Sobre Carreira de TI (Dúvidas)

24 respostas
G

Olá a todos

Gente, estou precisando da ajuda de vocês, estou acabando o segundo grau, e ja esta na hora de escolher uma faculdade, e eu já me decidi que irei fazer alguma faculdade que tem haver com TI.
Eu acho que vocês já devem estar cansados de responder as perguntas que eu vou fazer aqui, mas todo tópico ou artigo que eu olho referente a tais coisas, vejo que há muitas discordâncias, então, resolvi criar o tópico, para que alguem com tempo disponivel possa responder as minhas perguntas…

SOBRE FACULDADE (DÚVIDA JÁ RESPONDIDA) -

Pelo que eu pesquisei na internet, existem 3 faculdades que são da área de TI, sendo elas:
Ciencia da Computação
Engenharia da Computação
Sistemas de Informação

[color=darkblue]Pelas pesquisas que eu realizei na internet, cheguei a algumas conclusões, e gostaria que vocês me digam se essas conclusões são corretas ou não:
Conclusão 1- O curso de Ciência da Computação é mais focado em desenvolvimento de software, este curso é bom para quem quer ser programador.
Conclusão 2- O curso de Engenharia da Computação é mais focado em desenvolvimento de hardware, organização de redes, enfim, tudo que envolve a parte física de TI, e um pouco de Banco de Dados e programação
Conclusão 3- O curso de Sistema de Informação é focado em implantar soluções, invés de desenvolve-las, e é um bom curso para quem pretende ser um Gerente de Projetos no futuro, é um curso.[/color]

PS: Isso foi o que eu conclui após várias pesquisas, se você discorda, por favor, diga.

SOBRE CERTIFICAÇÃO (DÚVIDAS EM ABERTO) -
Pelo o que eu pesquisei, nenhuma faculdade oferece ‘‘treinamento’’, para que eu tente ganhar um certificado de alguma empresa.
Ex: Cursar Sistemas de Informação não é um preparativo para eu ganhar um certificado de programador Java.

[color=red]Eu gostaria de saber quais certificações são boas referente a cada faculdade que eu vou cursar.
Ex: Se você cursa Ciência da Computação, é bom você ter um certificado de Programador Oracle.
Enfim, gostaria de saber quais certificações tem mais haver com a faculdade de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação
Também gostaria de saber quais são as certificações que as empresas mais requisitam,e qual certificação X é necessária ou complementar para cargo Y

ATENÇÃO: Este tópico é muito importante para mim, por favor, se você souber algo a respeito, sua resposta será totalmente bem-vinda.
[/color]
SOBRE CARGOS (DÚVIDAS EM ABERTO) -
[color=brown]Cargos e funções em empresas de TI é uma coisa que me deixa muito confuso, e eu tenho uma série de dúvidas que irei falar a baixo:
Pergunta 1 - Qual a diferença entre Consultor, Programador e Analista?
Pergunta 2 - Quais cargos tem mais haver com a faculdade de Ciência da Computação
Pergunta 3 - Quais os cargos tem mais haver com a faculdade de Sistemas de Informação
Pergunta 4 - Quais os cargos tem mais haver com a faculdade de Engenharia de Computação
Pergunta 5 - Quais os cargos com maior remuneração atualmente
Pergunta 6 - Quais são os cargos mais comuns em TI, e qual seria a função de cada cargo na forma GERAL (eu sei que a função pode mudar de empresa para empresa)[/color]

SOBRE O FUTURO (DÚVIDAS EM ABERTO) -
[color=green]Qual cargo/certificado/especialização que irá ser muito requisitada no futuro?
Se especializar em cloud computing é uma boa opção atualmente?
As certificações da VMWare e CloudSchool são as melhores certificações para quem deseja se especializar em virtualização/cloud computing?[/color]

Enfim, minhas principais dúvidas são essas.
Qualquer resposta discordando, concordando, complementando ou explicando é bem vinda.
Se puderem responder minhas dúvidas, ficarei muito feliz.
Podem fazer perguntas a mim, irei tentar responder o mais rápido possivel!

