Tomcat é bom mesmo?

31 respostas
O

Tomcat é bom mesmo?

Fica aí minha pergunta. Pra quem trabalha com o Tomcat para aplicações grandes.

Espero uma ajuda… 8) :!:

31 Respostas

R

Eu acho: JBOSS + TomCat é bom mesmo!

C

arrepios sobem pela espinha do cv

P

ahUHAUhauHAUhauHAUahUAuahU

JBoss!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

P

Uhm, vamos lá.

Tomcat é bom, não é perfeito, é bom. JBoss é…uhm… bom se bem adminsitrador [como qualquer AS, diga-se de passagem…].

Eu tenho…ops…tinha uma aplicação que processa milhões de transações rodando em Tocat [se cluster, só um server dedicado], mas quem adminsitrava o bicho era eu e minha antiga equipe.

Bom, nunca tive problemas com o Tomcat.

[]s

O

Vc acham q ele suporta uma aplicação com uns 5000 acessos simultaneos?? essa é minha dúvida…

C

E existe algum software de rede que aguente 5000 usuarios simultaneos rodando em um 386 SX 25 MHz? Obvio que nao, ne? :smiley:

Entao, que tal dar mais alguns detalhes do hardware, e do resto da arquitetura? :wink:

O

eu naum tenho muita informação sobre isso… mais acho que seria um P3 800 mhz… com uns 256 de ram… acho q é isso…

J

Além do Tomcat e do Hardware, deve-se levar em conta o banco de dados e a quantidade de transações Aplicação/BD irá ser executada mais ou menos.

P

“Acho” que não rola.

U

precisa no minimo botar bem mais memoria ai :slight_smile:

O

Essa máquina q eu coloquei suporta mais ou menos quantos acessos?? alguem saberia calcular isso?? ou chutar?? será que uns 500… acho q isso ela aguenta… :roll:

D

Caraca… essa é a maquina do cliente ou servidor??? heheehehe…
Pra rodar Java pra muitos usuários, considere uma máquina com mais de um processador de pelo menos 1 Gb RAM.

M

Acredite se quiser, é este tipo de máquina que o pessoal da infra-estrutura aqui queria colocar como servidor Java tb - numa empresa de porte. Felizmente, são tempos passados… :wink:

L

Olá

Você trabalha no google?

[]s
Luca

O

No google naum mais é um sistema para aeroportos… entaum é coisa pacas… tá estipulado no começo mais ou menos uns 500 acessos simultaneos… por ser para todos os aeroportos do brasil… mais a margem de segurança de tráfego no final de ano … sobe para uns 1000 a 1200 acessos… entaum o servidor tem q surportar no mínimo o dobro… mais eu exagerei em 5000 acessos… hehehehe :wink:

L

Olá

Talvez atenda perfeitamente até uns 10 ou 20 acessos simultâneos desde que os serviços não sobrecarreguem muito o servidor.

Para os outros 4990 recomende um par de Unix de última geração com um monte de procesadores e uns 32 Gb de memória, tudo espelhado para balanceamento de carga e alta disponibilidade. É óbvio que a base de dados não roda no mesmo servidor.

Putz, nunca vi ou soube de um site com 5000 acessos simultâneos. Depois conta para nós os detalhes deste projeto.

[]s
Luca

O

Putz, nunca vi ou soube de um site com 5000 acessos simultâneos. Depois conta para nós os detalhes deste projeto

Pena q eu naum possa contar… foi mal… :cry:

R

Não me leve a mal, mas querer desenvolver um sistema desse porte e considerar um processador e 256MB de RAM me parece ingenuidade. Só falta usar conexão discada de 33.600 para pendurar o servidor na WEB :twisted:

P

Mas continuo achando seus “quase” 5000 acessos simultâneos meio forçados…realmente teriam pelo menos 500 pessoas para acessar o tal sistema de aeroporto?pow 500 usuários é user pra burro

M

Perae, para tudo! Imaginamos um sistema gigante com 500 usuários simultaneos. Agora vamos imaginar que tipo de empresa precisa de um sistema desses. Agora indo mais além, imaginamos as funcionalidades do sistema para ter 500 usuários simultaneos.

Será que ta certo gastar 1000 reais com o servidor pra tudo isso que imaginamos??? E ainda que eu to contando “apenas” 500 usuários!

Já participei de sistemas que teria uma média de 50 usuários simultaneos e os gastos só com OS servidores para rodar a aplicação eram de 6 digitos. Depois mais OS servidores para o banco de dados, com o mesmo custo.

Acho que o problema não seja ingenuidade!! :D. E own_prison acho que no minimo qualquer um daqui vai precisar de mais informações sobre o projeto para poder ajudar!!!

H

Mas será que em uma equipe que desenvolve um sistema pra 1200 usuários não tem ninguém com conhecimentos suficientes para dimensionar os servidores em que essa aplicação vai rodar?

PS: Se a resposta for sim, acho que nem vai precisar comprar o servidor…

L

Olá

Só para ficar bem claro: um sistema com 1200 usuários provavelmente nem chegará perto de 120 acessos simultâneos.

Participei do desenvolvimento de um sistema de banco com mais de 10.000 clientes que faz mais de 300.000 transações/dia (horário comercial). Mas clientes simultâneos com transações abertas esperando resposta o número é muito menor do que 1200.

[]s
Luca

L

Ainda mais falando de um sistema web, 500 request concorrentes correspondem a uma enormidade de usuarios, 5000 brincando…

Se bem que isso depende, se as requisições levarem 1minuto para completarem, esse número vai ser muitas vezes maior que se demorarem frações de segundo.

