente avaliado por quase 90% da categoria. Poucos sindicatos no mundo podem, orgulhosamente, contar com números desta magnitude.

Sobre a Contribuição Assistencial, o Sindpd esclarece que:

1- Tal contribuição visa financiar os custos da campanha salarial e a luta dos trabalhadores de TI, que por sinal tem sido vitoriosa nos últimos anos, acumulando avanços significativos nas condições de trabalho. Exemplo disso são, como já afirmamos, os repetidos aumentos reais nos 10 anos passados, redução da jornada para 40 horas semanais (sem diminuição do salário), Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), entre outras conquistas que estão distribuídas nas mais de 75 cláusulas de nossa Convenção Coletiva, cuja classificação está entre as melhores do país;

2- Fruto disso é que, de um universo de 100 mil trabalhadores que integram nossa base, aproximadamente 40 mil são sócios do sindicato e menos de 10% não compreendem (ou se submetem as ordens do patrão) a importância de fortalecer a luta da categoria, assegurando estrutura financeira e política para enfrentarmos com greves, manifestações e demais ações jurídicas e sindicais, a resistência do empresariado em distribuir uma parcela de seus lucros com os trabalhadores;

3- A contribuição assistencial é discutida, definida e aprovada ou não pela categoria, bem como a possibilidade e forma de se opor a ela, nas 11 assembleias realizadas pelo sindicato em todo o Estado na preparação da campanha salarial anual;

4- Para garantir o direito de o profissional manifestar-se contra a contribuição, o sindicato promove ampla divulgação, publica editais, envia correspondência para todas as empresas de São Paulo, contrata mais de 50 profissionais para o atendimento, estabelece um prazo de 10 dias para a pessoa abrir mão da representação sindical, entre outras ações que buscam dar agilidade e conforto aos trabalhadores,

5- É importante destacar: grande parte dos profissionais que se deslocam ao sindicato para este mecanismo é estimulada, orientada e até forçada pelas empresas com o claro objetivo de enfraquecer a luta do conjunto da categoria, fato que só é observado por muitos na hora em que ocorre a homologação. Momento em que ele percebe que sua única defesa encontra-se na estrutura financiada e mantida por seus colegas que adquiriram a consciência da importância da união e da solidariedade, muitas vezes negada ao trabalhador na hora de uma dificuldade familiar, mas prontamente atendida quando a empresa o dispensa para se opor ao sindicato.

Atenciosamente,
Sindpd

V

Correção: se você se associar não adianta levar a cartinha. Para os associados, o desconto não é opcional.

F

Complementando, quem se associa tem desconto no desconto. E se não me falhe a memória na PLR tem uma taxa que associado não paga e do desconto de 1 dia de trabalho em março, ninguém escapa.

Quanto custa para me associar ao sindicato?
O associado paga ao sindicato uma mensalidade associativa de R$ 10,40 mais a Contribuição Assistencial com desconto de 50% de seu valor, ou seja, contribui com 0,5% do salário, limitado ao máximo de R$ 15,00 reais por mês. O trabalhador que não é sócio contribui com 1% do salário.
Por exemplo, para um salário de R$ 2.000,00 a contribuição assistencial do associado é de R$ 10,00 enquanto a do não sócio é de R$ 20,00 e para um salário de R$ 4.000,00 o associado contribui com R$ 15,00 enquanto o não sócio com R$ 30,00. *Retirado do FAQ do sindpd

V

Só novamente. A contribuição de 1% é opcional. Enquanto para o associado é obrigatória. Ou seja, trata-se de um desconto num valor que quem não está no sindicato sequer precisa ter.