24 Respostas

C

Olá,
gostei da iniciativa de expor suas dúvidas;

Também tive as mesmas, sai fresquinho do EM… tenho 18 anos e estou cursando Ciências da Computação;

Sobre as afirmações…

Pelas pesquisas que eu realizei na internet, cheguei a algumas conclusões, e gostaria que vocês me digam se essas conclusões são corretas ou não:
Conclusão 1- O curso de Ciência da Computação é mais focado em desenvolvimento de software, este curso é bom para quem quer ser programador.
Conclusão 2- O curso de Engenharia da Computação é mais focado em desenvolvimento de hardware, organização de redes, enfim, tudo que envolve a parte física de TI, e um pouco de Banco de Dados e programação
Conclusão 3- O curso de Sistema de Informação é focado em implantar soluções, invés de desenvolve-las, e é um bom curso para quem pretende ser um Gerente de Projetos no futuro, é um curso.

A conclusão 2,3 estão corretíssimas, mas sobre o CdC posso dizer que em parte, esse curso não abrange uma área específica no ramo de TI, nem programação nem hardware,
é vista nele uma abordagem geral do computador desde hardware até programação, porém o ruim é que não foca uma área.
O curso é ótimo, você estuda desde programação básica, a redes, criação de chips, robótica, animações 3D até inteligência artificial; agora pra se especializar em uma área depois é cursando uma Pós-Graduação ai voce pode escolher programação Desktop, Web, Redes, Hardware tem inúmeros cursos de pós para área de TI.

Não me arrependo em nada, eu queria fazer o curso de Eng. da Comp. porém minha nota no Enem não foi possível cursar Eng. optei por CdC;
Na verdade superou minhas expectativas, programo desde os 14 anos, fiz Tec em info, e uns pá de cursos; pensei que iria ver uma coisa cheguei no curso foi muito melhor.

Varia muito do gosto;

Eu gosto muito de programação em Java para desktop, mas ja que citou sobre Cloud Computing, vou confessar que ja me rendi a programação Web agora virou febre no ramo de TI não dou 5 anos pra alastrar isso nas empresas aqui no Brasil, lembro que a uns 2,3 anos atras de computação nas nuvens as pessoas acharam ridiculo, agora é o que mais fala,
olhar digital comenta muito sobre isso;

Programação para Web no meu ponto de vista é a área mais promissora e a que esta mais crescendo e que rende mais no bolso $$;

Não posso falar sobre certificações não sei muito, ja pesquisei varias coisas, vi palestras, mas vou esperar os mais experientes comentarem também tenho a mesma duvida…

A diferença brusca ao pé da letra entre o Analista e o Programador é básico;

O analista é o arquiteto que faz o projeto de um determinado sistema e o programador é que faz o programa;

Ex. Arquiteto e pedreiro.

Sobre o consultor, vária muito da área de atuação do mesmo, pode ser especializado em diversas áreas como, hardware, segurança, telecom e por aí vai;

Achei um conclusão ótima num blog sobre o que faz um consultor de TI.

“Para o Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, o trabalho de consultoria pode ser definido como “o processo interativo entre um agente de mudanças (externo e/ou interno) e seu cliente, que assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e colaboradores do respectivo cliente nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, o controle direto da situação que deseja ser mudada pelo mesmo”. Ou seja, a consultoria existe para encontrar soluções para os problemas que o cliente não consegue resolver sozinho.”

Fonte: http://bemsucedidoemti.blogspot.com/2008/06/o-que-ser-consultor-ser-que-sabemos.html

R

Sobre faculdade

Ciência da computação é um curso mais acadêmico, você aprende de tudo um pouco, mas você aprende muito coisa que para o mercado não serve para nada, dependendo do seu ramo de atuação Se você quer ser professor de universidade… essa é indispensável

Engenharia da computador, se você gosta de mexer com Hardware, montar placas, criar processadores e toda essa parte eletrônica, lógico que existe tb a programação, mas voltada para o desenvolvimento de componentes de computador, de redes e etc… Se você quer trabalhar na INTEL e desenvolver um super computador, faça essa.

