Boa noite, eu estou montando um sistema simples para cadastro e consultas de clientes, porem muitos usuários em diversos lugares iram usar esse software, gostaria de saber qual tecnologia seria mais fácil implantar esse sistema (Sockets, WebServices, ou outros)?
Sistema Distribuidos
18 Respostas
Fale melhor na prática as necessidades, ambientes envolvidos e tipos de usuários.
Meio que chutando baseado no que você falou, um sistema web rodando no browser não resolve?
Fale melhor na prática as necessidades, ambientes envolvidos e tipos de usuários.Meio que chutando baseado no que você falou, um sistema web rodando no browser não resolve?
O sistema sera implementado somente em JAVA, onde no servidor vou utilizar um MySQL com Linux, eu tenho que implementar o cliente em Windows e utilizando Swing.
Fale melhor na prática as necessidades, ambientes envolvidos e tipos de usuários.Meio que chutando baseado no que você falou, um sistema web rodando no browser não resolve?
O sistema sera implementado somente em JAVA, onde no servidor vou utilizar um MySQL com Linux, eu tenho que implementar o cliente em Windows e utilizando Swing.
Por que seria Swing/Desktop um cadastro de clientes? Para atender a necessidade de “usuários em diversos lugares” não seria melhor uma aplicação web acessível no browser? Logicamente Java e MySQL no servidor Linux a qual se refere fazer parte do ambiente.
O negocio e que esse cadastro de cliente faz parte de um sistema maior de gestão empresarial que e Swing/Desktop, porem duas ao mais empresas distintas querem somente o cadastro de clientes sincronizado, e pra isso montei um servidor linux/mysql na nuvem, falta saber qual e a melhor forma de conectar a tela (CRUD) de cadastro de cliente ao servidor (levando em conta facilidade e segurança).
O negocio e que esse cadastro de cliente faz parte de um sistema maior de gestão empresarial que e Swing/Desktop, porem duas ao mais empresas distintas querem somente o cadastro de clientes sincronizado, e pra isso montei um servidor linux/mysql na nuvem, falta saber qual e a melhor forma de conectar a tela (CRUD) de cadastro de cliente ao servidor (levando em conta facilidade e segurança).
Por isso é importante detalhar na prática. Então já existe o cadastro de clientes em Swing e outras empresas querem acessar os dados através de outros sistemas próprios de cada empresa? Se for assim, o mais fácil seria disponibilizar web service SOAP. Se for o mesmo sistema em todas as empresas pode usar web service REST, já que está “tudo em casa”, ou ainda RMI (não sei entrar em detalhes, um colega meu usa mas é a nível intranet, então espere alguém aqui para opinar melhor ou você pesquisa sobre ele).
Ou ainda há boas chances do melhor ser fazer uma tela web para esse cadastro…
Particularmente também acho, poderia ser um módulo a parte só para atender esta necessidade. O que acha lucas?
Particularmente também acho, poderia ser um módulo a parte só para atender esta necessidade. O que acha lucas?
Eu não posso usar uma tela somente de cadastro web porque a todo momento tenho que buscar cliente no servidor, ex. quando eu for fazer uma venda ou gerar um contas a receber.
Eu não posso usar uma tela somente de cadastro web porque a todo momento tenho que buscar cliente no servidor, ex. quando eu for fazer uma venda ou gerar um contas a receber.
Ok, então considere a resposta anterior.
Eu estou dando uma estudada ne Web Service REST mas achei meio complexo a implementação, estou querendo usar Socket, só que não sei quanto a segurança, o que vocês acham.
Levantamentos com base no que falou:
Informe se eu estou errado:
*Você precisa unir 2 (ou mais) bases de clientes distintas e sincronizar em uma só;
*Esta base sincronizada será apenas de consulta, para manutenção das informações será feita nas bases nativas;
*A base de sincronização será construída no MySQL;
*A interface de consulta não terá nenhuma comunicação (acesso a regras de negócio, etc) com os aplicativos legados das bases dos clientes;
Se o cenário acima for correto, minha sugestão é um aplicativo WEB construido com EJB3 (separando em módulos) para potencializar futuras implementações e futuramente até substituição dos aplicativos legados.
Para sincronização das informações, um job no banco que será executado em períodos distintos.
PS: Você não mencionou mais de uma base, eu deduzi pois você falou em sincronização,
Caso só exista 1 base (você só mencionou 1 aplicativo legado), só faz necessário apenas a interface web.
Caso necessite manutenção das informações, este projeto vai precisar de um pouco mais de carinho.
REST não é complicado
complicado é configurar o ambiente, tutoriais faltam.
Usando Socket você terá que implementar tudo do zero. Não consigo imaginar isso sendo menos complexo do que usar REST.
PS: Você não mencionou mais de uma base, eu deduzi pois você falou em sincronização,
Caso só exista 1 base (você só mencionou 1 aplicativo legado), só faz necessário apenas a interface web.
Caso necessite manutenção das informações, este projeto vai precisar de um pouco mais de carinho.
Sim são duas bases, uma padrão do sistema e outra na nuvem que persiste somente o cadastro de clientes.
Sim são duas bases, uma padrão do sistema, e outra na nuvem que persiste somente o cadastro de clientes.
Então a minha primeira resposta atende sua necessidade.
Olá galera, estou estudando a implementação de um web service rest, mas tive um questionamento sobre a segurança, pois qualquer um pode acessar meu web service, tem alguma forma de autenticação, um exemplo e nfe que utiliza uma assinatura digital (certificado digital), no meu caso não precisa ser assim mas que tenho uma autenticação.