A

Engraçado, algumas pessoas de outros estados falam da situação de São Paulo sem saber do que falam. Sou filiado ao Sindpd a muitos anos. Acompanho todos os avanços obtidos. A contribuição não aumentou nos últimos seis anos pelo menos. Quem é sócio tem desconto de 50%, lembrando que a contribuição é de 1% é limitada a R$ 30,00. Somente a redução de jornada de trabalho que tivemos a dois anos reprsentou um aumento de 10% no salário de todos. O probleme é que tem gente que só que ter o benefício, não quer ajudar a tê-lo. Estes reclamam de tudo…do patrão, da mulher, da vida…

V

De quais pessoas de outros estados você está falando? Porque uma das únicas de fora aqui sou eu, e falei especificamente da situação de Curitiba. O colega que falou, citou o que ocorre em Brasília, sem se referir a situação de São Paulo.

Só para constar, você tem o mesmo ip do usuário “sindpd”.

S

De quais pessoas de outros estados você está falando? Porque uma das únicas de fora aqui sou eu, e falei especificamente da situação de Curitiba. O colega que falou, citou o que ocorre em Brasília, sem se referir a situação de São Paulo.

Só para constar, você tem o mesmo ip do usuário “sindpd”.

Pwned
O cara faz uma conta com o mesmo IP e ainda usa o nome de uma instituição.

A

Leiam abaixo a posição do TRT de SP.

Indevido desconto de Contribuição Assistencial de trabalhador não sindicalizado

Em acórdão da 12ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), o desembargador Benedito Valentini entendeu que fere direito à liberdade de associação cláusula que fixa contribuição a ser descontada dos salários de trabalhadores não filiados a sindicato.

O desembargador reiterou os inúmeros casos já julgados pelo Tribunal paulista quanto ao tema, entendendo que não deve ser cobrada contribuição assistencial dos trabalhadores não sindicalizados, conforme a previsão contida no Precedente Normativo nº 119 do Tribunal Superior do Trabalho.

Nas palavras do magistrado, ?a cláusula constante de acordo ou convenção coletiva fixando contribuição a ser descontada nos salários dos trabalhadores não filiados a sindicato profissional, sob a denominação de taxa assistencial ou para custeio do sistema confederativo, fere o direito à plena liberdade de associação.?

Foi, portanto, negado provimento ao recurso ordinário proposto pelo sindicato profissional, pela unanimidade dos magistrados.

(Proc. 00015099820105020271 ? RO)

Fonte: AASP

http://www.magalhaesadv.com.br/noticias.aspx?id=2432

A

Encontrei um abaixo-assinado contra obrigatoriedade de entregar carta de oposição ao SINDPD.

J

É triste, muito triste ler em pleno 2013 algo como “campanha salarial e a luta dos trabalhadores de TI”, vindo de um sindicato, e querendo enganar com perfis múltiplos. Mostra o caráter desse pessoal ae.

Vc realmente vai esperar aumento de salário através de um sindicato?
O retorno do seu esforço durante o ano todo está nas mãos de outras pessoas (e deste tipo de pessoa)?

att
jopss

P

é ban nesses 2 perfis
Sindpd
ars8

K

Luta sindical ? Numa boa, olhem os números de “associados”, com a contribuição anual daria para fundar um Pinheiro Neto Advogados, com prédio na Faria Lima e o escambal.

Revista do Sindicato ? Quem lê ? - Cabide de empregos.

Eu queria ver o SINPD mostrar sua prestação de contas de maneira transparente. Nenhum sindicato mostra pra onde vai o dinheiro, quanto custa a “Gestão”, etc.

Contribuição sindical deveria ser “optativa”, quem achar que deve e agrega, contribui. Simples assim, como em diversos outros países.

D

Sindpd = Lixo

A

Outro advogado que reafirma a ilegalidade da cobrança do SINDP.

Contribuição Assistencial de não sindicalizados NÃO é OBRIGATÓRIA como tentam impor os sindicatos.

A Contribuição Assistencial da empresa, incluída em cláusula coletiva, imposta a toda categoria econômica viola o artigo 8º, V, da Constituição Federal, que assegura a liberdade de associação e sindicalização. Convenção coletiva estabelecendo tal contribuição a sindicato de trabalhadores não sindicalizados ofende essa liberdade.

