Olá, amigos.
Estou em vias de iniciar um projeto pessoal em Java.
Como sou iniciante na linguagem e nas ferramentas, postarei algumas dúvidas por aqui. Só lembrando que tenho experiência em programação na plataforma Microsoft (Visual Basic 6, SQL Server, ASP clássico e alguma coisa de ASP.NET), além de já ter fuçado PHP e MySQL.
Na faculdade cheguei a estudar Java, mas meus conhecimentos são básicos. Mesmo assim, acho que será um grande desafio que agregará valor ao meu currículo.
Tenho definido o uso do Eclipse, apesar de que se houver argumento forte o suficiente posso optar por outra IDE, como o NetBeans, por exemplo.
Este aplicativo será de um prontuário médico. O aplicativo será desktop rodando inicialmente uma base de dados local, mas sem descartar a possibilidade de rodá-lo com uma base em servidor de rede.
Definidas estas premissas, preciso definir:
1 - um SGBD que possa ser intalado local ou remotamente, e se possível ser portado junto com o programa em um pen drive;
2 - as vantagens e desvantagens de se usar o Hibernate para a persistência de dados;
3 - um plugin ou aplicativo para desenhar a GUI com agilidade;
4 - e um componente ou framework para elaboração de relatórios e gráficos também com agilidade.
Agradeço já a todos!