Rodrigo.Rocha:
Ruttmann:
Não gosto de consertar carros, só gosto de usá-los, portanto pago pra quem goste de consertar…
Exatamente, e quando todos estiverem fazendo o mesmo, não haverá mais motivo pra existirem mecânicos.
Não cara.
Nada é tão bom que alguém em algum lugar não vá odiar. Nada é tão legal ao ponto de que todo mundo vá gostar.
A profissão de mecânico nunca vai se extinguir. Eu não gosto de mecânica, não tenho interesse algum em aprender mecânica só pra economizar no conserto do meu carro. Não tenho as “skills” necessárias pra aprender mecânica também.
Do mesmo modo com programação. Não é todo mundo que tem paciência em ficar pensando em lógica de funcionamento, regra de negócio e afins.
Concordo que a tendência para o futuro é ensinar mais lógica e contato com programação nas escolas. A lógica te dá um “up” no raciocínio, te deixa com mais atenção, apura as tuas decisões, ajuda muito com matemática.
Mas não é porque todo mundo vai ser obrigado a aprender lógica, que todo mundo vai se tornar programador.
Tem o Matisse do NetBeans, o WindowBuilder do Eclipse, tem Genexus, tem Visual Studio, um monte de ferramentas que agilizam e muito o desenvolvimento de aplicações.
Hoje em dia se o cara quer fazer um app Desktop pra resolver sistemas lineares, não precisa estudar a fundo a computação. Tá cheio de biblioteca pra ajudar o cara a passar pro computador as regras de escalonamento. Tá cheio de recursos pra fazer uma interface gráfica legal.
Isso eu concordo, é coisa simples, gurizinho de 12 anos consegue fazer na boa, basta se esforçar um pouco.
Mas e cálculos de engenharia? Aeronáutica? Exploração espacial? Isso tudo precisa de gente especializada! Vai ter que ter um cara que manja muito de fundamentos da computação, pra fazer o sistema rodar o mais rápido possível, mesmo tendo que fazer milhões de cálculos por segundo. Tem que ter um cara que entende muito de Matemática, pra elaborar os modelos, os cálculos e fazer a ponte com o programador.
Isso tudo é muito especializado, não é coisa que um usuário comum consiga fazer.
Por isso repito o que disse no post anterior, nosso setor caminha para a especialização. Os medíocres vão notar que o que eles fazem há anos, tem gurizada que faz em casa no final de semana.
Ou se especializa ou cai fora, simples! Mas a área nunca vai “acabar”…