A ministra Maria de Assis Calsing, relatora do recurso na Turma, citou em seu voto a literalidade da Orientação Jurisprudencial 17 para observar que a jurisprudência do TST é de o Sindicato deter a prerrogativa de impor a cobrança de contribuição, objetivando o custeio do sistema sindical para os seus associados, excluindo dessa obrigação apenas os empregados não associados. Com isso, a ministra conheceu do recurso da empresa quanto às contribuições sindicais, por violação do artigo 8º, V, da CF e no mérito deu-lhe provimento para excluir da condenação o dever de recolher as contribuições relativas aos empregados não associados.

RR-73900-25.2009.5.04.0661 ( http://ext02.tst.jus.br/pls/ap01/ap_red100.resumo?num_int=185605&ano_int=2010&qtd_acesso=2660197&novoportal=1 )

Fonte: TST

P

http://www.guj.com.br/java/114222-novas-do-sindpd

K

perdeu:
http://www.guj.com.br/java/270669-sindpd---denuncias-mostram-fraude-em-sindicato-no-estado-de-sao-paulo

Exatamente isso, é sabido por todos que os Sindicalistas mamam na teta desse dispositivo, não prestam contas de forma transparente, estão nos cargos ou trocando as cadeiras sempre o mesmo grupinho e sempre com grandes desvios.

Isso não é exclusividade do SindPD, em todos os sindicatos acontece a mesma coisa. No sindicato dos transportes é bastante comum acontecerem até mortes pela disputa das cadeiras.

Gostaria que modificassem a lei para ser opcional a contribuição. Queria ver se sobrava um, pelo "excelente serviço " que prestam.

L

alexandrevalente:
Leiam abaixo a posição do TRT de SP.
Indevido desconto de Contribuição Assistencial de trabalhador não sindicalizado
Foi, portanto, negado provimento ao recurso ordinário proposto pelo sindicato profissional, pela unanimidade dos magistrados.

Na boa, eu não acredito que não é obrigatório entregar a carta de oposição. Quem for contra o desconto e tiver oportunidade, leve a carta, não esperem que a justiça faça algo por nós…

R

[size=18]Denúncia da Record acusa direção do SINDPD de corrupção.

V

Kenobi:
perdeu:
http://www.guj.com.br/java/270669-sindpd---denuncias-mostram-fraude-em-sindicato-no-estado-de-sao-paulo

Exatamente isso, é sabido por todos que os Sindicalistas mamam na teta desse dispositivo, não prestam contas de forma transparente, estão nos cargos ou trocando as cadeiras sempre o mesmo grupinho e sempre com grandes desvios.

Isso não é exclusividade do SindPD, em todos os sindicatos acontece a mesma coisa. No sindicato dos transportes é bastante comum acontecerem até mortes pela disputa das cadeiras.

Gostaria que modificassem a lei para ser opcional a contribuição. Queria ver se sobrava um, pelo "excelente serviço " que prestam.

Depois que o Lula fez a festinha no senado para comemorar a vitória dos sindicatos, eu não duvido de mais nada.

Z

e se entrarmos com uma ação na justiça contra o recolhimento na fonte do tributo?

seria possível?

V

zslnd:
e se entrarmos com uma ação na justiça contra o recolhimento na fonte do tributo?

seria possível?

É o que as petições ali significam.

J

Nesse link tem o modelo da carta a ser entregue em 2013…

http://www.sindpd.org.br/sindpd/internaCircularesAtas.jsp?cat=4

F

Segue um pouco de informação e minha opinião

A contribuição uma vez por ano não tem o que fazer por estar na lei, tem que pagar. As outras contribuições não são previstas em lei e são uma afronta ao princípio da legalidade, garantia constitucional prevista no artigo 5°, inciso II da Constituição Federal de 1988 ? CF/88, e artigos 149 e 150.

Constituição

Existem muitas pessoas de excelente caráter e índole que dedicam suas vidas
para lutar por melhores direitos das classe profissionais, as contribuições
opcionais são meramente para ajudar essas pessoas a continuar lutando por
nós, principalmente os que não tem competência, que não evoluem e não correm
atrás de nada e precisam de ajuda. Se você acredita nisso, pague, filie-se.

