Sun lança OpenSSO e libera gerenciador de identidade como Open Source

12 respostas
L

Olá

A Sun lançou o projeto Open Source (CDDL) OpenSSO que fornece meios de fazer autenticação, autorização e gerenciamento de sessão para aplicações Java, aplicações Web e web services. São serviços básicos para simplificar a implantação de “single sign-on” (SSO) transparente como um componente de segurança em uma infra-estrutura de rede.

O OpenSSO provê as bases para a integração de diversas aplicações web que tipicamente podem operar em diferentes servidores de aplicação e em diferentes repositórios de identidade. O projeto é baseado no Sun JavaTM System Access Manager, que é o produto de gerenciamento de identidade agora liberado pela Sun.

O OpenSSO é composto de um server e agentes onde o server é um arquivo .war a ser instalado em um servidor de aplicação e que será responsável pela autenticação, pelo controle de sessão, pela avaliação de políticas de controle de acesso, pelos logs de auditoria e por forçar a aplicação das políticas.

O conceito de agente pode ficar mais claro vendo a figura anexa e a descrição abaixo:

1. O browser envia uma requisição para um recurso protegido por um agente.

2. O agente intercepta a requisição, verifica o token da sessão embutida em um cookie e valida o token SSO. Se as credenciais do usuário já tinham sido autenticadas antes, nem sempre é necessário o contato entre o agente e o gerenciador de acesso para validar a sessão. Porém, como às vezes pode ser necessário, então aparece na figura anexa.

3. O agente envia uma requisição ao serviço gerenciador de política de acesso para o usuário acessar ao recurso protegido.

4. O gerenciador de acesso responde com a decisão da política aplicável no caso.

5. O agente interpreta a decisão e permite ou nega o acesso.

Vejam mais em:
https://opensso.dev.java.net/
e

[]s
Luca

12 Respostas

J

Alguem já usou?

L

Olá

José, acho que este lançamento é muito recente. Parece interessante mas tem cheiro de elefante branco e por este motivo fui em busca da figurinha. Deve ser útil para grandes empresas com muitos projetos e que quer unificar os procedimentos de segurança e controle de acesso de todos os seus softwares.

[]s
Luca

J

Eu nunca ouvi falar do produto da SUN, mas me pareceu ser um projeto da SUN meio antigo que agora é open… não?

Identity Managers não é para qualquer bico, mas se sua empresa tiver mais de 10 ferramentas já é interresante pensar em uma… Tenho muito clientes nessa situação e seria interessante oferecer uma solução boa e barata disso.

Mas muitas coisas tem que ser levantada, principalmente, se o projeto tem algum conector para SAP? Coisas do tipo… Se alguem já utilizou seria legal ouvir algumas opiniões.

L

Olá

José, se você for participar da avaliação de um projeto de Identity Manager, está intimado a no fim da avalição nos dizer o que achou deste treco aqui, se encontrou uma outra solução melhor Open Source ou comercial ou ainda se precisou desenvolver tudo do zero na marra.

[color=darkred]Editado para ficar de acordo com a edição do José[/color]

[]s
Luca

J

Luca:
Olá

Então está intimado a no fim da avalição nos dizer o que achou deste treco aqui, se encontrou uma outra solução melhor Open Source ou comercial ou ainda se precisou desenvolver tudo do zero na marra.

Eu já avalei algumas, a CA é muito boa nisso.
Mas OpenSource ou baratas todas devem muito em conectores para SAP e grandes pacotes além de uma empresa boa dando confiança “marca” para o cliente…

Não sei essa da SUN que me parece era um pacote comercial vou dar uma olhada.

[]'s
Jose Peleteiro

K

Caros, eu já Identity e conheço bastante sua arquitetura. Era sim um produto fechado da Sun, aliás era uma das estratégias fortes de SSO.

Ele provisiona não somente identidades, mas uma série de outras informações ( não sei se a versão Open contempla todas as features).

Basicamente você tem conectors, em torno de 50 que vêm com o produto para as principais aplicações - SAP, PeopleSoft, entre muitas outras.