Sistema de informação, voltado totalmente para o mercado, esse curso foca em sistema de informações comerciais, portanto verá muita coisa que será util se você quiser trabalhar de analista de sistema, não que seja menos ou mais que as anteriores, mas o foco aqui é o mercado. Se você quer trabalhar como analista de sistemas, programar, desenvolver para o mercado de trabalho… é essa.

Obs: Nenhuma dessas te ensina a programar e analisa sistema de verdade… o que te ensina são os livros, estágio e trabalho. Faculdade apenas mostra 1% do que você realmente vai ver pela frente.

Tenho 12 anos de experiência. Hoje sou consultor do governo de SP, trabalhei com JAVA, PHP e hoje .NET.
Pode confiar em minha resposta.

Abs
Rodrigo Santik

D
<blockquote>A diferença brusca ao  da letra entre o Analista e o Programador é básico;

O analista é o arquiteto que faz o projeto de um determinado sistema e o programador é que faz o programa;

Ex. Arquiteto e pedreiro.</blockquote>

Acho que vc deveria rever isso, hoje em dia a figura de Analista de Sistemas e Desenvolvedor é bem diferente do que vc falou, alias, ao meu ver nunca foi assim.
O Desenvolvedor além do desenvolvimento, participa ativamente nas regras de negócios (propondo soluções e identificando problemas), conversa com o cliente etc…

Sugiro que leia isso.

http://www.rponte.com.br/2008/09/23/desenvolvedores-nao-pensam-desenvolvedores-seguem-casos-de-uso/

J

Cara, eu faço Sistemas de Informação e recomendo fortemente o curso… para qualquer área da TI que você queira se candidatar, possuir esta graduação já é meio caminho andado

G

Obrigado pela resposta de todos!
Pelo o que eu vi, acho que vou fazer Sistema de Informações, eu prefiro implantar soluções do que projeta-las…
Gostaria de saber qual curso é bom para quem vai cursar essa faculdade.

@charleston10
Antes de tudo, muito obrigado pela sua resposta;
Quais cursos e certificações são bons para uma pessoa que gostaria de trabalhar com cloud computing?
Quais cargos uma pessoa que é formada em Sistemas de Informação pode ocupar dentro de uma empresa de TI?
Que certificações tem haver com Sistemas de Informação?

@rsantik
Quais certificações/especializações são bons para uma pessoa que irá cursar Sistemas de Informações?
Você poderia responder as minhas perguntas a respeito de cargos e cloud computing?

@jeanmalvessi
Quais certificações/especializações são bons para uma pessoa que irá cursar Sistemas de Informações?
Quais cargos uma pessoa que é formada em Sistemas de Informação pode ocupar dentro de uma empresa de TI?

V

Pelas pesquisas que eu realizei na internet, cheguei a algumas conclusões, e gostaria que vocês me digam se essas conclusões são corretas ou não:
Conclusão 3- O curso de Sistema de Informação é focado em implantar soluções, invés de desenvolve-las, e é um bom curso para quem pretende ser um Gerente de Projetos no futuro, é um curso.

Discordo em relação aos três pontos. Basicamente, o curso de Ciências da Computação tem uma formação acadêmica na estrutura de computadores, e estuda seus fundamentos em um nível que os cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação não abordam. Forma (ou deveria formar) pesquisadores de Computação com forte base matemática e computacional. É um curso onde a computação é a atividade fim.

O curso de Engenharia de Computação é um curso onde aprende-se a desenvolver software e hardware, de forma que trabalhem juntos. Mesmo sendo um curso herdado do bacharelado de Engenharia Elétrica, boa parte dos conceitos são abstraídos em função de cadeiras de desenvolvimento de software e outras atividades relacionadas. É um curso onde a computação pode ser tanto uma atividade fim (R&D por exemplo) ou uma atividade meio para alcançar algum objetivo.