Qualquer um pode abrir um sindicato, é só ir no ministério do trabalho, fazer
alguns trâmites e começar a receber o dinheiro. Não precisa ser formado ou
ter qualquer tipo de experiência. Os vadios que fazem isso
começam a ver o dinheiro e querem mais, naturalmente. Se você acredita nisso,
recorra à lei, denuncie no ministério do trabalho, junte os colegas e exija
o dinheiro de volta por menor que seja o valor.

Nunca paguei nada pois tenho polegar opositor e um QI maior do que de uma
pedra e consigo negociar meu próprio salário.

Outros links interessantes:
Sindicato vira negócio lucrativo e País registra uma nova entidade por dia
É mais fácil abrir um sindicato do que uma microempresa

Z

ViniGodoy:
zslnd:

seria possível?

É o que as petições ali significam.

sei lá, alguem vai pegar a lista de assinantes da petição online e levar pra uma ação contra o sindicato?

tenho preconceito mesmo quanto à eficácia dessas petições online.

Z

mandei os questionamentos ao autor da petição.

R

Pelo que andei lendo a respeito, em fóruns jurídicos e contábil, é ilegal essa contribuição… seria possível apenas o inverso, descontar de quem envia uma carta AUTORIZANDO o desconto, nos casos de não sindicalizados. Com algumas causas ganhas, tanto contra sindicatos como contra empresas (sim posso processar o empregador por descontar uma coisa que não autorizei ou o sindicato) tanto da contribuição assistencial quanto a taxa de negociação de PLR (que os FDPs me ROUBARAM uma grana no final do ano, sendo que a empresa propôs PLR antes mesmo de acordo coletivo, mas como a lei exige que o sindicato também assine o acordo de PLR eles exigem 10% se não eles não assinam), inclusive tem empresas que arcam com o prejuízo e pagam do próprio bolso pra não correr risco de processo e porque depois os sindicatos boicotam a empresa, não assinam PLR, homologação de desligamento da empresa e etc.

Há um projeto de lei sendo votado pra obrigar essa contribuição (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/145384.html), mas acredito que mesmo que seja sancionada é possível entrar na justiça contestando a constitucionalidade, já que está na constituição que não preciso me ligar a nenhum sindicato.

Ficou grande o texto uasasuhsuh mas é muito revoltante isso, e sempre no começo do ano tem o assunto e depois ninguém fala mais nisso…

Vamos montar um sindicato para nos representar contra o sindicato!! auhsaush

O

Edit : 40 mil pessoas afiliados ao sindicado ? A teta se torna gorda einhoooo… (melhor assim :smiley: )

Thanks, rtbortolin!

R

É 40 mil afiliados não é não?

40.000 x 15 (valor da afiliação) = 600.000
40.000 x 7 (chutando uma média dos 0.5% de contribuição assistencial que o afiliado nao pode não pagar) = 280.000

Total = R$ 880.000 por mes…

Fora os não sindicalizados que não se opõem, os taxas de PLR e mais a parte que o governo da… no minimo no minimo 1 MI por mes… duvido mt que eles tenham folha de pagamento de pessoal (não a diretoria) que chegue nos 200.000

O

Mas rtbortolin, que absurdo!

Vergonha o cara com casa de luxo etc. com dinheiro de quem trabalha…

R

Quem pertence ao sindicato dos bancários tem a possibilidade de se opor online.
Nosso sindicato mesmo pertencendo a área de processamento de dados
em pleno 2013 precisamos levar “cartas” para se opor. É algo inacreditável.

Parabéns SINDPD.

P

http://www.slideshare.net/TheAnonymals/sindpd

D

Não vou pagar porra nenhuma, 360 reais por ano dá para fazer bastante coisa.

E vamos ao que interessa, de quantos % será o dissídio esse ano?

K

Daniel_MV:

Boa pergunta né é impressionante como sempre temos que sustentar bando de vagabundos que não fazem nada por nós e a pergunta é

Quantos % de dissidio? e a partir de quando ele entra em vigor?