Moral da historia, tem que escrever 1 protótipo e fazer 1 load testing para poder efetivamente estimar qual o hardware necessario…

Tomcat com 500 requisições simultaneas vai ficar uma carroça em uma máquina com menos de uma duzia de cpus, por baixo…

O

Agora se vc pensar em um serviço INTRANET… ok? INTRANET… naum necessita de um super link pra pindurar servidor nenhum… naum precisa nem de uma ADSLzinha…sei lá como vcs trabalham… mais se vc tem um sistema como eu já trabalhei antes… repetindo sistema INTRANET, tinha por localidade uns 15 usuários para o atendimento ao publico… e já se chegou a ter 7 acessos simultaneos… e isso era implementado em SWT… ou seja aplicação desktop… agora pensando em substituir essa aplicação por um serviço WEB… sendo q o número de usuários pode chegar até em 2000 atendentes… é facil se ter 500 acessos simultaneos… muito facil mesmo… agora o que eu vejo de dificil é essa p@##4 de site entender isso… :evil:

D

Não estressa não carinha… já não basta o stress que o Lentium 800MHz vai sofrer… coitado dele… :smiley:

Mas uma empresa (ou orgão) que se limita a alocar um singelo P3 pra uma atividade “vital” da empresa, o que pode se esperar? :stuck_out_tongue:

L

Vejamos, voce sabe exatamente qual o signficado de acessos simultaneos e acessos concorrentes?
Hoje eu tenho 1 sistema rodando em intranet para algumas duzias de pessoas, o workload médio é ter menos de 5% da base de usuarios realizando acessos concorrentes, nos picos as vezes vai além de 10%.

Agora é aquilo que eu falei, faça alguns testes de workload, com esse hardware sugerido não rola nem servir 500 usuario de echo, discard talvez, quem diria então HTTP.

A maioria das respostas aqui tão te parecendo tortas por que tudo indica que voce está mesurando de forma completamente erronea o workload do teu sistema, por que por 500 usuarios simultaneos da a entender possuir 500 requisições sendo processadas em paralelo e isso é uma monstruosidade, coisa para servidores grandes.

Agora se vc se refere a 500 usuarios logados, bom, ai vai depender do consumo de memoria por usuario da tua aplicação e do workload medio causado por esses usuarios.

Seja mais específico, pq usar 1 máquina xinfrim dessa com esse juggernaut de workload a ser vencido, só nos faz pensar que o pessoal de intra dai é completamente tapado…

I

Quase morri de rir com essa…

5000simultâneos??? :shock:
É para a IG,own_prison???(huahauha)
Own_Prison,uma dica de cálculo para lah de xinfrin:
qtos terminais de consulta/cadastro tem por aero?Qtos aeroportos o usarão?

O sistema eh de passagem aérea?Se for é um dos poucos casos q realmente o troço é crítico…Vc tem q garantir q o mané do lado q tah reservando uma passagem não compre a mesma poltrona do outro(embora exista overbooking…)e atualizar o sistema…mas a complexidade nem é com o num de acessos e sim com o realtime…

No meu sistema de projeto final(170000 usuários),considero o máximo de 2% simultâneos…(sendo ultra hiper-pessimista!)mas olhe bem:é um sistema acadêmico,q na hora das notas de provas existem milhares consultando e outros milhares lançando notas…para vc ter uma idéia!(Ainda bem q vou implementar para uns 100 usuários só… :smiley: )

P

“Ironlynx”:

No meu sistema de projeto final(170000 usuários),considero o máximo de 2% simultâneos…(sendo ultra hiper-pessimista!)mas olhe bem:é um sistema acadêmico,q na hora das notas de provas existem milhares consultando e outros milhares lançando notas…para vc ter uma idéia!(Ainda bem q vou implementar para uns 100 usuários só… :smiley: )

Ué, tu tá reescrevendo o SIA? Boa sorte, mesmo!!! :smiley:

[]s

I

SIA não…SIAP! :smiley:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9746

Mas lógico q eu vou fazer apenas um que seja funcional…(com muito menos funções e rodando num tomcatzinho…local :smiley: !)

P

[SESSAO ESTACIO NITEROI ON]

SIA não…SIAP! :smiley:
http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=9746

Mas lógico q eu vou fazer apenas um que seja funcional…(com muito menos funções e rodando num tomcatzinho…local :smiley: !)

Pô, se vai ser funcional vai ser completamente diferente do atual :lol:

Eu trabalhei com o pessoal que fez o primeiro destes trecos… brrr…

Mas a boa sorte continua, e parabéns por se itneressar em fazer algo real no seu projeto, ao contrário de tantos coleguinhas por aí gerenciando o estacionamento da vó :slight_smile:

[SESSAO ESTACIO NITEROI OFF]

I

Vc entendeu meu sarcasmo… :twisted:

Jah q vc trabalhou com o pessoal…me diga de quem foi a idéia de fazer esse maravilhoso sistema ArgSP q soh funciona em IE? :?
Tente acessar com o Firefox ou similar q vc não passa da primeira página…(login nem pensar…)
É incrível não conseguir acessar o sistema de dentro dos Labs de Informática da própria facul!(q usam redhat linux) :roll:

Obrigado pelo boa sorte! :smiley:

Criado 17 de junho de 2004
Ultima resposta 18 de jun. de 2004
Respostas 31
Participantes 14