Por fim, o curso de Sistemas de Informação é o curso que prepara o analista de sistemas, o desenvolvedor com olhar para o mercado de trabalho. A grade curricular conta com muitas matérias de outras áreas, como Administração, Estatística, Contabilidade, Direito, entre outras. A base matemática é muito menor, em relação aos cursos de Engenharia e Ciência da Computação (embora aqui na PUC-Campinas, estudamos até Programação Linear). A grande vantagem desse curso em relação aos demais é que a formação é ampla, mas o foco é sempre o mercado de trabalho. A grande desvantagem é a quase inexistência da possibilidade de entrar na área acadêmica a partir dessa formação. É um curso onde a computação é a atividade meio para obter algum objetivo.

G

@Vina
Você poderia me dizer, quais cargos que cada curso estaria dentro de uma empresa de TI?
Poderia me dizer, alguma coisa sobre certificação? A área de certificação é a que estou mais com dúvidas…
Sobre Sistema de Informação, é certo afirmar que ela foca implantar soluções invés de cria-las?

Aguardo sua resposta!

J

Sintetizando…
o Engenheiro Projeta o Hardware(Um computador por exemplo).
O Cientista da computação desenvolve Softwares e estudos pra utilizar da melhor forma esse Hardware(Exemplo o Windows).
E o Analista Usa o conhecimento produzido pelos outros dois pra ganhar dinheiro. :lol:

R

Segundo a Wikipédia:
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Essa computação em nuvem vai demorar um pouco para engajar, temos vários fatores que precisam ser melhorados, mudanças de pensamento e etc.
Veja, existem muitos sistemas legados, sistemas que já estão rodando e que não é simples pega-los e coloca-los na nuvem. Existem bancos de dados antigos e gigantescos, existem sistemas em COBOL, Windows Forms, Java Swing, e etc… Então isso é algo que não está bem concretizado, sabemos que tudo caminha para o cloud computer, mas na minha opinião isso não vai ser da noite para o dia, vai demorar anos. Primeiro você precisa escolher sua profissão… Programador? Analista de Infra? Analista de sistemas? Consultor?

Você sabe programar? Conhece algo sobre infraestrutura? você não deve se preocupar agora em ver se deve ou não se especializar em cloud computer, você deve escolher um seguinte a seguir: Ou Desenvolvimento; Ou Infraestrutura; Ou etc…, depois que você seguir estas, aí você vê sobre em qual área do cloud computer você quer seguir.

Certificações são importantíssimas, mais valiosas que pós-graduação no mercado de trabalho:
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=39&p_org_id=378219&lang=PTB
http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/cert-default.aspx

L

jonathan Coelho:
Sintetizando…
o Engenheiro Projeta o Hardware(Um computador por exemplo).
O Cientista da computação desenvolve Softwares e estudos pra utilizar da melhor forma esse Hardware(Exemplo o Windows).
E o Analista Usa o conhecimento produzido pelos outros dois pra ganhar dinheiro. :lol:

Realmente esta é a melhor descrição que já vi destes 3 cursos…

V

GuilhermeDerzee:
@Vina
Você poderia me dizer, quais cargos que cada curso estaria dentro de uma empresa de TI?
Poderia me dizer, alguma coisa sobre certificação? A área de certificação é a que estou mais com dúvidas…
Sobre Sistema de Informação, é certo afirmar que ela foca implantar soluções invés de cria-las?

Aguardo sua resposta!

Depende da empresa, mas em uma fábrica de software tradicional, excluindo aqui casos muito peculiares e/ou específicos, todos possuem as mesmas condições de trabalhar nos mesmos cargos.