S

É so fazer a cartinha escrita de proprio punho que é o CUMULO e pronto não sustente mais VAGABUNDO!!!

J

samuelM:
É so fazer a cartinha escrita de proprio punho que é o CUMULO e pronto não sustente mais VAGABUNDO!!!

Não precisa ser de próprio punho, até porque eu não sei mais escrever, só tem que assinar em 2 vias e levar o RG. Se conseguirem dissidio bacana eu pago.

D

ken420:
Daniel_MV:

Boa pergunta né é impressionante como sempre temos que sustentar bando de vagabundos que não fazem nada por nós e a pergunta é

Quantos % de dissidio? e a partir de quando ele entra em vigor?

O dissídio da categoria é agora em Janeiro.

Li algo no site de 10% e pouquinho, mas eles sempre jogam pra cima para fechar um pouco abaixo, deve ficar na faixa dos 7%

K

Daniel_MV:

360 x 40 mil = 14,5 milhões aproximadamente. Agora me digam, com essa verba toda dá pra montar um dos maiores escritórios de direito do país.

Gostaria muito de saber porque os sindicatos desse país não tem as contas públicas e prestação de contas ? Porque como eu disse no outro post, sempre tem um grupinho ali mamando…#AtéQuando ?

UPDATE: Assisti o vídeo, nem sabia que o governo contribuía também. É revoltante, 40 milhões em verbas, luxo etc. tudo pago para meia dúzia de espertinhos, que nem da áera eram !! Revoltante.

S

Soh para nao deixar o topico morrer, aqui vai minha experiencia:

Eu trabalhei como empregado no Brasil por uns 6 anos, e apenas uma vez tive contato com esse sindicato. E foi justamente quando estava de saida do meu emprego, e a empresa precisava de um certo documento do sindicato atestando que nao havia nada de irregular no contexto da minha saida. Ate aquele dia nunca sequer tinha ouvido que havia um sindicato e lembro bem que foi uma baita dor de cabeca. O sindicato nao aceitou fazer nada que nao fosse pessoalmente e exigiu que eu fosse ate a sede fazer uma entrevista para entao me darem o tal do documento.

Eis que quando chego no local vejo uma cena deprimente: um lugar que eu nunca sequer iria imagina que se tratava com algo da minha profissao. Nas paredes, calendario de cerveja (!) e posteres de Che Guevara. Nas 3 mesas do local, apenas maquinas de escrever (isso em 2005), e na cadeira de duas delas havia apenas o paleto dos funcionarios que deveriam estar ali. E a pessoa que me atendeu nao tinha tinha uma ideia sequer do que meu trabalho envolvia.

A tal entrevista se resumiu a meia hora de tentativas por parte dessa pessoa de tentar encontrar alguma brecha para que eu pudesse processar a empresa. Desde o inicio eu deixei claro que a demissao era de comum acordo (a empresa estava prestes a fechar e eu prestes a me mudar) e que estavamos em otimos termos. Ainda assim precisei perder meu tempo convencendo esse sujeito de que tudo estava certo apenas para conseguir um pedaco de papel que por algum motivo o contador terceirizado da empresa precisava para regularizar minha situacao.

Nao sei como as coisas sao hoje, mas tenho medo de um dia voltar ao Brasil e ter que lidar com esse tipo de instituicao, seja como empregado ou empregador. Mesmo sem entrar nos meritos de reivindicacoes que esse sindicato pode estar fazendo para melhorar nossa area, eu acho que existe um abismo cultural entre os profissionais e estes que de alguma forma estao numa posicao de representa-los. A comecar pela transparencia de suas politicas, que fica clara em topicos como esse.

R

Eu fui no sindicato a pouco tempo atrás, me fizeram também perguntas sobre a empresa que eu trabalhei, mas foi até tranquilo, assinei os papéis, não tinha fila…
Eu achei meio estranho o lugar também, fiquei meio desconfiado ao apresentar meus documentos, pois o começo do processo foi feito numa cadeira qualquer com um cara que tinha vindo no sindicato só pra resolver a burocracia da empresa que eu havia saído, e ele queria ir embora rápido, tentou me apressar pra assinar os papéis mas é claro que eu li antes…
Fui embora rápido até, é incrível eles têm todas as fotos dos empregados da empresa, hehe!

