Tomcat, como rodar a aplicação?

11 respostas
_

Oi boa tarde.

Consegui instalar o Tomcar redondinho, configurei o IIS … baixei até o plugin para o Eclipse. E também consigo compilar tranquilamente.

Mas só consigo rodar as aplicações que já estão na pasta ‘examples’ que vem junto com o tomcat.

Obviamente eu não entendi direito o tal do web.xml e o relacionamento de pastas para que a coisa funcione. ( mesmo já lendo o tutorial do guj )

Alguém pode me explicar melhor, por favor?

11 Respostas

D

Você precisa editar o arquivo web.xml, basta adicionar esta linha:

<Context path="/nome da pasta" docBase="nome da pasta" debug="0"
   reloadable="true" crossContext="true"/>

No nome da pasta você vai colocar o nome da pasta que você criou em webapps.

Não esquecendo que dentro da sua pasta você deve manter a estrutura de pastas:

WEB-INF

• classes
  • jsp
  • web.xml

Espero que te ajude.

_

putz cara, valeu! já vou testar :smiley:

D

“LIPE”:

Consegui instalar o Tomcar redondinho, configurei o IIS … baixei até o plugin para o Eclipse. E também consigo compilar tranquilamente.

desculpe a minha ignorância… mas configurou o IIS??? Pra quê? :shock:

_

Para o tomcat funcionar com ele :smiley:

D

LIPE, o tomcat já é um servidor de internet, ele faz o serviço do IIS, ou seja, se você parar o serviço do IIS, o tomcat continuará funcionando.

:smiley:

_

Outra dúvida, como eu faço para executar?

As pastas estão assim

webapps
  testes
    WEB-INF
      classes ( onde está a classe que eu compilei )
      web.xml ( que eu editei exatamente como você colocou acima, mas como nome da pasta 'testes' )

Eu dou start no tomcat, abro o meu browser em http://localhost:8080/testes

E ele abre uma página que tem todos os .java que eu estava testando. Mas como faço para executar o meu HelloWorld.class compilado?

D

Dentro da pasta WEB-INF/classes ficarão os seus servlets *.class.
O arquivo que eu mencionei é o server.xml que fica na pasta conf dentro do diretório do tomcat (esse arquivo é apenas para configurar os diretórios que estão na pasta webapps, e outras configurações que não vêm ao caso agora), o arquivo web.xml dentro da pasta teste é utilizado para configurar os servlets que estão na pasta classes. Da uma olhada no web.xml da pasta examples/WEB-INF você terá de indicar o servlet-name e servlet-mapping para cada servlet dentro da sua pasta classes.

Espero que tenha dado pra vc entender.

_

Entendi sim, vou testar.

Valeu MESMO :smiley:

_

Ok, arrumei o web.xml na pasta ‘conf’.

Arrumei o web.xml na pasta ‘testes’ de acordo com o exemplo que tem no GUJ.

Dei start no tomcat, e abri o browser com o seguinte URL: http://localhost:8080/testes/HelloWorld

Então deu um monte de erros hehe resumindo:

[b]type Exception report

description The server encountered an internal error () that prevented it from fulfilling this request.

exception
javax.servlet.ServletException: Error allocating a servlet instance

root cause
java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWorld (wrong name: testesServlets/HelloWorld)
[/b]

Nesse “root cause” ele colocou uma pasta (‘testeServlets’) que está dentro de uma pasta chamada ‘work’ que está dentro da pasta ‘testes’

Que diabos seria isso?

Desculpem a encheção =/

D

$CATALINA_HOME
Diretório de instalação do tomcat.

$CATALINA_HOME/conf/server.xml
Arquivo de configuração de pastas dentro de webapps.

$CATALINA_HOME/webapps/teste/WEB-INF/web.xml
Arquivo de configuração dos servlets que estão em ./classes.

você só precisa configurar esses dois arquivos, o web.xml dentro da pasta conf vc não precisa alterar !!!

Deve ser esse o motivo da exception.

_

FUNCIONOU! … glória … glória

Cara, você me fez economizar uns 80 em livros hehe … nem sei como agradecer :smiley: VALEU!

Criado 30 de outubro de 2003
Ultima resposta 30 de out. de 2003
Respostas 11
Participantes 3