As certificações são um bom diferencial, mas não se prenda muito à tecnologia em si. Elas são muito válidas para quem já possui experiência em determinado assunto e quer complementar a sua formação nessa área, ou até para comprovar seus conhecimentos. Se você está começando agora, oriento que busque uma ótima instituição de ensino superior para iniciar seus estudos. À medida que o seu curso superior estiver em andamento, invista o máximo possível no inglês e, caso haja a oportunidade, outro idioma. As melhores vagas de emprego estão disponíveis para quem atende esses dois requisitos. As tecnologias, sejam elas Java, .Net ou Python, são ferramentas, e você vai usar (e se especializar) em cada uma delas na medida em que isso for necessário.

Quanto ao estigma de que o bacharel em Sistemas de Informação apenas implementa soluções ao invés de criá-las, é um grande erro difundido por quem não entende do assunto. A grade curricular de Sistemas de Informação é constituída em sua grande maioria de cadeiras que envolvem o mundo de um Analista de Sistemas, como banco de dados, engenharia de software, redes, análise, entre outros. Além do curso ter uma forte base de programação, ele também conta com uma formação humanística hoje imprescindível para quem almeja cargos de gerência.
Em suma: um bacharel em Sistemas de Informação tem total capacidade de atuar em todos as etapas do desenvolvimento de um software, desde a sua análise, passando pelo desenvolvimento de fato, até a implementação.

R

No mercado de trabalho, o importante é você resolver o problema da empresa. Se você for um cara bom no que faz, certificado, com experiência, não faltará emprego com salários altos para você.

G

Obrigado pela resposta de todos.
Eu pesquisei vários cargos, estou pensando em ser DBA, o que vocês acham desse mercado de trabalho?
Vocês acham melhor eu me especializar em apenas um tipo de database (Oracle, por exemplo) ou me especializar em mais de uma (Oracle & SQL Server, por exemplo)?

Algum de vocês poderiam me informar qual a função de cada cargo, pois as explicações na internet são muito vagas (exemplo, Programador, eu não tenho a mínima idéia doque ele vai programar, mas programação não é um assunto que me agrada, estou vendo que estou me familiarizando com adminiatração de databases…)

Eu estou pensando em fazer Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação na FIAP, algum de vocês sabem se ela é realmente boa como dizem?

Obrigado a todos que estão me ajudando…

V

Pelo que ouvi falar, o ensino é muito bom. Tem um ótimo corpo docente e excelente estrutura. Mas acho que, se você se predispõe a pagar o ensino superior, creio que o mais indicado seria ingressar numa Universidade como a PUC ou Mackenzie.

G

Pelo que ouvi falar, o ensino é muito bom. Tem um ótimo corpo docente e excelente estrutura. Mas acho que, se você se predispõe a pagar o ensino superior, creio que o mais indicado seria ingressar numa Universidade como a PUC ou Mackenzie.

Você conhece algum site que cita as melhores universidades de tecnologia?
Eu vi na revista Você S/A que a FIAP e a FGV são as melhores universidades para fazer MBA…
Porém desconheço boas faculdades para se graduar…
Obrigado pela sua resposta…

Se alguém ver o tópico, por favor, responder as dúvidas que estão em aberto, ficarei muito grato.

F

Eu gostaria de saber quais certificações são boas referente a cada faculdade que eu vou cursar.
Ex: Se você cursa Ciência da Computação, é bom você ter um certificado de Programador Oracle.
Enfim, gostaria de saber quais certificações tem mais haver com a faculdade de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação
Também gostaria de saber quais são as certificações que as empresas mais requisitam,e qual certificação X é necessária ou complementar para cargo Y

A certificação não depende do curso que você estuda e sim do cargo que você deseja ou que está atualmente. Se você olhar a grade curricular, perceberá que muitas cadeiras são equivalentes. Até entre um mesmo curso, existe mudanças de uma faculdade para outra. Então dependendo da área que você quer atuar, existe as certificações mais recomendadas.

Qual cargo/certificado/especialização que irá ser muito requisitada no futuro?
As certificações da VMWare e CloudSchool são as melhores certificações para quem deseja se especializar em virtualização/cloud computing?