Funciona muito bem, é um produto parrudo. Quem quiser, posso levantar documentação oficial da Sun do produto, tenho em apostilas.

PS: Fiquei de fazer um piloto junto com a equipe da VAD da Sun para a petrobrás, mas o projeto acabou não rolando por falta de budget e outros motivos políticos.

[]´s

J

Poxa, eu adoraria ter acesso a essa documentação.

L

Olá

Dei uma passada rápida de olhos pelos PDFs e não encontrei estes conectores. Encontrei agentes para o servidor de aplicação da SAP.

Nesta minha rápida olhada fiquei na dúvida sobre o que realmente a Sun está liberando deste pacote todo que é usado por grandes empresas como a Equifax por exemplo. A conclusão que estou chegando é que talvez o OpenSSO seja apenas baseado em parte do código fonte e nos conceitos do gerenciador de identidade da Sun. É uma coisa a conferir.

Eu também!

[]s
Luca

D

Devemos implantar IM aqui. Temos um SSO in-house, mas provavelmente adotaremos uma solução padrão.

Em breve devemos começar os estudos e levantamentos.

Darei minha opinião se rolar.

P

talvez os conectores que o Kenobi falou nao tenham sido disponibilizados open source… e ai a Sun ganha uma $ vendendo-os…

U

fiz uns oucos testes com o OpenSSO, deu um trabalho do cão pra fazer tudo funcionar a primeira vez …
Precisa de dois containers, pelo menos no tomcat não consegui fazer ele rodar o server e o agent na mesma instancia do tomcat …

<modo propaganda on>
Coloquei um pequeno passo a passo pra colocar tudo pra rodar no meu blog.
</modo propaganda on>

Agradeço comentários de quem ja usou ele :smiley:
To pensando com testar a solução em uma app que to desenvolvendo …

a unica coisa que ainda não achei uma solução fácil foi para costumizar a tela de login :frowning:

J

Bem galera…
Vi o blog do urubatan e ta faltando umas coisinhas…
Quem estiver interessado em usar, desde Instalação do OpenSSO, instalações de Agents, configurações de Data Stores (Configuração de LDAP ). Criação de App EAR (Web e EJB — recuperação do usuario logado e que grupo o usuario pertence)de exemplos que usam autenticacao com o Opensso.
To dando uma estuda agora na autenticação para Web Services e Integração do OpenSSO com LifeRay.
Bem as documentações em relação ao OpenSSO vcs podem procurar por Access Manager da sun.
Primeiro Grupo:
http://forums.sun.com/forum.jspa?forumID=760
Segundo:
O openSSO tem um probleminha com o FQDN por isso deve ser criado um descrito nesse passo a passo:
http://wikis.sun.com/display/OpenSSO/getstarted
Terceiro:
Documentos que ajudam bastante:
-Esta documentação descreve algumas dicas de intalacao em diferentes servidores (Eu uso o JBOSS) –http://download.java.net/general/opensso/stable/openssov1-build4/B4-ReleaseNotes.html
-Documentação Básica para instalação do Agent:
http://docs.sun.com/app/docs/doc/819-7169/galtt?a=view
Para apelar---- http://docs.sun.com/app/docs/coll/1322.1
Ainda tem um “curso” da SUN para quem estiver disposto a fazer:
https://opensso.dev.java.net/
No link ao lado direito:

Early Access Training Now Available

Bem esse treinamento nada mais eh do que a disponibilização de uma maquina virtual configurada com o Opensso e Agents e App exemplos, bem eu nao instalei ainda pq nao arrumei uma maquina com 2 GB de ram livre pra rodar (rsrsrsrs)

No mais quem tiver interesse pode se cadastrar no Grupo e postar menssagens por email [email removido].
E se for alguma coisa que eu possa ajudar to aí tambem!!!
Gostei de fazer aplicações onde eu loguei uma vez e nas outras nao precisei logar mais nas outras.

Criado 22 de agosto de 2006
Ultima resposta 9 de set. de 2008
Respostas 12
Participantes 7