R

Fui no sindicato agora no começo do ano pra entregar a maldita carta… foi de boa… aqui em Araraquara não tem fila e tals…
Mas uma coisa me chamou a atenção. Tinha uma TV acho que de 32"… atras das mesas dos atendentes, e tinha uma imagem estática dos números sorteados da mega sena…

Com ctz o último lugar que eu iria pensar em ir para conferir os numeros da mega sena seria num sindicato… Eles estão empregando bem o dinheiro que nos roubam…

R

Saiu hj o acordo do SINDPD com o patronato… o que acharam?

S

link?

R

Mals ae…

http://www.sindpd.org.br/sindpd/noticia.jsp?id=1359642349105

M

É amigos,

Todos que infelizmente são forçados a depender destes doentes do SINDPD estamos fodidos …

O SINDPD esta sob a mesma diretoria a muitos anos e mesmo sob acusação de corrupção com as devidas provas, nada se fala a respeito. Não mudou nada e não houve sequer uma tentativa de rebate sobre as acusações.

O que fazer em um pais onde as pessoas são ocupadas ou desinteressadas demais para se preocupar em mudar as coisas?!?!?

L

Quem definiu que eles representam a categoria?
Cabe um outro “sindicado” pra substituir essa cambada?

S

Creio que o “publico-alvo” do sindicato, apesar de tentar ser altamente abrangente (provavelmente para aumentar sua arrecadacao), na pratica acaba sendo quem esta nas “categorias de base”, por assim dizer.

A comecar pelos benificiados pelo tal acordo (digitador, tecnico (?), office boy), que eu nem tinha ideia que esses faziam parte da nossa “categoria”. Quanto ao resto das “conquistas”, elas seguem a mesma linha quase assistencialista, que nao sei ate que ponto afeta a maioria dos desenvolvedores java, por exemplo.

Infelizmente (ou felizmente?) eu nao preciso lidar com esse tipo de reivindicacoes, mas ainda assim fico curioso sobre quantos daqui realmente dependem de um sindicato para conseguir qualquer dos itens deste acordo.

F

Pessoal,

Trabalho com contrato CLT desde agosto de 2012. Tenho direito ao discídio?

Até agora não tive esse aumento em folha. O que pode ter acontecido?
Obrigado!

F

Onde eu conseguiria verificar essa proporcionalidade?

W

Fecharam rápido neste ano…

Mas infelizmente, não conseguem mais que 1% sobre a inflação (este ano 7%). Começa o ano e já especulo o qto conseguem, este ano achei que ficaria nos 6,5%. Ganhei mais 0,5 hehe.

Só pra observar, dissídio não é promoção, é correção salarial (o mínimo q qq empresa deveria fazer).

W

Luiz Aguiar:
Quem definiu que eles representam a categoria?
Cabe um outro “sindicado” pra substituir essa cambada?

Infelizmente, é muito burocrático abrir sindicato no Brasil. Acho que o ideal é que as pessoas que não gostam do trabalho feito atualmente se juntem, sindicalizem-se e montem uma chapa de oposição dentro do mesmo e, com argumentos (e, obviamente, muita politicagem) assuma o controle e coloque as coisas no eixo (se não se corromperem no caminho).

W

Filipe G. Miranda:
Pessoal,

Trabalho com contrato CLT desde agosto de 2012. Tenho direito ao discídio?

Até agora não tive esse aumento em folha. O que pode ter acontecido?
Obrigado!

Normalmente existe uma tabela de proporcionalidade pelo tempo de serviço. Você precisaria verificar a quantos porcento tem direito. Dependendo do mês, não há direito algum. Só a partir do ano seguinte.

Criado 4 de janeiro de 2013
Ultima resposta 8 de mai. de 2013
Respostas 58
Participantes 31