Eu acho que, se você for realmente bom no que você faz, você vai ser requisitado, independe da área de atuação.
Se especializar em cloud computing é uma boa sim, é um caminho que a TI parece estar seguindo. Mas, de novo, depende. Se você se sente melhor desenvolvendo para dispositivos móveis ou fazendo sistemas php, por exemplo, se especializar em cloud não será muito útil.
Talvez seja ainda muito cedo para se decidir assim, mas você tem que ter em mente que essa profissão tem muitos caminhos.

Existem diversos cargos com TI, mas na área de desenvolvimento (afinal, esse é um forum de desenvolvimento :smiley: ) existe:
Programador - Desenvolve sistemas e ajuda no projeto, dependendo da empresa.
Analista de Sistemas - Projeta o sistema e os seus processos.
Analista de Requisitos - Conversa muito com o cliente e delimita o escopo do projeto.
Arquiteto de Software - Projeta a arquitetura do sistema
Analista de Testes - Testa o sistema em busca de falhas e para verificar inconsistências.
Gerente de Projetos - Não é bem um cargo de TI, mas é o responsável por garantir o andamento do projeto e servir de elo com a alta direção da empresa.

Bem, existem muitos outros cargos (não estou me lembrando de mais no momento) e até estes podem ter outros nomes, funções e se acumularem em um só ou se dividirem.

G

felipeaqueiroz:
Eu gostaria de saber quais certificações são boas referente a cada faculdade que eu vou cursar.

A certificação não depende do curso que você estuda e sim do cargo que você deseja ou que está atualmente. Se você olhar a grade curricular, perceberá que muitas cadeiras são equivalentes. Até entre um mesmo curso, existe mudanças de uma faculdade para outra. Então dependendo da área que você quer atuar, existe as certificações mais recomendadas.

As certificações da VMWare e CloudSchool são as melhores certificações para quem deseja se especializar em virtualização/cloud computing?

Eu acho que, se você for realmente bom no que você faz, você vai ser requisitado, independe da área de atuação.
Se especializar em cloud computing é uma boa sim, é um caminho que a TI parece estar seguindo. Mas, de novo, depende. Se você se sente melhor desenvolvendo para dispositivos móveis ou fazendo sistemas php, por exemplo, se especializar em cloud não será muito útil.
Talvez seja ainda muito cedo para se decidir assim, mas você tem que ter em mente que essa profissão tem muitos caminhos.

Existem diversos cargos com TI, mas na área de desenvolvimento (afinal, esse é um forum de desenvolvimento :smiley: ) existe:
Analista de Requisitos - Conversa muito com o cliente e delimita o escopo do projeto.
Analista de Testes - Testa o sistema em busca de falhas e para verificar inconsistências.
Gerente de Projetos - Não é bem um cargo de TI, mas é o responsável por garantir o andamento do projeto e servir de elo com a alta direção da empresa.

Bem, existem muitos outros cargos (não estou me lembrando de mais no momento) e até estes podem ter outros nomes, funções e se acumularem em um só ou se dividirem.

Antes de tudo, muito obrigado pela sua resposta.
Sobre o cargo que eu desejo, depois de pesquisar muito, eu estou pensando em atuar na área de Admnistração de Banco de Dados e/ou Admnistração de Servidores, gostaria de saber quais seriam boas certificações para ela.

Li na internet, que o mercado de Cloud Computing / Virtualização irá ter uma grande alta em 2013, e estou pensando em conseguir alguma certificação.

No início, estava querendo atuar com programação, mas aprofundei, e vi que eu não gostaria muito de mexer com programação, e que eu me daria melhor na área de implementação/administração como DBA…
Você conhece boas certificações nessa área que as empresas mais requisitam?

V

Sobre o cargo que eu desejo, depois de pesquisar muito, eu estou pensando em atuar na área de Admnistração de Banco de Dados e/ou Admnistração de Servidores, gostaria de saber quais seriam boas certificações para ela.

