Sistema para Gerenciar Igreja

10 respostas
F

Beleza.

Pessoal, ja li bastante sobre java, agora preciso desenvolver um sistema para gerenciar uma igreja evangélica, com cadastro de membros, patrimonio, finanças e relatórios. Como posso começar isso em java.

Começo primeiro desenvolvendo as telas com o netbeans? por onde começo pelos?? começo criando as tabelas no banco??

Por favor me ajudem, grato fagner.

10 Respostas

L

Fagnerax:
Beleza.

Pessoal, ja li bastante sobre java, agora preciso desenvolver um sistema para gerenciar uma igreja evangélica, com cadastro de membros, patrimonio, finanças e relatórios. Como posso começar isso em java.

Começo primeiro desenvolvendo as telas com o netbeans? por onde começo pelos?? começo criando as tabelas no banco??

Por favor me ajudem, grato fagner.

Acho que seria uma boa estratégia começar pelas telas(só o layout sem código) e levar pros responsáveis aprovarem. Depois que eles aprovarem você parte para o desenvolvimento, criação do banco etc.

[]s

F

Então amigão.

eu ja consigui fazer as telas tudo no netbeans, ta tudo certo já, no entanto agora, eu não sei o que faço, paralisei.

não consigo criar os comandos para acionar os botões gravar, novo, apagar, listar.
estou confuso em como fazer a criação e conexão com o banco.
se vale a pena usar o hibernate ou não.

estou parado nas telas.

M

Eu sempre tive duvida de por onde começar um projeto também… eu sempre comecei pelo banco de dados… depois de modelar mais ou menos a aplicação… qual a melhor forma?

não consigo criar os comandos para acionar os botões gravar, novo, apagar, listar.
estou confuso em como fazer a criação e conexão com o banco.
se vale a pena usar o hibernate ou não.

Cara… se vc tranco já nas telas… eu aconselho a você a não utilizar o hibernate ainda não. Vai de JDBC primeiro pra pega a lógica de acesso e configuração de conexão com o banco de dados… eu também sou iniciante e vejo que assim se aprende mais… sei lá 8)

Abraços!

K

Dá uma pesquisada sobre eventos, mais precisamente em criar objetos do tipo ActionListener. Serão eles os responsáveis por tratar os eventos das suas janelas (cliques em botões, expandir menu, etc…)

[]'s.

W

Hello!

Também sou iniciante em java e estou desenvolvendo um aplicativo no netbeans e passei pelos mesmos problemas de você, como ja sou programador em outra linguagem e li bastante sobre projetos, metodologia, e estudar muito o Java vi que a melhor opção para desenvolver um novo projeto é fazer a velha análise de requisitos primeiro. Para saber se você está no caminho certo ou não.

E com isso aconselho você primeiro fazer toda a parte do banco de dados, fazer o máximo possivel lá, regras de negócio que você poder.

Depois defina a arquitetura/padrão de desenvolvimento, que eu aconselho MVC, depois faça toda a modelagem das classes com o banco de dados e neste caso assim como o nosso outro amigo falou, o melhor é conexão via JDBC, eu mesmo tentei via hibernate no início, mas vi que não era a hora de começar a usar JPA, então fiz com JDBC e foi muito melhor e mais fácil e bem mais didático.

Agora que você já tem um banco de dados, já tem uma classe para conexão com o banco de dados, já tem a modelagem pronta, vá para as suas telas e coloque os gettter e setter, é somente isso que sua tela deve ter no fonte.

E por final na parte do controle do MVC você faz os acessos aos bancos de dados, carrega seus modelos, atualiza sua tela e vice e versa.

Leia bastante sobre o MVC, irá ajudar muito.

F

Primeiro, rabisque tudo no papel e depois de ter tudo em mente e no papel, faça a codificação. Se tiver dúvida de como implementar alguma coisa com a API, poste aqui. :slight_smile:

F

Galera, isso ai, o levamtamento de requisitos eu tinha preparado com muito carinho jah, e as telas, agora vou seguir os conselhos do colega e pesquisar sobre MVC e Eventos, voces acham que se eu pegar firme, vou demorar qto tempo para ter o programa rodando??

R

Dá uma olhada na www.t2t1.com.br

Tem umas videos aulas legais de como fazer uma aplicação completa com swing.E não é tão caro.

F

esse link não funcionou www.t2t1.com.br

R

Opa, desculpa me enganei
O certo:

http://t2ti.com/

Criado 13 de maio de 2009
Ultima resposta 15 de mai. de 2009
Respostas 10
Participantes 7