TCC Banco de Dados

13 respostas
F

Boa Tarde,

Escolhi como tema para meu TCC : Banco de Dados.

Não vou falar de nenhum banco de dados específico (Oracle, MS) e sim construir um banco de dados em Java simples (Create , Insert, Delete), para isso preciso
conhecer o funcionamento de um banco de dados, gostaria de uma dica material para estudos de como funciona um banco de dados, Arquitetura de banco de dados e assim por diante… pois minha idéia é também fazer uma pesquisa dos componentes de um banco de dados por exemplo a parte que cuida do desempenho quais os tipos diferentes para tratar desempenho (gravação em memória por exemplo) o uso desses banco de dados em aplicações críticas, parte de confiabilidade o que diferencia um de outro, ou seja arquitetura neste sentido, Até mesmo uma sugestão para eu afunliar o tem e não ser apenas “Banco de Dados”.

Grato,

13 Respostas

K

Caro Jovem,

É bacana aprender a fundo o funcionamento de um banco de dados. Mas como professor e diversas participações
em bancas de TCC, não aprovaria o seu trabalho pelo simples motivo de que não houve nenhuma inovação. Pelo o que entendi
você apenas vai desenvolver outro banco de dados com as mesmas funcionalidades do já existem no mercado.
Sempre que optar por um tema no TCC é interessante poder contribuir com área em questão, ou seja, que desenvolver um banco
de dados não tem problema nenhum, mas faça algo que não existe ou tenha alguma deficiência e precisa ser melhorado.

Tenha a certeza que você poder ir mais longe.

Caso precise de sugestões para TCC me mande um MP.

Abs,

R

o que o Kanin Dragon está correto…

faça alguma coisa que seja inovadora, diferente, que te destaque dos demais da sua turma.

isso pode ser usado futuramente para conseguir um bom emprego…

to tentando convencer minha irma a fazer algo inovador, a ideia dela é inutil

F

Essas foram as palavras de meu professor, porém ele não ajudou muito a não ser falar isso rs,

Porém estou tentando buscar material para entender melhor um banco de dados exatamente para isso, achar um assunto dentro que eu consiga melhorar, até então minha idéia é fazer um banco de dados que grave em memória, até aí tbm não tem muita inovação… tá foda.

sugestões ?

R

um negocio que acho legal é o tuning em banco de dados.

pede para o Kanin Dragon o que ele acha sobre isso

K

Jovem,

O tema escolhido para o seu TCC é interessante e uma área importante para tecnologia da informação tem muito a ser explorado.
Mas pode ficar tranqüilo que irei lhe ajudar no direcionamento e pensarei em algo bacana proporcionando a contribuição do seu trabalho
na aréa.

abs,

R

o meu tcc foi sobre agricultura :slight_smile:

gerenciamento de fazendas

foi muito legal trabalhar com isso, e a nota melhor ainda (100)

J

Sempre é possível inovar.

Para um ótimo incentivo, ouça a palestra do prof. Glauco Arbix:
http://portal.dataprev.gov.br/category/multimidia/audio/page/2/

Creio que será mais provável você inovar algo em Banco de Dados Dedutivo.
Leia a dissertação da Fabiane Nardon, uma brasileira que ganhou o Duke’s Choice Award:
http://www.tridedalo.com.br/publications/disserta.pdf

Boa sorte !

F

rafaelviny:
o meu tcc foi sobre agricultura :slight_smile:

gerenciamento de fazendas

foi muito legal trabalhar com isso, e a nota melhor ainda (100)

Realmente é uma idéia muito boa, porém no meu curso, softwares de Gerenciamento estão descartados (era minha idéia inicial) =/

F

Obrigado pela ajuda de todos, estou disposto a inovar sim,

T

Talvez essa ideia de inovação seja tanto o foco com alguns falaram. Tente fazer uma pesquisa elabora sobre algum assunto, ou resolver algum problema de alguma area especificaa ida sua universidade.

F

jMarcel:
Sempre é possível inovar.

Para um ótimo incentivo, ouça a palestra do prof. Glauco Arbix:
http://portal.dataprev.gov.br/category/multimidia/audio/page/2/

Creio que será mais provável você inovar algo em Banco de Dados Dedutivo.
Leia a dissertação da Fabiane Nardon, uma brasileira que ganhou o Duke’s Choice Award:
http://www.tridedalo.com.br/publications/disserta.pdf

Boa sorte !

Muito Bom mesmo, estou ouvindo…

Obrigado…

F

Lembrando que eu posso “Inovar” com a pesquisa não necessariamente com o desenvolvimento…

R

com certeza, e talvez seja até mais interessante, pois se o nivel for bom vc pode tentar publicar ela em alguma revista especializada

Criado 5 de abril de 2011
Ultima resposta 6 de abr. de 2011
Respostas 13
Participantes 5