Li na internet, que o mercado de Cloud Computing / Virtualização irá ter uma grande alta em 2013, e estou pensando em conseguir alguma certificação.

No início, estava querendo atuar com programação, mas aprofundei, e vi que eu não gostaria muito de mexer com programação, e que eu me daria melhor na área de implementação/administração como DBA…

Cara, vai para a faculdade. Lá você vai ver o que realmente quer da vida ou não.

M

GuilhermeDerzee:
felipeaqueiroz:

para essa área de banco de dados o ideal é ver as certificações da oracle… são as mais conceituadas.

existe uma da microsoft, acho que MCDBA que também deve contar bastante… mas as da oracle são as que mais contam com certeza, se é essa carreira que você quer, acredito que existe faculdade ao menos aqui em sp mais voltada a banco de dados, mas eu te indicaria mais era partir para um curso de sistemas de informação e se aprofundar em especial com certificações de banco de dados, por que SI te da uma visão geral de bastante coisa, o que é importante para sua carreira, não somente saber bastante do seu foco, claro que fica a teu critério, essa é só a minha opinião…

R

Aprofundou no que? Chegou a programar? C? Java? PHP? Cobol? Mesmo que você tenha mais interesse em banco de dados, se já começar a faculdade com desgosto em relação a programação vai sofrer bastante.

Concordo.

J

Você está pensando em ser especialista antes de ir pra faculdade então muito provavelmente ta perdendo seu tempo porquê
quando você começar a estudar vai mudar totalmente sua cabeça em relação com o que e onde trabalhar.
Entra no curso de Sistemas de Informação e estuda bastante e forme uma boa base, dai você vai ter facilidade pra se especializar onde quiser.

Geralmente são contratados pra ser DBA pessoas extremamente Experientes e com larga vivencia em Sistemas de informação, Então se você
quer ser DBA e não quer aprender a programar está com a concepção errada.
Mas você vai descobrir isso na faculdade.

L

To achando que tu ta sonhando muito alto,

defina-se primeiro qual a área com mais identidade, e depois se preocupe com o depois da faculdade,

afinal, uma coisa de cada vez certo? Acho que na área de TI você já tem os cursos e o que eles se propõem a ensinar,

vai fundo e boa sorte. Quando já estiver na faculdade e procurando estágio/emprego, seja la o que for

você ve o que o mercado está te proporcionando e se especializa, tira certificação ou qualquer outra coisa que possa servir de ‘upgrade’ dentro da tua empresa.

Não se preocupe tanto la na frente agora,

Abraço!

G

Obrigado a resposta de todos…

Bom, realmente o que vocês disseram tem razão, eu estou perguntando sobre as certificações, porque eu vi em um artigo na internet, que as certificações podem valer mais que faculdades, então presumi que me informar sobre certificações no ínicio também seria bom.

Sobre o que disseram sobre programação, eu sei que ela vai estar sempre presente no meu dia a dia, não é que eu não goste de programação, mas eu acho chato, mas nada que me impeça de deixar de trabalhar com TI =D

Eu tenho uma pergunta, sobre as certificações de DBA Oracle, eu posso tentar faze-las antes de ingressar na faculdade?
Gostaria de saber se DBA tem alguma relação com Cloud Computing/Virtualização…

Podem discordar, concordar, criticar, eu criei esse post com o ambito de me informar…

Obrigado …

Y

Se você acha chato programar, sugiro que repense realmente se você está no lugar certo. IMHO, se você não gosta de programar, acho que fica muito difícil prosseguir na área. Até mesmo DBA’s precisam programar de vez em quando, para fazer algumas procedures, jobs, functions para manutenção do banco.

Sobre certificações, isso é independente da graduação. Você pode tira-las sem estar cursando uma faculdade.

Criado 8 de março de 2012
Ultima resposta 14 de mar. de 2012
Respostas 24
Participantes 13